SÁBADO, 18/10/2025

Em destaque

L

Mundo

Ameaçada de privatização, mídia pública sofre intervenção de Milei

Medida necessita de autorização legislativa.

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Ameaçada de privatização, mídia pública sofre intervenção de Milei
REUTERS/Agustin Marcarian
O presidente da Argentina, Javier Milei, decretou a intervenção na mídia pública da Argentina nessa semana. O decreto exonerou a direção colegiada que dirigia as emissoras e veículos públicos de comunicação do país e, no lugar, colocou interventores nomeadores diretamente pelo governo.

Ao permitir a reformulação das estruturas das emissoras e portais públicos, a medida abre caminho para privatização dessas empresas, sendo essa uma das promessas de campanha do ultradireitista Milei. Apesar da intervenção, é necessária autorização legislativa para consolidar a venda das companhias.

O professor de comunicação da Universidade de Quilmes, na Argentina, Guillermo Mastrini, avalia que o governo, mesmo sem maioria no parlamento, tem condições de aprovar a privatização da mídia pública, desde que Milei consiga permanecer no cargo.

“Esses meios [públicos] não são populares na Argentina. Infelizmente, a mídia pública não tem muito respaldo social. Acho que há muitas possibilidades [de privatização]. Não é meu desejo que sejam privatizados, mas eu acho que é muito provável que, se ele consegue manter-se no governo e ficar por um tempo, as mídias sejam privatizadas”, destacou.

Ao justificar o decreto, o governo afirmou que ele é necessário para “otimizar a eficácia e eficiência das ações” da mídia pública argentina. Entre os poderes dos interventores, está o de “operar e manter as sociedades de modo a manter a gestão administrativa com objetivo de tornar sustentáveis ditas empresas”.

Em protesto contra a intervenção, a Federação Argentina dos Trabalhadores de Imprensa (Fatpren) afirmou que a medida é autoritária, viola a legislação do país e revela a intenção de privatizar a mídia pública. Para a Federação, o decreto coloca em risco a “pluralidade de vozes que sustentam o sistema informativo do país que hoje, sem uma agência como Telám ou sem a Rádio Nacional ou sem a TV Pública, estaria sujeito aos desejos dos meios privados e seus interesses econômicos.”

Entre os canais de mídia pública Argentina alvos da intervenção, estão a agência de notícias Telám, o portal Educ.Ar, a Rádio y Televisión Argentina (RTA), que inclui a Rádio Nacional da Argentina e a TV Pública do país, e a empresa Contenidos Públicos, que controla diferentes emissoras.

Mídia Pública

Inspirada no modelo de comunicação pública da Europa, a mídia pública na Argentina, assim como em outros países da América Latina, surge com a promessa de oferecer à população um conteúdo que, por não ter interesse comercial envolvido, não seria oferecido pela mídia privada, explicou o professor Mastrini.

“Quando você analisa a mídia comercial, as redes privadas, é a voz de São Paulo, Rio de Janeiro e, no caso da Argentina, de Buenos Aires. Quase ninguém mais tem visibilidade na mídia. A mídia pública é uma mídia que, como não tem objetivo de lucro, tem a possibilidade de mostrar às pessoas que não formam parte dos centros econômicos”, destacou.

Outra função seria o de dar voz às minorias sociais que, por serem minorias, “elas não vão receber programação que procure atender as suas necessidades de comunicação.”

O problema, segundo Mastrini, é que na Argentina a mídia pública desenvolveu um caráter oficialista, sem autonomia em relação ao Executivo, não importando quem seja o presidente.

“O principal problema [da mídia pública argentina] é sua filiação política que não tem independência do governo. E esse é um problema que, historicamente, desacreditou as emissoras públicas e acho que é uma das razões, não a única, mas é uma das razões de sua baixa audiência”, explicou.

Ao contrário da mídia estatal, que divulga a visão do governo sobre os fatos, a mídia pública deve, em tese, ter pluralidade de fontes, inclusive com a apresentação de opiniões divergentes.

“Se a mídia fosse verdadeiramente pública, ela deveria oferecer uma informação balanceada que permita à cidadania complementar os pontos de vista das distintas posições que existem na sociedade a respeito dos conflitos políticos. Mas isso, ao menos na América Latina, não acontece”, acrescentou.

O professor de comunicação da Universidade de Quilmes, Guillermo Mastrini, avalia que parte da população é da opinião de que os meios públicos são caros e que, como acreditam que nunca vão consumir esse conteúdo, não devem se opor à privatização.

De outro lado, existe um grupo, que ele acredita ser minoritário, ao defender que é preciso preservar essa mídia com a ideia que algum dia ela venha a ser “verdadeiramente pública”. “Se você privatiza é muito difícil depois fazer de novo, criar de novo”, concluiu.

Brasil

No Brasil, o artigo 223 da Constituição Federal determina que o serviço de radiodifusão deve observar o princípio da complementaridade entre os sistemas privado, público e estatal. Em 2007, com objetivo de atender a essa determinação constitucional, foi criada a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que, além da Agência Brasil, administra a TV Brasil e as rádios EBC, como a Rádio Nacional e a Rádio Nacional da Amazônia.

artigo 2º da lei da EBC determina que a empresa deve observar o princípio da “autonomia em relação ao Governo Federal para definir produção, programação e distribuição de conteúdo no sistema público de radiodifusão”. Além disso, a empresa deve garantir “participação da sociedade civil no controle da aplicação dos princípios do sistema público de radiodifusão, respeitando-se a pluralidade da sociedade brasileira.

Em setembro de 2016, após a destituição da presidenta Dilma Rousseff, o presidente Michel Temer editou medida provisória (MP) acabando com o mandato do diretor-presidente da empresa e extinguindo o Conselho Curador, órgão responsável, entre outras coisas, por zelar pelo caráter público da comunicação feita pela EBC. No lugar, a MP de Temer instituiu um Comitê Editorial que, até o momento, não foi instalado.

Durante o mandato de Jair Bolsonaro, a EBC entrou no plano de privatizações do governo, chegando a ser considerada até mesmo a extinção da companhia.

Com o início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, a EBC saiu do plano de privatizações. Em outubro de 2023, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República criou um Grupo de Trabalho (GT) para discutir a participação social na comunicação pública.

“O anúncio de formação desse GT é um alento depois de tanto tempo de espera pela retomada da EBC de fato pública. Mas precisamos garantir a participação da sociedade nessa discussão”, disse Akemi Nitahara, representante dos trabalhadores no Conselho cassado em 2016. “É a participação social que garante que os interesses da sociedade serão levados em conta na produção dos conteúdos”, acrescentou.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

ONU leva 560 toneladas de alimentos por dia a Gaza, mas alerta para insuficiência

ONU leva 560 toneladas de alimentos por dia a Gaza, mas alerta para insuficiência

O Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU intensificou o fluxo de ajuda desde o cessar-fogo, mas o volume ainda é insuficiente para aliviar a crise humanitária, que exige milhares de veículos semanais.
L
Peru declara estado de emergência após protestos contra criminalidade

Peru declara estado de emergência após protestos contra criminalidade

O primeiro-ministro Ernesto Álvarez anunciou que a medida será aplicada na capital Lima para que as Forças Armadas apoiem a polícia no combate ao crime organizado.
L
Líder de golpe de Estado é empossado como presidente de Madagascar

Líder de golpe de Estado é empossado como presidente de Madagascar

O coronel Michael Randrianirina assumiu o poder dias após protestos, liderados pela Geração Z, forçarem a saída do ex-líder Andry Rajoelina, que condenou a tomada de poder.
L
Israel e Hamas trocam acusações de violar acordo de trégua

Israel e Hamas trocam acusações de violar acordo de trégua

A disputa sobre a devolução de corpos de reféns e a recusa do Hamas em se desarmar ameaçam o cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos.
L
Uruguai aprova lei que autoriza a eutanásia após anos de debate

Uruguai aprova lei que autoriza a eutanásia após anos de debate

O Senado uruguaio deu a aprovação final ao projeto Morte Digna por ampla maioria, permitindo o procedimento em casos de doença incurável e sofrimento insuportável.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Programa Gospel News: Entrevista com Pr. Davi Lamarão

Uma conversa de fé e esperança que vai inspirar você!
L
Brasil registra 46 casos de intoxicação por metanol; oito mortes confirmadas

Brasil registra 46 casos de intoxicação por metanol; oito mortes confirmadas

Ministério da Saúde atualiza dados e informa 46 casos confirmados de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas, com 87 ocorrências ainda em investigação.
L

Sintonia 360: entrevista com Maria Emanuella Lima e Marlene Lima

Um bate-papo sobre esporte, superação e oportunidades para jovens na Praça Céu.
L
Barroso vota pela descriminalização do aborto até a 12ª semana

Barroso vota pela descriminalização do aborto até a 12ª semana

Com voto de Luís Roberto Barroso, placar no STF fica em 2 a 0 pela descriminalização, mas julgamento é suspenso por pedido de destaque de Gilmar Mendes.
L
Barroso autoriza enfermeiros a auxiliar em aborto legal e proíbe punição

Barroso autoriza enfermeiros a auxiliar em aborto legal e proíbe punição

Ministro Luís Roberto Barroso, do STF, decidiu que enfermeiros e técnicos podem atuar em interrupções de gestação previstas em lei e suspendeu processos contra profissionais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Processo seletivo oferece oportunidades para níveis médio e superior, com ajuda de custo diária e possibilidade de prorrogação do Termo de Adesão.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Vagas contemplam diferentes níveis de escolaridade e reforçam apoio ao trabalhador da capital.
L
Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Com 6.571 empresas parceiras, oportunidades são resultado de políticas de fomento ao trabalho.
L

Vaga de emprego para Assistente Administrativo em Home Office, Salário R$ 1.512,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral e trabalho remoto. A função envolve atendimento ao cliente, rotinas administrativas e acompanhamento de processos internos.
L

Vaga de emprego para Operador de Rolo Compactador em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

POLÍTICA

Moraes pede explicação de Collor sobre desligamento de tornozeleira eletrônica

Moraes pede explicação de Collor sobre desligamento de tornozeleira eletrônica

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, concede cinco dias para defesa do ex-presidente Fernando Collor justificar equipamento sem bateria durante prisão domiciliar.
L
Padilha reforça Dia D da vacinação e combate a desinformação no Brasil

Padilha reforça Dia D da vacinação e combate a desinformação no Brasil

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, convoca famílias em pronunciamento para o Dia D neste sábado e alerta sobre o risco da desinformação antivacina na América Latina.
L
Lula defende autodeterminação da Venezuela em meio à pressão dos EUA

Lula defende autodeterminação da Venezuela em meio à pressão dos EUA

Presidente criticou a intervenção externa nos destinos de Caracas e Havana e condenou a autorização de ações da CIA por Donald Trump para derrubar o governo de Nicolás Maduro.
L
Barroso solicita a retomada do julgamento sobre o aborto no STF

Barroso solicita a retomada do julgamento sobre o aborto no STF

Ministro do Supremo Tribunal Federal, em seu último dia no cargo, pediu o agendamento de uma sessão virtual extraordinária para dar continuidade à análise da descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação.
L
Deputado Pedro Fernandes destina R$ 300 mil para aquisição de van de transporte de pacientes em Governador Jorge Teixeira

Deputado Pedro Fernandes destina R$ 300 mil para aquisição de van de transporte de pacientes em Governador Jorge Teixeira

Investimento garante mais conforto e segurança a pacientes que precisam se deslocar para consultas, exames e tratamentos fora do município.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso após furtar barras de chocolate nas Lojas Americanas de Jaru

Homem é preso após furtar barras de chocolate nas Lojas Americanas de Jaru

Ação rápida da Polícia Militar evitou prejuízo ao comércio e resultou na prisão em flagrante do suspeito.
12
Ex-policial de Rondônia morre em colisão entre caminhonete e caminhão no Pará

Ex-policial de Rondônia morre em colisão entre caminhonete e caminhão no Pará

Acidente em Jacareacanga vitima Alberto dos Santos Ferreira; motorista do caminhão fugiu do local.
18
Homem de 25 anos é preso em flagrante após matar companheira a facadas em Pernambuco

Homem de 25 anos é preso em flagrante após matar companheira a facadas em Pernambuco

Cynthianne Raquelly de Oliveira Silva foi morta durante discussão; suspeito reagiu à abordagem policial.
18
Jovem de 25 anos morre após quatro dias internado em Cacoal após acidente na BR-364

Jovem de 25 anos morre após quatro dias internado em Cacoal após acidente na BR-364

Eliezio de Souza da Silva Filho não resistiu aos ferimentos de grave colisão de motocicleta em Pimenta Bueno.
18
Polícia Militar encontra grande quantidade de fios escondidos em vegetação em Rolim de Moura

Polícia Militar encontra grande quantidade de fios escondidos em vegetação em Rolim de Moura

Material possivelmente furtado foi localizado no loteamento Buritis e apreendido pelas autoridades.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Apenado não retorna de saída temporária e é considerado foragido em Rolim de Moura

Apenado não retorna de saída temporária e é considerado foragido em Rolim de Moura

Jeckson Pereira Tomaz descumpriu novamente regras da licença temporária e deve ser reconduzido ao regime fechado.
14
Polícia flagra terceira fábrica clandestina de bebidas em Várzea Grande

Polícia flagra terceira fábrica clandestina de bebidas em Várzea Grande

Operação conjunta interdita galpão e apreende mais de 500 garrafas e produtos químicos usados na falsificação.
16
Homem foragido é preso após perseguição e queda de moto em Vilhena

Homem foragido é preso após perseguição e queda de moto em Vilhena

Suspeito tentou fugir da Polícia Militar, mas foi capturado e encaminhado à Colônia Penal.
14
Presa suspeita de participação em homicídio brutal que chocou Vilhena

Presa suspeita de participação em homicídio brutal que chocou Vilhena

Operação “Femina Occulta” resulta na prisão de uma mulher; segunda suspeita segue foragida.
18
Governo de Rondônia forma 24 novos oficiais da PM e reforça segurança pública

Governo de Rondônia forma 24 novos oficiais da PM e reforça segurança pública

Com investimento de R$ 2,9 milhões, novos líderes da Polícia Militar encerram ciclo de formação técnica e assumem compromisso com a proteção da sociedade.
L
Homem é agredido a pauladas em bar na zona leste

Homem é agredido a pauladas em bar na zona leste

Para os policiais, a vítima depois de recobrar a consciência disse que estava em um bar nas proximidades, quando foi agredido a pauladas por dois indivíduos que depois fugiram, no entanto, não quis passar mais informações.
16
Rondônia se prepara para seminário sobre Reforma Tributária

Rondônia se prepara para seminário sobre Reforma Tributária

Evento reunirá especialistas e gestores públicos para debater os impactos e oportunidades do novo modelo fiscal no país.
L
BPTAR evita assaltos e prende trio com arma na zona sul

BPTAR evita assaltos e prende trio com arma na zona sul

Policiais do BPTAR receberam denúncias que criminosos armados estavam em um carro modelo Onix, em busca de fazer assaltos, e durante o patrulhamento localizaram o veículo.
10
COSEMS-RO apoia implantação do primeiro Hospital Escola e de Pesquisa de Rondônia

COSEMS-RO apoia implantação do primeiro Hospital Escola e de Pesquisa de Rondônia

Novo complexo marca avanço histórico na saúde pública e na formação profissional do estado.
L
Companhias aéreas devem explicar mudanças na cobrança de bagagens de mão

Companhias aéreas devem explicar mudanças na cobrança de bagagens de mão

Procon-SP, Senacon e Anac notificam Azul, Gol e Latam para detalhar nova tarifa “básica” que restringe bagagem de mão em voos, em meio à tramitação de PL na Câmara.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.