SEGUNDA-FEIRA, 02/02/2026
Publicidade

Em destaque

L

Mundo

EUA condicionam fim da ocupação da Palestina à segurança de Israel

Brasil já se manifestou favorável à desocupação.

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

EUA condicionam fim da ocupação da Palestina à segurança de Israel
REUTERS/Piroschka van de Wouw
Os Estados Unidos defenderam na Corte Internacional de Justiça (CIJ), em Haia, nos Países Baixos, que o fim da ocupação que Israel promove nos territórios palestinos deve estar condicionada a acordos de reconhecimento entre Tel Aviv e os demais estados do Oriente Médio, de forma a garantir a segurança de Israel.

“Ao identificar estes requisitos interdependentes, o Conselho de Segurança decidiu que a retirada das forças israelenses depende e está vinculada ao fim da beligerância, ao reconhecimento mútuo e ao respeito pelo direito de Israel e de todos os outros Estados da região de viverem em paz num ambiente seguro e fronteiras reconhecidas, livres de ameaças ou atos de força”, destacou o representante do governo estadunidense, Richard Wiesek.

Além disso, o representante de Washington disse que os Estados Unidos não consideram a ocupação ilegal, como defendem outros países, e se posicionou contrário a uma retirada unilateral dos militares israelenses da Cisjordânia e da Jerusalém Oriental ocupadas.

A manifestação dos Estados Unidos ocorreu nesta quarta-feira (21) em audiência pública da CIJ, que é o principal órgão jurídico da Organização das Nações Unidas (ONU). O tribunal foi provocado a se manifestar sobre a ocupação de Israel na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental. Ao todo, 52 estados se inscreveram para comentar o tema.

Até a manhã desta quarta-feira haviam se manifestado o BrasilÁfrica do Sul e os representantes dos palestinos, pedindo que a Corte considere a ocupação ilegal e que Israel retire, imediatamente, os militares dos territórios reconhecidos internacionalmente como dos palestinos.

A consulta ao tribunal é resultado de uma resolução aprovada em dezembro de 2022, na Assembleia-Geral da ONU, que questionou a CIJ sobre as “consequências jurídicas decorrentes das políticas e práticas de Israel no território palestino ocupado”. Os países querem saber, entre outras informações, o que Israel pode sofrer por supostamente violar o direito do povo palestino à autodeterminação.

Para os Estados Unidos, a Resolução 242 de 1967 da ONU, que determina a saída dos militares israelenses dos territórios palestinos, só pode ser cumprida caso a Resolução 338 de 1979 também seja totalmente atendida.

Acordos de Abraão

Apesar de a Resolução 338 não apresentar qualquer condicionamento para a retirada das forças militares de Israel da Palestina ocupada, ela determina que se inicie imediatamente “negociações entre as partes interessadas, com os auspícios apropriados, encaminhadas ao estabelecimento de uma paz justa e duradoura no Oriente Médio”.

De acordo com o representante dos Estados Unidos, “estes requisitos interdependentes e inseparáveis têm sido o princípio organizador de acordos de paz históricos, primeiro entre Israel e o Egito, e depois entre Israel e a Jordânia”.

Richard Wiesek se refere aos Acordos de Abraão, costurados por Israel com países da região. Quando o Hamas atacou Israel em 7 de outubro estavam em curso negociações para se fechar um acordo desse tipo com a Arábia Saudita.

Especialistas em relações internacionais ouvidos pela Agência Brasil consideram que esses acordos podem estar na raiz da decisão do Hamas de atacar Israel. A hipótese é a de que o Hamas avaliou que os acordos consolidariam o controle das terras palestinas por Israel uma vez que Tel Aviv teria o apoio dos países árabes.

Ocupação

Os Estados Unidos também rejeitaram a tese, defendida por outros países, de que a ocupação é ilegal, mesmo que seja comprovada violação do direito internacional. “O direito internacional não prevê que uma ocupação em si seja considerada ilegal ou nula, com base na sua duração ou em quaisquer violações da lei ocupacional”, afirmou o diplomata.

Wiesek sustentou que o fato de haver uma ocupação “é a base para a potência ocupante exercer a sua autoridade sobre o território ocupado” e pediu que o tribunal não emita parecer pedindo a retirada de Israel da Palestina ocupada.

“A este respeito, como sugerem alguns participantes, não seria propício à concretização do quadro estabelecido emitir um parecer que apela a uma retirada unilateral, imediata e incondicional de Israel que não tenha em conta as legítimas necessidades de segurança de Israel”, destacou.

O representante do governo dos Estados Unidos ainda alertou à CIJ que o parecer que o tribunal vier a emitir não deve perturbar as negociações entre as partes. “O desafio para o tribunal é como fornecer o seu aconselhamento de uma forma que promova o quadro em vez de perturbar o seu equilíbrio, tornando potencialmente a possibilidade de negociações ainda mais difícil”, concluiu.

Entenda

Após o fim da 2ª Guerra Mundial, a Grã-Bretanha transferiu para as Nações Unidas a responsabilidade pelo território que atualmente é de Israel e da Palestina. Desde o final da 1ª Guerra Mundial, a chamada Palestina histórica era controlada pelos ingleses.

Com a Resolução 181, de 1947, a Assembleia-Geral da ONU recomendou a partilha da Palestina entre judeus e árabes. Porém, apenas o Estado de Israel foi criado. Em 1967, após mais uma guerra na região, Israel ocupou militarmente a Cisjordânia, a Faixa de Gaza e a Jerusalém Oriental, que então estavam sob o controle do Egito e da Jordânia.

Após esse conflito, a Assembleia da ONU aprovou a Resolução 242, de 1967, que determinou “a retirada das forças armadas israelitas dos territórios que ocuparam”.

Apesar dessa resolução, a construção de assentamentos israelenses na Cisjordânia continuou e hoje são 300 colônias consideradas ilegais, segundo a ONU, dentro da Cisjordânia, onde vivem cerca de 700 mil colonos israelenses.

Em 2005, Israel deixou a Faixa Gaza, apesar de manter um cerco ao enclave controlando a saída e a entrada de pessoas e mercadorias.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rússia confirma nova rodada de negociações sobre a Ucrânia

Rússia confirma nova rodada de negociações sobre a Ucrânia

O Kremlin anunciou que os diálogos trilaterais com mediação dos Estados Unidos ocorrem nesta quarta e quinta-feira em Abu Dhabi para discutir o fim do conflito.
L
Papa pede diálogo entre Estados Unidos e Cuba após novas sanções

Papa pede diálogo entre Estados Unidos e Cuba após novas sanções

Pontífice Leão XIV demonstra preocupação com o impacto humanitário na ilha após Donald Trump anunciar tarifas contra países que fornecem petróleo aos cubanos.
L
Ucrânia aguarda posição dos EUA sobre negociações de paz

Ucrânia aguarda posição dos EUA sobre negociações de paz

Zelensky diz esperar novas reuniões diplomáticas na próxima semana
L
Delcy Rodríguez propõe anistia geral para promover reconciliação na Venezuela

Delcy Rodríguez propõe anistia geral para promover reconciliação na Venezuela

Lei de anistia abrangendo casos desde 1999 busca liberar presos políticos e promover coexistência pacífica, enquanto governo planeja fechar o Helicoide e a Assembleia aprová-la.
L
Brasil no Mundo analisa um ano da nova gestão de Trump

Brasil no Mundo analisa um ano da nova gestão de Trump

A TV Brasil recebe a economista Laura Carvalho neste domingo para debater os impactos globais do governo americano e as reações internacionais à dependência dos EUA.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News Folia 2026: Bloco das Kaxorras promete irreverência e diversidade no Carnaval

Homens podem se vestir de mulheres, mulheres podem virar super-heróis, personagens, figuras inusitadas ou qualquer criação que a imaginação permitir.
L
Moraes homologa acordo para militares evitarem prisão

Moraes homologa acordo para militares evitarem prisão

O ministro Alexandre de Moraes validou o pacto de não persecução penal para dois integrantes das Forças Especiais envolvidos em tramas golpistas após condenações brandas.
L
Banco Central inicia novas regras de segurança para o Pix

Banco Central inicia novas regras de segurança para o Pix

As medidas que entram em vigor nesta segunda-feira permitem o rastreamento do dinheiro em contas intermediárias e agilizam a devolução de valores em casos de fraude.
L

Primeiro clipe híbrido de Carnaval de Rondônia apresenta “Eu Sou o Lobo Mau”

Produção inédita no estado une gravações reais e Inteligência Artificial, levando a identidade cultural do Norte para o centro da inovação audiovisual brasileira.
L
STF realiza sessão solene de abertura do Ano Judiciário 2026

STF realiza sessão solene de abertura do Ano Judiciário 2026

A cerimônia contou com a presença dos chefes dos Três Poderes e marca o retorno das atividades da Corte, que terá pautas polêmicas sobre redes sociais e educação.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula destaca recordes econômicos em mensagem ao Congresso

Lula destaca recordes econômicos em mensagem ao Congresso

O presidente afirmou que o país superou previsões negativas, alcançando a menor taxa de desemprego da história e retirando o Brasil do Mapa da Fome pela segunda vez.
L
Fachin defende harmonia entre Poderes em discurso no Congresso

Fachin defende harmonia entre Poderes em discurso no Congresso

O presidente do Supremo Tribunal Federal participou da abertura do ano Legislativo e destacou que o Judiciário priorizará julgamentos de feminicídio e questões raciais em 2026.
L
Ayel Muniz: “Marcos Rogério é o socialista que virou liberal só depois de chegar ao poder”

Ayel Muniz: “Marcos Rogério é o socialista que virou liberal só depois de chegar ao poder”

Artigo critica trajetória política do senador, aponta contradições ideológicas e questiona ausência de projeto estruturado para Rondônia, além de citar episódio envolvendo indicação familiar.
L
Cármen Lúcia assume relatoria do novo Código de Ética do STF

Cármen Lúcia assume relatoria do novo Código de Ética do STF

O presidente da Corte, Edson Fachin, indicou a ministra para conduzir a proposta de autorregulação, buscando restaurar a legitimidade do tribunal após crises recentes.
L
Dra. Taíssa visita União Bandeirantes e debate emancipação do distrito

Dra. Taíssa visita União Bandeirantes e debate emancipação do distrito

Deputada cumpriu agenda com lideranças, visitou empreendimentos rurais e defendeu regulamentação federal para criação de novos municípios em Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF apreende quase 25 kg de skunk com motoristas em Vilhena

PRF apreende quase 25 kg de skunk com motoristas em Vilhena

A droga era transportada em um veículo de aplicativo na BR-364; dois condutores acabaram presos em flagrante por tráfico e associação ao tráfico durante a madrugada.
10
Brasileiro é assassinado a tiros na Bolívia um dia após chegar ao país

Brasileiro é assassinado a tiros na Bolívia um dia após chegar ao país

Fernando Vieira de Santana, de 34 anos, foi encontrado com sinais de execução em Santa Cruz, fronteira com Rondônia; autoridades bolivianas investigam o caso.
18
Polícia Militar prende homem por disparos no bairro São Francisco

Polícia Militar prende homem por disparos no bairro São Francisco

A equipe do 5º BPM localizou uma pistola com numeração raspada após denúncia anônima; o suspeito confessou ter efetuado os tiros para testar o armamento ilegal.
14
Forças de segurança recuperam veículos da Sedam em Costa Marques

Forças de segurança recuperam veículos da Sedam em Costa Marques

A ação integrada entre as polícias Civil e Militar localizou duas caminhonetes oficiais furtadas em Cacoal, além de apreender um fuzil e munições na região de fronteira.
10

Embriagado: Homem é preso após ameaçar matar toda a família na zona leste de Porto Velho

Indivíduo sob efeito de álcool e drogas tentou extorquir a companheira e ameaçou acionar membros de facção criminosa.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relação entre tutor e pet vai além de comandos

Relação entre tutor e pet vai além de comandos

Postura, rotina e previsibilidade influenciam diretamente o comportamento animal
L
Jaru inicia construção de rotatória e amplia sinalização de trânsito

Jaru inicia construção de rotatória e amplia sinalização de trânsito

Obras no cruzamento das avenidas Padre Adolpho Rohl e Florianópolis integram projeto de modernização que contempla todos os setores da cidade e o distrito de Tarilândia
L
Michael, cinebiografia do astro pop, ganha novo trailer

Michael, cinebiografia do astro pop, ganha novo trailer

Longa promete revelar detalhes da vida e carreira de Michael Jackson dentro e fora dos palcos
L
Conab e BNDES lançam edital do Amazônia Viva em cerimônia on-line

Conab e BNDES lançam edital do Amazônia Viva em cerimônia on-line

Projeto vai destinar R$ 80 milhões para comunidades tradicionais da Amazônia
L
Canais digitais da Energisa Rondônia superam 95% de preferência dos clientes em 2025

Canais digitais da Energisa Rondônia superam 95% de preferência dos clientes em 2025

Aplicativo Energisa On lidera atendimentos e reforça transformação digital no estado
L
Reforma Tributária: Sebrae realiza palestras sobre Simples Nacional e MEI em Rondônia

Reforma Tributária: Sebrae realiza palestras sobre Simples Nacional e MEI em Rondônia

Iniciativa esclarece impactos da nova legislação para micro e pequenos empresários e orienta adaptação ao novo modelo de tributação.
L
Prefeitura de Jaru realiza audiência pública de prestação de contas na próxima sexta-feira

Prefeitura de Jaru realiza audiência pública de prestação de contas na próxima sexta-feira

Evento vai avaliar cumprimento das metas fiscais do terceiro quadrimestre de 2025 e é aberto à participação da população.
L
CAIXA inicia financiamentos para construção de imóveis acima de R$ 2,25 milhões com critérios sustentáveis

CAIXA inicia financiamentos para construção de imóveis acima de R$ 2,25 milhões com critérios sustentáveis

Nova linha “Construção Sustentável” exige eficiência energética, tecnologias limpas e redução de impactos ambientais, atendendo pessoas físicas no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).
L
Saque-Aniversário do FGTS: CAIXA inicia segunda etapa de liberação de valores

Saque-Aniversário do FGTS: CAIXA inicia segunda etapa de liberação de valores

Trabalhadores com contratos suspensos ou extintos entre 2020 e 2025 poderão sacar o saldo remanescente da modalidade Saque-Aniversário, sem necessidade de solicitação.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.