SEXTA-FEIRA, 24/10/2025

Em destaque

L

Mundo

Israel bombardeia Gaza e número de mortos em nova guerra passa de 900

Ataque do Hamas é a maior incursão contra Israel em 50 anos

Por Maayan Lubell e Nidal al-Mughrabi/Reuters - 35

Publicado em 

Israel bombardeia Gaza e número de mortos em nova guerra passa de 900
© REUTERS/Ibraheem Abu Mustafa

Israel atacou os palestinos em Gaza neste domingo, depois de sofrer o dia mais sangrento em décadas, quando combatentes do Hamas invadiram cidades israelenses, com mais de 900 mortos  em ambos os lados e a violência crescente ameaçando uma nova e importante guerra no Oriente Médio.

Em um sinal de que o conflito pode se espalhar para além de Gaza, Israel e a milícia Hezbollah, apoiada pelo Irã, trocaram tiros de artilharia e foguetes, enquanto em Alexandria, dois turistas israelenses foram mortos a tiros junto com seu guia egípcio.

Os ataques aéreos israelenses atingiram blocos residenciais, túneis, uma mesquita e casas de oficiais do Hamas em Gaza, matando mais de 300 pessoas, incluindo 20 crianças, enquanto o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, promete “vingança poderosa para esse dia perverso”.

No sul de Israel, homens armados do Hamas ainda estavam lutando contra as forças de segurança israelenses 24 horas depois de um ataque promovido por milhares de foguetes e homens armados que avançaram contra bases do exército e cidades israelenses, matando pelo menos 600 pessoas, de acordo com a TV de Israel. Os militantes fizeram dezenas de reféns.

“Minhas duas meninas são apenas bebês. Elas não têm nem cinco e três anos de idade”, disse Yoni Asher, que viu um vídeo de homens armados sequestrando sua esposa e duas filhas pequenas, com a localização do telefone dela aparecendo agora em Gaza, segundo ele.

As forças armadas de Israel, que enfrentam questionamentos sobre sua incapacidade de previr e impedir o ataque, disseram que ainda estavam lutando, mas que haviam recuperado o controle da maioria dos pontos de infiltração ao longo das barreiras de segurança, matado centenas de atacantes e feito dezenas de outros prisioneiros.

“Vamos atacar o Hamas severamente e será um longo, longo caminho”, disse um porta-voz militar israelense a jornalistas.

Os militares israelenses disseram que enviaram dezenas de milhares de soldados para Gaza, uma faixa estreita de território onde 2,3 milhões de palestinos são obrigados a viver sob os controles impostos por Israel. O exército afirmou ainda que estava começando a evacuar todos os israelenses que viviam na fronteira do território.

“Esta é a minha quinta guerra. A guerra deve parar. Não quero continuar sentindo isso”, disse Qassab al-Attar, um palestino deficiente de Gaza cujos irmãos o carregavam para um abrigo quando as forças israelenses bombardearam sua casa.

O ataque do Hamas lançado na madrugada de sábado representou a maior e mais mortal incursão contra Israel desde que o Egito e a Síria lançaram um ataque repentino em um esforço para recuperar o território tomado por Israel na guerra do Yom Kippur, há 50 anos.

O conflito pode prejudicar os movimentos apoiados pelos Estados Unidos para normalizar as relações entre Israel e a Arábia Saudita – um realinhamento de segurança que pode ameaçar as esperanças palestinas de autodeterminação e o Irã, principal apoiador do Hamas.

O outro principal aliado regional de Teerã, o Hezbollah do Líbano, travou uma guerra com Israel em 2006 e disse que suas “armas e foguetes” estão com o Hamas. “Recomendamos ao Hezbollah que não se envolva nisso e não creio que o fará”, disse o porta-voz do exército israelense.

Reféns

Na manhã de domingo, os destroços do ataque de sábado ainda estavam espalhados pelas cidades do sul de Israel e pelas comunidades fronteiriças, e os israelenses estavam se recuperando com a visão de corpos ensanguentados nas ruas dos subúrbios, em carros e em suas casas.

Os combatentes palestinos escaparam de volta para Gaza com dezenas de reféns, incluindo soldados e civis. O Hamas disse que emitiria uma declaração no final do domingo informando quantos reféns havia capturado.

Cerca de 30 israelenses desaparecidos que participavam de uma festa que foi alvo do ataque de sábado saíram do esconderijo no domingo, informou a mídia israelense.

A captura de tantos israelenses, alguns filmados sendo puxados através de postos de controle de segurança ou levados, sangrando, para Gaza, acrescenta outra camada de complicação para Netanyahu, depois de episódios anteriores em que reféns foram trocados por muitos prisioneiros palestinos.

O Hamas disparou mais foguetes contra Israel no domingo, com sirenes de ataque aéreo soando em todo o sul, e os militares israelenses disseram que combinariam uma retirada das áreas de fronteira com uma busca por mais homens armados.

O gabinete de Netanyahu disse que seu comando de segurança havia aprovado medidas para destruir “por muitos anos” as capacidades militares e governamentais do Hamas e da Jihad Islâmica, outro grupo militante que disse que também está mantendo prisioneiros, incluindo o corte de eletricidade, suprimentos de combustível e a entrada de mercadorias em Gaza.

O bombardeio israelense em Gaza começou logo após o ataque do Hamas e continuou durante a noite e este domingo, destruindo os escritórios e os campos de treinamento do grupo, além de casas e outros edifícios civis. O Hamas disse que Israel havia cortado o fornecimento de água para algumas áreas.

As autoridades de saúde palestinas disseram que 313 pessoas foram mortas em Gaza e quase 2 mil ficaram feridas nos ataques de retaliação promovidos por Israel.

Mais de 20 mil palestinos em Gaza buscaram refúgio em escolas administradas pelas Nações Unidas, segundo a agência de refugiados palestinos da ONU.

Fumaça preta, flashes laranja e fogo iluminaram o céu devido às explosões. Os drones israelenses podiam ser ouvidos circulando sobre Gaza. Ao contrário de algumas rodadas anteriores de ataques, os militares israelenses não avisaram com antecedência sobre os ataques a edifícios residenciais.

Em um campo de refugiados na região central de Gaza, os vizinhos removeram os escombros para retirar os corpos de sete pessoas de uma família, incluindo cinco crianças, cuja casa havia sido bombardeada por Israel.

“Crianças aterrorizadas”

Em Khan Younis, no sul de Gaza, as pessoas vasculharam os restos de uma mesquita na madrugada de domingo. “Terminamos as orações noturnas e, de repente, a mesquita foi bombardeada. Eles aterrorizaram as crianças, os idosos e as mulheres”, disse o morador Ramez Hneideq.

A escalada do banho de sangue ocorre em um cenário violência crescente entre Israel e militantes palestinos na Cisjordânia cada vez mais ocupada por Israel, onde uma autoridade palestina exerce um autogoverno limitado, com a oposição do Hamas, que quer a destruição de Israel.

As condições na Cisjordânia nos últimos anos pioraram sob o governo de extrema direita de Netanyahu, com mais invasões israelenses e ataques de colonos judeus a vilarejos palestinos, e a Autoridade Palestina convocou uma reunião de emergência da Liga Árabe.

A pacificação está paralisada há anos e a política israelense foi convulsionada este ano por disputas internas sobre os planos de Netanyahu de reformular o judiciário para ganhar mais poder.

O líder do Hamas, Ismail Haniyeh, disse que o ataque que começou em Gaza se estenderá à Cisjordânia e a Jerusalém. Os habitantes de Gaza vivem sob um bloqueio liderado por Israel há 16 anos, desde que o Hamas assumiu o controle do território em 2007.

Em um discurso, Haniyeh destacou o que chamou de ameaças à Mesquita Al-Aqsa de Jerusalém, em um local que também é sagrado para os judeus, que o conhecem como o Monte do Templo, a continuação do bloqueio israelense e a normalização israelense com os países da região.

“Quantas vezes já avisamos que o povo palestino vive em campos de refugiados há 75 anos, e vocês se recusam a reconhecer os direitos do nosso povo?”

No norte, o Hezbollah do Líbano disse em um comunicado que havia realizado um ataque com foguetes e artilharia nas Fazendas Shebaa, um pedaço de terra tomado por Israel desde 1967 que o Líbano reivindica.

Israel respondeu com fogo de artilharia e ataques de drones. A televisão israelense disse que mais tarde empregou um sistema de defesa antimísseis. Não houve relatos de vítimas.

Os países ocidentais, liderados pelos EUA, denunciaram o ataque de sábado. O presidente norte-americano, Joe Biden, emitiu um aviso contundente ao Irã e a outros países: “Este não é um momento para qualquer partido hostil a Israel explorar esses ataques.”

Osama Hamdan, líder do Hamas no Líbano, disse à Reuters que a operação de sábado deve fazer com que os países árabes percebam que aceitar as exigências de segurança israelenses não trará a paz.

Em todo o Oriente Médio, houve manifestações de apoio ao Hamas, enquanto o Irã e o Hezbollah elogiaram o ataque.

O fato de Israel ter sido pego completamente desprevenido foi lamentado como uma das piores falhas de inteligência de sua história, um choque para uma nação que se vangloria de sua intensa infiltração e monitoramento de militantes.

Os principais índices da Bolsa de Valores de Tel Aviv caíram 6% no domingo e os investidores esperam que a violência provoque uma fuga de ativos para o ouro e outros ativos considerados como mais seguros.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ataque dos EUA no Caribe mata seis pessoas em suposto navio de drogas

Ataque dos EUA no Caribe mata seis pessoas em suposto navio de drogas

Secretário de Defesa Pete Hegseth confirmou em postagem que a operação noturna mirou supostos “narcoterroristas” ligados à gangue Tren de Aragua.
L
O que está em jogo para Milei nas eleições de meio de mandato na Argentina

O que está em jogo para Milei nas eleições de meio de mandato na Argentina

A votação de domingo será um referendo sobre a “terapia de choque” econômica do presidente, crucial para que seu partido ganhe poder e evite que a oposição derrube seus vetos.
L
Trump diz que próxima fase contra cartéis será em terra

Trump diz que próxima fase contra cartéis será em terra

O presidente dos EUA informou que não precisa de declaração de guerra, mas planeja expandir operações contra traficantes após ataques no Caribe.
L
Trump diz que Israel não anexará a Cisjordânia ocupada

Trump diz que Israel não anexará a Cisjordânia ocupada

O presidente dos EUA alertou que Israel perderia o apoio americano se levasse adiante a incorporação do território.
L
Trump rejeita anexação da Cisjordânia por Israel, reafirma vice dos EUA

Trump rejeita anexação da Cisjordânia por Israel, reafirma vice dos EUA

O vice-presidente norte-americano, JD Vance, disse em Tel Aviv que o presidente Donald Trump se opõe à anexação da Cisjordânia, alertando que a medida colocaria em risco o plano de cessar-fogo em Gaza.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Aluga-se motos: Yamaha Factor 150, Honda 125 e Honda 160 disponíveis para você

Aluga-se motos: Yamaha Factor 150, Honda 125 e Honda 160 disponíveis para você

Com opções econômicas e potentes, o aluguel de motos como Yamaha Factor 150, Honda 125 e Honda 160 oferece liberdade, praticidade e ótimo custo-benefício para o dia a dia.
L
Inep define 11 de dezembro como prazo para registro de presença no Enamed

Inep define 11 de dezembro como prazo para registro de presença no Enamed

Instituições de ensino superior devem registrar presença de alunos no sistema, após 92% de comparecimento na primeira edição do Enamed.
L
Revalida 2025/2 encerra prazo para envio de diploma médico hoje

Revalida 2025/2 encerra prazo para envio de diploma médico hoje

Candidatos da primeira etapa do Revalida devem anexar a documentação no sistema até o final desta sexta-feira (24).
L
Assembleia Legislativa promove palestra sobre assédio moral e sexual no trabalho

Assembleia Legislativa promove palestra sobre assédio moral e sexual no trabalho

Evento reuniu servidores e colaboradores da Alero para discutir prevenção, consequências e formas de enfrentamento ao assédio moral e sexual no ambiente profissional.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Consultor de Vendas Externa em Porto Velho, Salário R$ 10.000,00

Empresa do setor de tecnologia agrícola contrata consultor de vendas para atuar no campo com comercialização de drones, salário fixo de R$ 10 mil mais bonificações e benefícios exclusivos.
L

Vaga de Auxiliar de Logística com salário de R$ 1.688,00

Porto Velho, bairro Rio Madeira, contratação em tempo integral
L
Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Prefeitura incentiva trabalhadores a aproveitarem oportunidades disponíveis e fortalece o mercado de trabalho local.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Vaga de emprego para Consultor de Vendas, Salário R$ 1.600,00

Bella PVH Shopping abre vaga para Consultor de Vendas da marca Colcci em Porto Velho
L

POLÍTICA

Camex prorroga medidas antidumping contra produtos de China, EUA e Alemanha

Camex prorroga medidas antidumping contra produtos de China, EUA e Alemanha

Cobrança de alíquotas extras é estendida por cinco anos para proteger produtores brasileiros da prática de dumping em itens como escovas, cadeados e etanolaminas.
L
AROM e TJRO unem forças pela regularização fundiária em RO

AROM e TJRO unem forças pela regularização fundiária em RO

Parceria entre AROM e Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) fortalece o Projeto IntegrAção Fundiária, agilizando a entrega de títulos de propriedade aos cidadãos.
L
Lula manifesta interesse do Brasil em ser membro pleno da Asean

Lula manifesta interesse do Brasil em ser membro pleno da Asean

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva busca aproximação política e maior comércio com o bloco asiático de 680 milhões de habitantes.
L
Flávio Dino vota para anular regra que reduziu aposentadoria por invalidez

Flávio Dino vota para anular regra que reduziu aposentadoria por invalidez

Ministro do STF foi o primeiro a divergir e o placar está em 4 a 1 para manter as regras da reforma da Previdência de 2019 sobre a aposentadoria por invalidez.
L
IA e Inovação pautam encontro de prefeitos da AROM em Rondônia

IA e Inovação pautam encontro de prefeitos da AROM em Rondônia

Com foco em Inteligência Artificial (IA) e gestão moderna, o 2º Encontro da AROM, em novembro, debaterá como a inovação transforma a administração pública de Rondônia.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

Polícia Civil deflagra “Nullo Effugio” e prende quatro por homicídio em Vilhena

Polícia Civil deflagra “Nullo Effugio” e prende quatro por homicídio em Vilhena

Operação da DERCCV prende membros de facção envolvidos em homicídio de 2024, motivado por disputa de tráfico de drogas em Vilhena.
12
Polícia Civil e Vigilância Sanitária fiscalizam farmácia em Porto Velho

Polícia Civil e Vigilância Sanitária fiscalizam farmácia em Porto Velho

Ação conjunta em Porto Velho apura possível adulteração de Alvará Sanitário e visa proteger a saúde pública e o consumidor.
10
Polícia Civil recaptura foragido de facção em operação entre Rondônia e Mato Grosso

Polícia Civil recaptura foragido de facção em operação entre Rondônia e Mato Grosso

Ação conjunta entre Polícias Civis de Rondônia e Mato Grosso prende indivíduo que estava foragido na Vila Guatá, distrito de Colniza (MT).
14
Polícia Civil de Rondônia prende 20 pessoas em grande operação contra facção

Polícia Civil de Rondônia prende 20 pessoas em grande operação contra facção

Ação integrada da Polícia Civil e Polícia Militar cumpre mandados em cinco cidades e atinge grupo que movimentava mais de R$ 1 milhão por ano com tráfico de drogas.
12
PF deflagra três operações contra abuso sexual infantil em Rondônia

PF deflagra três operações contra abuso sexual infantil em Rondônia

Polícia Federal cumpre mandados em Rolim de Moura e Cacoal em ações que combatem aquisição e compartilhamento de material de abuso sexual de crianças e adolescentes.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Parque Buritis é inaugurado em Seringueiras por Lebrinha e Marcos Rocha

Parque Buritis é inaugurado em Seringueiras por Lebrinha e Marcos Rocha

A deputada Gislaine Lebrinha e o governador Marcos Rocha entregam o Parque Buritis em Seringueiras, o primeiro parque turístico do Vale do Guaporé, fortalecendo o lazer e o desenvolvimento regional.
L
Hipertensão em animais exige diagnóstico preciso e monitoramento contínuo

Hipertensão em animais exige diagnóstico preciso e monitoramento contínuo

Condição pode estar associada a doenças renais, cardíacas ou hormonais e requer acompanhamento veterinário.
L
Prefeitura de Jaru substitui ponte de madeira por tubo metálico na Linha 608

Prefeitura de Jaru substitui ponte de madeira por tubo metálico na Linha 608

Ação na Linha 608 de Jaru visa dar vazão às águas e melhorar o tráfego rural, garantindo durabilidade com a substituição de mais uma ponte por tubo armco.
L
Hospital do Amor em Jaru realiza mais de 300 procedimentos de prevenção ao câncer

Hospital do Amor em Jaru realiza mais de 300 procedimentos de prevenção ao câncer

Ação conjunta entre Hospital do Amor e Prefeitura de Jaru resultou na realização gratuita de 332 exames, incluindo mamografias e preventivos, em três dias de atendimento móvel na cidade de Rondônia.
L
Frete de grãos cai em rotas importantes após pico de escoamento da safra

Frete de grãos cai em rotas importantes após pico de escoamento da safra

Frete de grãos tem redução de preços em Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal, segundo dados da Conab; boletim de outubro de 2025 detalha o panorama logístico.
L
Resultado de venda de alimentos para Cúpula dos Povos é adiado

Resultado de venda de alimentos para Cúpula dos Povos é adiado

Conab adia para 29 de outubro a publicação da lista de classificação para compra de pães, geleias e laticínios destinados à Cúpula dos Povos em Belém (PA).
L
Desmatamento na Amazônia ameaça igarapés e segurança hídrica da região

Desmatamento na Amazônia ameaça igarapés e segurança hídrica da região

Estudo aponta que perda de vegetação nas margens provoca acúmulo de areia e compromete a integridade do ecossistema de igarapés e a disponibilidade de água.
L
Raízes & Asas: autocuidado feminino em destaque

Raízes & Asas: autocuidado feminino em destaque

Imersão une yoga e psicanálise em Porto Velho e foi apresentada no Agenda News por Johana Quiñones e Érica Nunes, com foco em escuta e leveza.
L
Resultado do sorteio: Cine Araújo presenteia internauta

Resultado do sorteio: Cine Araújo presenteia internauta

Mais um participante foi premiado com dois ingressos na promoção do News Rondônia e Cine Araújo. Emoção garantida na telona
L
Sebrae lança ALI COOP em RO para inovar cooperativismo na Amazônia

Sebrae lança ALI COOP em RO para inovar cooperativismo na Amazônia

Projeto ALI COOP, focado em bioeconomia e sustentabilidade, será lançado em Porto Velho com o Diretor Bruno Quick para fortalecer cooperativas extrativistas da Amazônia Legal.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.