DOMINGO, 16/11/2025

Em destaque

L

Mundo

EUA condicionam fim da ocupação da Palestina à segurança de Israel

Brasil já se manifestou favorável à desocupação.

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

EUA condicionam fim da ocupação da Palestina à segurança de Israel
REUTERS/Piroschka van de Wouw
Os Estados Unidos defenderam na Corte Internacional de Justiça (CIJ), em Haia, nos Países Baixos, que o fim da ocupação que Israel promove nos territórios palestinos deve estar condicionada a acordos de reconhecimento entre Tel Aviv e os demais estados do Oriente Médio, de forma a garantir a segurança de Israel.

“Ao identificar estes requisitos interdependentes, o Conselho de Segurança decidiu que a retirada das forças israelenses depende e está vinculada ao fim da beligerância, ao reconhecimento mútuo e ao respeito pelo direito de Israel e de todos os outros Estados da região de viverem em paz num ambiente seguro e fronteiras reconhecidas, livres de ameaças ou atos de força”, destacou o representante do governo estadunidense, Richard Wiesek.

Além disso, o representante de Washington disse que os Estados Unidos não consideram a ocupação ilegal, como defendem outros países, e se posicionou contrário a uma retirada unilateral dos militares israelenses da Cisjordânia e da Jerusalém Oriental ocupadas.

A manifestação dos Estados Unidos ocorreu nesta quarta-feira (21) em audiência pública da CIJ, que é o principal órgão jurídico da Organização das Nações Unidas (ONU). O tribunal foi provocado a se manifestar sobre a ocupação de Israel na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental. Ao todo, 52 estados se inscreveram para comentar o tema.

Até a manhã desta quarta-feira haviam se manifestado o BrasilÁfrica do Sul e os representantes dos palestinos, pedindo que a Corte considere a ocupação ilegal e que Israel retire, imediatamente, os militares dos territórios reconhecidos internacionalmente como dos palestinos.

A consulta ao tribunal é resultado de uma resolução aprovada em dezembro de 2022, na Assembleia-Geral da ONU, que questionou a CIJ sobre as “consequências jurídicas decorrentes das políticas e práticas de Israel no território palestino ocupado”. Os países querem saber, entre outras informações, o que Israel pode sofrer por supostamente violar o direito do povo palestino à autodeterminação.

Para os Estados Unidos, a Resolução 242 de 1967 da ONU, que determina a saída dos militares israelenses dos territórios palestinos, só pode ser cumprida caso a Resolução 338 de 1979 também seja totalmente atendida.

Acordos de Abraão

Apesar de a Resolução 338 não apresentar qualquer condicionamento para a retirada das forças militares de Israel da Palestina ocupada, ela determina que se inicie imediatamente “negociações entre as partes interessadas, com os auspícios apropriados, encaminhadas ao estabelecimento de uma paz justa e duradoura no Oriente Médio”.

De acordo com o representante dos Estados Unidos, “estes requisitos interdependentes e inseparáveis têm sido o princípio organizador de acordos de paz históricos, primeiro entre Israel e o Egito, e depois entre Israel e a Jordânia”.

Richard Wiesek se refere aos Acordos de Abraão, costurados por Israel com países da região. Quando o Hamas atacou Israel em 7 de outubro estavam em curso negociações para se fechar um acordo desse tipo com a Arábia Saudita.

Especialistas em relações internacionais ouvidos pela Agência Brasil consideram que esses acordos podem estar na raiz da decisão do Hamas de atacar Israel. A hipótese é a de que o Hamas avaliou que os acordos consolidariam o controle das terras palestinas por Israel uma vez que Tel Aviv teria o apoio dos países árabes.

Ocupação

Os Estados Unidos também rejeitaram a tese, defendida por outros países, de que a ocupação é ilegal, mesmo que seja comprovada violação do direito internacional. “O direito internacional não prevê que uma ocupação em si seja considerada ilegal ou nula, com base na sua duração ou em quaisquer violações da lei ocupacional”, afirmou o diplomata.

Wiesek sustentou que o fato de haver uma ocupação “é a base para a potência ocupante exercer a sua autoridade sobre o território ocupado” e pediu que o tribunal não emita parecer pedindo a retirada de Israel da Palestina ocupada.

“A este respeito, como sugerem alguns participantes, não seria propício à concretização do quadro estabelecido emitir um parecer que apela a uma retirada unilateral, imediata e incondicional de Israel que não tenha em conta as legítimas necessidades de segurança de Israel”, destacou.

O representante do governo dos Estados Unidos ainda alertou à CIJ que o parecer que o tribunal vier a emitir não deve perturbar as negociações entre as partes. “O desafio para o tribunal é como fornecer o seu aconselhamento de uma forma que promova o quadro em vez de perturbar o seu equilíbrio, tornando potencialmente a possibilidade de negociações ainda mais difícil”, concluiu.

Entenda

Após o fim da 2ª Guerra Mundial, a Grã-Bretanha transferiu para as Nações Unidas a responsabilidade pelo território que atualmente é de Israel e da Palestina. Desde o final da 1ª Guerra Mundial, a chamada Palestina histórica era controlada pelos ingleses.

Com a Resolução 181, de 1947, a Assembleia-Geral da ONU recomendou a partilha da Palestina entre judeus e árabes. Porém, apenas o Estado de Israel foi criado. Em 1967, após mais uma guerra na região, Israel ocupou militarmente a Cisjordânia, a Faixa de Gaza e a Jerusalém Oriental, que então estavam sob o controle do Egito e da Jordânia.

Após esse conflito, a Assembleia da ONU aprovou a Resolução 242, de 1967, que determinou “a retirada das forças armadas israelitas dos territórios que ocuparam”.

Apesar dessa resolução, a construção de assentamentos israelenses na Cisjordânia continuou e hoje são 300 colônias consideradas ilegais, segundo a ONU, dentro da Cisjordânia, onde vivem cerca de 700 mil colonos israelenses.

Em 2005, Israel deixou a Faixa Gaza, apesar de manter um cerco ao enclave controlando a saída e a entrada de pessoas e mercadorias.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

EUA reduzem tarifas de importação para café, laranja, carne bovina e outros produtos

EUA reduzem tarifas de importação para café, laranja, carne bovina e outros produtos

O presidente Donald Trump emitiu um decreto para isentar determinados produtos agrícolas das tarifas recíprocas em vigor desde abril. A medida atende a preocupações com o alto preço de alimentos nos Estados Unidos.
L
EUA vão remover tarifas de importação de produtos selecionados de Argentina, Equador, Guatemala e El Salvador

EUA vão remover tarifas de importação de produtos selecionados de Argentina, Equador, Guatemala e El Salvador

Os acordos-quadro, que visam reduzir preços para consumidores norte-americanos, darão às empresas dos EUA maior acesso aos mercados dos quatro países latinos.
L
Vice-presidente da Colômbia acusa ONU de racismo em debate ambiental na COP30

Vice-presidente da Colômbia acusa ONU de racismo em debate ambiental na COP30

Francia Márquez criticou a instituição por não reconhecer o valor político e cultural dos povos negros e indígenas nas decisões climáticas, sustentando que isso favorece desigualdades.
L
ONU solicita reforço na segurança da COP30 após tentativa de invasão na Zona Azul

ONU solicita reforço na segurança da COP30 após tentativa de invasão na Zona Azul

Após manifestantes e indígenas tentarem ocupar a área de negociações da conferência, a Organização das Nações Unidas (ONU) enviou uma carta ao governo federal pedindo a ampliação da proteção do evento em Belém.
L
Cientistas observam pela 1ª vez a morte explosiva de uma estrela

Cientistas observam pela 1ª vez a morte explosiva de uma estrela

Pesquisadores usaram o Very Large Telescope (VLT) para capturar as fases iniciais da explosão de uma estrela $15$ vezes mais massiva que o Sol, revelando que a supernova se expandiu em formato distorcido, semelhante a uma azeitona, e não de forma esférica.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Tamara Show leva a força da cultura de Guajará-Mirim para o Rondônia Reality Show 2025

A carismática representante do Boi Bumbá e da dança folclórica entra no reality com emoção, orgulho da sua história e apoio da cultura do Elo da Fronteira.
L

Carlos Daniel, o Daniel Moraes, entra no Rondônia Reality Show 2025 para conquistar o público com autenticidade e jogo limpo

Influenciador de Porto Velho promete entretenimento, entrega total e busca reconhecimento dentro e fora da casa, reforçando que não será planta no reality.
L

João Vitor, influenciador de Pimenta Bueno entra no Rondônia Reality Show 2025 para mostrar seu jeito autêntico

João Vitor busca crescer na internet, promete não ser planta e manter o equilíbrio no jogo, mas avisa que o público também pode conhecer seu lado mais firme dentro da casa.
L

Fique ligado! A partir deste domingo, o News Rondônia traz a você cobertura 24 horas do reality show “Casa de Vidro”, versão Porto Velho

O programa do influenciador Fabio Schinayder conquistou o público em Candeias do Jamary e já gera expectativa para superar a primeira versão de um reality show de confinamento da capital rondoniense.
L
Vias ilegais perto da BR-319 avançam em áreas protegidas na Amazônia

Vias ilegais perto da BR-319 avançam em áreas protegidas na Amazônia

Estudo do Observatório BR-319 revelou a existência de mais de 2.240 km de estradas clandestinas que cruzam unidades de conservação e 1.297 km em territórios indígenas. A ação criminosa facilita o desmatamento e a mineração na região.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
L

Vaga de emprego para Assistente de Licitação, Salário R$ 3.000,00

Oportunidade na Shekinah Construções e Serviços LTDA em Porto Velho RO, com atuação em horário comercial no bairro Lagoinha
L

Vaga de emprego para Auxiliar de Escritório, Salário R$ 1.900,00

Oportunidade para PcD na Motriz Construções em Porto Velho RO, com jornada integral, benefícios e atuação no bairro Areal da Floresta
L
Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Aprovados têm até o dia 19 de novembro para comparecer à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
L
CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a lista dos aprovados na primeira etapa, cuja convocação para a segunda fase será publicada no Diário Oficial da União ainda esta semana.
L

POLÍTICA

Lula afirma que mobilização da Cúpula dos Povos tornou COP30 possível 

Lula afirma que mobilização da Cúpula dos Povos tornou COP30 possível 

Presidente destaca papel dos movimentos sociais na construção da agenda climática 
L
STF mantém condenação de Bolsonaro e rejeita recursos no caso da trama golpista 

STF mantém condenação de Bolsonaro e rejeita recursos no caso da trama golpista 

Primeira Turma confirma pena de 27 anos e abre caminho para execução definitiva 
L
Brasil e Moçambique celebram 50 anos de parceria e Lula prepara nova visita 

Brasil e Moçambique celebram 50 anos de parceria e Lula prepara nova visita 

Relação bilateral inclui cooperação histórica e comércio de US$ 40,5 milhões 
L
Marcha pelo Clima reúne 70 mil pessoas e transforma Belém em palco da força amazônica 

Marcha pelo Clima reúne 70 mil pessoas e transforma Belém em palco da força amazônica 

Ato paralelo à COP30 pede decisões efetivas contra a crise climática 
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Governo negocia compra da Uniron por R$ 67 milhões e cenário político de Rondônia vive semana de tensões

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Governo negocia compra da Uniron por R$ 67 milhões e cenário político de Rondônia vive semana de tensões

Negociação do novo Heuro movimenta a palavra-chave “Governo de Rondônia” e marca início de uma semana decisiva no Estado.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Foragido é preso ao pilotar moto roubada durante patrulhamento do BPTAR

Foragido é preso ao pilotar moto roubada durante patrulhamento do BPTAR

Suspeito foi detido na Rua Ponta Negra; veículo tinha registro de roubo
14
Suspeito de ataque ao Rondoniaaovivo é preso após tentativa de homicídio na zona Leste

Suspeito de ataque ao Rondoniaaovivo é preso após tentativa de homicídio na zona Leste

Evandro B. C. foi detido com pistola 9mm; vítima, de 45 anos, também tinha mandado em aberto.
16
Funcionária da Caixa é suspeita de fraudes em contas de clientes

Funcionária da Caixa é suspeita de fraudes em contas de clientes

PF investiga prejuízo de R$ 500 mil causado por alterações irregulares em cadastros
12
Briga entre homens por causa de amiga termina com ferido e dupla detida em Porto Velho 

Briga entre homens por causa de amiga termina com ferido e dupla detida em Porto Velho 

Confusão ocorreu em bar no bairro Socialista; um dos envolvidos precisou de atendimento médico 
12
Suspeito não aceita fim do relacionamento e é preso após agredir ex-mulher em Porto Velho 

Suspeito não aceita fim do relacionamento e é preso após agredir ex-mulher em Porto Velho 

Jovem de 25 anos foi detido após violência doméstica e ameaças de morte 
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Skem Kika na Latinha promete dança, entretenimento e jogo limpo no Rondônia Reality Show 2025

Carismática e explosiva, a participante garante que não será planta, promete causar e lembra que já venceu até programa da Eliana.
L

Djheness entra no Rondônia Reality Show 2025 para jogar firme e realizar o sonho de expandir seu delivery de açaí

Aos 22 anos, o microempreendedor busca visibilidade, promete não ser planta e conta com a torcida do público para transformar seu negócio em um ponto físico.
L

Fernanda Mota entra no Rondônia Reality Show 2025 trazendo intensidade, garra e vontade de vencer

Aos 22 anos, a nail designer promete entrega total, diversão e um jogo marcado pela intensidade que considera sua maior marca.
L

Nathiane Santos, a caminhoneira de Campo Novo do Parecis, chega ao Rondônia Reality Show 2025 com garra e autenticidade

Aos 45 anos, Nathiane promete alegria, entrega total e a chance de mostrar sua verdadeira personalidade enquanto busca o prêmio máximo do reality.
L

Abnner Assunção entra no Rondônia Reality Show 2025 com foco total na vitória e sangue nos olhos

Empreendedor, coreógrafo e dançarino promete competitividade máxima na casa de vidro, determinado a conquistar o prêmio do reality.
L

Michele Gustavo entra no Rondônia Reality Show 2025 para mostrar sua verdadeira essência e conquistar o público

Cantora e estudante de enfermagem promete jogo limpo, entrega total e conexão com o público enquanto busca o prêmio dentro da casa.
L

Lylian Silva entra no Rondônia Reality Show 2025 decidida a causar e mostrar quem realmente é

A influenciadora promete jogar firme, evitar o papel de planta e revelar sua verdadeira personalidade dentro da casa, sem medo de confrontos.
L
Raoni encerra Cúpula dos Povos com apelo por continuidade da luta 

Raoni encerra Cúpula dos Povos com apelo por continuidade da luta 

Líder indígena pede união contra destruição ambiental e conflitos 
L
Rayssa Leal vence etapa do Rio do STU Pro Tour pela quinta vez 

Rayssa Leal vence etapa do Rio do STU Pro Tour pela quinta vez 

Skatista brasileira confirma favoritismo na Barra da Tijuca 
L
Pix chega aos cinco anos movimentando quase R$ 30 trilhões e domina pagamentos no país 

Pix chega aos cinco anos movimentando quase R$ 30 trilhões e domina pagamentos no país 

Meio criado pelo Banco Central se consolida como ferramenta essencial para brasileiros e empresas 
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.