DOMINGO, 25/01/2026

Em destaque

L

Mundo

CASO: AUTÓPSIA REVELA QUE GEORGE FLOYD TINHA SIDO CONTAMINADO PELO CORONAVÍRUS

Ainda não há evidência concreta de que a Covid-19 tenha contribuído para sua morte, já que ele não apresentava sintomas da doença

Publicado em 

A autópsia de George Floyd, o homem negro assassinado pelo policial branco Derek Chauvin, estopim para os protestos que tomam conta dos Estados Unidos há 10 dias, revelou que ele havia contraído o novo coronavírus e chegou a receber o diagnóstico da doença no dia 3 de abril.

Floyd, de 46 anos, morreu depois que Chauvin ajoelhou-se sobre o seu pescoço por quase nove minutos, em Minneapolis, no estado e Minnesota, em 25 de maio. O vídeo da cena, na qual ele repete várias vezes que não consegue respirar, reacendeu a questão da brutalidade policial contra negros nos EUA, cinco meses antes da eleição presidencial de 3 de novembro.

Por enquanto, não há evidência concreta de que a Covid-19 tenha contribuído para sua morte, já que ele não apresentava sintomas da doença. O legista-chefe do necrotério responsável pela autópsia, Andrew Baker, concluiu que o resultado do teste  "provavelmente reflete positividade assintomática, mas persistente de infecção anterior".

A autópsia de 20 páginas, divulgada pelo Departamento de Medicina Legal do condado de Hennepin, também revelou que Floyd tinha uma doença cardíaca e um histórico de problemas com pressão alta; além disso, o relatório toxicológico apontou vestígios moderados de metanfetamina e fentanil (um forte opioide usado para dor).

Michael Baden, um dos dois médicos legistas que conduziu uma autópsia particular para a família de Floyd, disse ao jornal New York Times que as autoridades do condado nunca lhe disseram que Floyd havia testado positivo para a Covid-19. A conclusão das duas autópsias, a oficial e a encomendada pela família, é de que Floyd morreu devido à pressão sobre seu pescoço exercida pelo policial Derek Chauvin.

Antes da pandemia, Floyd trabalhava como segurança em uma casa noturna em Minneapolis e na filial na cidade do Exército da Salvação. Desde março, quando o estado parou as atividades essenciais por causa do coronavírus, ele estava desempregado, como mais de 40 milhões de americanos que perderam seu trabalho nesse período.

Mais de 3 mil prisões

Demitido e inicialmente acusado de homicídio em terceiro grau, Chauvin, de 44 anos, será processado também por homicídio em segundo grau. Além disso, a Promotoria de Minnesota anunciou na última quarta-feira que acusará os outros três policiais demitidos por terem participado da ação de terem ajudado e favorecido o assassinato, e já entrou com mandado de prisão para o trio. Além das manifestações nos EUA, a morte de Floyd provocou protestos em outras partes do mundo, como Londres e Roterdã.

Com a nova acusação, que se soma às outras duas, Chauvin pode receber uma sentença de até 40 anos de prisão, 15 anos a mais do que a sentença máxima para assassinato em terceiro grau, equivalente a homicídio culposo.

Na madrugada desta quinta-feira, manifestantes voltaram a desafiar o toque de recolher que vigora em 40 cidades americanas. De acordo com a Associated Press, cerca de 3 mil prisões aconteceram em Los Angeles, Nova York, Dallas e Filadélfia. A maior parte das detenções aconteceu por violações do toque de recolher, mas centenas de pessoas também foram detidas por roubo e saques.

Em Nova York, por volta das 23h, um policial que fazia patrulha no bairro do Brooklyn sofreu uma emboscada e foi ferido com uma faca no pescoço. O agressor foi baleado e outros dois policiais ficaram feridos na ocorrência. Em Washington, houve novamente uma marcha em direção ao Capitólio e, após às 23h, alguns manifestantes também se recusaram a voltar para casa. Mais de 400 pessoas foram detidas.

Enquanto isso, aumentam as críticas às ações do presidente Donald Trump, que na segunda-feira ameaçou usar os militares para reprimir os protestos. Jim Mattis, ex-secretário da Defesa, que renunciou por discordar da retirada das tropas americanas da Síria, acusou o presidente de tentar "dividir" o país.

"Em toda minha vida, Donald Trump foi o primeiro presidente que não tenta unir os americanos, que não pretende nem sequer tentar", disse, em comunicado on-line publicado  pela revista The Atlantic. "Ao contrário, ele está tentando nos dividir. Somos testemunhas das consequências de três anos sem uma liderança madura."

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Primeira-ministra do Japão dissolve Parlamento e convoca eleições

Primeira-ministra do Japão dissolve Parlamento e convoca eleições

Sanae Takaichi antecipou o pleito legislativo para o dia 8 de fevereiro buscando consolidar maioria e aprovar planos econômicos de estímulo ao consumo.
L
Xi Jinping reforça apoio ao Brasil diante de tensões globais

Xi Jinping reforça apoio ao Brasil diante de tensões globais

Em conversa com o presidente Lula, o líder chinês defendeu a autonomia das nações e o papel da ONU após ataques militares dos Estados Unidos na região.
L
Espanha defende exército europeu após ameaças à Groenlândia

Espanha defende exército europeu após ameaças à Groenlândia

O governo espanhol propôs a criação de uma força de defesa conjunta da União Europeia para garantir a soberania do bloco e responder a pressões externas dos EUA.
L
Trem colide com guindaste e marca quarto acidente ferroviário na Espanha

Trem colide com guindaste e marca quarto acidente ferroviário na Espanha

Seis pessoas ficaram feridas após um braço de guindaste atingir as janelas de um trem perto de Cartagena, intensificando a crise de segurança no país.
L
Trump oficializa Conselho de Paz em Davos com adesão de 35 países

Trump oficializa Conselho de Paz em Davos com adesão de 35 países

O presidente norte-americano lançou a carta constitutiva do órgão que visa governar Gaza, mas enfrenta resistência de potências europeias e indefinição do Brasil.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Momento Agro: Pâmela Carreiro fala sobre Direito Imobiliário no campo

O Momento Agro deste sábado, dia 24, às 11h, recebe a advogada imobiliária Pâmela Carreiro para uma entrevista especial sobre regularização de imóveis, segurança jurídica e os desafios do setor imobiliário ligado ao agro.
L
Influenciadora que viaja por capitais de Celta chega a Porto Velho

Influenciadora que viaja por capitais de Celta chega a Porto Velho

Ana Clara Uchôa e sua cadela Ísis visitam a capital rondoniense a bordo de um Celta como parte da nova temporada da jornada que pretende cruzar o continente até o Peru.
L
Cantora de Rondônia viraliza em apresentação na praia do Rio de Janeiro

VÍDEO: Cantora de Rondônia viraliza em apresentação na praia do Rio de Janeiro

Milena Santana surpreendeu o público e alcançou mais de 200 mil visualizações após interpretar um sucesso de Bruno Mars durante uma apresentação improvisada no litoral carioca.
L

Supermercado MB se consolida como opção prática e econômica no bairro Castanheira

Localizado na Rua Pau Ferro, o estabelecimento oferece variedade de produtos, ofertas diárias e atendimento voltado à comodidade dos clientes
L

Sintonia 360: Abnner Assunção revela trajetória entre o Direito, o empreendedorismo e a dança

O bate-papo também aborda o impacto da exposição em um reality show, os aprendizados deixados pela experiência e os novos projetos que estão sendo desenvolvidos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

ACORDA BRASIL: Bagattoli se une a Nikolas Ferreira em caminhada pela liberdade e justiça

ACORDA BRASIL: Bagattoli se une a Nikolas Ferreira em caminhada pela liberdade e justiça

Bagattoli encontrou Nikolas, e a multidão que o acompanha, no município de Luziânia (GO) e deve concluir o ato na capital federal. Ao todo, o ato deve acumular 240 quilômetros desde o ponto de partida que foi no município de Paracatu, em Minas Gerais.
L
Espanha nega convite para participar de Conselho da Paz de Donald Trump

Espanha nega convite para participar de Conselho da Paz de Donald Trump

Primeiro-ministro Pedro Sánchez afirma que decisão é coerente com o compromisso do país com o multilateralismo e o sistema das Nações Unidas
L
"Trump quer criar nova ONU", diz Lula sobre Conselho de Paz

“Trump quer criar nova ONU”, diz Lula sobre Conselho de Paz

Presidente critica proposta americana durante encerramento do 14º Encontro Nacional do MST em Salvador; alerta sobre enfraquecimento do multilateralismo
L
Igualdade de Direitos e o Debate sobre Cotas Raciais em Santa Catarina

Igualdade de Direitos e o Debate sobre Cotas Raciais em Santa Catarina

Sem escolas públicas fortes, cotas raciais perpetuam desigualdades em vez de garantir justiça social.
L
Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Indicação busca evitar prejuízos financeiros a servidores civis e militares em ações conjuntas com União e municípios
L
Publicidade

POLÍCIA

Apenado e comparsa são presos por roubos no bairro Socialista

Apenado e comparsa são presos por roubos no bairro Socialista

Um homem de 30 anos que cumpria pena sob monitoramento eletrônico e um cúmplice foram detidos após assaltarem vítimas em sequência usando um simulacro de arma de fogo.
16
Dupla é detida com moto roubada após perseguição em Porto Velho

Dupla é detida com moto roubada após perseguição em Porto Velho

Um homem foi preso e um adolescente apreendido na madrugada deste domingo após fugirem da polícia em uma motocicleta sem placa e trafegarem pela contramão em avenidas movimentadas.
14
Força tática evita roubo e apreende jovens em Porto Velho

Força tática evita roubo e apreende jovens em Porto Velho

Policiais do 1º Batalhão patrulhavam a região central da capital quando flagraram uma mulher sendo rendida por dois adolescentes armados com uma faca no sábado.
12
Força tática apreende adolescentes por assalto em Porto Velho

Força tática apreende adolescentes por assalto em Porto Velho

Policiais militares do 1º Batalhão flagraram o roubo contra uma mulher no centro da capital rondoniense durante a noite de sábado, apreendendo uma faca usada na ação.
10
VÍDEO: Mulher pede café em loja e aproveita distração para furtar celular

VÍDEO: Mulher pede café em loja e aproveita distração para furtar celular

Câmera de segurança flagrou o momento em que suspeita se aproveita da distração de funcionária e furta celular em loja no centro da capital
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Feira Compre Mais Aqui movimenta economia no Complexo da EFMM

Feira Compre Mais Aqui movimenta economia no Complexo da EFMM

Evento reuniu empreendedores de diferentes segmentos e integrou a programação comemorativa da capital
L
Locomotiva 18 integra programação dos 111 anos de Porto Velho

Locomotiva 18 integra programação dos 111 anos de Porto Velho

Exibição ocorreu neste sábado (24), no complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, e reforçou a preservação do patrimônio histórico da capital
L
Passeio de litorina reúne público no aniversário de 111 anos de Porto Velho

Passeio de litorina reúne público no aniversário de 111 anos de Porto Velho

Atividade integrou a programação oficial da Prefeitura e levou moradores e turistas ao complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré neste sábado (24)
L
Feira do Sol entra no clima dos 111 anos de Porto Velho e valoriza artesanato local

Feira do Sol entra no clima dos 111 anos de Porto Velho e valoriza artesanato local

Evento integra programação de aniversário da capital e reúne 25 artesãos, fortalecendo a economia criativa e o empreendedorismo local.
L
Personalidades recebem Comenda Madeira-Mamoré em solenidade oficial

Personalidades recebem Comenda Madeira-Mamoré em solenidade oficial

Maior honraria do município foi concedida a cidadãos que contribuíram para o desenvolvimento social, cultural e econômico da capital rondoniense.
L
Motorista de pick-up foge após grave acidente na Avenida Carlos Gomes

Motorista de pick-up foge após grave acidente na Avenida Carlos Gomes

Jovem ficou gravemente ferida após colisão; motorista fugiu sem prestar socorro.
16
Governo de Rondônia entrega reforma do Cemetron com implantação de UTI

Governo de Rondônia entrega reforma do Cemetron com implantação de UTI

Unidade de referência em doenças tropicais passa por ampliação estrutural e recebe 10 leitos de UTI
L
VÍDEO: Câmera filma bandidos fazendo roubo de moto na capital

VÍDEO: Câmera filma bandidos fazendo roubo de moto na capital

Crime ocorreu no bairro Flodoaldo Pontes Pinto
10
Plano de Prevenção às Queimadas alcança todas as regiões de Porto Velho

Plano de Prevenção às Queimadas alcança todas as regiões de Porto Velho

Primeira etapa do Plano Multinível mobiliza órgãos estaduais com ações educativas e preventivas em todas as zonas da capital
L
Porto Velho: 111 anos com avanços e investimentos do governo de Rondônia

Porto Velho: 111 anos com avanços e investimentos do governo de Rondônia

Capital rondoniense completa 111 anos de instalação com obras em infraestrutura, lazer, saneamento, saúde, educação e desenvolvimento econômico
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.