O Rio Acre começou a apresentar sinais de vazante na capital Rio Branco nesta segunda-feira, 19 de janeiro. Apesar da tendência de queda, o nível registrado às 12h (horário local) ainda mantinha o rio 91 centímetros acima da cota de inundação. A previsão dos técnicos do Serviço Geológico do Brasil (SGB) é que a marca chegue aos 14,20 metros até o período da noite.
Diferente da capital, as estações de monitoramento no interior do estado apresentam níveis considerados normais para esta época do ano. Em Xapuri, o rio marcou 9,64 metros, enquanto em Brasiléia o nível estabilizou em 8,05 metros. O monitoramento contínuo é realizado pelo Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Acre.
A emissão dos boletins de alerta teve início no dia 13 de janeiro, motivada pelo grande volume de chuvas que causou a rápida elevação das águas. Até o momento, o SGB já publicou 19 informativos com previsões para Rio Branco, Xapuri, Brasiléia e Epitaciolândia, auxiliando as equipes da Defesa Civil no planejamento de ações de socorro e prevenção.
O SGB informou que manterá a divulgação diária dos alertas até que todas as estações retornem aos níveis de normalidade. Após a estabilização, o órgão retomará o cronograma de boletins semanais. Os dados em tempo real podem ser acessados pela população e órgãos de controle por meio do portal do Sistema de Alerta Hidrológico para antecipar possíveis cenários de risco.








































