TERÇA-FEIRA, 16/09/2025

Rio Madeira: riqueza natural essencial para Rondônia, Amazônia e o Brasil

Um dos maiores e mais importantes afluentes do rio Amazonas, o Madeira é essencial para a economia e a sobrevivência de homens, animais e a floresta

Por Augusto Soares \SMC\PMPV - 010

Publicado em 

Rio Madeira: riqueza natural essencial para Rondônia, Amazônia e o Brasil - News Rondônia
Fotos: José Carlos

O Dia Mundial da Água, celebrado anualmente em 22 de março, foi instituído para que as pessoas do mundo inteiro possam refletir sobre a importância dos recursos hídricos que sustentam homens, animais e plantas, além de fortalecer economias. Nesse contexto, o majestoso rio Madeira, um dos mais emblemáticos da região Norte do Brasil, se destaca não apenas como um marco geográfico, mas também como um pilar essencial para Rondônia, a Amazônia e para a economia do Brasil.

Suas águas, apesar de barrentas, principalmente em períodos de grande cheia, são tão importantes para a vida, que abastecem desde pequenas comunidades, vilas e até grandes cidades, como Porto Velho, a capital rondoniense, saciando a sede de todos.

Rio Madeira: riqueza natural essencial para Rondônia, Amazônia e o Brasil - News RondôniaFonte de transporte de passageiros e integração das pessoas, o rio Madeira ainda contribui para alimentar o turismo

O MADEIRA

Com mais de 3 mil quilômetros de extensão, o rio Madeira é um dos maiores e mais importantes afluentes do rio Amazonas e atravessa ambos os estados. Ele possui uma das mais ricas bacias hidrográficas em biodiversidade, além de ser um dos maiores sistemas de transporte fluvial do Brasil.

Para Rondônia, o Madeira não é apenas uma fonte de água doce, mas também uma via de comunicação histórica, essencial para o transporte de mercadorias, para a movimentação econômica da região e para a sobrevivência de populações tradicionais, como milhares de pessoas que moram em suas margens, sobrevivendo da pesca, da agricultura e do extrativismo, entre outras atividades.

AFLUENTES

Rio Madeira: riqueza natural essencial para Rondônia, Amazônia e o Brasil - News RondôniaNo turismo, além da pesca esportiva e dos tradicionais passeios de barcos, o rio oferece contemplação de um dos mais lindos pores do sol da região

Tamanha grandiosidade é alimentada por diversos afluentes que enriquecem ainda mais a bacia do Madeira, a exemplo dos rios Abunã, Ribeirão, Jamari, Machado, rio Preto, Jaci e Mutum-Paraná, entre outros. Todos eles desempenham papel fundamental na manutenção da dinâmica hídrica da região, contribuindo para o abastecimento de água e o equilíbrio da natureza.

HIDRELÉTRICAS

Outro aspecto importantíssimo, são as duas hidrelétricas construídas no rio Madeira – Santo Antônio e Jirau. Ambas estão localizadas em Porto Velho e têm grande importância tanto para a geração de energia elétrica quanto para o desenvolvimento da região e do Brasil, pois fazem parte do Sistema Interligado Nacional (SIN), tornando-se molas propulsoras para o crescimento da indústria.

ECONOMIA

Em se tratando de transporte, nosso rio Madeira se consolidou como vital corredor de escoamento de produtos como a soja, milho e outros grãos que vêm de outros estados do Brasil, passando pelo estado de Rondônia até os portos de exportação, especialmente o de Porto Velho. Essa logística fluvial é imprescindível, pelo fato de reduzir os custos do transporte e garantir acesso até mesmo aos mercados internacionais.

Rio Madeira: riqueza natural essencial para Rondônia, Amazônia e o Brasil - News RondôniaO Madeira é uma das principais vias para o transporte de commodities até o Porto de Porto Velho

Pilar fundamental para transportar cargas volumosas, como a soja, combustíveis, eletrônicos e até carros e caminhões, o Madeira é uma das principais vias para o transporte de commodities até o Porto de Porto Velho, de onde as cargas seguem para os portos de exportação.

Imprescindível para o agronegócio, por ser uma alternativa mais barata e eficaz do que as estradas, especialmente em uma região de difícil acesso e com grandes distâncias, o rio Madeira é essencial na integração da Amazônia com o restante do Brasil e até mesmo com os mercados internacionais, o que também acaba fomentando a economia local.

PRESERVAÇÃO

Porém, a sustentabilidade dessa via de transporte tão essencial para o País, depende de políticas de gestão de recursos hídricos e de preservação, tendo em vista que em períodos de estiagem extrema, como aconteceu em 2024, fica praticamente impossível de navegar por causa da enorme quantidade de bancos de areia.

Outro ponto importante é que, tanto em período de cheia quanto de estiagem, o rio Madeira é a principal via de ligação do poder público com as famílias ribeirinhas que são impactadas.

Rio Madeira: riqueza natural essencial para Rondônia, Amazônia e o Brasil - News RondôniaCom toda sua riqueza e complexidade, o rio é uma joia que deve ser cuidada para garantir um futuro próspero e sustentável

A Prefeitura de Porto Velho, por exemplo, através da Defesa Civil Municipal, realiza constantes ações de monitoramento, distribuição de alimentos, água potável e hipoclorito de sódio, além de auxiliar na retirada de famílias inteiras para locais seguros.

Fonte de transporte de passageiros e integração das pessoas, o rio Madeira ainda contribui para alimentar o turismo em Porto Velho, através da pesca esportiva e dos tradicionais passeios de barcos e contemplação de um dos mais lindos pores do sol da região e do Brasil.

DESAFIOS

Apesar de toda a sua importância, o rio Madeira e seus afluentes enfrentam desafios ambientais, como o desmatamento, a poluição e as mudanças climáticas. “O Dia Mundial da Água nos lembra da urgência em adotar medidas sustentáveis para proteger esses recursos hídricos tão essenciais para a vida no planeta”, destacou o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes.

A busca por um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental é mais urgente do que nunca. O rio Madeira, com toda sua riqueza e complexidade, é uma joia que deve ser cuidada para garantir um futuro próspero e sustentável para Rondônia, a Amazônia e o Brasil.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Novo monitoramento diário da Amazônia lançado por MMA e Inpe

Novo monitoramento diário da Amazônia lançado por MMA e Inpe

O novo sistema de monitoramento diário da Amazônia, chamado Deter Não Floresta, vai detectar desmatamento e outras atividades ilegais em tempo real, cobrindo áreas não florestais do bioma.
L
Amazônia perde área do tamanho da França em 40 anos

Amazônia perde área do tamanho da França em 40 anos

Estudo do MapBiomas revela que a maior floresta tropical do mundo perdeu 52 milhões de hectares de vegetação nativa, o que acelera a ameaça do “ponto de não retorno”.
L
Comitê Estadual reforça integração no combate a incêndios florestais e apresenta resultados positivos em Rondônia

Comitê Estadual reforça integração no combate a incêndios florestais e apresenta resultados positivos em Rondônia

Sob comando do coronel Nivaldo Ferreira, Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais registra redução de focos e amplia parcerias estratégicas.
L
Dados revelam quinto ano com maior área de queimadas em 2025

Dados revelam quinto ano com maior área de queimadas em 2025

Com bioma Cerrado sendo o mais afetado, relatório mostra que 2025 já é o quinto ano com maior área de queimadas desde 2003, mesmo com queda de focos.
L
Nova norma padroniza autorização de desmatamento

Nova norma padroniza autorização de desmatamento

Resolução do Conama força estados e o Distrito Federal a padronizar a Autorização de Supressão de Vegetação, aumentando a transparência e uniformidade dos dados.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) em lista de espera têm até quinta-feira, 18 de setembro, para manifestar interesse nas vagas e permanecerem na lista de espera.
L

ALE-RO fecha contrato de R$ 12 mil reais para comprar pratos

Assembleia Legislativa de Rondônia destina R$ 12 mil para 100 pratos decorativos em cerâmica com identidade institucional, levantando debate sobre gastos em período de contenção orçamentária.
L

Estados Unidos ameaçam novas medidas contra o Brasil após condenação de Jair Bolsonaro

Secretário de Estado do governo Trump indica que retaliações serão anunciadas em breve.
L
Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Estão abertas, a partir desta terça-feira, 9, as inscrições do VII Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Serventias Extrajudicias de Notas e de Registro do Estado de Rondônia, organizado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).
L
Oscar 2026 terá O Agente Secreto como representante brasileiro

Oscar 2026 terá O Agente Secreto como representante brasileiro

Dirigido por Kléber Mendonça Filho e com Wagner Moura no elenco, o filme O Agente Secreto é a aposta brasileira na disputa pelo Oscar 2026 de Melhor Filme Internacional.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

A foto mostra a candidata a um cargo público em uma audiência, escolhendo a comarca. O condutor da audiência a observa, segurando um microfone. Ao fundo, uma tela mostra uma videoconferência com outros participantes.
L
CNU tem nomeação de 279 analistas de infraestrutura

CNU tem nomeação de 279 analistas de infraestrutura

Candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) para o cargo de analista de infraestrutura são nomeados para assumir suas vagas no serviço público federal.
L
Sine Municipal impulsiona capacitação e geração de empregos em Porto Velho

Sine Municipal impulsiona capacitação e geração de empregos em Porto Velho

Entre os serviços oferecidos estão testes de perfil, orientação de carreira e oficinas de elaboração de currículo.
L
Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

O prazo para a confirmação de interesse na lista de espera do CNU 1 é obrigatório para quem deseja continuar concorrendo às vagas.
L
Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Plataforma do governo de Rondônia oferta 408 vagas de emprego em diversas cidades; função de vendedor lidera as oportunidades em Ji-Paraná.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa entrega sala de informática à Polícia Militar Mirim de Guajará-Mirim com investimento de R$ 150 mil

Dra. Taíssa entrega sala de informática à Polícia Militar Mirim de Guajará-Mirim com investimento de R$ 150 mil

Emenda parlamentar da deputada garante 16 computadores e mobília, fortalecendo a formação de jovens do projeto na cidade.
L
Dra. Taíssa destina mais de R$ 14 milhões em emendas para Guajará-Mirim entre 2023 e 2025

Dra. Taíssa destina mais de R$ 14 milhões em emendas para Guajará-Mirim entre 2023 e 2025

Investimentos contemplam saúde, educação, esporte, cultura, segurança e setor produtivo, reforçando o compromisso da deputada com a população local.
L
Depoimento de “Careca do INSS” é cancelado após decisão da defesa de não comparecer à CPMI em Brasília

Depoimento de “Careca do INSS” é cancelado após decisão da defesa de não comparecer à CPMI em Brasília

Investigado por esquema bilionário de desvios no INSS desistiu de falar ao Congresso; defesa alega prioridade a depoimento na Polícia Federal.
L
Vereadora Sofia Andrade tem projeto contra poluição visual aprovado na Câmara de Porto Velho

Vereadora Sofia Andrade tem projeto contra poluição visual aprovado na Câmara de Porto Velho

Lei proíbe afixação irregular de cartazes e banners em espaços públicos e privados, prevendo multas e destinação de recursos ao meio ambiente.
L
Dra. Taíssa participa de reunião do Conselho Comunitário em Vista Alegre do Abunã

Dra. Taíssa participa de reunião do Conselho Comunitário em Vista Alegre do Abunã

Deputada estadual reforça compromisso de ouvir a população e buscar soluções para as demandas apresentadas no distrito de Porto Velho.
L
Publicidade

POLÍCIA

Equipe do sgt Machado fecha “Boca do Jô” usada em sucataria e prende dois no centro

Equipe do sgt Machado fecha “Boca do Jô” usada em sucataria e prende dois no centro

Em revista ao local foram encontradas porções de maconha e crack, além de dinheiro, uma espingarda calibre 22 sem numeração, uma munição, e objetos de procedência duvidosa.
14
Populares imobilizam adolescentes após assalto no Parque da Cidade em Porto Velho

Populares imobilizam adolescentes após assalto no Parque da Cidade em Porto Velho

Jovens de 14 e 15 anos roubaram bicicleta de um adolescente de 16.
10
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido no centro da capital

Colisão entre carro e moto deixa homem ferido no centro da capital

Acidente entre Fiorino e motocicleta ocorreu na Avenida Nações Unidas; vítima sofreu escoriações e foi levada ao hospital pelo Samu.
12

Duas pessoas morrem após inalar gases tóxicos em carro em Alagoas

O caso, inicialmente tratado como homicídio, foi esclarecido após a perícia constatar sinais de intoxicação nos corpos
18

Casal é preso por torturar crianças e forçá-las a comer como cachorros

As vítimas eram submetidas a diversas violências, como comer comida do chão e ajoelhar sobre tampinhas de garrafa
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Projeções econômicas de 2025 indicam queda na inflação

Projeções econômicas de 2025 indicam queda na inflação

De acordo com o Boletim Focus do Banco Central, as projeções econômicas para 2025 foram revistas para baixo, com a inflação oficial estimada em 4,83%.
L
Inflação por faixa de renda cai mais para os mais pobres

Inflação por faixa de renda cai mais para os mais pobres

Estudo do Ipea mostra que a queda na inflação por faixa de renda em agosto foi mais acentuada para famílias com rendimento menor, que registraram deflação de 0,29%.
L
Atividade econômica do Brasil recua pelo terceiro mês

Atividade econômica do Brasil recua pelo terceiro mês

Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central aponta que a atividade econômica teve uma retração de 0,5% em julho, marcando a terceira queda consecutiva.
L
Vistos para a ONU em espera para delegação brasileira

Vistos para a ONU em espera para delegação brasileira

Ministro Marcelo Marotta Viegas confirma que o Brasil ainda aguarda a liberação de vistos para a ONU por parte dos EUA, a uma semana do início da Assembleia Geral.
L
Pesquisa da FGV aponta baixa percepção de perda de emprego

Pesquisa da FGV aponta baixa percepção de perda de emprego

Sondagem do Mercado de Trabalho da FGV mostra que mais da metade dos brasileiros não teme a perda de emprego nos próximos seis meses, refletindo o cenário de mercado aquecido.
L
Brics saúde em pauta para reforçar parcerias e cooperação

Brics saúde em pauta para reforçar parcerias e cooperação

Institutos nacionais de saúde de países do Brics se reúnem no Rio de Janeiro para propor novas ações conjuntas em saúde, buscando enfrentar desafios e fortalecer a preparação para futuras emergências.
L
Agenda de Lula na ONU foca em Palestina e clima

Agenda de Lula na ONU foca em Palestina e clima

O presidente Lula participa da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York com foco na questão palestina, crise climática e defesa da democracia.
L
Prefeitura de Jaru aprova lei que proíbe músicas com teor sexual e apologia a drogas em escolas

Prefeitura de Jaru aprova lei que proíbe músicas com teor sexual e apologia a drogas em escolas

Projeto aprovado pela Câmara veta execução de músicas impróprias em atividades escolares; prefeito Jeverson Lima deve sancionar medida.
L
Dra. Taíssa solicita execução do Programa Plante Mais em Jacinópolis para fortalecer agricultura familiar

Dra. Taíssa solicita execução do Programa Plante Mais em Jacinópolis para fortalecer agricultura familiar

Deputada estadual pede à Seagri que distrito de Nova Mamoré seja contemplado com o programa, ampliando produção e garantindo segurança alimentar.
L
Fissura labiopalatina: governo de Rondônia leva orientações a profissionais de Ji-Paraná

Fissura labiopalatina: governo de Rondônia leva orientações a profissionais de Ji-Paraná

II Programa Nufis Itinerante acontece de 16 a 18 de setembro, capacitando cerca de 250 profissionais de saúde da região central do estado.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.