DOMINGO, 19/10/2025

Em destaque

L

Mundo

Um dia após reabrir Disney, Flórida tem recorde de casos diários de covid-19

Parques da Disney foram abertos ao público; estado superou Nova York, que teve 12 mil diagnósticos em 24h em abril

Publicado em 

Um dia após o presidente Donald Trump usar uma máscara em público pela primeira vez, a Flórida registrou mais de 15.300 novos casos da Covid-19 em 24 horas neste domingo, mais do que qualquer outro estado americano desde que a pandemia começou. Em meio ao acelerado processo de retomada da economia, tal qual defende a Casa Branca, o aumento dos contágios é reflexo do fracasso dos Estados Unidos na contenção da crise sanitária.

Se a Flórida fosse um país, ficaria em quarto lugar no mundo em número de novos casos jamais registrados em só um dia, sendo suplantada nesse quesito apenas pelos EUA como um todo, o Brasil e a Índia. No total, segundo o levantamento do New York Times, o estado registra 269.800 diagnósticos de Covid-19, com 4.200 mortes. Em todos os EUA, já são mais de 3,2 milhões de casos, com 135 mil mortes.

No sábado, os parques da Walt Disney World, fechados desde março, iniciaram sua reabertura: o Magic Kingdom e o Animal Kingdom abriram suas portas, enquanto o Epcot e o Disney’s Hollywood Studios voltarão a funcionar no dia 15. O condado de Orlando, onde o complexo está localizado, foi um dos que registraram recordes de casos neste domingo.

No início, era Nova York que registrava o maior número de casos diários no país. No dia 10 de abril, quando era epicentro da pandemia nos EUA, o estado contabilizou seu recorde de 12.847 diagnósticos. A testagem na Flórida, no entanto, bateu recorde neste domingo, com 143 mil resultados, mais que o dobro da média de 68 mil registrada na última semana. Isso é uma das explicações para o fato de a taxa de mortalidade ser bastante inferior à nova-iorquina há três meses.

– No final das contas, mais pessoas estão se locomovendo e não estão necessariamente tomando as precauções que nós acreditamos que ajudariam — disse Marissa Levine, professora na Faculdade de Saúde Pública da Universidade do Sul da Flórida. Segundo ela, os novos casos são majoritariamente registrados em pessoas jovens, o que também contribui para as taxas mais amenas de letalidade.

Apesar da gravidade da situação, o governador da Flórida, o republicano Ron DeSantis, impulsiona o estado a retomar as atividades. Sob críticas de líderes locais, ele recomendou que as escolas voltem a funcionar cinco dias por semana, como Trump pressiona o país inteiro a fazer. Parques temáticos concorrentes da Disney, como o Universal Orlando e o SeaWorld Orlando, reabriram há semanas, assim como academias e restaurantes.

A Flórida é considerada um estado-chave para as eleições de novembro e foi fundamental para que Trump conseguisse se eleger em 2016, quando obteve uma vantagem de 1,2% dos votos sobre Hillary Clinton no estado. No entanto, de momento, quem lidera no estado é o democrata Joe Biden, que tem 48% das intenções de voto, contra 42,8% de Trump, segundo a média das pesquisas feita pelo site Real Clear Politics.

Importância eleitoral

Nas últimas 10 eleições, republicanos ganharam na Flórida sete vezes e democratas, três. Em nove dos dez pleitos, o candidato vitorioso no estado elegeu-se presidente — a exceção foi George H. W. Bush, em 1992. A importância do local é tamanha que os republicanos escolheram a cidade de Jacksonville para ser palco de sua convenção, marcada para ocorrer entre 24 e 27 de agosto.

Trump também se vê atrás de Biden nas pesquisas nacionais: tem 40,3% dos votos, contra 49,3% de Biden, segundo a média do Real Clear Politics. Mal avaliado na gestão da pandemia, o presidente vinha sendo pressionado pelos próprios republicanos a aparecer publicamente de máscara, proteção que nos EUA virou peça da polarização política, com conservadores alegando que tornar seu uso obrigatório viola as liberdades individuais.

Ao mesmo tempo, o presidente desafia as diretrizes da Organização Mundial da Saúde e da comunidade científica para o isolamento social e demanda uma retomada rápida das atividades em todos os setores.

Trinta e sete dos 50 estados americanos veem um aumento dos casos de Covid-19 e, apenas no sábado, foram registrados mais de 60 mil novos diagnósticos da doença no país. Na sexta, os novos diagnósticos ultrapassaram 68 mil, criando um novo recorde diário pela sétima vez em onze dias.

Em diversos estados, incluindo a Flórida e Michigan, manifestantes contrários ao uso de máscaras organizaram protestos contra governos locais. O uso de máscaras nos Estados Unidos acabou se tornando uma disputa política entre apoiadores do presidente, que se recusam a colocar o acessório alegando tratar-se de uma violação inaceitável da liberdade individual, e aqueles que consideram a medida fundamental para evitar o avanço da pandemia.

Neste domingo, a secretária de Educação de Trump, Betsy DeVos, disse que o governo está estudando "todas as opções" para cortar o financiamento dos distritos escolares que não reabrirem no verão, algo que o presidente já havia ameaçado fazer no início da semana. A maior parte do orçamento escolar vem de impostos locais e de fundos alocados pelo Congresso, mas os auxílios emergenciais da Casa Branca são considerados essenciais para que os centros de ensino se adequem às exigências do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, também criticadas por Trump.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Especialista em saúde pública desafia presidente do Conselho Municipal de Bellingham em disputa eleitoral

Disputa pelo Distrito 2 em Bellingham coloca frente a frente a presidente do Conselho Municipal, Hollie Huthman, e a epidemiologista Leah Wainman, que defendem propostas ligadas à habitação, saúde pública e equidade social.
L

Johnson chama protesto “No Kings” de ato “antiamericano” e “pró-Hamas”; organizadores rebatem

Após chamar a manifestação “No Kings” de ato “antiamericano” e “pró-Hamas”, o presidente da Câmara dos EUA, Mike Johnson, é alvo de críticas de democratas e organizadores, que defendem o movimento como pacífico e pró-democracia.
L
ONU leva 560 toneladas de alimentos por dia a Gaza, mas alerta para insuficiência

ONU leva 560 toneladas de alimentos por dia a Gaza, mas alerta para insuficiência

O Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU intensificou o fluxo de ajuda desde o cessar-fogo, mas o volume ainda é insuficiente para aliviar a crise humanitária, que exige milhares de veículos semanais.
L
Peru declara estado de emergência após protestos contra criminalidade

Peru declara estado de emergência após protestos contra criminalidade

O primeiro-ministro Ernesto Álvarez anunciou que a medida será aplicada na capital Lima para que as Forças Armadas apoiem a polícia no combate ao crime organizado.
L
Líder de golpe de Estado é empossado como presidente de Madagascar

Líder de golpe de Estado é empossado como presidente de Madagascar

O coronel Michael Randrianirina assumiu o poder dias após protestos, liderados pela Geração Z, forçarem a saída do ex-líder Andry Rajoelina, que condenou a tomada de poder.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prefeitura realiza limpeza e remove entulho na Rua Rio Grande do Sul, no bairro Conceição

No sábado, (18), a equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA) removeu o entulho acumulado em quintais da rua Rio Grande do Sul, no bairro Conceição, zona Sul.
L

Momento Agro: Rastreabilidade bovina com Julio Cesar Rocha Peres

Durante a entrevista, Julio Cesar irá explicar como funciona o sistema de rastreamento.
L

Programa Gospel News: Entrevista com Pr. Davi Lamarão

Uma conversa de fé e esperança que vai inspirar você!
L
Brasil registra 46 casos de intoxicação por metanol; oito mortes confirmadas

Brasil registra 46 casos de intoxicação por metanol; oito mortes confirmadas

Ministério da Saúde atualiza dados e informa 46 casos confirmados de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas, com 87 ocorrências ainda em investigação.
L

Sintonia 360: entrevista com Maria Emanuella Lima e Marlene Lima

Um bate-papo sobre esporte, superação e oportunidades para jovens na Praça Céu.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Auxiliar de Limpeza em Porto Velho, Salário R$ 1.518,00

A rede Ultra Popular (Modena & Silva) está contratando dois profissionais para atuar em serviços gerais na capital rondoniense.
L
Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Processo seletivo oferece oportunidades para níveis médio e superior, com ajuda de custo diária e possibilidade de prorrogação do Termo de Adesão.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Vagas contemplam diferentes níveis de escolaridade e reforçam apoio ao trabalhador da capital.
L
Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Com 6.571 empresas parceiras, oportunidades são resultado de políticas de fomento ao trabalho.
L

Vaga de emprego para Assistente Administrativo em Home Office, Salário R$ 1.512,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral e trabalho remoto. A função envolve atendimento ao cliente, rotinas administrativas e acompanhamento de processos internos.
L

POLÍTICA

Ciro Gomes deve se filiar ao PSDB e disputar governo do Ceará em 2026, diz presidente da sigla

Presidente do PSDB no Ceará, Ozires Pontes, afirma que filiação será oficializada na próxima semana e que Ciro pretende retornar ao comando do estado nas eleições de 2026.
L

Lula busca aproximação com a Assembleia de Deus Madureira

Encontro com o bispo Samuel Ferreira reforça estratégia política e religiosa do governo para 2026
L
Deputado Coronel Chrisóstomo participa da aula inaugural do curso “Águas que Empoderam” em Ariquemes

Deputado Coronel Chrisóstomo participa da aula inaugural do curso “Águas que Empoderam” em Ariquemes

A capacitação é voltada a mulheres que desejam iniciar um empreendimento ou aprimorar a gestão de negócios já existentes.
L
Moraes pede explicação de Collor sobre desligamento de tornozeleira eletrônica

Moraes pede explicação de Collor sobre desligamento de tornozeleira eletrônica

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, concede cinco dias para defesa do ex-presidente Fernando Collor justificar equipamento sem bateria durante prisão domiciliar.
L
Barroso vota pela descriminalização do aborto até a 12ª semana

Barroso vota pela descriminalização do aborto até a 12ª semana

Com voto de Luís Roberto Barroso, placar no STF fica em 2 a 0 pela descriminalização, mas julgamento é suspenso por pedido de destaque de Gilmar Mendes.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ford Fusion passa direto em cruzamento e derruba muro de residência na zona Leste

Ford Fusion passa direto em cruzamento e derruba muro de residência na zona Leste

Apesar da gravidade da batida, o motorista não ficou ferido, havendo apenas danos materiais.
10
Suspeito de tentar furtar bicicleta é espancado por populares em Porto Velho

Suspeito de tentar furtar bicicleta é espancado por populares em Porto Velho

O homem de 26 anos foi cercado e agredido por moradores após ser flagrado dentro de uma residência no bairro Agenor de Carvalho.
10
Carro avança preferencial e atinge casal de amigos em moto na Pau Ferro

Carro avança preferencial e atinge casal de amigos em moto na Pau Ferro

O casal ficou ferido após o motorista de um Palio invadir a preferencial no cruzamento da Rua Pau Ferro com Vitória Régia, no bairro Eldorado.
12
Curso de combate veicular aprimora técnicas e segurança dos policiais penais

Curso de combate veicular aprimora técnicas e segurança dos policiais penais

Capacitação em Porto Velho reforça estratégias de defesa e atuação em situações de risco.
L
Militares do BPFRON dão instrução sobre sono no Curso de Operações Policiais da PCRO

Militares do BPFRON dão instrução sobre sono no Curso de Operações Policiais da PCRO

Coronel De Oliveira, do Batalhão de Polícia de Fronteira, ministra aula a policiais civis sobre “Efeitos Fisiológicos do Sono” e sua importância para o desempenho tático e a segurança operacional.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dr. Samuel Costa assume defesa de influencer Iza Paiva e pede revogação da prisão preventiva

Dr. Samuel Costa assume defesa de influencer Iza Paiva e pede revogação da prisão preventiva

Investigada por suposta ligação com organização criminosa e atos de tortura, a influencer tem o caso acompanhado de perto pelo advogado, que defende a aplicação de medidas cautelares.
L
Mais de 260 famílias da zona Leste de Porto Velho recebem títulos definitivos após décadas de espera

Mais de 260 famílias da zona Leste de Porto Velho recebem títulos definitivos após décadas de espera

A entrega de 269 títulos reforça o compromisso da Prefeitura em garantir moradia digna, segurança jurídica e inclusão social para centenas de famílias.
L
Encontros de Conscientização Tributária fortalecem diálogo entre Sefin e municípios

Encontros de Conscientização Tributária fortalecem diálogo entre Sefin e municípios

Eventos em Ji-Paraná, Rolim de Moura e Cacoal reforçam educação fiscal e transparência.
L
Energisa leva Caminhão Itinerante ao “Portões Abertos” da Base Aérea

Energisa leva Caminhão Itinerante ao “Portões Abertos” da Base Aérea

Unidade Móvel oferece experiências interativas sobre energia e segurança à comunidade.
L
MPRO reforça atuação no segundo grau com posse de João Francisco Afonso

MPRO reforça atuação no segundo grau com posse de João Francisco Afonso

Novo Procurador de Justiça assume cargo e reafirma compromisso com combate à corrupção e defesa da sociedade.
L
Acidente deixa motociclista ferido no bairro Dom Bosco

Acidente deixa motociclista ferido no bairro Dom Bosco

Colisão lateral entre carro e moto em Ji-Paraná resulta em atendimento médico de emergência.
14
Polícia Civil prende quatro suspeitos de latrocínio em Pimenta Bueno

Polícia Civil prende quatro suspeitos de latrocínio em Pimenta Bueno

PCRO cumpre mandados de prisão temporária contra quatro investigados por roubo seguido de morte de homem brutalmente agredido na cidade em agosto.
14
Dupla suspeita de furto na zona rural de Nova Londrina é presa

Dupla suspeita de furto na zona rural de Nova Londrina é presa

Polícia Militar recupera armas, objetos e motocicleta utilizados no crime em propriedade rural.
14
Polícia Civil e Ibama apreendem quase 200 kg de maconha no Rio Guaporé

Polícia Civil e Ibama apreendem quase 200 kg de maconha no Rio Guaporé

Operação conjunta em São Francisco do Guaporé, na fronteira com a Bolívia, resulta na apreensão de 194 quilos de maconha e lancha após confronto com suspeito.
12
Policial militar é condenado por feminicídio e ocultação de cadáver em Rondônia

Policial militar é condenado por feminicídio e ocultação de cadáver em Rondônia

Investigação do DHPP da Polícia Civil de Rondônia resulta na condenação de sargento a 28 anos de reclusão por matar e ocultar o corpo de sua companheira em Porto Velho.
10
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.