DOMINGO, 21/09/2025

L

Mundo

RETOMADA: DEPOIS DO PIOR DA EPIDEMIA, CHINA VIVE 'NOVO NORMAL' E TEME SURTO IMPORTADO

Retomada do convívio social é lenta, sob controle extremo e sujeita a idas e vindas

Publicado em 

Passado o pior momento da epidemia na China, o país começa a reativar sua economia, retoma aos poucos o convívio social e se prepara para a vida pós-coronavírus, ainda muito longe da realidade anterior. É um novo normal,  no cotidiano marcado por severas precauções de saúde e um aparato de controle extremo até para os padrões chineses. Com a transmissão comunitária contida, segundo as autoridades chinesas, os casos importados e o risco de uma segunda onda de infecções passam a ser a maior preocupação.

A normalização é gradual e sujeita a reviravoltas que mostram as incertezas de uma caminhada em terreno desconhecido. Depois que cerca de 500 cinemas reabriram no país no fim de março, com salas vazias, o governo ordenou que fechassem novamente. Em Xangai, principal centro financeiro do país, atrações turísticas chegaram a reabrir por 19 dias, antes da determinação de fecharem de novo, num sinal de que a volta ao normal é um percurso errático. A ordem também se aplica a bares, boates e  os populares karaokês.

As aulas recomeçaram em certas províncias, sob um rígido esquema de contenção do vírus. As medidas incluem desinfecção das escolas várias vezes por dia, checagem dos alunos por reconhecimento facial e exames de temperatura e uso obrigatório de máscaras. Mas na maior parte do país as escolas permanecem fechadas, muitas com ensino à distância. O gaokao, exame nacional de acesso à universidade, foi adiado para o início de julho, prolongando em um mês o estresse dos quase 11 milhões de estudantes inscritos.  

O uso de máscaras é a norma, mas em Pequim alguns já se arriscam a sair de cara limpa. Nos poucos bares e restaurantes reabertos, a nova ordem social é limitar a três pessoas o número de pessoas por mesa.  Antes desertas, as ruas já têm movimento, e o transporte público, que nunca parou, já não está mais vazio. Estrangeiros que moram na China contam que o clima piorou para eles por causa do medo de casos importados. Há relatos sobre bares, restaurantes e academias de ginástica que barraram estrangeiros. O governo chinês condenou os incidentes e afirmou que não permitirá discriminações.

Nos bairros, um passe emitido por comitês comunitários é usado para controlar entrada e saída. A liberdade de movimento depende de aplicativos desenvolvidos por plataformas populares, como Alipay e Wechat, que atribuem um código QR e determinam o risco de contágio com base no histórico de saúde e locais visitados. Se der verde, o usuário está livre para circular. Na prática, o aplicativo tornou-se obrigatório, pois é difícil entrar em estabelecimentos comerciais ou chamar um Didi (o Uber chinês) sem o status verde. Algumas cidades ofereceram recompensas a quem informar sobre vizinhos infectados. Muitos temem que a ampliação do monitoramento se torne permanente.

Em Wuhan, onde apareceram os primeiros casos do coronavírus, o isolamento total declarado em 23 de janeiro termina na próxima quarta (8). O afrouxamento começou nos últimos dias, com a permissão a quem tem o código verde para saídas curtas. Mas a maioria dos 10 milhões de habitantes da cidade completará 11 semanas sem sair de casa, como o consultor de negócios camaronês Pisso Nseke, que mora há seis anos em Wuhan. Além da dificuldades financeiras, por ter ficado sem renda, ele disse ao GLOBO que o maior desafio do isolamento é mental. Para enfrentar o longo período em solitária, criou um grupo de amigos para ajudar pessoas em dificuldade e se dedicou à meditação.

— Muita gente enfrenta depressão, ansiedade, pânico, porque você não sabe o que realmente está acontecendo. E a cada dia tudo o que você faz é acompanhar notícias de como a situação está pior.

Na economia, a tímida retomada do convívio social afeta mais duramente o setor de serviços e o consumo, mas há indícios de reaquecimento em outras áreas. Depois do tombo recorde da produção industrial nos primeiros meses do ano, a atividade das indústrias já atinge 80% do nível registrado no ano passado, segundo monitoramento da consultoria Capital Economics com  base no consumo de carvão e eletricidade.

Para o economista Rodrigo Zeidan, professor da New York University Shanghai e da Fundação Dom Cabral, apesar da inevitável desaceleração não existe entre as autoridades chinesas um  dilema entre a contenção do vírus e a retomada da economia. Residente em Xangai, ele marcou sua volta para o dia 4 de maio, na expectativa de que até lá a China reabra as fronteiras. Segundo Zeidan, o governo chinês já deixou claro que está disposto a segurar a economia enquanto houver risco considerável à saúde pública, com a promessa de que os empregos perdidos voltarão mais na frente.

— A escolha da China é simples: saúde acima de tudo, porque um dos valores mais caros ao Partido Comunista é a ordem social — diz.—- O papel do governo é proteger a vida das pessoas. Senão, para quê aceitar um governo autoritário? Esse é o contrato social.

Embora o dia a dia ainda seja marcado por restrições, para a maioria da população o novo normal é um alívio depois de semanas de um isolamento sem precedentes, que transformou metrópoles vibrantes em cidades fantasmas. Changchang, 26, calcula que 70% dos funcionários da agência de relações públicas em que trabalha, em Xangai, têm optado em continuar trabalhando de casa, apesar de já poderem ir ao escritório. Feliz em voltar a treinar com seu time de basquete, ela entende que a abertura deve ser lenta para evitar um novo surto, principalmente em cidades com muitos migrantes, como Xangai.

— A preocupação não é só com estrangeiros, mas principalmente chineses que estão voltando do exterior. Como Xangai recebe muitos vôos internacionais, o estresse é grande.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

onu-aprova-discurso-por-video-de-mahmoud-abbas-apos-veto-dos-eua-a-visto

ONU aprova discurso por vídeo de Mahmoud Abbas após veto dos EUA a visto

Assembleia Geral autorizou presidente palestino a participar virtualmente da reunião e de outros eventos da ONU em 2025.
L
Ministro israelense fala em lucro e 'boom imobiliário' em Gaza

Ministro israelense fala em lucro e ‘boom imobiliário’ em Gaza

O ministro das Finanças de Israel, Bezalel Smotrich, revelou um “plano de negócios” para Gaza que, segundo ele, geraria lucro após a destruição da infraestrutura do território. A proposta, que teria sido apresentada a Donald Trump, levanta críticas e acusações de violação do direito internacional.
L
Europa adia meta de emissões em meio a divergências internas

Europa adia meta de emissões em meio a divergências internas

A União Europeia não cumprirá o prazo global para definir novas metas de corte de emissões, o que pode comprometer sua liderança em negociações climáticas. A decisão, motivada por divergências entre os países-membros, pode impactar a COP30 no Brasil.
L
Israel fecha fronteira com a Jordânia após ataque

Israel fecha fronteira com a Jordânia após ataque

A passagem da Ponte Allenby, única via entre a Cisjordânia e a Jordânia, foi fechada por Israel depois que um motorista de um comboio humanitário abriu fogo e matou dois militares israelenses.
L
Trump ameaça licenças de rádios e TVs críticas ao governo

Trump ameaça licenças de rádios e TVs críticas ao governo

O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaça cancelar licenças de emissoras que o criticam. A pressão ocorre em meio à suspensão de um programa na ABC, gerando denúncias de ataque à liberdade de expressão nos Estados Unidos.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Porto Velho celebra 111 anos com o PVH Pesca Show 2025

Porto Velho celebra 111 anos com o PVH Pesca Show 2025

Festival em Vila Nova de Teotônio resgata tradição da pesca esportiva, movimenta turismo e integra cultura, lazer e economia da capital rondoniense.
L

Setembro Amarelo é o mês que nos convida à reflexão sobre um tema delicado: o suicídio

Yellow September is the month that invites us to reflect on a delicate subject: suicide
L

Estupro virtual | Condenação em Rondônia expõe urgência de proteger a infância no ambiente digital

Tribunal de Justiça de Rondônia confirma pena de 17 anos e 4 meses a homem de Pernambuco por estupro virtual consumado e tentativa de abuso contra criança de 8 anos.
L
Não se assuste: celulares tocam hoje em teste de alerta da Defesa Civil em Rondônia

Não se assuste: Celulares tocam hoje em teste de alerta da Defesa Civil em Rondônia

Rondônia testa novo sistema de alerta de emergência em celulares nesta tarde.
L

Momento Agro: Entrevista com Julio Cesar Rocha Peres

A entrevista também abordará as estratégias para fortalecer a segurança alimentar e garantir a qualidade dos produtos de origem animal e vegetal
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu processo seletivo para contratar profissionais de Rondônia para atuar em unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
L
AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece 179 vagas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo tem inscrições de 22 a 30 de setembro.
L
Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos prorrogou o prazo para os candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera.
L
Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Empresa busca profissionais com foco em resultados e experiência em suas respectivas áreas para atuar em projetos rurais.
L

Vaga de Emprego: Auxiliar de Estoque com salário de R$2.500 a R$3.000 em Porto Velho

Vaga para Auxiliar de Estoque em Porto Velho oferece salário de R$2.500 a R$3.000, com benefícios como assistência médica, vale-refeição e bonificação anual.
L

POLÍTICA

Anistia para quem matou, torturou e assaltou banco. Mas para a mulher do batom, só redução de pena

Anistia para quem matou, torturou e assaltou banco. Mas para a mulher do batom, só redução de pena

Histórico de anistias no Brasil contrasta com resistência atual em conceder benefício a condenados do 8 de Janeiro.
L
Alero garante novos direitos e fortalece programas voltados à pessoa com deficiência

Alero garante novos direitos e fortalece programas voltados à pessoa com deficiência

Inclusão e igualdade pautam iniciativas recentes do Legislativo de Rondônia, que aprovou leis, destinou recursos e ampliou benefícios sociais
L

Prefeitura inicia pavimentação de nove ruas no bairro Parque Amazônia em Porto Velho

O prefeito Léo Moraes assinou a Ordem de Serviço, que visa levar mais dignidade, mobilidade e segurança aos moradores da região
L
Deputado Alex Redano anuncia R$ 19 milhões para fortalecer a agricultura familiar em Rondônia

Deputado Alex Redano anuncia R$ 19 milhões para fortalecer a agricultura familiar em Rondônia

Investimento inclui R$ 4 milhões em implementos agrícolas e R$ 15 milhões em fertilizantes, beneficiando milhares de famílias rurais
L
deputado-coronel-chrisostomo-acompanha-no-dnit-obras-em-rodovias-federais-de-rondonia

Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha no DNIT obras em rodovias federais de Rondônia

Parlamentar discute duplicação da BR-364, acesso alternativo pela BR-421 e recuperação da BR-425 em Porto Velho
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista fica desacordado após arrancar placa em acidente na zona sul

Motociclista fica desacordado após arrancar placa em acidente na zona sul

Homem de 43 anos sofreu ferimentos gravíssimos após perder o controle na Estrada do Areia Branca, em Porto Velho.
10
VÍDEO: Bandidos são filmados fazendo em furto em residência na capital

Casal é preso após deixar filha de 3 anos sozinha em casa para beber em bar

Pais foram detidos na madrugada deste domingo (21), no bairro São Francisco, zona leste de Porto Velho.
10
Grave acidente com capotamento de caminhonete deixa vítima presa às ferragens na BR-319

Grave acidente com capotamento de caminhonete deixa vítima presa às ferragens na BR-319

Ocorrência foi registrada na manhã deste domingo (21), na altura do km 38 da rodovia.
12

Homem é atacado com enxada e marreta na zona Leste de Porto Velho

Vítima de 45 anos sofreu tentativa de homicídio no bairro Socialista; agressor fugiu após o crime
14
Casal fica ferido após queda de moto em frente a arena de futebol no centro de Porto Velho

Casal fica ferido após queda de moto em frente a arena de futebol no centro de Porto Velho

Piloto sofreu fratura na perna e passageira teve escoriações.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Milhares marcham no DF contra anistia a golpistas e PEC da Blindagem

Milhares marcham no DF contra anistia a golpistas e PEC da Blindagem

Manifestação ocupou as seis faixas da Esplanada dos Ministérios e reuniu movimentos sociais de todo o país.
L
Nota de falecimento: Maria Lúcia Alves do Carmo

Nota de falecimento: Maria Lúcia Alves do Carmo

Sua partida deixa uma imensa saudade, mas sua memória, repleta de amor e ternura, será uma luz a guiar todos aqueles que tiveram a alegria de conviver com ela.
L
Porto Velho recebe primeiro alerta do novo sistema de Defesa Civil

Porto Velho recebe primeiro alerta do novo sistema de Defesa Civil

Notificação de demonstração foi enviada neste sábado (20) e marcou o início do uso da ferramenta que avisará a população em situações de risco
L
Porto Velho celebra o Dia da Árvore com programação gratuita no Parque da Cidade

Porto Velho celebra o Dia da Árvore com programação gratuita no Parque da Cidade

Evento reúne plantio de mudas, feira de produtos naturais e apresentações culturais neste sábado (20), com entrada aberta à comunidade
L
Fhemeron reforça importância da doação de medula óssea em Rondônia

Fhemeron reforça importância da doação de medula óssea em Rondônia

Em alusão ao Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, fundação lembra que o cadastro amplia as chances de cura de mais de 50 doenças hematológicas
L

Elementos da natureza

Dimensões esotéricas, alquímicas e astrológicas dos Quatro Elementos
L
PM captura integrante do CV conhecido como Maverick no bairro Porto Cristo

PM captura integrante do CV conhecido como Maverick no bairro Porto Cristo

Homem procurado pela Justiça é preso durante patrulhamento; tornozeleira eletrônica foi encontrada cortada
10
Motociclista quebra perna em acidente na Avenida Rio de Janeiro

Motociclista quebra perna em acidente na Avenida Rio de Janeiro

Rapaz derrapou no asfalto e sofreu fratura na perna direita.
14
Moto fica presa embaixo de ônibus e piloto fica ferido na zona Sul

Moto fica presa embaixo de ônibus e piloto fica ferido na zona Sul

Acidente ocorreu no cruzamento da Rua do Sol com Rua das Flores, no bairro Areal da Floresta; vítima foi socorrida ao hospital
14

Cinema em destaque: promoção leva fãs à telona com ingressos gratuitos

Mais uma vez, o News Rondônia e o Cine Araújo celebram o amor pelo cinema premiando um participante com um par de ingressos para uma sessão especial. A iniciativa, que já conquistou os leitores, segue encantando cinéfilos com momentos únicos diante da telona.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.