DOMINGO, 17/08/2025
Publicidade

L

Mundo

RETOMADA: DEPOIS DO PIOR DA EPIDEMIA, CHINA VIVE 'NOVO NORMAL' E TEME SURTO IMPORTADO

Retomada do convívio social é lenta, sob controle extremo e sujeita a idas e vindas

Publicado em 

RETOMADA: DEPOIS DO PIOR DA EPIDEMIA, CHINA VIVE 'NOVO NORMAL' E TEME SURTO IMPORTADO - News Rondônia

Passado o pior momento da epidemia na China, o país começa a reativar sua economia, retoma aos poucos o convívio social e se prepara para a vida pós-coronavírus, ainda muito longe da realidade anterior. É um novo normal,  no cotidiano marcado por severas precauções de saúde e um aparato de controle extremo até para os padrões chineses. Com a transmissão comunitária contida, segundo as autoridades chinesas, os casos importados e o risco de uma segunda onda de infecções passam a ser a maior preocupação.

RETOMADA: DEPOIS DO PIOR DA EPIDEMIA, CHINA VIVE 'NOVO NORMAL' E TEME SURTO IMPORTADO - News Rondônia

A normalização é gradual e sujeita a reviravoltas que mostram as incertezas de uma caminhada em terreno desconhecido. Depois que cerca de 500 cinemas reabriram no país no fim de março, com salas vazias, o governo ordenou que fechassem novamente. Em Xangai, principal centro financeiro do país, atrações turísticas chegaram a reabrir por 19 dias, antes da determinação de fecharem de novo, num sinal de que a volta ao normal é um percurso errático. A ordem também se aplica a bares, boates e  os populares karaokês.

As aulas recomeçaram em certas províncias, sob um rígido esquema de contenção do vírus. As medidas incluem desinfecção das escolas várias vezes por dia, checagem dos alunos por reconhecimento facial e exames de temperatura e uso obrigatório de máscaras. Mas na maior parte do país as escolas permanecem fechadas, muitas com ensino à distância. O gaokao, exame nacional de acesso à universidade, foi adiado para o início de julho, prolongando em um mês o estresse dos quase 11 milhões de estudantes inscritos.  

O uso de máscaras é a norma, mas em Pequim alguns já se arriscam a sair de cara limpa. Nos poucos bares e restaurantes reabertos, a nova ordem social é limitar a três pessoas o número de pessoas por mesa.  Antes desertas, as ruas já têm movimento, e o transporte público, que nunca parou, já não está mais vazio. Estrangeiros que moram na China contam que o clima piorou para eles por causa do medo de casos importados. Há relatos sobre bares, restaurantes e academias de ginástica que barraram estrangeiros. O governo chinês condenou os incidentes e afirmou que não permitirá discriminações.

Nos bairros, um passe emitido por comitês comunitários é usado para controlar entrada e saída. A liberdade de movimento depende de aplicativos desenvolvidos por plataformas populares, como Alipay e Wechat, que atribuem um código QR e determinam o risco de contágio com base no histórico de saúde e locais visitados. Se der verde, o usuário está livre para circular. Na prática, o aplicativo tornou-se obrigatório, pois é difícil entrar em estabelecimentos comerciais ou chamar um Didi (o Uber chinês) sem o status verde. Algumas cidades ofereceram recompensas a quem informar sobre vizinhos infectados. Muitos temem que a ampliação do monitoramento se torne permanente.

Em Wuhan, onde apareceram os primeiros casos do coronavírus, o isolamento total declarado em 23 de janeiro termina na próxima quarta (8). O afrouxamento começou nos últimos dias, com a permissão a quem tem o código verde para saídas curtas. Mas a maioria dos 10 milhões de habitantes da cidade completará 11 semanas sem sair de casa, como o consultor de negócios camaronês Pisso Nseke, que mora há seis anos em Wuhan. Além da dificuldades financeiras, por ter ficado sem renda, ele disse ao GLOBO que o maior desafio do isolamento é mental. Para enfrentar o longo período em solitária, criou um grupo de amigos para ajudar pessoas em dificuldade e se dedicou à meditação.

— Muita gente enfrenta depressão, ansiedade, pânico, porque você não sabe o que realmente está acontecendo. E a cada dia tudo o que você faz é acompanhar notícias de como a situação está pior.

Na economia, a tímida retomada do convívio social afeta mais duramente o setor de serviços e o consumo, mas há indícios de reaquecimento em outras áreas. Depois do tombo recorde da produção industrial nos primeiros meses do ano, a atividade das indústrias já atinge 80% do nível registrado no ano passado, segundo monitoramento da consultoria Capital Economics com  base no consumo de carvão e eletricidade.

Para o economista Rodrigo Zeidan, professor da New York University Shanghai e da Fundação Dom Cabral, apesar da inevitável desaceleração não existe entre as autoridades chinesas um  dilema entre a contenção do vírus e a retomada da economia. Residente em Xangai, ele marcou sua volta para o dia 4 de maio, na expectativa de que até lá a China reabra as fronteiras. Segundo Zeidan, o governo chinês já deixou claro que está disposto a segurar a economia enquanto houver risco considerável à saúde pública, com a promessa de que os empregos perdidos voltarão mais na frente.

— A escolha da China é simples: saúde acima de tudo, porque um dos valores mais caros ao Partido Comunista é a ordem social — diz.—- O papel do governo é proteger a vida das pessoas. Senão, para quê aceitar um governo autoritário? Esse é o contrato social.

Embora o dia a dia ainda seja marcado por restrições, para a maioria da população o novo normal é um alívio depois de semanas de um isolamento sem precedentes, que transformou metrópoles vibrantes em cidades fantasmas. Changchang, 26, calcula que 70% dos funcionários da agência de relações públicas em que trabalha, em Xangai, têm optado em continuar trabalhando de casa, apesar de já poderem ir ao escritório. Feliz em voltar a treinar com seu time de basquete, ela entende que a abertura deve ser lenta para evitar um novo surto, principalmente em cidades com muitos migrantes, como Xangai.

— A preocupação não é só com estrangeiros, mas principalmente chineses que estão voltando do exterior. Como Xangai recebe muitos vôos internacionais, o estresse é grande.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Bolívia vai às urnas com direita favorita e 23% dos votos indefinidos

Bolívia vai às urnas com direita favorita e 23% dos votos indefinidos

Com pesquisas apontando vantagem para Jorge “Tuto” Quiroga e Samuel Doria Medina, eleições na Bolívia podem encerrar 19 anos de hegemonia da esquerda.a
L

Furacão Erin ganha força e se torna um dos mais rápidos da história | Tempestade atinge categoria 5 em 24 horas

Fenômeno raro coloca o Atlântico em alerta: Erin passou de categoria 1 a 5 em apenas um dia e deve crescer ainda mais, reflexo do aquecimento global.
L
Encontro de Trump e Putin busca trégua na Ucrânia

Encontro de Trump e Putin busca trégua na Ucrânia

Reunião entre os presidentes dos Estados Unidos e da Rússia no Alasca encerra sem acordo imediato, mas com diálogo considerado “produtivo” para resolver o conflito.
L
ONU aponta aumento de violência sexual em guerras

ONU aponta aumento de violência sexual em guerras

Um relatório da ONU revela que a violência sexual em conflitos globais cresceu em 2024, com destaque para a situação na África.
L
EUA cancelam vistos da família do ministro Alexandre Padilha

EUA cancelam vistos da família do ministro Alexandre Padilha

A decisão afeta a esposa e a filha do ministro, em uma série de revogações que já atingiram outros funcionários do governo brasileiro.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Cerca de 275 Milhões de Reais: Maduro Vale Mais do que os Filhos de Sadam Hussein e Osama Bin Laden

O segundo maior valor, 25 milhões de dólares, foi oferecido pela prisão ou morte de Osama Bin Laden, o terrorista que planejou o ataque às Torres Gêmeas em Nova York, em 11 de setembro de 2001, portanto dez anos antes.
L
Exames de Bolsonaro indicam inflamações pulmonares e persistência de gastrite

Exames de Bolsonaro indicam inflamações pulmonares e persistência de gastrite

Boletim médico divulgado neste sábado (16) em Brasília aponta que Jair Bolsonaro apresenta resquícios de infecções pulmonares e esofagite persistente.
L
Horóscopo especial de domingo (17/08/25) com previsões detalhadas para cada signo

Horóscopo especial de domingo (17/08/25) com previsões detalhadas para cada signo

Seja receptivo, aja com cuidado e use sua intuição. A conjunção Sol–Ketu lembra a importância de equilibrar ação e reflexão, mantendo a autenticidade enquanto libera o que já não serve.
L

ZEEKR 7X é lançado no Brasil com foco em tecnologia e segurança

ZEEKR 7X chega ao Brasil por R$ 448 mil com 646 cv, autonomia de 423 km e tecnologia premium, reforçando a disputa no segmento de SUVs elétricos.
L

Nota de pesar: Nelson Caitano da Silva

Familiares e amigos se despedem de Nelson Caitano da Silva, deixando vivo o legado de amor, fé e dedicação à família.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Procura por emprego cai 21% no Brasil

Procura por emprego cai 21% no Brasil

O número de pessoas desempregadas há mais de um ano atinge o menor patamar da série histórica, conforme dados do IBGE.
L
Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

O Concurso Público Nacional Unificado avança com a validação de três carreiras e a autorização de novas nomeações.
L
Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

A taxa de desocupação do país chegou a 5,8% no segundo trimestre de 2025, com queda em 18 das 27 unidades da federação.
L
Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Edital oferece sete vagas para formadores titulares e cinco para cadastro reserva, com bolsa mensal de R$ 1.200,00, fortalecendo alfabetização infantil.
L
Feira de Empregos em Porto Velho reúne mais de 10 mil inscritos e gera contratações imediatas

Feira de Empregos em Porto Velho reúne mais de 10 mil inscritos e gera contratações imediatas

Evento promovido pela Prefeitura contou com 189 empresas, mais de mil vagas e oportunidades para todos os públicos.
L

POLÍTICA

Lula vê com preocupação envio de forças militares dos EUA ao Caribe | Trump mira Maduro e amplia tensão na região

Decisão de Donald Trump envolve submarino nuclear, navios de guerra e fuzileiros navais; governo brasileiro alerta para risco de escalada diplomática e militar.
L

Michelle Bolsonaro chama Lula de “pinguço” | acusa presidente por sanções dos EUA

Em evento do PL Mulher em Natal, a ex-primeira-dama disse que Lula provocou os EUA, culpou o governo pelo tarifaço e fez duras críticas pessoais.
L
Bolsonaro deixa prisão domiciliar para exames médicos

Bolsonaro deixa prisão domiciliar para exames médicos

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi autorizado a sair de casa pelo ministro Alexandre de Moraes para realizar exames clínicos, exigidos por seu quadro de saúde.
L

Deputado Edevaldo Neves propõe reduzir exigência de corridas para isenção de IPVA a motoristas de aplicativo

Parlamentar sugere diminuir de 3.600 para 2.600 o número de corridas anuais exigidas, tornando o benefício mais acessível à categoria.
L
Lula defende comércio com China em inauguração de montadora

Lula defende comércio com China em inauguração de montadora

Em evento da montadora chinesa GWM em São Paulo, presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou a China como principal parceira comercial do Brasil e criticou a postura dos Estados Unidos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Equipe do sgt Machado prende ex-presidiário com espingarda embaixo do colchão

Equipe do sgt Machado prende ex-presidiário com espingarda embaixo do colchão

O flagrante aconteceu em uma vila de apartamentos na Rua Mondal, bairro Aeroclube em Porto Velho.
10
Equipe do sgt Machado prende cinco suspeitos com drogas em sucata de fachada no Igarapé

Equipe do sgt Machado prende cinco suspeitos com drogas em sucata de fachada no Igarapé

A polícia encontrou drogas, balança de precisão e dinheiro trocado.
10
video-carro-faz-conversao-e-bate-de-frente-com-moto-no-bairro-mariana

VÍDEO | Carro faz conversão e bate de frente com moto no bairro Mariana

Acidente grave no bairro Mariana em Porto Velho deixa motociclista inconsciente; colisão foi registrada por câmera de segurança.
10
Jovem é morta a facadas e suspeita é presa em apartamento na zona leste

Jovem é morta a facadas e suspeita é presa em apartamento na zona leste

Crime ocorreu neste sábado (16) na Rua Francisco de Menezes, bairro Socialista
18
Homem é morto a tiros em Ji-Paraná

Homem é morto a tiros em Ji-Paraná

Cleiciano Batista da Costa, de 36 anos, foi baleado em frente a uma residência no bairro Bela Vista; a Polícia Civil investiga o caso.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quina 6802: confira os números sorteados neste sábado (16) | Prêmio é de R$ 1,3 milhão

Sorteio foi realizado em São Paulo; apostadores que acertarem de 2 a 5 dezenas levam prêmios. Caso não haja ganhador na faixa principal, valor acumula.
L

Jornal Marca critica arbitragem em vitória do Barcelona sobre o Mallorca | “Não precisa dessas ajudas”

Catalães venceram por 3 a 0 na estreia da LALIGA, mas polêmicas envolvendo Raphinha e decisões do árbitro José Luis Munuera dominaram as manchetes na Espanha.
L
Renato Kayzer desabafa após empate do Vitória com Juventude | “Vontade de esculachar”

Renato Kayzer desabafa após empate do Vitória com Juventude | “Vontade de esculachar”

Atacante marcou dois gols, mas lamentou nova falha nos minutos finais; Rubro-Negro chega a cinco jogos sem vitória e se aproxima da zona de rebaixamento.
L
Brasil conquista 6 ouros e soma 15 pódios na Copa do Mundo de halterofilismo paralímpico

Brasil conquista 6 ouros e soma 15 pódios na Copa do Mundo de halterofilismo paralímpico

Delegação brasileira brilha em Santiago, no Chile, e acumula seis medalhas de ouro, além de pratas e bronzes, em preparação para o Mundial do Egito.
L
Caixa paga parcela de maio do Bolsa Família a beneficiários com NIS final 9 nesta quinta (29)

CAIXA INICIA PAGAMENTO DO BOLSA FAMÍLIA E AUXÍLIO GÁS NESTA SEGUNDA-FEIRA (18)

Pagamento será antecipado para todo o estado do Rio Grande do Sul e alguns municípios dos estados de Alagoas, Amazonas, Paraná, Roraima e Sergipe.
L

Requerimento da Licença Ambiental: UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA e LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇAO
L
Governo de RO monitora resultados do Projeto Recuperar junto a produtores rurais em Cacoal

Governo de RO monitora resultados do Projeto Recuperar junto a produtores rurais em Cacoal

Equipes da Sedam realizam visitas técnicas para avaliar impactos do Projeto Recuperar e garantir a efetividade das ações ambientais e produtivas.
L
Harlem Globetrotters podem trazer maior show de basquete do mundo para Porto Velho

Harlem Globetrotters podem trazer maior show de basquete do mundo para Porto Velho

Equipe mundialmente famosa avalia incluir Porto Velho na turnê “World Tour Brasil”, oito anos após a última passagem pelo país.
L
ACRAT leva ao Ministro Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho preocupações sobre a Equalização no TRT14

ACRAT leva ao Ministro Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho preocupações sobre a Equalização no TRT14

ACRAT destacou pontos sensíveis identificados pela classe, como as violações ao princípio do juiz natural e da competência territorial na distribuição de processos.
L

Acordo internacional é firmado na X Reunião da Rede SPAA na Colômbia

Documento assinado pelos países membros traz 18 compromissos conjuntos para enfrentar a inflação dos alimentos e fortalecer a agricultura familiar
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.