O Rio Acre apresenta subida lenta e pode ultrapassar a cota de 15,40 metros nesta segunda-feira (29), em Rio Branco (AC), segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB). Em Xapuri, o nível do rio diminuiu e permanece abaixo de 11 metros, ainda inferior à cota de alerta. Já em Brasiléia, a cota está em 5,10 metros, também em redução nas últimas horas.
Os dados foram divulgados em Boletim de Alerta Hidrológico, emitido pelo SGB às 13h (horário de Brasília) e às 11h (horário local do Acre). O monitoramento em tempo real pode ser acompanhado pelo Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Acre (SAH Acre).
O SGB iniciou a emissão dos boletins no sábado (27), devido ao grande volume de chuvas e rápida elevação do rio. Em Rio Branco, o nível ultrapassou a cota de inundação, fixada em 14 metros, ainda na manhã de sábado. Até o momento, oito boletins foram publicados, contemplando também as cidades de Epitaciolândia, Xapuri e Brasiléia.
O SAH Acre permite prever os níveis dos rios e antecipar cenários de risco, auxiliando as Defesas Civis e órgãos municipais na prevenção e apoio à população afetada por possíveis inundações.
O SGB define as Cotas de Referência para informar os impactos:
-
Cota de Atenção: possibilidade moderada de inundação;
-
Cota de Alerta: possibilidade elevada de inundação;
-
Cota de Inundação: primeiros danos observáveis no município;
-
Cota de Inundação Severa: danos severos ao município.







































