DOMINGO, 08/03/2026

Em destaque

L

Mundo

Drones ucranianos atingem seis regiões russas e destroem aviões

Foi um dos maiores ataques da campanha de Kiev.

Por Por Reuters* - 20

Publicado em 

Drones ucranianos atingem seis regiões russas e destroem aviões
Reuters/Maxim Shemetov
Drones ucranianos atingiram alvos em pelo menos seis regiões da Rússia nesta quarta-feira (30), incluindo um aeródromo onde destruíram aviões de transporte militar. Foi um dos mais amplos ataques da campanha de Kiev para virar o jogo contra Moscou.

Autoridades russas relataram ataques a alvos nas regiões de Pskov, Bryansk, Kaluga, Orlov, Ryazan e Moscou. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que os ataques “não ficarão impunes” e não poderiam ter chegado tão longe sem a ajuda ocidental.

Em Pskov, Norte da Rússia, a mais de 600 quilômetros (km) da Ucrânia, enorme incêndio atingiu um campo de aviação militar. A agência de notícias Tass informou que pelo menos quatro aviões de transporte Il-76 gigantes foram danificados, dois dos quais “explodiram em chamas”.

Os ataques ocorreram no momento em que as autoridades de Kiev informaram que pelo menos duas pessoas foram mortas, durante o que consideram os ataques aéreos russos mais pesados na capital ucraniana nos últimos meses.

A Reuters capturou imagens de uma bola de fogo que caiu do céu à noite, perto de um supermercado, terminando em enorme explosão que clareou os blocos residenciais próximos.

Na Rússia, o governador de Pskov postou vídeo no Telegram mostrando um grande incêndio, com sons de sirenes e explosão. Outro vídeo divulgado mostrou sistemas antiaéreos em ação em torno da cidade, que fica a apenas 32 km a leste da fronteira da Rússia com a Estônia, membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Moscou disse ter frustrado todos os ataques. Normalmente, a Rússia descreve todos os ataques de drones ucranianos como malsucedidos, independentemente dos danos no solo.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a Rússia analisa de onde os drones foram lançados para evitar novos ataques. O presidente Vladimir Putin foi informado imediatamente.

Kiev confirmou que os aviões russos foram destruídos em Pskov, sem comentar a natureza do incidente. Geralmente evita comentar ataques em território dentro da Rússia, embora afirme que tem o direito de atingir alvos militares.

“Sim, quatro aviões de transporte IL-76 foram destruídos em Pskov, em um campo de aviação, eles não podem ser reparados. Além disso, outros (aeronaves) ficaram danificados, mas a informação está sendo verificada”, disse à Reuters Andriy Yusov, porta-voz da agência militar GUR da Ucrânia.

Os aliados ocidentais da Ucrânia geralmente proíbem Kiev de usar as armas que fornecem para atacar a Rússia, mas dizem que Kiev tem o direito de realizar esses ataques com suas próprias armas.

A Rússia informou que os drones ucranianos tentaram atacar uma torre de TV na região de Bryansk. Não houve registro de vítimas. Moscou também afirmou que suas aeronaves destruíram quatro barcos ucranianos de ataque rápido, que transportavam até 50 paraquedistas no Mar Negro. A Reuters não pôde confirmar esse fato.

Os ataques à Rússia, nas últimas semanas, incluindo os repetidos drones no centro de Moscou, levaram a guerra para casa para muitos russos pela primeira vez, mesmo que os ucranianos tenham passado o último ano e meio em constante perigo devido aos bombardeios aéreos.

Moscou tem bombardeado as cidades ucranianas com mísseis de longo alcance e ataques de drones durante a guerra. Milhares de civis ucranianos foram mortos.

A Ucrânia informou que suas defesas aéreas abateram 28 mísseis russos e 15 dos 16 drones disparados durante a noite. Explosões soaram em Kiev, onde as autoridades disseram que os destroços caíram em quatro áreas, matando pelo menos duas pessoas.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Passageiros de cruzeiro retido em Dubai começam a ser repatriados

Passageiros de cruzeiro retido em Dubai começam a ser repatriados

Conflito no Oriente Médio fechou espaço aéreo e impediu retorno de brasileiros e outros turistas desde o último domingo.
L
EUA ameaçam intervenção unilateral na América Latina sob pretexto de combate a cartéis

EUA ameaçam intervenção unilateral na América Latina sob pretexto de combate a cartéis

Secretário de Defesa de Donald Trump evoca a “Doutrina Monroe” e afirma que país está pronto para “agir sozinho” se não houver adesão total de aliados.
L
Energia é restabelecida em Cuba após 16 horas de blecaute

Energia é restabelecida em Cuba após 16 horas de blecaute

O governo cubano reativou a rede elétrica nacional nesta quinta-feira, atribuindo a falha ao bloqueio de combustíveis e ao colapso de uma de suas principais usinas termelétricas.
L
Avião presidencial da Bolívia sofre problemas técnicos antes de viagem aos EUA

Avião presidencial da Bolívia sofre problemas técnicos antes de viagem aos EUA

Problema técnico obrigou pouso de emergência em El Alto e presidente seguirá para compromissos internacionais em voo comercial.
L
Países asiáticos restringem consumo de petróleo e Índia recebe aval para compra russa

Países asiáticos restringem consumo de petróleo e Índia recebe aval para compra russa

Choque energético provocado por crise no Oriente Médio força medidas de racionamento; EUA liberam petróleo da Rússia para aliviar mercado mundial.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Zezito Silva Santos (Pastor Zezito)

Pastor Zezito Silva Santos, maranhense de nascimento e morador de Porto Velho, será velado na Igreja Jesus é Verdade. Cortejo seguirá para o cemitério Jardim da Saudade.
L

Nota de pesar: Sebastião do Nascimento Borges

Sebastião do Nascimento Borges, natural de Guajará-Mirim e morador de Porto Velho, deixa familiares, amigos e netos enlutados. Despedida ocorre na Igreja Adventista no bairro Areal.
L
Pesquisa revela que maioria das mulheres sofre assédio no Brasil

Pesquisa revela que maioria das mulheres sofre assédio no Brasil

Estudo realizado em dez capitais aponta que espaços públicos e transportes são os locais de maior risco, evidenciando a persistência da insegurança de gênero.
L
Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Horóscopo de sábado, 07/03/2026: dia favorece descanso e reflexões

Sábado traz energia mais tranquila, ideal para lazer, conversas sinceras e equilíbrio emocional.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

Ministério da Gestão anuncia terceira e última chamada para esta sexta-feira; prazo de confirmação para novos convocados abre no sábado.
L
Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Candidatos devem acessar o site do Cebraspe para verificar onde realizarão o exame neste domingo (8); remunerações chegam a R$ 30,8 mil.
L
Publicidade

POLÍTICA

“Nem esquerda nem direita, é pra frente”, diz Samuel Costa

“Nem esquerda nem direita, é pra frente”, diz Samuel Costa

Pré-candidato afirma que disputará o governo de Rondônia como alternativa independente e prevê cenário eleitoral polarizado nas eleições de 2026.
L
Dra. Taíssa cobra DNIT por melhorias na BR-425 após reclamações de taxistas

Dra. Taíssa cobra DNIT por melhorias na BR-425 após reclamações de taxistas

Deputada afirma que tem pressionado o DNIT para início das obras de recuperação da rodovia, após denúncias de buracos e riscos de acidentes.
L
Deputada Dra. Taíssa participa da inauguração da nova sede da Escola Superior do MP de Rondônia

Deputada Dra. Taíssa participa da inauguração da nova sede da Escola Superior do MP de Rondônia

Nova estrutura da Empro vai fortalecer a formação e a qualificação de membros do Ministério Público.
L
Alero debate feminicídio e reforça ações contra violência de gênero

Alero debate feminicídio e reforça ações contra violência de gênero

Especialistas, vítimas e parlamentares discutem feminicídio e políticas de proteção às mulheres em Rondônia no mês dedicado à luta por direitos.
L
André Mendonça abre inquérito para apurar vazamento de dados de Daniel Vorcaro

André Mendonça abre inquérito para apurar vazamento de dados de Daniel Vorcaro

Ministro do STF atende pedido da defesa após exposição de informações sigilosas compartilhadas com a CPMI do INSS.
L
Publicidade

POLÍCIA

Passageiro é preso com cerca de 9 kg de drogas ao tentar embarcar para Porto Velho

Passageiro é preso com cerca de 9 kg de drogas ao tentar embarcar para Porto Velho

Suspeito foi abordado pela Polícia Militar próximo à rodoviária de Guajará-Mirim e transportava maconha e skunk em bagagens.
14
Pai é preso após deixar filhas sozinhas em hotel em Porto Velho

Pai é preso após deixar filhas sozinhas em hotel em Porto Velho

Meninas de 6 e 9 anos ficaram o dia inteiro sem supervisão e pediram comida na recepção do estabelecimento, segundo relato de funcionários.
14
Mulher é agredida pelo ex-companheiro na Praça do Cohab, na zona sul de Porto Velho

Mulher é agredida pelo ex-companheiro na Praça do Cohab, na zona sul de Porto Velho

Suspeito fugiu antes da chegada da polícia após atacar a vítima com chutes no rosto durante discussão.
18
Homem é preso após agredir irmã durante discussão por vaga de garagem em Porto Velho

Homem é preso após agredir irmã durante discussão por vaga de garagem em Porto Velho

Desentendimento familiar ocorreu durante a madrugada e terminou com prisão por violência doméstica.
14
Homem é agredido com tijoladas na cabeça na zona sul de Porto Velho

Homem é agredido com tijoladas na cabeça na zona sul de Porto Velho

Vítima foi atacada por dois indivíduos no bairro Terra Prometida e precisou ser socorrida por equipe do Samu.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edital de Convocação: Liga das Escolas de Samba do Estado de Rondônia – LIESER

Local: Rua Júlio de Castilho, N° 1110 – Bairro: Olaria – Escola de Música Jorge Andrade
L

Requerimento de Renovação da Outorga: SOUZA E SOUZA LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Mulheres conquistam espaço no setor elétrico de Rondônia

Mulheres conquistam espaço no setor elétrico de Rondônia

Histórias de profissionais mostram avanço feminino em áreas técnicas e inspiram novas gerações a buscar oportunidades no setor de energia.
L
Entre retalhos e oportunidades: moda transforma vidas na periferia

Entre retalhos e oportunidades: moda transforma vidas na periferia

Projeto liderado por designer em Macapá fortalece empreendedorismo feminino e integra estratégia nacional de desenvolvimento da cadeia produtiva da moda.
L
Iveco apresenta eDaily com carregamento sem fio dinâmico

Iveco apresenta eDaily com carregamento sem fio dinâmico

Parceria com a A35 Brebemi marca avanço na mobilidade elétrica
L
BYD Atto 8 estreia plataforma DM-P e chega com 488 cavalos de potência

BYD Atto 8 estreia plataforma DM-P e chega com 488 cavalos de potência

SUV híbrido combina desempenho, tecnologia e espaço interno por R$ 399.990,00
L

Edital de Convocação AGE: SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE THEOBROMA – RO

16 de março de 2026, no período das 08:00 às 10:00 horas, na Av. 13 de Fevereiro, nº. 1173, Setor 01 – Theobroma-RO
L
Hyundai confirma produção de terceiro modelo nacional em Piracicaba

Hyundai confirma produção de terceiro modelo nacional em Piracicaba

Provável produção local do Bayon reforça plano global da fabricante para 2030
L
GS3 marca expansão da GAC e fortalece portfólio no Brasil

GS3 marca expansão da GAC e fortalece portfólio no Brasil

Parceria com Mercado Livre moderniza jornada de compra do consumidor
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.