QUINTA-FEIRA, 06/11/2025

Em destaque

L

Mundo

Negociação de trégua: Hamas se diz disponível; Isarael não comparece

Negociadores estão empenhados em concluir acordo antes do Ramadã

Por Cristina Sambado – Repórter da RTP - 20

Publicado em 

Negociação de trégua: Hamas se diz disponível; Isarael não comparece
Israel Defense Forces
O grupo palestino Hamas afirmou nesta quarta-feira (6) que vai continuar a trabalhar para conseguir alcançar um cessar-fogo em Gaza, apesar da ausência dos negociadores israelenses na última rodada de conversações no Cairo, capital do Egito.

O projeto de solução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), apresentado pelos EUA, prevê um cessar-fogo de seis semanas e a libertação dos reféns.

“Estamos demonstrando a flexibilidade necessária para chegar a uma solução abrangente contra a agressão ao nosso povo”, afirmou o Hamas em comunicado.

Os negociadores do Hamas, do Catar e do Egito – sem negociadores de Israel – estão no Cairo e tentam garantir um cessar-fogo de 40 dias na guerra entre Israel e o grupo islamita a tempo do mês do Ramadã, que começa no próximo domingo.

Frequentemente, a violência nos territórios palestinos ocupados aumenta durante o Ramadã, assim como a hostilidade em relação a Israel no mundo árabe e muçulmano, criando um forte incentivo para os líderes fecharem um acordo antes disso.

Segundo a Associated Press, fonte egípcia afirmou que a última rodada de negociações terminou na terça-feira e que o Hamas apresentou uma proposta que vai ser discutida com Israel nos próximos dias. A delegação do Hamas mantém-se no Cairo onde se vai reunir com os mediadores.

Bassem Naim, alto funcionário do Hamas, disse que o grupo palestino apresentou seu próprio projeto de acordo e que aguarda uma resposta de Israel, acrescentando: “Benjamin Netanyahu não quer chegar a um acordo e a bola agora está no campo dos americanos”.

Naim acrescentou que era impossível chegar a um acordo sem um cessar-fogo, uma vez que os reféns estavam espalhados pela zona de guerra.

Na terça-feira (5), em Beirute, Osama Hamdan, do Hamas, reiterou as principais exigências do seu grupo: o fim da ofensiva militar israelense, a retirada das forças israelenses e o regresso às suas casas de todos os habitantes de Gaza, que foram forçados a fugir.

“A segurança e a proteção do nosso povo só serão alcançadas com um cessar-fogo permanente, o fim da agressão e a desocupação de cada centímetro da Faixa de Gaza”, disse Hamdan aos jornalistas em Beirute.

Hamdan afirmou ainda que qualquer troca de prisioneiros só poderá ter lugar após um cessar-fogo permanente – em vez de uma pausa de algumas semanas – e uma retirada completa das forças israelenses da Faixa de Gaza. Israel, por sua vez, quer apenas uma pausa nos combates para que os reféns saiam de Gaza e que mais ajuda humanitária entre, insistindo que não terminará o conflito enquanto o Hamas não for completamente “eliminado”.

EUA

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou ontem que estava nas mãos do Hamas aceitar ou não um acordo para um cessar-fogo na Faixa de Gaza em troca da libertação de reféns israelenses.

“Neste momento, está nas mãos do Hamas. Os israelenses estão cooperando. Tem havido uma oferta racional”, disse Biden aos jornalistas. “Se chegarmos a uma situação em que a guerra continue no Ramadão, será muito perigoso.”

“Temos de fazer chegar mais ajuda a Gaza”, disse Biden. Washington, o principal apoiador político e militar de Israel e patrocinador das negociações, também colocou o ônus diretamente sobre os governantes de Gaza.

Segundo a Reuters, os Estados Unidos revisaram, na terça-feira, a formulação de um projeto de resolução do Conselho de Segurança da ONU para apoiar “um cessar-fogo imediato de cerca de seis semanas em Gaza, juntamente com a libertação de todos os reféns”.

A terceira revisão do texto – proposto pela primeira vez pelos Estados Unidos há duas semanas – reflete as observações contundentes da vice-presidente Kamala Harris, apelando a Israel para fazer mais para aliviar a “catástrofe humanitária” em Gaza.

No acordo apresentado, o Hamas libertaria alguns reféns capturados por militantes palestinos no ataque de 7 de outubro a Israel, que desencadeou a guerra, enquanto aumentaria a ajuda a Gaza para tentar evitar a fome, uma vez que os hospitais tratam crianças gravemente subnutridas, e o Hamas forneceria uma lista de todos os reféns detidos em Gaza.

A libertação de doentes, feridos, idosos e mulheres reféns resultaria em um cessar-fogo imediato em Gaza de pelo menos seis semanas, salientaram o conselheiro de segurança nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, e o primeiro-ministro do Catar, xeque Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, em uma reunião na terça-feira, informou a Casa Branca.

“Esta primeira fase de um cessar-fogo também permitiria uma onda de assistência humanitária ao povo de Gaza, e forneceria tempo e espaço para garantir acordos mais duradouros e calma sustentada”, lê-se no comunicado da Casa Branca.

Os EUA também instaram Israel a fazer mais para aliviar a catástrofe humanitária no território palestinos, onde mais de 30 mil pessoas foram mortos por ataques de Israel, lançado após o 7 de outubro, que matou 1,2 mil pessoas.

Massacre israelense

Os peritos das Nações Unidas condenaram a violência desencadeada pelas forças de Israel, na semana passada, contra palestinos reunidos na cidade de Gaza para recolher ajuda humanitária que consideram um “massacre”.

Em comunicado, um grupo de relatores especiais da ONU acusou Israel de “matar intencionalmente de fome o povo palestino em Gaza, desde 8 de outubro”.

“Agora tem como alvo os civis que procuram ajuda humanitária e os comboios humanitários”.

“Israel tem de encerrar essa campanha de fome e de ataque a civis”, afirmaram os peritos da ONU, que alertaram para o fato de existirem cada vez mais provas de fome na Faixa de Gaza. Pelo menos 112 pessoas morreram e 760 ficaram feridas na quinta-feira, quando multidões desesperadas se reuniram para pegar ajuda humanitária.

Testemunhas em Gaza e alguns dos feridos disseram que as forças israelenses abriram fogo contra a multidão, provocando pânico. Israel afirmou que as pessoas morreram pisoteadas ou foram atropeladas por caminhões de ajuda humanitária, embora tenha admitido que suas tropas dispararam contra aquilo que chamou de uma “multidão”.

“O ataque ocorreu depois de Israel ter negado a entrada de ajuda humanitária na Cidade de Gaza e no norte da Faixa de Gaza durante mais de um mês”, afirmaram os peritos das Nações Unidas, que descreveram “um padrão de ataques de Israel contra civis palestinos que buscam ajuda”.

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

ONU inicia campanha urgente de vacinação e nutrição em Gaza

ONU inicia campanha urgente de vacinação e nutrição em Gaza

Ação liderada por OMS, Unicef e UNRWA começa no domingo (9) com o objetivo de vacinar 44 mil crianças palestinas e avaliar os níveis de subnutrição na Faixa de Gaza.
L
Suprema Corte da Bolívia ordena libertação de ex-presidente Áñez

Suprema Corte da Bolívia ordena libertação de ex-presidente Áñez

A Suprema Corte da Bolívia encerrou a detenção da ex-presidente Jeanine Áñez, anulando sua sentença de 10 anos e redirecionando seu caso para um julgamento de responsabilidades.
L
Claudia Sheinbaum é vítima de assédio sexual na Cidade do México

Claudia Sheinbaum é vítima de assédio sexual na Cidade do México

A presidente mexicana Claudia Sheinbaum sofreu assédio sexual em uma caminhada pelo centro histórico, sendo abordada e tocada por um homem que foi detido pela segurança federal.
L
Papa Leão pede "profunda reflexão" sobre tratamento de migrantes nos EUA

Papa Leão pede “profunda reflexão” sobre tratamento de migrantes nos EUA

O pontífice questionou as políticas da administração Trump e enfatizou a necessidade de respeitar os direitos e as necessidades espirituais dos detidos.
L
Democrata e muçulmano Zohran Mamdani é eleito prefeito de Nova York

Democrata e muçulmano Zohran Mamdani é eleito prefeito de Nova York

Aos 34 anos, Mamdani torna-se o mais jovem a assumir o cargo desde 1892 e conquista vitória expressiva após campanha acirrada contra republicanos.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Coluna social Marisa Linhares: Especial CACAU DE OURO 2025

Profissionais de destaque em Cacoal foram homenageados com o Troféu Cacau de Ouro 2025, entre eles o cirurgião-dentista Wesley Lauterte, a educadora Rafaela Ângelo e a tradicional TV Suruí, símbolos de excelência e contribuição à comunidade.
L

IWCA Brasil abre as portas para as mulheres do Acre entrarem no mercado global de café

Mulheres do café fortalecem sua presença e mostram protagonismo na Semana Internacional do Café.
L

Presidente da Caferon anuncia marco inédito do café Robustas Amazônicos: 1º concurso mundial

Rondônia sediará o primeiro concurso mundial de café canéfora, fortalecendo o protagonismo do robusta amazônico e destacando a região no cenário internacional.
L

Pesquisador de RO avalia: “O Acre não precisa ser o maior, mas será o melhor em qualidade de café”

Enrique Alves, da Embrapa Rondônia, destaca na SIC o avanço do Acre na produção de cafés robustas finos com base em ciência, tecnologia e sustentabilidade.
L

De cafeicultores a intérpretes: Na SIC, Acre mostra força dos Robustas Amazônicos com comitiva recorde

Com uma comitiva de mais de 100 pessoas, o Acre se destaca na Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, levando produtores, baristas e experiências sensoriais que valorizam o Robusta Amazônico e a nova geração da cafeicultura sustentável.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Convocação foi publicada no Diário Oficial e prazo para posse termina em 4 de dezembro, sem possibilidade de prorrogação.
L
Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Mais de 500 novas oportunidades foram abertas nesta semana em diferentes municípios de Rondônia.
L
Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

O Tribunal de Contas da União (TCU) oferece 20 vagas imediatas para auditor federal de controle externo, cargo de nível superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$ 26,1 mil para 40 horas semanais.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Selecionados atuarão em diversas funções, incluindo agente de campo, auxiliar de serviços gerais e agente operacional.
L

POLÍTICA

Emenda de Cláudia de Jesus garante 395 cestas básicas em Alta Floresta

Emenda de Cláudia de Jesus garante 395 cestas básicas em Alta Floresta

Recurso de R$ 100 mil destinado pela deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) vai beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade social no município, reforçando a segurança alimentar e o papel da política de assistência social.
L
Sofia Andrade retorna à comunidade do Jardim Santana e celebra retomada de obra aguardada há anos

Sofia Andrade retorna à comunidade do Jardim Santana e celebra retomada de obra aguardada há anos

A vereadora Sofia Andrade (PL), que esteve no local no início do ano cobrando providências do poder público, voltou à comunidade para ver de perto o andamento da obra e agradecer pelo avanço.
L
Deputados aprovam abono natalino para servidores da Defensoria Pública de Rondônia

Deputados aprovam abono natalino para servidores da Defensoria Pública de Rondônia

Medida garante R$ 2 mil de abono natalino aos servidores da DPE-RO.
L
Câmara aprova projeto que taxa serviços de streaming e exige cota nacional

Câmara aprova projeto que taxa serviços de streaming e exige cota nacional

O texto que regulamenta o mercado de streaming, como Netflix e YouTube, segue para o Senado com previsão de cobrança da Condecine entre 0,1% e 4% da receita bruta e a obrigatoriedade de cota mínima de conteúdo brasileiro.
L
Gleisi Hoffmann prevê sanção da isenção do IR por Lula até dia 11

Gleisi Hoffmann prevê sanção da isenção do IR por Lula até dia 11

A ministra Gleisi Hoffmann afirmou que a isenção do IR, aprovada pelo Senado, deve ser sancionada pelo presidente Lula na próxima terça-feira (11), destacando a tributação de altas rendas como um ato de justiça tributária.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Militar apreende dois menores após furto de motocicleta no interior de Rondônia

Polícia Militar apreende dois menores após furto de motocicleta no interior de Rondônia

População ajudou na localização dos suspeitos, que tentavam adulterar o veículo furtado.
14
“Galera do grau” exibe manobras perigosas e fuga da polícia em Jaru

“Galera do grau” exibe manobras perigosas e fuga da polícia em Jaru

Vídeos publicados em perfil do Instagram mostram motociclistas fazendo baderna e manobras proibidas pelas ruas da cidade.
14
Soldado do Corpo de Bombeiros morre em acidente na BR-319 próximo a Humaitá

Soldado do Corpo de Bombeiros morre em acidente na BR-319 próximo a Humaitá

Josué dos Santos Silva, de 23 anos, não resistiu após colisão entre viatura e carreta parada na pista; outro bombeiro ficou ferido.
18
Três moradores de Rolim de Moura são presos no Espírito Santo com 17 kg de cocaína

Três moradores de Rolim de Moura são presos no Espírito Santo com 17 kg de cocaína

Entre os suspeitos estão um sargento reformado da PM e um mototaxista; droga estava escondida em compartimentos secretos de dois carros.
14
Duas pessoas são internadas em Mato Grosso após beber uísque adulterado

Duas pessoas são internadas em Mato Grosso após beber uísque adulterado

Suspeita é de contaminação por metanol; vítimas estão hospitalizadas em Sorriso e produto foi apreendido para perícia.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: C. G. PORTELA

LICENÇA AMBIENTAL DECLARAÇÃO
L

Requerimento da Licença Ambiental: GILBERTO BELMONTE DE ANDRADE

Licença Ambiental de Médio Porte – LAMP , Licença Ambiental Prévia e Licença Ambiental de Instalação,
L
Conab pode comprar até 137 mil toneladas de arroz da safra 2024/25 para formação de estoques

Conab pode comprar até 137 mil toneladas de arroz da safra 2024/25 para formação de estoques

Medida busca garantir preço mínimo aos produtores e fortalecer a segurança alimentar nacional.
L

Requerimento da Licença Ambiental: CONDOMINIO RESIDENCIAL OURO BRANCO

Operação Licença Ambiental de Grande Porte – LAGP
L
Sesi oferece tratamento odontológico gratuito para alunos da rede pública em RO

Sesi oferece tratamento odontológico gratuito para alunos da rede pública em RO

O Projeto Meu Dentinho, aprovado pelo Edital Conexão SESI, vai levar atendimento odontológico, ações educativas e kits de higiene para 1.500 crianças de 6 a 9 anos em escolas de Porto Velho, Cacoal, Ministro Andreazza e Vilhena, promovendo a saúde bucal infantil.
L
Porto Velho se prepara para receber caravanas de agricultores durante a Agrotec 2025

Porto Velho se prepara para receber caravanas de agricultores durante a Agrotec 2025

Feira reunirá produtores de todo o estado entre os dias 27 e 30 de novembro na capital rondoniense.
L
Porto Velho mantém queda nos casos de malária e reforça mobilização

Porto Velho mantém queda nos casos de malária e reforça mobilização

Município registra redução de 25% nos casos e segue comprometido com a meta de eliminação da doença até 2035.
L
Projeto Superação Pré-Enem intensifica aulas em Porto Velho antes da prova

Projeto Superação Pré-Enem intensifica aulas em Porto Velho antes da prova

Cerca de 400 alunos participam da iniciativa da prefeitura e da Semed para o Exame Nacional do Ensino Médio, com foco na revisão de conteúdos e apoio emocional antes e durante o período de provas, que começam em 9 de novembro.
L
PCCS do Iperon é aprovado na Assembleia e garante valorização de servidores

PCCS do Iperon é aprovado na Assembleia e garante valorização de servidores

A aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) pelo Legislativo de Rondônia representa a modernização da estrutura do Instituto de Previdência dos Servidores, oferecendo maior segurança jurídica e transparência aos servidores do Iperon.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.