DOMINGO, 21/09/2025

L

Mundo

URUGUAI ENFRENTA COVID-19 SEM QUARENTENA OBRIGATÓRIA E USO DE MÁSCARAS

Apesar de não ter declarado quarentena obrigatória ou exigido o uso em massa de máscaras contra a expansão do novo coronavírus, o Uruguai tem conseguido manter índices baixos de casos da covid-19 e leitos de UTI desocupados.

Publicado em 

É o oposto do que tem acontecido em países como Brasil e Chile, entre outros países da América do Sul, onde o número de vítimas da doença e problemas no sistema de saúde têm gerado preocupações.

Os resultados uruguaios levaram o presidente Luis Lacalle Pou a anunciar, na semana passada, o retorno às aulas presenciais a partir de junho, após dois meses de paralisação das escolas e universidades. A decisão de permitir o retorno das crianças ao colégio, disse, será dos pais ou dos seus responsáveis.

"O retorno é voluntário. Analisamos a situação com um grupo de especialistas e vimos que o risco da volta às aulas é mínimo", disse Lacalle Pou.

Em entrevista à BBC News Brasil, o ministro da Saúde, o médico neurologista Daniel Salinas, explicou que as medidas do governo são tomadas a partir das orientações de um grupo de médicos de diferentes áreas, farmacêuticos, engenheiros, matemáticos e profissionais de estatísticas, entre outros, que avaliam os riscos de proliferação do vírus e seus impactos.

"Medimos o impacto e os riscos de cada passo que damos porque somos cientes da virulência e da intensidade do contágio do coronavírus", afirma Salinas, falando de Montevidéu.

Até esta segunda-feira (25/5), o país vizinho do Brasil, que tem cerca de 3,5 milhões de habitantes e uma das maiores taxas de longevidade da América do Sul, registrava 769 casos confirmados do novo coronavírus, com 618 pessoas recuperadas (a maioria em casa) e 22 mortos pela doença. O ministro disse que os mortos já tinham problemas crônicos de saúde quando contraíram o vírus.

A história da quarentena no Uruguai começou no dia 13 de março, quando o país registrava quatro casos da doença. O governo implementou medidas similares às de outros países da região, como a Argentina e o Peru. Fechou fronteiras, suspendeu voos, aulas nas escolas e universidades, missas e outros cultos religiosos e eventos como jogos de futebol e shows de rock.

O país também limitou a duração e participação de velórios: uma hora com 15 pessoas no máximo. Desde então, permitiu que apenas um cruzeiro permanecesse nas suas águas costeiras — e por questões humanitárias, porque a embarcação, que tinha mais de 200 infectados por coronavírus, não havia conseguido ancorar em outros países. Um tripulante morreu e os demais já estão em seus países.

Mas no Uruguai, ao contrário do que aconteceu em vizinhos como a Argentina, que aplicaram quarentena rigorosa, o comércio, de forma geral, foi liberado — excetos os shoppings.

Em abril, a construção civil voltou a funcionar, com precauções contra o vírus. Nos lugares abertos, recomenda-se que os trabalhadores usem máscaras e respeitem a distância social. No setor público, pessoas com problemas de saúde e na idade de risco para a doença receberam licença.

Logo no início da quarentena, Lacalle Pou disse que não estava em seus planos "limitar a liberdade" das pessoas e que "não desaconselhava as saídas de casa" desde que cada um adotasse medidas de precaução como o distanciamento social e o uso de máscaras.

"Mesmo não sendo obrigatória, a maioria preferiu ficar em casa e muitos comerciantes optaram por não abrir até porque as pessoas não iriam, principalmente no início da quarentena. Isso foi visível aqui em Montevidéu e também no interior do país", disse Mariana Pomies, diretora da consultoria Cifra de opinião pública, falando da capital uruguaia.

Pesquisas da consultoria apontaram que mais de 90% dos uruguaios acataram a recomendação de ficar em casa. No entanto, os levantamentos mostraram que, para os uruguaios, "a parte mais difícil" era evitar os encontros com amigos e familiares. No início da quarentena, 84% tinham suspendido visitas aos mais próximos, mas este índice caiu para 63%, de acordo com a Cifra. A mesma consultoria detectou, a partir das pesquisas, que "existe consenso" dos uruguaios sobre como o país, incluindo o governo e o sistema de saúde como um todo, está encarando o coronavírus.

O senador da oposição Carlos Mahía, da Frente Ampla, disse que o Uruguai "tomou boas decisões, todos os partidos políticos apoiaram as medidas sanitárias e a sociedade acompanhou" as iniciativas. Diferenças com o governo existem, disse à BBC News Brasil, mas na área econômica, e não no âmbito da luta contra o vírus.

Uma das primeiras medidas do país foi a criação de um fundo — "Fundo Coronavírus" — a partir do corte de 20% dos salários do presidente, de ministros, legisladores e outros funcionários do setor público. A medida contou com respaldo da oposição. Com o fundo, foram reforçados recursos para o combate ao coronavírus.

Atenção domiciliar

Na entrevista à BBC News Brasil, o ministro da Saúde explicou que uma série de fatores e de medidas contribuíram, até agora, para os resultados positivos do combate ao novo coronavírus no Uruguai mesmo sem uma quarentena restrita. Começando, disse, pela conscientização dos uruguaios sobre a "virulência", como ele disse, do coronavírus, e a atenção domiciliar aos casos da doença.

"Tivemos, até aqui, uma taxa de recuperação de 81%. E 86% dos recuperados foram recuperados em casa. Apenas 14% tiveram que ser internados. Desses 14%, 10% foram casos moderados ou normais. E 4% precisaram de UTI. E desses 4%, infelizmente, 2,7% faleceram", disse Salinas, falando de Montevidéu.

Para ele, a infraestrutura e o sistema de saúde do Uruguai também são decisivos para os resultados contra o coronavírus. No país, observou, quase 100% da população têm acesso à água potável, o que possibilita a orientação básica de higienização contra o vírus, a de lavar as mãos. Outra grande vantagem foi a boa organização do sistema de saúde.

"O nosso sistema de saúde universal é decisivo para os resultados que registramos. Os setores público e privado estão integrados. Temos forte presença de médico de família, que inclui o atendimento domiciliar. Temos também um sistema de emergência pré-hospitalar, em todo o país, que são carros com médicos e enfermeiros que as famílias contratam. É um carro e não uma ambulância", diz.

"E a partir do nosso sistema de saúde, decidimos evitar ao máximo que um possível paciente fosse a hospital ou a alguma clínica. Não queríamos que uma pessoa que tivesse um simples resfriado acabasse pegando a covid-19 (num hospital ou clínica)", explica Salinas.

No Uruguai, o sistema de saúde é mantido principalmente com o desconto entre 6% e 7% dos salários dos trabalhadores e inclui a atenção aos que não têm emprego formal ou estão desempregados, conta.

Os testes de coronavírus para os casos suspeitos são feitos nas casas das pessoas. Até quinta-feira da semana passada, foram realizado mais de 35 mil testes PCR de covid-19 no país.

O sistema de saúde foi reforçado com a telemedicina, implementada de forma oficial e nacional, a partir de março, diz, além da criação de um aplicativo com um questionário que ajuda as pessoas com sintomas a decidirem sobre procurar ou não a ajuda hospitalar. Segundo ele, o governo multiplicou a vacinação contra a gripe na comparação com anos anteriores, outra iniciativa para evitar o congestionamento na rede hospitalar e clínica do país.

"As vacinas contra a gripe não protegem contra o coronavirus, mas evitam que as camas de UTI fiquem cheias. Casos agudos de problemas respiratórios provocam mais de três mil mortes por ano no Uruguai. Nossa meta é vacinar 1 milhão de pessoas. E já vacinamos 650 mil pessoas com a vacina tríplice antiviral", diz Salinas.

Ao mesmo tempo, foi realizada capacitação do pessoal da área de saúde, em parceria com seus sindicatos, para evitar que fossem contagiados. Para ele, na "batalha" contra o coronavírus, o pessoal médico é o pilar fundamental.

"Os recursos humanos são fundamentais. Não adianta ter leitos e respiradores se não temos recursos humanos. Por isso, nos preocupamos com a capacitação e junto com os sindicatos das categorias", afirma o ministro.

Asilos e presídios

Para evitar a expansão do vírus nos asilos, que têm sido apontados como os locais mais vulneráveis ao efeito devastador da covid-19, foi intensificada a vigilância e a realização de testes de coronavírus nos idosos e nos trabalhadores desses locais, afirma o ministro.

Ao mesmo tempo, começaram a ser feitos testes aleatórios nos presídios para tentar monitorar a presença do vírus ali. O país conseguiu autonomia não produção dos insumos necessários para a fabricação dos testes PCR que precisa.

O ministro entende que as medidas, como a de atenção domiciliar, foram "chave", para evitar a proliferação do vírus e dar tempo para reforçar o sistema de saúde, com mais leitos de UTI, por exemplo. A quantidade de leitos foi ampliada em 50%, disse, mas a ampliação não foi ocupada pelas vítimas da covid-19 até esta etapa.

Recentemente, esportes como tênis voltaram a ser praticados, segundo a imprensa local.

Para o ministro da Saúde, entretanto, o coronavírus é tão desafiante e perigoso que não há motivos para celebrar os bons resultados do combate à pandemia no Uruguai.

"Ninguém pode dizer que ganhou essa batalha ou comemorar resultados. Estamos em estado de alerta permanentemente. Acho que ninguém no mundo vai poder se livrar em algum momento do incremento no números de casos. Por mais favoráveis que sejam os números que temos agora, o quadro pode se complicar com as aberturas e reaberturas (das atividades) com o aumento da circulação do vírus", afirma.

Sem hospitais lotados, o Uruguai vivia, mais de 60 dias após o início da quarentena voluntária, realidade diferente da que era observada no Brasil, no Peru e no Chile. Nos dois países andinos, a quarentena voltou a ser reforçada e incluiu toque de recolher. E o Brasil, com mais de 365 mil casos e 22,7 mil mortes, virou o segundo país com maior número de pessoas contaminadas, atrás apenas dos Estados Unidos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Papa denuncia exílio forçado de civis em Gaza; ataques matam 31

Papa denuncia exílio forçado de civis em Gaza; ataques matam 31

Pontífice afirmou que “não há futuro baseado na violência” durante oração no Vaticano.
L
onu-aprova-discurso-por-video-de-mahmoud-abbas-apos-veto-dos-eua-a-visto

ONU aprova discurso por vídeo de Mahmoud Abbas após veto dos EUA a visto

Assembleia Geral autorizou presidente palestino a participar virtualmente da reunião e de outros eventos da ONU em 2025.
L
Ministro israelense fala em lucro e 'boom imobiliário' em Gaza

Ministro israelense fala em lucro e ‘boom imobiliário’ em Gaza

O ministro das Finanças de Israel, Bezalel Smotrich, revelou um “plano de negócios” para Gaza que, segundo ele, geraria lucro após a destruição da infraestrutura do território. A proposta, que teria sido apresentada a Donald Trump, levanta críticas e acusações de violação do direito internacional.
L
Europa adia meta de emissões em meio a divergências internas

Europa adia meta de emissões em meio a divergências internas

A União Europeia não cumprirá o prazo global para definir novas metas de corte de emissões, o que pode comprometer sua liderança em negociações climáticas. A decisão, motivada por divergências entre os países-membros, pode impactar a COP30 no Brasil.
L
Israel fecha fronteira com a Jordânia após ataque

Israel fecha fronteira com a Jordânia após ataque

A passagem da Ponte Allenby, única via entre a Cisjordânia e a Jordânia, foi fechada por Israel depois que um motorista de um comboio humanitário abriu fogo e matou dois militares israelenses.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Inclusão: Governo de RO apoia atleta paralímpico convocado para o Pan-Americano

Inclusão: Governo de RO apoia atleta paralímpico convocado para o Pan-Americano

Políticas públicas fortalecem acessibilidade e esporte adaptado em Rondônia
L
Operação Leviatã: PF destrói 138 embarcações usadas no garimpo ilegal em Rondônia

Operação Leviatã: PF destrói 138 embarcações usadas no garimpo ilegal em Rondônia

Ação integrada causou prejuízo de R$ 30 milhões e reforça combate ao crime ambiental no Rio Madeira.
10
Porto Velho celebra 111 anos com o PVH Pesca Show 2025

Porto Velho celebra 111 anos com o PVH Pesca Show 2025

Festival em Vila Nova de Teotônio resgata tradição da pesca esportiva, movimenta turismo e integra cultura, lazer e economia da capital rondoniense.
L

Setembro Amarelo é o mês que nos convida à reflexão sobre um tema delicado: o suicídio

Yellow September is the month that invites us to reflect on a delicate subject: suicide
L

Estupro virtual | Condenação em Rondônia expõe urgência de proteger a infância no ambiente digital

Tribunal de Justiça de Rondônia confirma pena de 17 anos e 4 meses a homem de Pernambuco por estupro virtual consumado e tentativa de abuso contra criança de 8 anos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu processo seletivo para contratar profissionais de Rondônia para atuar em unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
L
AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece 179 vagas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo tem inscrições de 22 a 30 de setembro.
L
Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos prorrogou o prazo para os candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera.
L
Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Empresa busca profissionais com foco em resultados e experiência em suas respectivas áreas para atuar em projetos rurais.
L

Vaga de Emprego: Auxiliar de Estoque com salário de R$2.500 a R$3.000 em Porto Velho

Vaga para Auxiliar de Estoque em Porto Velho oferece salário de R$2.500 a R$3.000, com benefícios como assistência médica, vale-refeição e bonificação anual.
L

POLÍTICA

Anistia para quem matou, torturou e assaltou banco. Mas para a mulher do batom, só redução de pena

Anistia para quem matou, torturou e assaltou banco. Mas para a mulher do batom, só redução de pena

Histórico de anistias no Brasil contrasta com resistência atual em conceder benefício a condenados do 8 de Janeiro.
L
Alero garante novos direitos e fortalece programas voltados à pessoa com deficiência

Alero garante novos direitos e fortalece programas voltados à pessoa com deficiência

Inclusão e igualdade pautam iniciativas recentes do Legislativo de Rondônia, que aprovou leis, destinou recursos e ampliou benefícios sociais
L

Prefeitura inicia pavimentação de nove ruas no bairro Parque Amazônia em Porto Velho

O prefeito Léo Moraes assinou a Ordem de Serviço, que visa levar mais dignidade, mobilidade e segurança aos moradores da região
L
Deputado Alex Redano anuncia R$ 19 milhões para fortalecer a agricultura familiar em Rondônia

Deputado Alex Redano anuncia R$ 19 milhões para fortalecer a agricultura familiar em Rondônia

Investimento inclui R$ 4 milhões em implementos agrícolas e R$ 15 milhões em fertilizantes, beneficiando milhares de famílias rurais
L
deputado-coronel-chrisostomo-acompanha-no-dnit-obras-em-rodovias-federais-de-rondonia

Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha no DNIT obras em rodovias federais de Rondônia

Parlamentar discute duplicação da BR-364, acesso alternativo pela BR-421 e recuperação da BR-425 em Porto Velho
L
Publicidade

POLÍCIA

Operação Boiuna: PF coleta cabelo de ribeirinhos para investigar contaminação por mercúrio no Amazonas

Operação Boiuna: PF coleta cabelo de ribeirinhos para investigar contaminação por mercúrio no Amazonas

Amostras serão analisadas pela Superintendência da Polícia Federal em Manaus para verificar impacto do garimpo.
L
Motociclista fica desacordado após arrancar placa em acidente na zona sul

Motociclista fica desacordado após arrancar placa em acidente na zona sul

Homem de 43 anos sofreu ferimentos gravíssimos após perder o controle na Estrada do Areia Branca, em Porto Velho.
10
VÍDEO: Bandidos são filmados fazendo em furto em residência na capital

Casal é preso após deixar filha de 3 anos sozinha em casa para beber em bar

Pais foram detidos na madrugada deste domingo (21), no bairro São Francisco, zona leste de Porto Velho.
10
Grave acidente com capotamento de caminhonete deixa vítima presa às ferragens na BR-319

Grave acidente com capotamento de caminhonete deixa vítima presa às ferragens na BR-319

Ocorrência foi registrada na manhã deste domingo (21), na altura do km 38 da rodovia.
12

Homem é atacado com enxada e marreta na zona Leste de Porto Velho

Vítima de 45 anos sofreu tentativa de homicídio no bairro Socialista; agressor fugiu após o crime
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Congresso tenta recriar PL do Licenciamento Ambiental com emendas

Congresso tenta recriar PL do Licenciamento Ambiental com emendas

Levantamento do Observatório do Clima aponta mais de 800 propostas, 80% consideradas retrocessos ambientais
L
Milhares marcham no DF contra anistia a golpistas e PEC da Blindagem

Milhares marcham no DF contra anistia a golpistas e PEC da Blindagem

Manifestação ocupou as seis faixas da Esplanada dos Ministérios e reuniu movimentos sociais de todo o país.
L
Nota de falecimento: Maria Lúcia Alves do Carmo

Nota de falecimento: Maria Lúcia Alves do Carmo

Sua partida deixa uma imensa saudade, mas sua memória, repleta de amor e ternura, será uma luz a guiar todos aqueles que tiveram a alegria de conviver com ela.
L
Porto Velho recebe primeiro alerta do novo sistema de Defesa Civil

Porto Velho recebe primeiro alerta do novo sistema de Defesa Civil

Notificação de demonstração foi enviada neste sábado (20) e marcou o início do uso da ferramenta que avisará a população em situações de risco
L
Porto Velho celebra o Dia da Árvore com programação gratuita no Parque da Cidade

Porto Velho celebra o Dia da Árvore com programação gratuita no Parque da Cidade

Evento reúne plantio de mudas, feira de produtos naturais e apresentações culturais neste sábado (20), com entrada aberta à comunidade
L
Fhemeron reforça importância da doação de medula óssea em Rondônia

Fhemeron reforça importância da doação de medula óssea em Rondônia

Em alusão ao Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, fundação lembra que o cadastro amplia as chances de cura de mais de 50 doenças hematológicas
L
Casal fica ferido após queda de moto em frente a arena de futebol no centro de Porto Velho

Casal fica ferido após queda de moto em frente a arena de futebol no centro de Porto Velho

Piloto sofreu fratura na perna e passageira teve escoriações.
14

Elementos da natureza

Dimensões esotéricas, alquímicas e astrológicas dos Quatro Elementos
L
PM captura integrante do CV conhecido como Maverick no bairro Porto Cristo

PM captura integrante do CV conhecido como Maverick no bairro Porto Cristo

Homem procurado pela Justiça é preso durante patrulhamento; tornozeleira eletrônica foi encontrada cortada
10
Motociclista quebra perna em acidente na Avenida Rio de Janeiro

Motociclista quebra perna em acidente na Avenida Rio de Janeiro

Rapaz derrapou no asfalto e sofreu fratura na perna direita.
14
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.