QUARTA-FEIRA, 04/03/2026
Publicidade

Em destaque

L

Mundo

Israel bombardeia Gaza e número de mortos em nova guerra passa de 900

Ataque do Hamas é a maior incursão contra Israel em 50 anos

Por Maayan Lubell e Nidal al-Mughrabi/Reuters - 35

Publicado em 

Israel bombardeia Gaza e número de mortos em nova guerra passa de 900
© REUTERS/Ibraheem Abu Mustafa

Israel atacou os palestinos em Gaza neste domingo, depois de sofrer o dia mais sangrento em décadas, quando combatentes do Hamas invadiram cidades israelenses, com mais de 900 mortos  em ambos os lados e a violência crescente ameaçando uma nova e importante guerra no Oriente Médio.

Em um sinal de que o conflito pode se espalhar para além de Gaza, Israel e a milícia Hezbollah, apoiada pelo Irã, trocaram tiros de artilharia e foguetes, enquanto em Alexandria, dois turistas israelenses foram mortos a tiros junto com seu guia egípcio.

Os ataques aéreos israelenses atingiram blocos residenciais, túneis, uma mesquita e casas de oficiais do Hamas em Gaza, matando mais de 300 pessoas, incluindo 20 crianças, enquanto o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, promete “vingança poderosa para esse dia perverso”.

No sul de Israel, homens armados do Hamas ainda estavam lutando contra as forças de segurança israelenses 24 horas depois de um ataque promovido por milhares de foguetes e homens armados que avançaram contra bases do exército e cidades israelenses, matando pelo menos 600 pessoas, de acordo com a TV de Israel. Os militantes fizeram dezenas de reféns.

“Minhas duas meninas são apenas bebês. Elas não têm nem cinco e três anos de idade”, disse Yoni Asher, que viu um vídeo de homens armados sequestrando sua esposa e duas filhas pequenas, com a localização do telefone dela aparecendo agora em Gaza, segundo ele.

As forças armadas de Israel, que enfrentam questionamentos sobre sua incapacidade de previr e impedir o ataque, disseram que ainda estavam lutando, mas que haviam recuperado o controle da maioria dos pontos de infiltração ao longo das barreiras de segurança, matado centenas de atacantes e feito dezenas de outros prisioneiros.

“Vamos atacar o Hamas severamente e será um longo, longo caminho”, disse um porta-voz militar israelense a jornalistas.

Os militares israelenses disseram que enviaram dezenas de milhares de soldados para Gaza, uma faixa estreita de território onde 2,3 milhões de palestinos são obrigados a viver sob os controles impostos por Israel. O exército afirmou ainda que estava começando a evacuar todos os israelenses que viviam na fronteira do território.

“Esta é a minha quinta guerra. A guerra deve parar. Não quero continuar sentindo isso”, disse Qassab al-Attar, um palestino deficiente de Gaza cujos irmãos o carregavam para um abrigo quando as forças israelenses bombardearam sua casa.

O ataque do Hamas lançado na madrugada de sábado representou a maior e mais mortal incursão contra Israel desde que o Egito e a Síria lançaram um ataque repentino em um esforço para recuperar o território tomado por Israel na guerra do Yom Kippur, há 50 anos.

O conflito pode prejudicar os movimentos apoiados pelos Estados Unidos para normalizar as relações entre Israel e a Arábia Saudita – um realinhamento de segurança que pode ameaçar as esperanças palestinas de autodeterminação e o Irã, principal apoiador do Hamas.

O outro principal aliado regional de Teerã, o Hezbollah do Líbano, travou uma guerra com Israel em 2006 e disse que suas “armas e foguetes” estão com o Hamas. “Recomendamos ao Hezbollah que não se envolva nisso e não creio que o fará”, disse o porta-voz do exército israelense.

Reféns

Na manhã de domingo, os destroços do ataque de sábado ainda estavam espalhados pelas cidades do sul de Israel e pelas comunidades fronteiriças, e os israelenses estavam se recuperando com a visão de corpos ensanguentados nas ruas dos subúrbios, em carros e em suas casas.

Os combatentes palestinos escaparam de volta para Gaza com dezenas de reféns, incluindo soldados e civis. O Hamas disse que emitiria uma declaração no final do domingo informando quantos reféns havia capturado.

Cerca de 30 israelenses desaparecidos que participavam de uma festa que foi alvo do ataque de sábado saíram do esconderijo no domingo, informou a mídia israelense.

A captura de tantos israelenses, alguns filmados sendo puxados através de postos de controle de segurança ou levados, sangrando, para Gaza, acrescenta outra camada de complicação para Netanyahu, depois de episódios anteriores em que reféns foram trocados por muitos prisioneiros palestinos.

O Hamas disparou mais foguetes contra Israel no domingo, com sirenes de ataque aéreo soando em todo o sul, e os militares israelenses disseram que combinariam uma retirada das áreas de fronteira com uma busca por mais homens armados.

O gabinete de Netanyahu disse que seu comando de segurança havia aprovado medidas para destruir “por muitos anos” as capacidades militares e governamentais do Hamas e da Jihad Islâmica, outro grupo militante que disse que também está mantendo prisioneiros, incluindo o corte de eletricidade, suprimentos de combustível e a entrada de mercadorias em Gaza.

O bombardeio israelense em Gaza começou logo após o ataque do Hamas e continuou durante a noite e este domingo, destruindo os escritórios e os campos de treinamento do grupo, além de casas e outros edifícios civis. O Hamas disse que Israel havia cortado o fornecimento de água para algumas áreas.

As autoridades de saúde palestinas disseram que 313 pessoas foram mortas em Gaza e quase 2 mil ficaram feridas nos ataques de retaliação promovidos por Israel.

Mais de 20 mil palestinos em Gaza buscaram refúgio em escolas administradas pelas Nações Unidas, segundo a agência de refugiados palestinos da ONU.

Fumaça preta, flashes laranja e fogo iluminaram o céu devido às explosões. Os drones israelenses podiam ser ouvidos circulando sobre Gaza. Ao contrário de algumas rodadas anteriores de ataques, os militares israelenses não avisaram com antecedência sobre os ataques a edifícios residenciais.

Em um campo de refugiados na região central de Gaza, os vizinhos removeram os escombros para retirar os corpos de sete pessoas de uma família, incluindo cinco crianças, cuja casa havia sido bombardeada por Israel.

“Crianças aterrorizadas”

Em Khan Younis, no sul de Gaza, as pessoas vasculharam os restos de uma mesquita na madrugada de domingo. “Terminamos as orações noturnas e, de repente, a mesquita foi bombardeada. Eles aterrorizaram as crianças, os idosos e as mulheres”, disse o morador Ramez Hneideq.

A escalada do banho de sangue ocorre em um cenário violência crescente entre Israel e militantes palestinos na Cisjordânia cada vez mais ocupada por Israel, onde uma autoridade palestina exerce um autogoverno limitado, com a oposição do Hamas, que quer a destruição de Israel.

As condições na Cisjordânia nos últimos anos pioraram sob o governo de extrema direita de Netanyahu, com mais invasões israelenses e ataques de colonos judeus a vilarejos palestinos, e a Autoridade Palestina convocou uma reunião de emergência da Liga Árabe.

A pacificação está paralisada há anos e a política israelense foi convulsionada este ano por disputas internas sobre os planos de Netanyahu de reformular o judiciário para ganhar mais poder.

O líder do Hamas, Ismail Haniyeh, disse que o ataque que começou em Gaza se estenderá à Cisjordânia e a Jerusalém. Os habitantes de Gaza vivem sob um bloqueio liderado por Israel há 16 anos, desde que o Hamas assumiu o controle do território em 2007.

Em um discurso, Haniyeh destacou o que chamou de ameaças à Mesquita Al-Aqsa de Jerusalém, em um local que também é sagrado para os judeus, que o conhecem como o Monte do Templo, a continuação do bloqueio israelense e a normalização israelense com os países da região.

“Quantas vezes já avisamos que o povo palestino vive em campos de refugiados há 75 anos, e vocês se recusam a reconhecer os direitos do nosso povo?”

No norte, o Hezbollah do Líbano disse em um comunicado que havia realizado um ataque com foguetes e artilharia nas Fazendas Shebaa, um pedaço de terra tomado por Israel desde 1967 que o Líbano reivindica.

Israel respondeu com fogo de artilharia e ataques de drones. A televisão israelense disse que mais tarde empregou um sistema de defesa antimísseis. Não houve relatos de vítimas.

Os países ocidentais, liderados pelos EUA, denunciaram o ataque de sábado. O presidente norte-americano, Joe Biden, emitiu um aviso contundente ao Irã e a outros países: “Este não é um momento para qualquer partido hostil a Israel explorar esses ataques.”

Osama Hamdan, líder do Hamas no Líbano, disse à Reuters que a operação de sábado deve fazer com que os países árabes percebam que aceitar as exigências de segurança israelenses não trará a paz.

Em todo o Oriente Médio, houve manifestações de apoio ao Hamas, enquanto o Irã e o Hezbollah elogiaram o ataque.

O fato de Israel ter sido pego completamente desprevenido foi lamentado como uma das piores falhas de inteligência de sua história, um choque para uma nação que se vangloria de sua intensa infiltração e monitoramento de militantes.

Os principais índices da Bolsa de Valores de Tel Aviv caíram 6% no domingo e os investidores esperam que a violência provoque uma fuga de ativos para o ouro e outros ativos considerados como mais seguros.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Divisão nos EUA: População e Congresso divergem sobre guerra contra o Irã

Divisão nos EUA: População e Congresso divergem sobre guerra contra o Irã

Enquanto pesquisas indicam rejeição majoritária à ofensiva, elite política em Washington se fragmenta entre apoio à estratégia de Trump e questionamentos sobre a legalidade do conflito.
L
Irã sinaliza estratégia de "beira do abismo" após míssil ser abatido na Turquia

Irã sinaliza estratégia de “beira do abismo” após míssil ser abatido na Turquia

Especialistas avaliam que Teerã busca elevar custo do conflito ao envolver país da Otan; ação ocorre em meio a suspeitas de apoio dos EUA a separatistas curdos.
L
Unesco alerta para danos ao Palácio de Golestan após bombardeio em Teerã

Unesco alerta para danos ao Palácio de Golestan após bombardeio em Teerã

Ataque aéreo na capital iraniana atinge entorno de monumento histórico da era Cajar; organização internacional reforça que bens culturais são protegidos por convenções de guerra.
L
Israel ordena evacuação em massa no sul do Líbano em meio à escalada regional

Israel ordena evacuação em massa no sul do Líbano em meio à escalada regional

Conflito entra no terceiro dia de hostilidades intensas; ordens de retirada abrangem a histórica cidade de Tiro e orientam deslocamento para o norte do Rio Litani.
L
Vaticano alerta contra o “culto ao corpo” e riscos da inteligência artificial

Vaticano alerta contra o “culto ao corpo” e riscos da inteligência artificial

Em documento aprovado pelo Papa Leão XIV, a Comissão Teológica Internacional adverte sobre o uso da cirurgia plástica por vaidade e o perigo de humanos se tornarem semelhantes a “ciborgues”.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Giro News: Zé Felipe, da Zé Veículos, fala sobre venda digital e crescimento acelerado

A combinação entre tecnologia, atendimento humanizado e compromisso com a transparência tem sido o alicerce dessa trajetória.
L
CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

Ministério da Gestão anuncia terceira e última chamada para esta sexta-feira; prazo de confirmação para novos convocados abre no sábado.
L

IN FOCO PODCAST: Chef Lindberg Júnior compartilha sua trajetória da UNIR à gastronomia internacional

No programa, ele vai falar sobre coragem para mudar de rota, desafios da gastronomia, mercado local, experiências internacionais e o que significa empreender na área em Rondônia. Prepare-se para uma conversa inspiradora sobre escolhas, propósito e sabor.
L
Governo lança Plano Nacional de Enfrentamento a Incêndios Florestais para 2026

Governo lança Plano Nacional de Enfrentamento a Incêndios Florestais para 2026

Ministério do Meio Ambiente anuncia mobilização de 4,6 mil brigadistas e infraestrutura tecnológica para monitoramento em tempo real; foco é a prevenção antecipada.
L
Rondônia sob alerta: tempestades severas e acumulados elevados atingem o estado na quinta-feira

Rondônia sob alerta: tempestades severas e acumulados elevados atingem o estado na quinta-feira

Inmet e CPTEC apontam chuvas de níveis 2 e 3, com risco de alagamentos e transbordamentos, especialmente no norte, oeste e sudoeste do estado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Candidatos devem acessar o site do Cebraspe para verificar onde realizarão o exame neste domingo (8); remunerações chegam a R$ 30,8 mil.
L
Brasil abre 112,3 mil vagas de trabalho com carteira assinada em janeiro

Brasil abre 112,3 mil vagas de trabalho com carteira assinada em janeiro

Indústria lidera geração de empregos no início de 2026 com quase 55 mil novos postos; setor de serviços e construção civil também apresentam saldo positivo.
L
Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Procedimento obrigatório deve ser realizado pelo site da banca FGV; convocação faz parte da segunda rodada de preenchimento do concurso unificado.
L
Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Entidades podem se inscrever até 6 de março para compor o colegiado que fortalece o controle social do SUS no município.
L
CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

Conselho Regional confirma vagas para Agente Fiscal e Assistente Administrativo; provas serão aplicadas em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Edevaldo Neves se reúne com aprovados da Defensoria de RO

Deputado Edevaldo Neves se reúne com aprovados da Defensoria de RO

Encontro na Assembleia Legislativa debate cadastro reserva e reforça pedido de convocação de candidatos aprovados no concurso da Defensoria Pública.
L
Governos iniciam voos de repatriação em meio ao fechamento do espaço aéreo no Oriente Médio

Governos iniciam voos de repatriação em meio ao fechamento do espaço aéreo no Oriente Médio

Principais hubs globais como Dubai seguem paralisados pelo quinto dia consecutivo; companhias aéreas alteram rotas e enfrentam custos crescentes com combustível e logística.
L
André Mendonça autoriza transferência de Daniel Vorcaro para presídio em São Paulo

André Mendonça autoriza transferência de Daniel Vorcaro para presídio em São Paulo

Ministro do STF atendeu pedido da Polícia Federal; dono do Banco Master foi preso na terceira fase da Operação Compliance Zero por suspeita de fraudes e ameaças.
L
Lula critica gastos militares e cobra ação da ONU contra a fome

Lula critica gastos militares e cobra ação da ONU contra a fome

Presidente questionou investimento global de US$ 2,7 trilhões em armas e defendeu redirecionamento de recursos para segurança alimentar durante conferência da FAO.
L
Gleisi Hoffmann confirma saída da Secretaria de Relações Institucionais para disputar o Senado

Gleisi Hoffmann confirma saída da Secretaria de Relações Institucionais para disputar o Senado

Ministra deixa o cargo em 31 de março para cumprir o calendário eleitoral; Olavo Noleto assumirá a pasta em meio a discussões sobre a eficácia das medidas protetivas.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF em Rondônia, em ação conjunta com outras forças de segurança pública, apreende quase 400 kg de drogas

PRF em Rondônia, em ação conjunta com outras forças de segurança pública, apreende quase 400 kg de drogas

A ação ocorreu com o apoio da Polícia Federal, de diversas unidades da Polícia Militar do estado, do GEFRON-MT, do Grupo Especial de Investigação – G.E.I., da Agência de Inteligência do CRP I e do Exército Brasileiro, apreendeu 391,4 kg de drogas e uma arma de fogo em Porto Velho.
10
Bandidos capotam carro e abandonam chave de veículo roubado em Porto Velho

Bandidos capotam carro e abandonam chave de veículo roubado em Porto Velho

Dupla foi filmada durante assalto no bairro Nova Floresta; Classic usado no crime foi localizado capotado na Estrada dos Japoneses com apoio do helicóptero da PM.
12
Polícia Civil deflagra Operação Escórias e desarticula organização criminosa em Costa Marques

Polícia Civil deflagra Operação Escórias e desarticula organização criminosa em Costa Marques

Ação conjunta cumpriu oito mandados de busca e apreensão após ameaças contra policiais penais; duas pessoas foram presas com munições de fuzil.
10
Carro capota e ocupantes fogem deixando chave de veículo roubado dentro

Carro capota e ocupantes fogem deixando chave de veículo roubado dentro

Dupla abandonou Classic capotado na zona Sul de Porto Velho; PM encontrou chaves de carro roubado no bairro Nova Floresta.
16

Mulher grávida é presa após marido apenado atirar em homem durante assalto na zona leste

O fato ocorreu na Rua Santa Cruz, bairro Três Marias, zona leste de Porto Velho.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: MARCELO CRUZ DA SILVA

LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO  Nº 016.00029.005/2024-SUL
L

Recebimento da Licença Ambiental: ASSOCIAÇÃO CONDOMÍNIO JEQUITIBÁ

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO – LAO Nº 016.00112.006/2024-SUL
L

Workshop de Convênios reforça transparência e eficiência em Rondônia

Workshop de Convênios reúne mais de 200 participantes em Porto Velho para qualificar gestores e fortalecer a execução dos recursos estaduais.
L
Justiça mantém prisão de Daniel Vorcaro e Fabiano Zettel após audiência de custódia

Justiça mantém prisão de Daniel Vorcaro e Fabiano Zettel após audiência de custódia

Magistrado confirmou legalidade das prisões preventivas; dono do Banco Master e o cunhado foram transferidos para o Centro de Detenção Provisória de Guarulhos.
L
Mulheres representam 90% dos cuidadores informais no Brasil, revela estudo

Mulheres representam 90% dos cuidadores informais no Brasil, revela estudo

Pesquisa aponta que jornada invisível de cuidados consome cerca de mil horas anuais a mais para mulheres do que para homens; especialistas defendem mudança cultural e políticas de compensação.
L

Léo Moraes anuncia ponto de apoio para entregadores de delivery em Porto Velho

Entregadores de delivery terão estrutura completa entre o Porto Velho Shopping e o Parque da Cidade, por meio de parceria da Prefeitura com o iFood para garantir melhores condições de trabalho.
L
Reunião inédita discute retomada da cultura em Ji-Paraná

Reunião inédita discute retomada da cultura em Ji-Paraná

Encontro reuniu Executivo, Legislativo e representantes da classe artística para debater políticas públicas, reativação de espaços culturais e criação do Fundo Municipal de Cultura.
L

Resultado da Lotofácil 3626 acumula e vai a R$ 10 milhões

Concurso 3626 da Lotofácil, sorteado nesta terça (3) no Espaço da Sorte, em São Paulo, não teve ganhador do prêmio principal; próximo sorteio paga R$ 10 milhões.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.