SEGUNDA-FEIRA, 19/01/2026

Em destaque

L

Mundo

Saiba quem era Alexei Navalny, crítico de Putin que morreu na Rússia

Opositor morreu em uma prisão russa.

Por Andrew Osborn - Repórter da Reuters - 20

Publicado em 

Saiba quem era Alexei Navalny, crítico de Putin que morreu na Rússia
REUTERS/Denis Sinyakov
Alexei Navalny, cuja morte foi divulgada nesta sexta-feira pelo serviço penitenciário da Rússia, era o mais feroz oponente interno de Vladimir Putin, a quem ele acusava de tentar matá-lo e de mantê-lo preso sob acusações falsas. Ele tinha 47 anos.

O Kremlin rejeita as alegações e classificou Navalny como um fantoche do Ocidente e um criminoso comum culpado das acusações pelas quais foi condenado – fraude, desacato ao tribunal e extremismo. A prisão onde ele estava informou que investiga a morte.

Considerado prisioneiro político pessoal do Kremlin por muitos governos ocidentais, os apoiadores dizem que o político da oposição foi sistematicamente perseguido por desafiar Putin, o líder supremo da Rússia há mais de duas décadas.

Ex-advogado, Navalny foi impedido de concorrer à Presidência em 2018, fez denúncias detalhadas de corrupção contra a elite russa e acusou o presidente Putin e seus aliados de serem autocratas que levaram a Rússia a uma guerra desastrosa na Ucrânia.

O Kremlin sugeriu que Navalny era um fantoche da CIA e um desordeiro que pretendia derrubar as autoridades e transformar Moscou em um Estado vassalo dos Estados Unidos. Putin nunca o mencionou pelo nome.

Navalny e seus seguidores – muitos dos quais com menos de 30 anos – foram proscritos como extremistas após realizarem ruidosos protestos contra o governo que foram dispersados com força e incentivarem a votação tática para tentar derrubar os candidatos pró-Kremlin.

No Ocidente, muitas pessoas o viam como um político de oposição corajoso e carismático, pronto para arriscar tudo por um país que ele dizia acreditar que um dia poderia se tornar livre e feliz.

Na Rússia, seu movimento chegou a contar com cerca de 700.000 pessoas, mas a mídia estatal não o mencionou por muitos anos e a opinião pública ficou dividida.

Ele usava o YouTube para pedir aos jovens eleitores que depositassem sua fé no que chamou de “bela Rússia do futuro”, mas achava mais difícil se conectar com as pessoas fora das grandes cidades.

Casado e pai de dois filhos, Navalny sobreviveu ao que os médicos ocidentais disseram ter sido uma tentativa de envenenamento por agente nervoso em 2020 a bordo de um avião na Sibéria.

Mais tarde, ele telefonou para um dos homens que disse ter tentado envenená-lo, fazendo-se passar por outra pessoa, e foi informado de que agentes de segurança do Estado haviam colocado veneno em sua cueca.

Na época, ele falou de Putin: “Por mais que ele finja ser um grande geopolítico, ele entrará para a história como um envenenador. Houve Alexandre, o Libertador, Yaroslav, o Sábio, e Putin, o Envenenador de Cuecas”.

Putin negou que o Estado russo tenha tentado matar Navalny, dizendo que teria “terminado o trabalho” se realmente quisesse eliminá-lo.

Os aliados de Navalny disseram que ele estava planejando formular uma plataforma política e criar um grupo de pessoas prontas para governar quando a era Putin terminasse. Ele pediu a seus seguidores que comparecessem às urnas para votar na eleição presidencial da Rússia no próximo mês, ao meio-dia, para expressar sua oposição a Putin, cuja vitória é amplamente esperada.

Ele foi atacado fisicamente dentro da Rússia por ativistas pró-Kremlin várias vezes e quase ficou cego em um ataque.

Antes de ser preso em 2021, Navalny disse que ele e sua família eram seguidos em todos os lugares pelos serviços de inteligência da Rússia. Em uma entrevista à Reuters em 2017, ele ignorou os riscos.

“Os serviços de segurança estão nos seguindo. Eles seguem meus filhos, minha esposa (Yulia) e eu. Os carros estão sempre passando. Eu nem presto mais atenção a isso, mas Yulia está realmente incomodada.”

“Rússia é meu país”

Filho de um oficial do Exército, Alexei Anatolievich Navalny nasceu em 4 de junho de 1976 e cresceu predominantemente em Obninsk, cerca de 100 km a sudoeste de Moscou.

Ele se formou em direito e em finanças e passou um tempo nos Estados Unidos com uma bolsa de estudos em Yale, o que foi aproveitado pelos críticos pró-Kremlin para sugerir que ele era um agente estrangeiro, acusação que ele e seus aliados rejeitavam.

Quando protestos eclodiram em Moscou após o que os críticos disseram ter sido vitória eleitoral fraudulenta do partido governista Rússia Unida em dezembro de 2011, Navalny ganhou destaque internacional com seus discursos inflamados e foi uma das primeiras pessoas presas.

Conhecedor da internet e muitas vezes vestido casualmente com jeans, ele contrasta fortemente com a imagem conservadora de Putin, ex-oficial da KGB, a quem acusou de “sugar o sangue da Rússia”.

Sua descrição do partido governista como “ladrões” repercutiu entre os seguidores e ele foi detido várias vezes nos anos seguintes. Em 2013, ele foi condenado a uma pena de cinco anos por acusações de corrupção antes de ser libertado no dia seguinte.

Mais tarde naquele ano, ele concorreu à prefeitura de Moscou, perdendo para um candidato apoiado pelo Kremlin, mas obtendo 27% dos votos, um resultado que seus apoiadores consideraram impressionante, dada a falta de cobertura da mídia estatal.

Seu grupo usou drones para filmar as luxuosas residências de autoridades cuja riqueza estava sendo examinada. Ele foi processado várias vezes. Um vídeo alegando que Putin é o proprietário final de um palácio opulento, algo que o presidente nega, foi visto mais de 128 milhões de vezes.

Navalny retornou à Rússia em 2021 depois de ser tratado na Alemanha por envenenamento, sabendo que enfrentaria uma prisão certa.

“Nunca foi uma questão de voltar ou não. Simplesmente porque eu nunca saí. Acabei na Alemanha depois de chegar em uma terapia intensiva por um motivo: eles tentaram me matar”, escreveu Navalny antes de seu retorno.

“A Rússia é meu país, Moscou é minha cidade e sinto falta disso.”

Em agosto de 2023, Navalny foi condenado a mais 19 anos de prisão, além dos 11 anos e meio que já cumpria em um processo criminal que, segundo ele, foi concebido para intimidar o povo russo e levá-lo à submissão política.

As acusações estavam relacionadas à participação em seu então extinto movimento dentro da Rússia, que as autoridades acusaram de tentar fomentar uma revolução.

“Entendo perfeitamente bem que, como muitos prisioneiros políticos, estou cumprindo uma sentença de prisão perpétua”, disse ele na época. “Onde a sentença de prisão perpétua é medida pela duração de minha vida ou pela duração da vida deste regime.”

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo dos Estados Unidos questiona critérios diplomáticos em resposta à Noruega

Governo dos Estados Unidos questiona critérios diplomáticos em resposta à Noruega

Donald Trump vinculou sua postura atual à ausência de reconhecimento internacional e voltou a contestar os fundamentos da soberania dinamarquesa sobre o território ártico.
L
Governo chileno decreta estado de catástrofe após incêndios fatais

Governo chileno decreta estado de catástrofe após incêndios fatais

As chamas no sul do país já causaram 16 mortes e forçaram a retirada de milhares de moradores em regiões atingidas por focos ativos de fogo.
L
EUA alertam companhias aéreas sobre riscos militares nas Américas

EUA alertam companhias aéreas sobre riscos militares nas Américas

A agência de aviação americana emitiu avisos de segurança para voos que sobrevoam o México, Colômbia e Equador, citando perigo de interferência de sinal e ações armadas.
L
Protestos no Irã perdem força após repressão e ameaças dos Estados Unidos

Protestos no Irã perdem força após repressão e ameaças dos Estados Unidos

O clima de tensão em Teerã diminuiu nesta sexta-feira diante do forte policiamento e da vigilância por drones, enquanto o governo Trump mantém o alerta de intervenção militar.
L
Governo dos Estados Unidos publica ameaça direta a imigrantes

Governo dos Estados Unidos publica ameaça direta a imigrantes

O Departamento de Estado dos EUA utilizou redes sociais para afirmar que o presidente Donald Trump prenderá e deportará estrangeiros que cometerem crimes em território americano.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Ivan Ferreira de Oliveira (Ferreirinha)

Ivan Ferreira de Oliveira, conhecido como Ferreirinha, morreu aos 82 anos. Velório ocorre nesta segunda (19) e sepultamento na terça (20), em Porto Velho.
L

JOVEM NEWS: Jeanderson Maranhão e a história do Porto Velho Esporte Clube

Fundador do Porto Velho Esporte Clube, o militar da Base Aérea fala sobre projetos sociais, esporte como ferramenta de inclusão e o trabalho com crianças na capital.
L

GIRO NEWS: Michel Alisson fala sobre educação financeira e Sicredi

O administrador e especialista em Gestão de Cooperativas de Crédito do Sicredi aborda volta às aulas, planejamento financeiro, cartões, seguros e capital social.
L
Pix: instabilidade afeta serviço e bancos nesta segunda-feira (19)

Pix: instabilidade afeta serviço e bancos nesta segunda-feira (19)

Relatos de falhas no Pix aumentaram ao longo da tarde e envolveram bancos como Banco do Brasil, Itaú, Nubank, Bradesco, Santander e Inter, segundo reclamações em plataformas de monitoramento.
L
Enamed aponta desempenho satisfatório em 69 por cento dos cursos

Enamed aponta desempenho satisfatório em 69 por cento dos cursos

Primeira edição do exame nacional revela que instituições federais e estaduais lideram qualidade, enquanto redes municipais e privadas registram piores notas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
L
Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
Publicidade

POLÍTICA

Pastor Ivanildo Santos é citado como pré-candidato para 2026

Pastor Ivanildo Santos é citado como pré-candidato para 2026

Liderança evangélica de Porto Velho começa a articular apoio para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Rondônia no próximo pleito eleitoral.
L
Ministério lança módulo para monitorar saúde de crianças indígenas

Ministério lança módulo para monitorar saúde de crianças indígenas

Nova ferramenta da Secretaria Especial de Saúde Indígena permitirá o registro detalhado do desenvolvimento neuropsicomotor e rastreio precoce de doenças em territórios.
L
Justiça converte para domiciliar prisão de suspeito de fraude no INSS

Justiça converte para domiciliar prisão de suspeito de fraude no INSS

Ministro André Mendonça autoriza que Silvio Feitoza cumpra pena em casa devido a quadro de isquemia miocárdica grave diagnosticado após cirurgia.
L
MPRO: Justiça obriga municípios a ampliar acolhimento de crianças

MPRO: Justiça obriga municípios a ampliar acolhimento de crianças

Decisões determinam implantação e qualificação do acolhimento institucional e em família acolhedora em Pimenta Bueno, Primavera de Rondônia e São Felipe do Oeste, com base no ECA e na Assistência Social.
L
Programa Fecha Laudo: Eyder Brasil propõe emenda de R$ 35 milhões

Programa Fecha Laudo: Eyder Brasil propõe emenda de R$ 35 milhões

Deputado apresentou proposta ao orçamento para reduzir filas de laudos em Rondônia e ampliar o atendimento especializado, beneficiando cerca de 10 mil pessoas com deficiência no estado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Rodoviária Federal detém cinco motoristas embriagados em Rondônia

Polícia Rodoviária Federal detém cinco motoristas embriagados em Rondônia

Fiscalizações realizadas pela PRF durante o último fim de semana em Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena resultaram em prisões por crimes de trânsito.
10
Polícia Civil alerta para golpes contra idosos em Porto Velho

Polícia Civil alerta para golpes contra idosos em Porto Velho

Criminosos se passam por servidores municipais para obter dados e contratar empréstimos indevidos; prefeitura esclarece que não solicita fotos em visitas.
L
Polícia apreende adolescente e prende mãe por venda de bebidas e drogas

Polícia apreende adolescente e prende mãe por venda de bebidas e drogas

Flagrante ocorreu em Candeias do Jamari durante patrulhamento em ponto conhecido como ponto de venda de entorpecentes; jovem mantinha animal silvestre em garrafa.
14
Polícia Civil e prefeitura alertam sobre golpe da falsa cesta básica

Polícia Civil e prefeitura alertam sobre golpe da falsa cesta básica

O esquema já causou prejuízos significativos às vítimas, incluindo casos de endividamento bancário superior a R$ 30 mil.
L
Polícia Militar prende suspeitos e recupera pneus furtados na BR 364

Polícia Militar prende suspeitos e recupera pneus furtados na BR 364

A abordagem ocorreu em Presidente Médici na manhã seguinte ao crime em uma empresa de autopeças; equipamentos usados no arrombamento também foram apreendidos.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental (LP-LI-LO): AGUAS DE JARU SPE S.A.

LICENÇAS PRÉVIA, INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L

Requerimento da Outorga: AGUAS DE JARU SPE S.A

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Agências do INSS fecham em mais de 90 cidades devido ao feriado de São Sebastião

Agências do INSS fecham em mais de 90 cidades devido ao feriado de São Sebastião

Atendimento presencial será suspenso nesta terça-feira em municípios que celebram o padroeiro; instituição também anuncia paralisação nacional para o fim do mês.
L
Haddad propõe que Banco Central assuma fiscalização de fundos

Haddad propõe que Banco Central assuma fiscalização de fundos

Ministro da Fazenda defende ampliação do perímetro regulatório da autoridade monetária para coibir fraudes financeiras e centralizar a supervisão do setor.
L
Tribunal Regional do Trabalho abre seleção de estágio para Rondônia e Acre

Tribunal Regional do Trabalho abre seleção de estágio para Rondônia e Acre

Estudantes de nível superior podem se inscrever gratuitamente até o dia 1 de fevereiro para atuar em diversas áreas da Justiça do Trabalho nos dois estados.
L
Advocacia de Rondônia tem até 30 de janeiro para garantir desconto máximo na anuidade

Advocacia de Rondônia tem até 30 de janeiro para garantir desconto máximo na anuidade

OAB Rondônia reforça o prazo para pagamento à vista com o maior benefício financeiro do ano, visando facilitar o planejamento da classe e fortalecer a defesa das prerrogativas.
L
Dia do Profissional da Beleza destaca expansão do setor em Rondônia e apoio do Sebrae

Dia do Profissional da Beleza destaca expansão do setor em Rondônia e apoio do Sebrae

Data celebrada em 19 de janeiro evidencia crescimento do empreendedorismo na área e ações de capacitação, gestão e inovação para fortalecer pequenos negócios no estado.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.