SEXTA-FEIRA, 11/04/2025

Governo aprova planos contra desmatamento no Pantanal e na Caatinga

Em quatro meses, alertas de desmatamento caem 77,2% no Pantanal

Por ANDREIA VERDÉLIO – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Governo aprova planos contra desmatamento no Pantanal e na Caatinga
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

O governo federal aprovou, nesta quarta-feira (18), os planos de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas na Caatinga (PPCaatinga) e no Pantanal (PPPantanal), que serão implementados a partir do ano que vem. Já os planos para a Mata Atlântica e o Pampa deverão ser lançados na primeira semana de fevereiro, após consultas públicas.

As medidas foram apresentadas na reunião da Comissão Interministerial Permanente de Prevenção e Controle do Desmatamento, comandada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, no Palácio do Planalto.

As iniciativas somam-se aos já existentes planos para o Cerrado (PPCerrado) e a Amazônia (PPCDAm), este último implementado em 2004, no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com isso, todos os biomas estão cobertos pelas políticas. “Baseados em evidências científicas e embasados por seminários técnico-científicos, os planos reforçam a abordagem de políticas públicas fundamentadas em dados concretos e análises robustas”, explicou o Ministério do Meio Ambiente (MMA), em comunicado.

O MMA apresentou, ainda, novas estimativas de redução de desmatamento. Entre agosto e novembro de 2024, os alertas de desmatamento caíram 77,2% no Pantanal; 57,2% no Cerrado; e 2% na Amazônia, segundo o Sistema de Detecção de Desmatamentos em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

“Tanto Cerrado, quanto o Pantanal, que ainda tinham dados relativamente altos de desmatamento, a gente está conseguindo reverter e consolidar a queda de desmatamento nos últimos quatro meses”, disse o secretário Extraordinário de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial do MMA, André Lima, após a reunião. “Fechamos o ano com esse balanço importante, quer dizer, saldo muito positivo”, acrescentou

O Deter emite alertas diários de novas alterações na cobertura florestal para apoiar ações rápidas de fiscalização e combate a crimes ambientais realizadas pelo Ibama e ICMBio. Já a taxa anual de desmatamento por corte raso é fornecida pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento por Satélite (Prodes), feito no intervalo de agosto de um ano até julho do ano seguinte.

De acordo com Prodes, o desmatamento na Amazônia Legal caiu 30,6%, no período de agosto de 2023 a julho de 2024, em relação ao ano anterior (2022/2023). No Cerrado, a queda foi de 25,7%, considerando os mesmos períodos.

Articulação

De acordo com André Lima, o combate ao desmatamento no Pantanal e no Cerrado é resultado da articulação do governo federal com os estados. No Pantanal, foi firmado pacto entre MMA e o governo de Mato Grosso do Sul que resultou na aprovação de uma nova lei estadual restringindo o desmatamento em áreas críticas e sensíveis.

Outro marco importante foi com os governadores da região conhecida como Matopiba, que engloba áreas agrícolas nas fronteiras dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O pacto é voltado ao controle do desmatamento ilegal no Cerrado, com ênfase no monitoramento e fiscalização de imóveis com os maiores índices de desmatamento registrados em 2023, com base no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

“São biomas que têm uma área importante de desmatamento que acontece em áreas privadas, então o controle é feito sobretudo pelos órgãos estaduais”, explicou Lima. “Na Amazônia, o trabalho mais forte, um Desafio maior, são em áreas públicas, florestas públicas não destinadas, assentamentos, que correspondem a mais de dois terços dos desmatamentos na região”, acrescentou.

Planos de ação

No Pantanal, as principais causas do desmatamento incluem a expansão da pecuária e da agricultura; exploração de recursos minerais; dificuldades em determinar a legalidade do desmatamento no bioma; e a predominância de áreas privadas, dificultando a governança ambiental.

O Pantanal é composto por 13 objetivos estratégicos; 32 resultados esperados; 54 linhas de ação; e 159 metas.

Entre as principais iniciativas destacam-se o fortalecimento da cooperação entre União, estados e municípios; implementação da Política de Manejo Integrado do Fogo; criação de instrumentos normativos para regulamentar a supressão de vegetação; promoção de práticas de agricultura e agropecuária sustentáveis; fomento ao turismo e às atividades extrativistas; integração de dados do Cadastro Ambiental Rural (Sicar) com o sistema de Autorização de Supressão de Vegetação (ASV); geração de energia sustentável; e estruturação de um fundo de financiamento para ações no Pantanal.

Já na Caatinga, os gargalos para combate ao desmatamento estão na expansão da pecuária e da agricultura; no uso da vegetação nativa como fonte de energia; na instalação de empreendimentos energéticos (eólicos e solares); e na exploração de recursos minerais.

O PCaatinga, por sua vez, é composto por 13 objetivos estratégicos; 32 resultados esperados; 49 linhas de ação; e 120 metas. Suas prioridades incluem avançar na regularização fundiária e ambiental; promover práticas de agricultura sustentável; reconhecer territórios de Povos e Comunidades Tradicionais; fortalecer linhas de crédito para pequenos produtores; estruturar um fundo de financiamento para o bioma; planejar empreendimentos energéticos; e, também, integrar dados do Sicar com o ASV.

Queimadas

Sobre o avanço das queimadas pelos biomas do país, como aconteceu neste ano, André Lima contou que as medidas de prevenção para 2025 deverão estar aprovadas até a primeira quinzena de fevereiro. Ao contrário do desmatamento, a área queimada no Brasil de janeiro a novembro de 2024 quase dobrou em relação ao mesmo período do ano passado.

“Tem uma mudança significativa que 2025 é o primeiro ano que a gente já tem um novo marco regulatório, que é a Política de Manejo Integrado do Fogo, que nos permite no âmbito do comitê de manejo do fogo, estabelecer uma série de novas regras de prevenção preparação e controle”, explicou,

“Então, nós vamos estabelecer medidas preventivas para os proprietários rurais, um conjunto de medidas que podem ser adotadas pelas prefeituras, pelos estados e pelo próprio governo federal, no âmbito dos planos de manejo integrado do fogo, que é o grande desafio é a preparação para 2025”, completou.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Relatório alerta para risco de extinção em massa se aquecimento global atingir 3 °C

Relatório alerta para risco de extinção em massa se aquecimento global atingir 3 °C

Rio de Janeiro sedia evento global sobre clima e saúde
L

Defesa Civil Municipal embarca em uma das maiores ações humanitárias da história

Embarcação Deus é Amor irá percorrer todos os distritos do baixo Madeira
L

Rio Madeira recua e marca 16,68 metros nesta terça-feira (8)

O número de comunidades ribeirinhas afetadas aumentou para 51 localidades
L

Ações de educação ambiental levam orientação a produtores e fortalecem prevenção de queimadas em Rondônia

Produtoras rurais recebem orientações durante busca ativa no entorno do distrito de Jaci Paraná
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Porto Velho está entre as capitais mais bem avaliadas do país no Índice de Transparência

Avaliação é promovida pela Controladoria-Geral da União.
L
Previsões do Horóscopo desta sexta (11/4) para seu signo

Previsões do Horóscopo desta sexta (11/4) para seu signo

Confira as previsões desta sexta-feira (11/4) para o seu signo. Saiba o que os astros reservam nas áreas de amor, carreira e saúde
L
Espetáculo O Homem de Nazaré volta aos palcos em Porto Velho com apresentações gratuitas

Espetáculo O Homem de Nazaré volta aos palcos em Porto Velho com apresentações gratuitas

Montagem reconhecida como Patrimônio Cultural de Rondônia será encenada nos dias 18, 19 e 20 de abril no Teatro Estadual Palácio das Artes, emocionando o público com a trajetória de Jesus Cristo.
L
PF combate o tráfico interestadual de drogas em Rondônia

PF combate o tráfico interestadual de drogas em Rondônia

A ação policial contou com apoio do GEFRON/MT.
10

Solidariedade que navega: apoio do Exército e Prefeitura leva ajuda às vítimas da cheia do Madeira

Com 12 mil pessoas afetadas e comunidades isoladas, ação conjunta leva mantimentos, saúde e esperança a famílias atingidas no Médio e Baixo Madeira
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

Concurso para servidores: Comissão comunica sobre etapas presenciais de heteroidentificação para candidatos negros e indígenas; Confira datas e locais

Candidatos devem chegar com 30 minutos de antecedência ao horário indicado. A ausência ou atraso implicará eliminação nesta fase. A entrevista será individual e poderá ser gravada para fins de registro institucional.
L
Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Entrevistados citam melhoria na qualidade de vida e na produtividade
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa cobra envio de medicamentos para Nova Mamoré

Deputada solicita ação urgente da Secretaria de Saúde diante da falta de insumos nas unidades do município.
L

Deputada Taíssa garante ação emergencial na BR-425

Após alagamentos, DNIT atende solicitação e realiza melhorias no trecho do km 30.
L
Deputado Pedro Fernandes conduz primeira reunião da Frente Parlamentar do Cooperativismo

Deputado Pedro Fernandes conduz primeira reunião da Frente Parlamentar do Cooperativismo

A Frencoop-RO inicia atividades com foco em ações concretas para fortalecer o setor no estado.
L

DNIT inicia obras emergenciais na BR-425 em Nova Mamoré

Intervenção no trecho do km 30 é resultado da articulação da deputada Cláudia de Jesus junto ao governo federal.
L

Anistia para assassinos, assaltantes, torturadores, mas não para a mulher que sujou a estátua com batom

No Brasil, assaltar bancos, sequestrar diplomatas e explodir bombas rende anistia e indenização — já pintar uma estátua com batom pode acabar em anos de cadeia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Teste do pezinho: diagnósticos precoces salvam vida de recém-nascidos

Recém-nascida é sequestrada por grupo armado em rodovia

Armados, dois homens desceram e tomaram a recém-nascida à força, ameaçando atirar caso ela reagisse.
16
Homem é morto com tiro no peito após invadir casa e ameaçar o irmão

Homem é morto com tiro no peito após invadir casa e ameaçar o irmão

A vítima então tentou entrar na casa e usando uma faca tentou atacar o irmão que reagiu e atirou em direção a Jean que foi baleado no peito e morreu.
18
Homem é baleado no peito durante ataque próximo do Orgulho do Madeira

Homem é baleado no peito durante ataque próximo do Orgulho do Madeira

Rapaz estaria próximo de uma boca de fumo quando foi atacado a tiros, depois mesmo ferido conseguiu correr até a Rua Plácido de Castro, onde caiu em frente de uma vila de apartamentos e pediu socorro.
16
Bando é flagrado em festa depois de roubo em residência na zona leste

Bando é flagrado em festa depois de roubo em residência na zona leste

No local as 13 pessoas foram detidas, e localizados objetos e o carro roubado da família.
14
Mulher é presa no lugar do marido que vendia arma furtada

Mulher é presa no lugar do marido que vendia arma furtada

Segundo consta em boletim de ocorrência, a guarnição recebeu denúncias que algumas armas haviam sido furtadas de uma residência, e uma delas estava sendo vendida por um indivíduo.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ASSDACO celebra avanço das obras do Centro de Diagnóstico do Câncer em Cacoal

Centro de Diagnóstico do Câncer impulsionará avanços no tratamento oncológico em Rondônia com exames de imagem de alta precisão.
L

MEC confirma instalação do HU em Porto Velho

Após articulações lideradas pela UNIR, com apoio do Governo, Prefeitura e bancada parlamentar, MEC confirma a implantação.
L

Requerimento de Outorga: CLAUDECIR RONCHETTI

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L

Requerimento de Outorga: CECILIA VIEIRA LIMA SILVA

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L

Requerimento de Redução do Potencial Poluidor, Recebimento e Dispensa da Licença Ambiental: CCR – SERVIÇOS DE APOIO A SAÚDE OCUPACIONAL LTDA

Licença Ambiental Por Declaração – LAD, Nº 202 SOL/DLA – Dispensa de Licenciamento.
L
Entenda como teste de saliva pode ajudar na detecção precoce do câncer de próstata

Entenda como teste de saliva pode ajudar na detecção precoce do câncer de próstata

A proposta é selecionar apenas os de risco elevado para exames adicionais, como ressonância e biópsia, o que evitaria procedimentos desnecessários em quem tem baixo risco.
L

Rondônia vira referência em transporte escolar rural

Sistema implantado no estado atrai equipe técnica de Sergipe em busca de boas práticas.
L
Entenda o que é incel: subcultura misógina que cresce na internet e que foi abordado na série Adolescência

Entenda o que é incel: subcultura misógina que cresce na internet e que foi abordado na série Adolescência

O termo, que surgiu nos anos 1990, designa homens que afirmam não conseguir se relacionar afetiva ou sexualmente com mulheres, e que canalizam essa frustração em discursos de ódio, principalmente misóginos.
L
Marcos Rocha anuncia ações para melhorar a saúde em Rondônia

Marcos Rocha anuncia ações para melhorar a saúde em Rondônia

A ação demonstra o compromisso da gestão do governador Marcos Rocha com a saúde.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.