QUINTA-FEIRA, 21/08/2025
Publicidade

Educação ambiental aproxima estudantes do maior manguezal do planeta

Organizadores esperam atingir novos alunos em 2025, por conta da COP30

Por FABÍOLA SINIMBÚ - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Educação ambiental aproxima estudantes do maior manguezal do planeta
PROJETO MANGUES DA AMAZÔNIA/DIVULGAÇÃO

Ajuru, turu e caranguejo-uçá são espécies de frutos e animais que fazem parte da cultura alimentar e da economia da maior faixa contínua de manguezal do mundo. São tão presentes no dia a dia dos moradores de Bragança, no estado do Pará, que é bem comum receber um convite para tomar um caldo do molusco turu, ou para catar ajuru, um fruto rosado e doce, na praia.

Localizada na chamada Região do Salgado, no nordeste do estado, a cidade da Amazônia também está às margens do Oceano Atlântico e por isso mistura as paisagens da floresta com a vida marinha, resultando em uma natureza única no planeta: um manguezal que se estende desde a costa do estado do Pará até o Maranhão, por 679 quilômetros. É a maior extensão contínua desse ecossistema do planeta.

Segundo o pesquisador Marcus Fernandes, coordenador do Laboratório de Ecologia dos Mangues, da Universidade Federal do Pará (UFPA), a presença abundante desse ecossistema costeiro posiciona o Brasil como o segundo país com a maior área de manguezal do mundo, atrás apenas da Indonésia. E a costa amazônica, que inclui os estados do Amapá, Pará e Maranhão, concentra mais de 80% dessas áreas. “É uma região extremamente diferenciada, porque tem uma bacia hidrográfica muito grande de água doce e aí diferencia muito dos outros manguezais da costa brasileira. Da costa Nordeste, que tem uma bacia fluvial menor, da costa Sudeste e da costa Sul”, explica.

De acordo com Fernandes, o grande volume de água doce carrega sedimentos e nutrientes que tornam esse ecossistema único na Região Norte do país.

“Aqui, a gente tem uma alta conectividade com diferentes sistemas. Conectividade tanto com os recifes de coral – os corais amazônicos que se descobriu desde a década de 70 – conectividade com todo um outro tipo de floresta de novos ecossistemas como várzeas de maré, igapós, terra firme, restingas e outros sistemas que são florestados e são tão ricos também em diversidade, tanto de fauna quanto de flora”, destaca.

Vivência

Apesar de o Brasil estar entre os 15 países com as maiores zonas costeiras do mundo e ter mais da metade da população, 54,8%, vivendo no litoral, conhecer um mangue ainda é uma experiência para poucos. Aos 17 anos, Maria Eduarda Mendes mora no litoral, cresceu vendo o mar de Bragança, mas durante toda a infância só conhecia os manguezais pelas histórias que o avô e o tio pescadores contavam.

Em 2024, quando cursava o 1º ano no ensino médio, participou do Escola Vai ao Mangue, um projeto de educação ambiental promovido pelo Instituto Peabiru, uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip). Ao conhecer detalhes do ecossistema de água salobra, com uma biodiversidade diferente da floresta e também do mar, Maria Eduarda pôde sentir a textura da lama, ver as longas raízes da vegetação e aprender sobre os animais que trazia na memória de cada história ouvida.

“Quando a gente veio de lá, quando eu voltei, eu cheguei contando para todo mundo aqui de casa o quanto foi divertido e o quanto eu queria poder vivenciar isso cada vez mais”, lembra.

Segundo o coordenador do Escola Vai ao Mangue, Madson Galvão, o projeto é parte de um programa de educação maior chamado Mangues da Amazônia, que, somente em 2024, recebeu a visita de cerca de 2 mil alunos e 300 professores, de 29 escolas e duas instituições de ensino superior.

“Muitos desses estudantes veem a Amazônia só como uma floresta de terra firme. Mas não, a gente tem uma outra faixa, com outra feição, que é a Amazônia costeira, onde estão o ecossistema manguezal e o ecossistema marítimo. Então, quando eles chegam nessa Amazônia, eles veem as conexões dos nossos rios com a floresta, com o manguezal e o mar”, explica Madson Galvão.

Expansão

Em 2025, ano em que o Pará sediará a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém, em novembro, os organizadores do projeto esperam expandir a capacidade e alcançar mais estudantes. Eles já planejam o encaminhamento de propostas de educação ambiental para a 1ª Conferência Internacional Infantojuvenil sobre Educação e Mudança do Clima, um encontro preparatório da COP, que também ocorrerá na capital paraense, entre 7 e 21 de março.

Imersão

Para Marcus Fernandes, as aulas a céu aberto são experiências sensoriais, científicas e de conscientização sobre a importância do manguezal para proteção da zona costeira, segurança alimentar da população local e capacidade de estocar carbono e proteger o planeta das mudanças climáticas. “O manguezal tem a capacidade de estoque superior à da terra firme, de duas a três vezes mais. Isso é importante para o efeito de equilíbrio ambiental”, explica.

Na vivência, à medida que os estudantes interagem com o ecossistema, as espécies são apresentadas. “A gente mostra como identificar as três mais dominantes: a Rhizophora mangle, o mangue-vermelho; a Avicennia schaueriana, o mangue-preto, e a Laguncularia racemosa, o mangue-branco. Então a gente trabalha a associação delas com o sedimento, e a partir daí a gente já vai entrando na fauna, porque é no mangue-vermelho, com solo mais lamoso e fácil de construir galerias e tocas, que o caranguejo tem uma maior distribuição associada”, detalha o coordenador do projeto.

Além de aprenderem sobre a distribuição dos manguezais na Amazônia e as espécies da fauna e da flora desse ecossistema, os estudantes participam do plantio de mudas para reflorestamento em áreas de manguezais degradadas.

“É muito incrível saber que a gente plantou coisas novas no mangue e quando eu passar de novo por lá, para ir à praia por exemplo, eu vou ver o quanto estará grande”, diz Maria Eduarda.

A partir das iniciativas de educação ambiental, o programa já recuperou 16 hectares de manguezal da Amazônia, onde o retorno dos caranguejos é monitorado e a variabilidade genética das espécies é estudada para identificação de sementes mais resistentes e que garantam maior sucesso em reflorestamentos futuros.

A interação com pescadores e extrativistas soma à experiência os saberes tradicionais, da economia e cultura alimentar regional. “É uma atividade que traz aprendizagens que são interdisciplinares, porque a gente vai lidar com uma série de temas lá dentro. Ciências, geografia, cultura local. A gente vai lidar com conhecimento da relação entre o meio ambiente e as pessoas e a sociedade”, conclui Fernandes.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Liberação de licenças ambientais para óleo e gás lidera no Ibama

Liberação de licenças ambientais para óleo e gás lidera no Ibama

O setor de óleo e gás tem o maior número de licenças ambientais emitidas pelo Ibama nos últimos anos, conforme revelado na Navalshore 2025.
L
Área queimada em julho atinge menor índice em sete anos

Área queimada em julho atinge menor índice em sete anos

Dados do MapBiomas Fogo revelam que o Brasil registrou uma queda de 40% na área atingida por queimadas em julho de 2025, o menor patamar desde 2019.
L
Suspensão da Moratória da Soja pelo Cade preocupa Ministério do Meio Ambiente

Suspensão da Moratória da Soja pelo Cade preocupa Ministério do Meio Ambiente

Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima expressa preocupação com a suspensão da Moratória da Soja na Amazônia, um acordo voluntário de quase 20 anos.
L
Países da OTCA apoiam fundo para preservar florestas tropicais

Países da OTCA apoiam fundo para preservar florestas tropicais

O Brasil e a Colômbia lideram movimento para criar um novo fundo de financiamento climático, que será lançado na COP30, em Belém.
L
Rondônia lidera ranking nacional com redução histórica nas queimadas

Rondônia lidera ranking nacional com redução histórica nas queimadas

Estado registra queda de 90,92% nos focos de calor em 2025 e se consolida como referência no combate a incêndios florestais no país.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Peixinn Restaurante e Agenda News sorteiam almoço semanal com o melhor da culinária regional no News Rondônia

Com 15 anos de tradição e pratos premiados, o Peixinn oferece uma experiência gastronômica autêntica. Participe da promoção e saboreie o melhor peixe da cidade!
L

Nota de pesar: Luismar Sarmento Pedrosa

Último adeus a Luismar, homem de fé, família e música, que será velado em Porto Velho nesta quinta-feira (21).
L

Promoção News Rondônia + Depile-se: toda semana um tratamento estético diferente!

Participe do sorteio e concorra a um combo especial: Lash Lifting + Coloração de Cílios.
L

Promoção News Rondônia + Depile-se: conheça a ganhadora do combo da beleza – Brow Lamination, Design e Coloração

Primeira vencedora da campanha de beleza do News Rondônia já foi sorteada e vai transformar o olhar com um combo exclusivo da Depile-se Porto Velho.
L
Câmara aprova PL de proteção para crianças nas redes sociais

Câmara aprova PL de proteção para crianças nas redes sociais

O Projeto de Lei contra a “adultização” de crianças foi aprovado na Câmara dos Deputados, que agora obriga plataformas a agirem contra crimes e conteúdos impróprios.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

O desemprego no Brasil caiu para 5,8% no segundo trimestre, o menor índice da série histórica, com 1,3 milhão de pessoas recuperando seus empregos.
L
Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

O conceito de sucesso profissional mudou. Jovens de 18 a 24 anos permanecem, em média, um ano no mesmo emprego, priorizando flexibilidade e alinhamento com valores pessoais.
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Os profissionais convocados irão preencher os cargos de auxiliar de farmácia, técnico em saúde bucal, técnico em enfermagem, técnico em informática, supervisor escolar, enfermeiro e médico, todos com carga horária de 40 horas semanais.
L
Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Auxiliar de produção, vendedor e operador de caixa estão entre as funções mais procuradas; governo reforça política de empregabilidade no estado
L
maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L

POLÍTICA

Cláudia de Jesus propõe “Lei Felca” para combater adultização precoce de crianças e adolescentes em Rondônia

Cláudia de Jesus propõe “Lei Felca” para combater adultização precoce de crianças e adolescentes em Rondônia

Projeto de lei estabelece política estadual para prevenir exposição de menores a conteúdos e práticas inapropriadas para a idade
L
Presidente da Assembleia Legislativa discute pautas do setor mineral em Rondônia com ANM

Presidente da Assembleia Legislativa discute pautas do setor mineral em Rondônia com ANM

Alex Redano destaca importância de segurança jurídica e responsabilidade ambiental para mineração no estado
L
Márcio Pacele articula e Maurício Carvalho garante retroescavadeiras para distritos da Ponta do Abunã

Márcio Pacele articula e Maurício Carvalho garante retroescavadeiras para distritos da Ponta do Abunã

Parceria entre vereador e deputado federal assegura quatro máquinas para melhorar estradas vicinais e fortalecer o agronegócio nos distritos de Porto Velho.
L
Por voto popular, Coronel Chrisóstomo é eleito melhor Deputado Federal de Rondônia no Prêmio Congresso em Foco 2025

Por voto popular, Coronel Chrisóstomo é eleito melhor Deputado Federal de Rondônia no Prêmio Congresso em Foco 2025

Parlamentar já destinou mais de R$ 412 milhões em recursos para os 52 municípios do Estado.
L

Eduardo Bolsonaro xinga Jair Bolsonaro após entrevista sobre conflito com Tarcísio, mostra relatório da PF

Mensagens revelam que Eduardo chamou o pai de “ingrato” após ex-presidente apoiar Tarcísio em entrevista; diálogos constam em relatório da PF
L
Publicidade

POLÍCIA

Cadáver é encontrado em prédio abandonado na Rio Madeira

Cadáver é encontrado em prédio abandonado na Rio Madeira

Corpo foi achado nesta quinta-feira (21) em imóvel usado por usuários de drogas e criminosos no bairro Agenor de Carvalho
18
“Acabou o amor” disse garota do job após ser flagrada usando drogas com clientes em boca de fumo

“Acabou o amor” disse garota do job após ser flagrada usando drogas com clientes em boca de fumo

PM flagrou garota de programa e dois homens em ponto de tráfico no bairro Nova Porto Velho; drogas e objetos suspeitos foram apreendidos.
10
BP Choque estoura "boca de fumo" e prende três pessoas em Porto Velho

BP Choque estoura “boca de fumo” e prende três pessoas em Porto Velho

A Polícia Militar e o Canil do Batalhão de Choque fecharam uma “boca de fumo” no bairro Embratel, resultando na prisão de dois homens e uma mulher.
12
Foragido da Justiça agride ex-esposa após ela se recusar a reatar

Foragido da Justiça agride ex-esposa após ela se recusar a reatar

O homem agrediu e tentou enforcar a ex-companheira em Porto Velho e fugiu. O suspeito já tinha um mandado de prisão em aberto por roubo.
16
Motociclista sofre fraturas no maxilar e nariz em acidente em Jaru

Motociclista sofre fraturas no maxilar e nariz em acidente em Jaru

Uma colisão entre uma motocicleta e um carro na Avenida Dom Pedro, em Jaru, deixou o motociclista gravemente ferido.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

USF Pedacinho de Chão retoma atendimentos em novo endereço temporário em Porto Velho

USF Pedacinho de Chão retoma atendimentos em novo endereço temporário em Porto Velho

Unidade provisória mantém serviços de atenção primária enquanto sede original passa por reforma
L
Prefeitura de Porto Velho recolhe mais de 76 mil toneladas de lixo e amplia limpeza urbana

Prefeitura de Porto Velho recolhe mais de 76 mil toneladas de lixo e amplia limpeza urbana

Operação Cidade Limpa intensifica serviços de limpeza e oferece acompanhamento em tempo real à população
L
“Busão das Artes” chega a Porto Velho e transforma lixo em poesia visual

“Busão das Artes” chega a Porto Velho e transforma lixo em poesia visual

Exposição itinerante “Lixúria” promove reflexão sobre consumo e sustentabilidade para crianças, jovens e famílias
L
Prefeitura de Porto Velho oferece serviço gratuito de transporte para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida

Prefeitura de Porto Velho oferece serviço gratuito de transporte para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida

Programa PVH Acessibilidade garante inclusão, autonomia e praticidade com cadastro totalmente on-line
L
Governo de RO fortalece produção agrícola e cultura indígena em Nova Colina

Governo de RO fortalece produção agrícola e cultura indígena em Nova Colina

Dia Especial da Cultura Indígena em Nova Colina integra assistência técnica, políticas públicas e valorização das tradições locais
L
Governo de RO finaliza elaboração do Plano Estadual da Primeira Infância e reforça proteção infantil

Governo de RO finaliza elaboração do Plano Estadual da Primeira Infância e reforça proteção infantil

Plano Estadual da Primeira Infância (PEPI-RO) busca transformar políticas públicas em instrumentos de cuidado e desenvolvimento para crianças de até seis anos
L
Governo de RO inicia fase estadual paralímpica dos Jogos Escolares 2025 em Porto Velho

Governo de RO inicia fase estadual paralímpica dos Jogos Escolares 2025 em Porto Velho

Fase estadual paralímpica dos Jogos Escolares de Rondônia reúne estudantes e reforça inclusão durante Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
L
Encerra nesta sexta-feira prazo para entrega de documentos do CNH Social em Rondônia

Encerra nesta sexta-feira prazo para entrega de documentos do CNH Social em Rondônia

Candidatos selecionados no programa CNH Social do governo de Rondônia têm até sexta-feira (22) para apresentar documentação e garantir vaga
L
Em Nova Mamoré, produtores apostam no calcário para impulsionar agropecuária rondoniense

Em Nova Mamoré, produtores apostam no calcário para impulsionar agropecuária rondoniense

Governo de Rondônia distribui 130 toneladas de calcário em Nova Mamoré, fortalecendo a produção agropecuária e a correção do solo
L
Governo de RO abre inscrições para II Congresso Rondoniense de RPPS com ação solidária

Governo de RO abre inscrições para II Congresso Rondoniense de RPPS com ação solidária

II Congresso Rondoniense de Regimes Próprios de Previdência Social em Porto Velho contará com inscrições gratuitas e doação voluntária de brinquedos
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.