QUARTA-FEIRA, 07/01/2026
Publicidade

Em destaque

Desmatamento na Amazônia cai 30,6% em um ano

É o segundo ano seguido de queda nas áreas desmatadas do bioma

Por PEDRO RAFAEL VILELA - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Desmatamento na Amazônia cai 30,6% em um ano
FABIO RODRIGUES-POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL

O desmatamento na Amazônia Legal, no período de agosto de 2023 a julho de 2024, alcançou 6.288 quilômetros quadrados (km²), valor que representa uma redução de 30,6% em relação ao ano anterior (2022/2023), informou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nesta quarta-feira (6).

Os dados são do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), sistema mantido pelo Inpe que faz uma apuração anual da supressão florestal nos nove estados que compõem a Amazônia Legal.

Com o resultado, o desmatamento foi o menor valor percentual em 15 anos, segundo o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Em termos de área desmatada, o valor medido agora na Amazônia é o menor desde 2015 (6.207 Km²).

O monitoramento do Prodes é feito no intervalo de agosto de um ano até julho do ano seguinte, entre as estações mais secas da floresta, e é considerado resultado mais confiável pelos cientistas, em que a detecção por satélite alcança precisão de 10 metros sobre corte raso e desmatamento por degradação progressiva, como incêndios.

“Conseguimos resultados importantes no ano passado e este ano, novamente, um resultado altamente significativo”, avaliou a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, em anúncio dos resultados à imprensa, no Palácio do Planalto. A ministra destacou, por exemplo, que no acumulado dos últimos dois anos, a redução do desmatamento na Amazônia foi de 45%.

“Uma contribuição para nós mesmos e ao mundo, no contexto em que o problema da mudança do clima é uma realidade avassaladora”, lembrou a ministra, ao citar eventos climáticos extemos, como geadas na África, enchentes na Espanha e ondas de calor em outros países da Europa.

Em relação aos estados, a melhor taxa de redução foi medida em Rondônia, com queda de 62,5% do desmatamento, seguido pelo Mato Grosso (-45,1%), informou o Inpe. Pará (-28,4%) e Amazonas (-29%) também tiveram quedas. Já Roraima registrou aumento de 53% no desmatamento ao longo do último período analisado.

Entre os 70 municípios mais prioritários para o combate ao desmatamento na Amazônia, 78% deles tiveram redução na supressão de floresta, segundo o MMA. Outros 23% tiveram aumento na derrubada florestal.

A redução do desmatamento na Amazônia possibilitou, segundo o governo federal, que um volume de 359 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2), gás que mais contribui para o aquecimento global, deixasse de ser emitido na atmosfera.

A queda no desmatamento foi comemorada por organizações da sociedade civil, mas a cobrança é por melhorar ainda mais esses resultados.

“Uma queda significativa no desmatamento da Amazônia pelo terceiro ano consecutivo é sem dúvida uma boa notícia, porém não é suficiente diante do tamanho dos desafios climáticos e de preservação da biodiversidade que enfrentamos. Não podemos esquecer que 2024 foi um ano de diversas tragédias climáticas no Brasil. E se quisermos evitar os piores cenários de eventos extremos no país, como o que aconteceu no Rio Grande do Sul e as queimadas no Pantanal, precisamos garantir que a queda no desmatamento seja mantida e acelerada nos próximos anos”, ponderou Mariana Napolitano, diretora de estratégia do WWF-Brasil.

Cerrado

Já no Cerrado, a taxa oficial de desmatamento, medida pelo Sistema Prodes, do Inpe, foi de 8.174 km², entre agosto do ano passado e julho deste ano. Assim, houve queda de 25,7% em relação ao período de agosto de 2023 a julho de 2024, a primeira redução do desmatamento em quatro anos no bioma.

Cerca de 76% desse desmatamento segue concentrado em quatro estados: Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, estados que formam o acrônimo Matopiba, principal fronteira agropecuária do Cerrado na atualidade. Nesses estados, no entanto, o Prodes registrou uma queda significativa de desmatamento, na comparação 2023/2024 com o período imediatamente anterior. Na Bahia, por exemplo, a redução foi de 63,3%, seguida por 15,1% no Maranhão, 10,1% no Piauí e 9,6% no Tocantins.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Petrobras confirma vazamento de fluido de perfuração a 175 km da costa do Amapá

Petrobras confirma vazamento de fluido de perfuração a 175 km da costa do Amapá

Companhia informa que perda foi contida, fluido é biodegradável e não houve impactos ao meio ambiente ou à população.
L
Unesp desenvolve método sustentável para extrair cobre do lixo eletrônico

Unesp desenvolve método sustentável para extrair cobre do lixo eletrônico

Pesquisa do Instituto de Química de Araraquara otimiza recuperação de cobre de placas eletrônicas, reduz impactos ambientais e abre caminho para reciclagem mais eficiente.
L
Lei que pune adesão à Moratória da Soja volta a valer em MT

Lei que pune adesão à Moratória da Soja volta a valer em MT

Norma restringe benefícios fiscais e AGU pede nova suspensão no STF.
L
Sema remove árvore caída e libera trânsito no bairro Cristal da Calama

Sema remove árvore caída e libera trânsito no bairro Cristal da Calama

Equipe emergencial da Secretaria Municipal de Meio Ambiente atuou na zona Leste para desobstruir a via após a queda de um ipê causada pelas fortes chuvas na capital.
L

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício no Réveillon

Prefeitura orienta população sobre proibição de artefatos com estampido para proteger autistas, idosos e animais
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Inscrições da Chamada Escolar começam nesta quinta-feira (8)

Inscrições da Chamada Escolar começam nesta quinta-feira (8)

Prazo segue até 15 de janeiro, com inscrições online pelo site da Prefeitura para vagas na rede municipal de ensino de Porto Velho.
L
BVQQ anuncia programação oficial do Carnaval 2026 em Rondônia

BVQQ anuncia programação oficial do Carnaval 2026 em Rondônia

Banda do Vai Quem Quer celebra 46 anos com desfile, ações sociais e ambientais; festa começa em 14 de janeiro e o grande desfile será em 14 de fevereiro.
L
Inscrições para concursos da Educação começam nesta quarta-feira (7) em Rondônia

Inscrições para concursos da Educação começam nesta quarta-feira (7) em Rondônia

Governo de Rondônia abre inscrições para concursos da Seduc com mais de 4,3 mil vagas para professor e técnico educacional até 9 de fevereiro.
L

Nota de pesar: João Adaildo do Nascimento

João Adaildo do Nascimento faleceu aos 96 anos. Soldado da Borracha, era reconhecido pela fé, simplicidade, amor à família e dedicação à música religiosa.
L

Planejando 2026: o caminho para investir com inteligência e equilíbrio

Entenda como montar uma estratégia vencedora unindo a segurança da renda fixa ao potencial das ações para investir com equilíbrio em 2026.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

A relação nominal dos candidatos inscritos encontra-se disponível conforme disposto no edital
L
AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes nega ida de Bolsonaro a hospital após queda e exige laudo médico

Moraes nega ida de Bolsonaro a hospital após queda e exige laudo médico

Ex-presidente sofreu queda em cela da PF; ministro do STF determina exames específicos mediante comprovação
L
Neidinha Suruí se consolida como nome forte para o Senado por Rondônia em 2026

Neidinha Suruí se consolida como nome forte para o Senado por Rondônia em 2026

Pré-candidata da REDE e PSB destaca-se por baixa rejeição, trajetória socioambiental e articulação política ampla
L
Brasil classifica sequestro de Maduro como “afronta gravíssima” na OEA

Brasil classifica sequestro de Maduro como “afronta gravíssima” na OEA

Embaixador Benoni Belli afirmou que ação militar dos EUA viola soberania venezuelana e cria precedente perigoso para a comunidade internacional.
L
Trump afirma que ataque à Venezuela deixou "muitos mortos"

Trump afirma que ataque à Venezuela deixou “muitos mortos”

Presidente dos EUA disse que operação contra Maduro matou principalmente cubanos e elogiou ação militar, criticando opositores e manifestantes contrários à intervenção.
L
EUA defendem controle do petróleo venezuelano em reunião da OEA

EUA defendem controle do petróleo venezuelano em reunião da OEA

Em reunião de emergência, diplomata norte-americano afirma que petróleo da Venezuela não deve ficar nas mãos de adversários do Hemisfério Ocidental e reforça ações contra Maduro.
L
Publicidade

POLÍCIA

Colisão na Avenida Recife deixa motociclista ferido em Rolim de Moura

Colisão na Avenida Recife deixa motociclista ferido em Rolim de Moura

Acidente envolvendo carro e motocicleta terminou com veículo colidindo contra árvore; vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada à UPA.
10
Rapaz sobrevive a tentativa de homicídio em Comodoro

Rapaz sobrevive a tentativa de homicídio em Comodoro

Jovem de 24 anos foi baleado na perna por trio armado que se passou por policiais; vítima conseguiu fugir e pediu ajuda à mãe.
16
Venezuelano é preso em Vilhena após tentar enforcar mulher grávida

Venezuelano é preso em Vilhena após tentar enforcar mulher grávida

Homem de 29 anos ameaçou matar a companheira de 29 anos no bairro Cidade Verde 2; vítima estava no quinto mês de gestação e conseguiu escapar.
16
Mulher em surto invade BR-435 e é socorrida em Cerejeiras

Mulher em surto invade BR-435 e é socorrida em Cerejeiras

Paciente de 27 anos, enfrentando quadro depressivo, mobilizou Polícia Militar e Corpo de Bombeiros após cortar os pulsos e invadir rodovia.
16
Sobrevivente de acidente na BR-364 é transferido para Ji-Paraná

Sobrevivente de acidente na BR-364 é transferido para Ji-Paraná

Motorista de 43 anos, único ferido com gravidade em colisão na BR-364 próximo a Vilhena, passa por cirurgias e segue tratamento em hospital de Ji-Paraná.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental (PT 06): AGROPECUÁRIA MAGGI LTDA

Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação
L

Recebimento da Licença Ambiental (PT 05): AGROPECUÁRIA MAGGI LTDA

Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação
L

Recebimento da Licença Ambiental (PT-03): AGROPECUÁRIA MAGGI LTDA

Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação
L

Recebimento da Licença Ambiental (PT-02): AGROPECUÁRIA MAGGI LTDA

Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação
L

Recebimento da Licença Ambiental (PT 01B): AGROPECUÁRIA MAGGI LTDA

Licença Prévia, Licença de Instalação, Licença Operação
L
Semed entrega 145 bicicletas a alunos da Escola Antônio Ferreira

Semed entrega 145 bicicletas a alunos da Escola Antônio Ferreira

Iniciativa da Prefeitura premia estudantes com melhor desempenho no Avalia Porto Velho e busca fortalecer a educação municipal.
L

Nova 364 registra 2,3 mil ocorrências na Operação Feriado

Ação educativa abordou mais de 10 mil usuários com informações sobre direção segura
L
Prefeitura de Jaru divulga resultado definitivo de teste seletivo para diversas funções

Prefeitura de Jaru divulga resultado definitivo de teste seletivo para diversas funções

Processo seletivo nº 004 contemplou cargos como médico psiquiatra, cozinheiro, eletricista e vigilante
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.