Produtores rurais de Alvorada d’Oeste e região terão a oportunidade de conhecer uma tecnologia que vem tornando mais acessível e eficiente a recuperação de áreas degradadas e a regularização ambiental das propriedades: a muvuca de sementes. No sábado (28), às 8h (horário de Rondônia), será realizado o Seminário Vitrines da Restauração, no auditório do CEEJA Euclides da Cunha.
Durante o encontro, será apresentada de forma prática a técnica da muvuca, considerada um método inovador de restauração ecológica de baixo custo, que consiste na mistura de diferentes sementes nativas plantadas simultaneamente para recompor a vegetação e acelerar o processo de regeneração ambiental.

O seminário integra o projeto Vitrines da Restauração, iniciativa que busca implantar unidades demonstrativas em propriedades rurais, especialmente de pequeno e médio porte e da agricultura familiar, ligadas à cadeia produtiva da pecuária. A proposta é conciliar conservação ambiental e viabilidade econômica, promovendo a regularização das áreas e fortalecendo a inserção dos produtores em mercados cada vez mais exigentes quanto à sustentabilidade.

O projeto é executado pela Ecoporé em parceria com os Escritórios Verdes da JBS, com apoio financeiro do Fundo JBS pela Amazônia. A iniciativa busca consolidar modelos replicáveis de restauração ecológica, garantindo que a adequação ambiental caminhe junto com a manutenção da capacidade produtiva das propriedades.

Além da recuperação de áreas, o projeto fortalece a Rede de Sementes da Bioeconomia Amazônica (RESEBA), envolvendo jovens e mulheres indígenas na coleta, beneficiamento e comercialização de sementes florestais. O objetivo é estruturar um negócio sustentável, ampliar a escala de atuação e gerar oportunidades de renda a partir da bioeconomia.









































