QUINTA-FEIRA, 08/05/2025

L

Mundo

Ataque de Israel a hospital em Gaza faz quatro mortos e 17 feridos

Exército israelense visava centro de comando da jihad islâmica

Por Agência Lusa* - 20

Publicado em 

Ataque de Israel a hospital em Gaza faz quatro mortos e 17 feridos
REUTERS/Dawoud Abu Alka
Um ataque das forças militares de Israel ao hospital de Al-Aqsa, em Gaza, deixou quatro mortos e 17 feridos, informou hoje Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor da Organização Mundial de Saúde (OMS). O exército israelense justificou o bombardeio ao alegar que visava “um centro de comando da jihad islâmica”.Ataque de Israel a hospital em Gaza faz quatro mortos e 17 feridos - News RondôniaAtaque de Israel a hospital em Gaza faz quatro mortos e 17 feridos - News Rondônia

“Uma equipe da OMS encontrava-se hoje em missão humanitária no hospital Al-Aqsa, em Gaza, quando um acampamento no interior do complexo hospitalar foi atingido por um ataque aéreo israelita. Quatro pessoas foram mortas e 17 ficaram feridas”, escreveu Tedros Adhanom Ghebreyesus, na rede social X (ex-Twitter), acrescentando que a equipa da sua organização saiu ilesa.

Na mesma rede social, o exército israelense declarou que um avião da força aérea “atingiu um centro de comando operacional da Jihad Islâmica e terroristas posicionados no pátio do hospital Al-Aqsa na região de Deir al Balah”.

“Como resultado deste ataque preciso, o edifício do hospital Al-Aqsa não foi danificado e o seu funcionamento não foi afetado”, lê-se na mensagem.

De acordo com Tedros Adhanom Ghebreyesus, a equipe da OMS esteve no hospital para avaliar as necessidades e recolher incubadoras para serem enviadas para o norte de Gaza.

“Apelamos mais uma vez à proteção dos doentes, dos profissionais de saúde e das missões humanitárias”, escreveu o diretor-geral, reiterando que “os ataques em curso e a militarização dos hospitais têm de parar”.

“O direito humanitário internacional deve ser respeitado. Exortamos as partes a respeitarem a resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas e o cessar-fogo”, insistiu.

Desde o dia 07 de outubro e do ataque sem precedentes do Hamas ao território israelita, Israel prometeu eliminar o movimento islamita e levou a cabo bombardeamentos incessantes no território palestiniano, que danificaram parcialmente a estrutura sanitária.

Segundo a OMS, apenas 10 hospitais do território palestiniano estão ainda “minimamente” operacionais, contra 36 antes do início da guerra.

Além disso, há semanas que se registam combates violentos no terreno, por vezes nos hospitais de Gaza ou nas suas imediações, que, além de prestarem cuidados, servem de abrigo a milhares de habitantes de Gaza que perderam as suas casas ou estão a fugir dos combates.

O território está sujeito a um bloqueio quase total e as ONG e a ONU acusam Israel de não fazer o suficiente para facilitar a chegada da ajuda humanitária de que depende a maior parte dos cerca de 2,4 milhões de habitantes que ainda vivem em Gaza e que se concentra principalmente no sul, na cidade de Rafah e arredores.

Estas mesmas organizações criticam igualmente o exército israelita por recusar ou aumentar o número de obstáculos às missões nas zonas mais devastadas, nomeadamente no norte de Gaza.

Líbano

O exército israelense disse hoje ter “eliminado” um dirigente do grupo xiita libanês Hezbollah, num ataque aéreo no sul do Líbano, dois dias depois de ter anunciado a morte de outro dirigente deste movimento num ataque na mesma região.

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Índia e Paquistão intensificam confrontos com drones e mísseis após ataque na Caxemira

Índia e Paquistão intensificam confrontos com drones e mísseis após ataque na Caxemira

Combates se espalham entre os vizinhos com armas nucleares
L
Drones ucranianos atacam Moscou antes de visita de Xi Jinping, que participará de desfile com Putin

Drones ucranianos atacam Moscou antes de visita de Xi Jinping, que participará de desfile com Putin

Na sexta, Rússia celebra 80 anos da vitória sobre a Alemanha nazista
L
Fumaça Preta indica que novo Papa ainda não foi eleito no primeiro dia de Conclave

Fumaça Preta indica que novo Papa ainda não foi eleito no primeiro dia de Conclave

Conclave teve início nesta quarta-feira (7)
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News | Entrevista Alexandre Rotuno – Músico, publicitário e Produtor Cultural e Musical

Mais do que entretenimento, a Toca é um reduto da cena underground, que valoriza a diversidade, promove encontros e transforma experiências em expressão artística.
L

Agenda News: Diversão, boa música e gastronomia – final de semana especial do Grego Original Pub

Com shows ao vivo, promoções especiais e um almoço exclusivo para o Dia das Mães, o pub promete ser o destino certo para curtir o final de semana ao lado de amigos e família.
L

Resultados da Operação Fio Desencapado destacam avanços no combate ao comércio ilegal de fiação elétrica em Porto Velho

Materiais da Emdur foram apreendidos durante a ação em ferros velhos
L

Heróis que inspiram gerações: 17ª Brigada celebra os 80 anos do Dia da Vitória

Solenidade em Porto Velho relembra a coragem dos pracinhas brasileiros na Segunda Guerra e destaca a importância de manter viva a memória histórica
L
Mais 149 alunos do programa Vencer recebem certificados de qualificação profissional em Porto Velho

Mais 149 alunos do programa Vencer recebem certificados de qualificação profissional em Porto Velho

A expectativa do governo é abrir novas turmas, até o final deste mês, para três mil vagas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L

Concurso público aberto em Alto Alegre dos Parecis

IBADE e Prefeitura ofertam vagas para auditor fiscal e agente administrativo tributário com salários de até R$ 5,4 mil
L

Prefeitura de Porto Velho informa que não há seleção vigente na área da saúde

Edital para seleção está em fase de elaboração
L

Divulgado resultado final do Concurso Público para servidores (as) Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia

O certame ofereceu 25 vagas imediatas além da formação de cadastro reserva, contemplando oportunidades para Técnico Judiciário (nível médio) e Analista Judiciário (nível superior) em diversas especialidades.
L
Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Segundo os dados do Novo Caged, a maioria das vagas geradas em março foram preenchidas por mulheres (816) e por pessoas com ensino médio completo (760).
L
Publicidade

POLÍTICA

Câmara tenta suspender processo de golpe de Estado com base em imunidade de Ramagem

Câmara tenta suspender processo de golpe de Estado com base em imunidade de Ramagem

Juristas avaliam que suspensão de ação penal é inconstitucional
L

Deputada Cristiane Lopes participa de homenagem ao Duelo na Fronteira e reforça apoio à cultura e ao desenvolvimento de Guajará-Mirim

Cristiane ressaltou que o reconhecimento às agremiações é mais do que merecido, por tudo o que representam para a cultura rondoniense.
L
Deputado Cássio Gois fortalece liderança com atuação destacada na região cafeeira de Rondônia, revela pesquisa

Deputado Cássio Gois fortalece liderança com atuação destacada na região cafeeira de Rondônia, revela pesquisa

Nesta quarta-feira (7), uma pesquisa do Instituto Continental na Região cafeeira de Rondônia confirmou o forte apoio ao deputado estadual Cássio Gois (PSD).
L

JAIME BAGATTOLI: Após pedidos do senador ao DNIT, obras de reforma do porto do Cai N’Água são iniciadas

Os recursos para a obra são do próprio Dnit. Já os serviços são executados pela empresa vencedora da licitação.
L

Deputada Cláudia de Jesus defende mais diálogo e políticas públicas voltadas à pesca artesanal

Quatro indicações ao MP e ao Governo foram apresentadas para fortalecer a pesca artesanal.
L
Publicidade

POLÍCIA

ASSISTA: Criminosos furtam moto Bros em frente de residência na zona leste

ASSISTA: Criminosos furtam moto Bros em frente de residência na zona leste

O crime aconteceu na Rua Carmem Costa, bairro Tancredo Neves, zona leste de Porto Velho.
12
VÍDEO: Palio capota em acidente com Mobi na Jaci-Paraná e deixa três feridos

VÍDEO: Palio capota em acidente com Mobi na Jaci-Paraná e deixa três feridos

Segundo a PM, os dois motoristas e o passageiro do carro de aplicativo tiveram escoriações leves.
14
MARIPOSA: PF deflagra operação contra tráfico internacional de drogas em Rondônia e São Paulo

MARIPOSA: PF deflagra operação contra tráfico internacional de drogas em Rondônia e São Paulo

Ação teve como objetivo organização criminosa que atuava há pelo menos um ano no transporte de entorpecentes pela fronteira; mandados foram cumpridos em Porto Velho e São Paulo
10
PRF apreende drogas em ônibus de viagem

PRF apreende drogas em ônibus de viagem

Ilícitos estavam escondidos dentro de máquina de lavar
10
Vigilantes flagram furto e trocam tiros com bandidos em subestação de água

Vigilantes flagram furto e trocam tiros com bandidos em subestação de água

Segundo a PM apurou, um dos vigilantes fazia ronda, quando percebeu que uma bomba estava com os fios de cobre cortados, em seguida, pediu apoio dos colegas de trabalho.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental (LO): FUNERÁRIA SÃO CRISTÓVÃO LTDA

Licença de Operação Nº 113 – SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental (LP-LI): PAULO HENRIQUE GONÇALVES DE ARAUJO

Licença Prévia Nº 02 – SOL/DLA e a Licença de Instalação Nº 13 – SOL/DLA
L
Em defesa da Justiça do Trabalho: Mobilização Nacional reúne participantes em frente a sede do TRT-14 em Porto Velho(RO) e Rio Branco(AC)

Ato em defesa da Justiça do Trabalho reúne participantes em Porto Velho e Rio Branco

Ato reuniu magistrados(as), procuradores(as), advogados(as) e servidores(as) em defesa do papel da Justiça do Trabalho na garantia de direitos constitucionais.
L
Professor da UNIR lança livro sobre desinformação e covid-19

Professores da Unir publicam livro sobre fake news e covid-19

Obra analisa as estratégias de combate das agências de checagem de fatos durante a infodemia
L
Correição acompanha de perto o trabalho de magistrados e servidores em Porto Velho e Ji-Paraná

Correição acompanha de perto o trabalho de magistrados e servidores em Porto Velho e Ji-Paraná

Inspeção conduzida pela Corregedoria do TRT-14 avaliou fluxos de trabalho e promoveu diálogo com servidores(as) e magistrados(as)
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): BANZEIRO FG LTDA- ME

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA  (LAS )
L
Jaru abre Jogos Escolares Municipais na próxima terça, dia 13

Jaru abre Jogos Escolares Municipais na próxima terça, dia 13

O JEM’s 2025 será realizado entre os dias 13 e 17 de maio.
L
ASCOM UNIR

Obra sobre histórias e culturas de Rondônia na Amazônia é lançada

O evento  acontece no Auditório da Unir-Centro, em Porto Velho, e está programado para iniciar às 14h e encerrar às 18h.
L

Aquisições de kits de higiene bucal pelos municípios de Rondônia são alvo de notificações do MPC

Porto Velho, por exemplo, formalizou procedimento em que o kit é cotado a R$ 7,35. Já Alta Floresta do Oeste alcançou, em sua licitação, o valor de R$ 7,38.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.