SEXTA-FEIRA, 20/03/2026

Em destaque

Desmatamento na Amazônia cai 30,6% em um ano

É o segundo ano seguido de queda nas áreas desmatadas do bioma

Por PEDRO RAFAEL VILELA - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Desmatamento na Amazônia cai 30,6% em um ano
FABIO RODRIGUES-POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL

O desmatamento na Amazônia Legal, no período de agosto de 2023 a julho de 2024, alcançou 6.288 quilômetros quadrados (km²), valor que representa uma redução de 30,6% em relação ao ano anterior (2022/2023), informou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nesta quarta-feira (6).

Os dados são do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), sistema mantido pelo Inpe que faz uma apuração anual da supressão florestal nos nove estados que compõem a Amazônia Legal.

Com o resultado, o desmatamento foi o menor valor percentual em 15 anos, segundo o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Em termos de área desmatada, o valor medido agora na Amazônia é o menor desde 2015 (6.207 Km²).

O monitoramento do Prodes é feito no intervalo de agosto de um ano até julho do ano seguinte, entre as estações mais secas da floresta, e é considerado resultado mais confiável pelos cientistas, em que a detecção por satélite alcança precisão de 10 metros sobre corte raso e desmatamento por degradação progressiva, como incêndios.

“Conseguimos resultados importantes no ano passado e este ano, novamente, um resultado altamente significativo”, avaliou a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, em anúncio dos resultados à imprensa, no Palácio do Planalto. A ministra destacou, por exemplo, que no acumulado dos últimos dois anos, a redução do desmatamento na Amazônia foi de 45%.

“Uma contribuição para nós mesmos e ao mundo, no contexto em que o problema da mudança do clima é uma realidade avassaladora”, lembrou a ministra, ao citar eventos climáticos extemos, como geadas na África, enchentes na Espanha e ondas de calor em outros países da Europa.

Em relação aos estados, a melhor taxa de redução foi medida em Rondônia, com queda de 62,5% do desmatamento, seguido pelo Mato Grosso (-45,1%), informou o Inpe. Pará (-28,4%) e Amazonas (-29%) também tiveram quedas. Já Roraima registrou aumento de 53% no desmatamento ao longo do último período analisado.

Entre os 70 municípios mais prioritários para o combate ao desmatamento na Amazônia, 78% deles tiveram redução na supressão de floresta, segundo o MMA. Outros 23% tiveram aumento na derrubada florestal.

A redução do desmatamento na Amazônia possibilitou, segundo o governo federal, que um volume de 359 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2), gás que mais contribui para o aquecimento global, deixasse de ser emitido na atmosfera.

A queda no desmatamento foi comemorada por organizações da sociedade civil, mas a cobrança é por melhorar ainda mais esses resultados.

“Uma queda significativa no desmatamento da Amazônia pelo terceiro ano consecutivo é sem dúvida uma boa notícia, porém não é suficiente diante do tamanho dos desafios climáticos e de preservação da biodiversidade que enfrentamos. Não podemos esquecer que 2024 foi um ano de diversas tragédias climáticas no Brasil. E se quisermos evitar os piores cenários de eventos extremos no país, como o que aconteceu no Rio Grande do Sul e as queimadas no Pantanal, precisamos garantir que a queda no desmatamento seja mantida e acelerada nos próximos anos”, ponderou Mariana Napolitano, diretora de estratégia do WWF-Brasil.

Cerrado

Já no Cerrado, a taxa oficial de desmatamento, medida pelo Sistema Prodes, do Inpe, foi de 8.174 km², entre agosto do ano passado e julho deste ano. Assim, houve queda de 25,7% em relação ao período de agosto de 2023 a julho de 2024, a primeira redução do desmatamento em quatro anos no bioma.

Cerca de 76% desse desmatamento segue concentrado em quatro estados: Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, estados que formam o acrônimo Matopiba, principal fronteira agropecuária do Cerrado na atualidade. Nesses estados, no entanto, o Prodes registrou uma queda significativa de desmatamento, na comparação 2023/2024 com o período imediatamente anterior. Na Bahia, por exemplo, a redução foi de 63,3%, seguida por 15,1% no Maranhão, 10,1% no Piauí e 9,6% no Tocantins.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Entidades criticam urgência de projeto que altera Lei de Crimes Ambientais

Entidades criticam urgência de projeto que altera Lei de Crimes Ambientais

Proposta dificultaria embargos imediatos contra desmatamento ilegal ao exigir notificação prévia de infratores; ambientalistas e setor privado alertam para perda de efetividade na fiscalização.
L
Qualidade dos rios da Mata Atlântica estagna em nível precário, aponta SOS Mata Atlântica

Qualidade dos rios da Mata Atlântica estagna em nível precário, aponta SOS Mata Atlântica

Novo relatório indica que apenas 3% dos pontos analisados possuem água de boa qualidade; falta de saneamento básico e degradação florestal são os principais entraves.
L
Peixes contaminados por metais tóxicos ameaçam saúde de ribeirinhos na Amazônia

Peixes contaminados por metais tóxicos ameaçam saúde de ribeirinhos na Amazônia

Estudo da UFOPA revela níveis de mercúrio até 30 vezes acima do limite em espécies no Pará; 25% das amostras apresentam risco considerável de câncer.
L
Zona Leste de Porto Velho comemora fim dos alagamentos

Zona Leste de Porto Velho comemora fim dos alagamentos

Obras de drenagem e infraestrutura transformam bairros da zona Leste, garantindo segurança, mobilidade e mais qualidade de vida para os moradores.
L
MPRO participa de audiência sobre mudanças climáticas no Rio Madeira

MPRO participa de audiência sobre mudanças climáticas no Rio Madeira

O Ministério Público de Rondônia discutiu impactos de grandes empreendimentos e mudanças climáticas no Rio Madeira, ouvindo comunidades ribeirinhas e indígenas.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Lenda das artes marciais, Chuck Norris morre aos 86 anos no Havaí

Lenda das artes marciais, Chuck Norris morre aos 86 anos no Havaí

Ator e símbolo da cultura pop faleceu após emergência médica repentina na ilha de Kauai; família confirma perda de “um ícone de força e um pai amoroso”.
L
Patente do Ozempic expira hoje e abre caminho para versões mais baratas no Brasil

Patente do Ozempic expira hoje e abre caminho para versões mais baratas no Brasil

Fim da exclusividade da semaglutida atrai interesse de fabricantes; Anvisa analisa oito processos, mas alerta para desafios técnicos na produção de análogos sintéticos.
L
Começam a vigorar novas regras para frete no país

Começam a vigorar novas regras para frete no país

Medida Provisória 1.343/2026 torna o CIOT obrigatório para todas as operações; multas para empresas que pagarem abaixo do piso podem chegar a R$ 10 milhões.
L

Frequência Criativa: Anderson Benvindo conecta Amazônia e vanguarda sonora

Entre seus trabalhos mais recentes, destaca-se a trilha sonora do filme “Mucura” (2025), que conquistou reconhecimento internacional ao estrear no Festival Fantasporto, em Portugal, além de vencer como melhor filme pelo júri jovem no Festival Olhar do Norte.
L
Receita Federal libera download do programa do Imposto de Renda 2026

Receita Federal libera download do programa do Imposto de Renda 2026

Disponibilização antecipada do software permite que contribuintes organizem dados antes da abertura do prazo de entrega; envio das declarações começa em 23 de março.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ieda Chaves: mulheres ganham espaço no poder em RO

Ieda Chaves: mulheres ganham espaço no poder em RO

Deputada defende mais representatividade feminina durante encontro na DPE-RO, destacando desafios, avanços e a importância da liderança nos espaços de decisão.
L
Pedro Fernandes: RO-140 recebe manutenção em Rio Crespo

Pedro Fernandes: RO-140 recebe manutenção em Rio Crespo

Obras iniciadas após solicitação do deputado Pedro Fernandes atendem moradores e produtores rurais, garantindo mais segurança e apoio ao escoamento da produção.
L
STF autoriza transferência Vorcaro para carceragem da PF em Brasília

STF autoriza transferência Vorcaro para carceragem da PF em Brasília

Decisão do ministro André Mendonça sinaliza avanço em possíveis tratativas de colaboração premiada; Daniel Vorcaro é o pivô de investigação sobre rombo bilionário no Banco Master.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Hildon Chaves se fortalece politicamente, define partido e articula vice para disputa ao governo de Rondônia

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Hildon Chaves se fortalece politicamente, define partido e articula vice para disputa ao governo de Rondônia

Movimentações recentes reposicionam o ex-prefeito de Porto Velho entre os principais nomes da corrida ao Palácio Rio Madeira/CPA.
L
Publicidade

POLÍCIA

MPRO: 11 são condenados por ataques a ônibus em RO

MPRO: 11 são condenados por ataques a ônibus em RO

Justiça responsabiliza integrantes de organização criminosa por atentados com incêndios e explosões que atingiram transporte escolar em distritos de Porto Velho.
16
Operação da Polícia Civil esclarece homicídio de ex-vereador em Rondônia

Operação da Polícia Civil esclarece homicídio de ex-vereador em Rondônia

Diligências em São Miguel do Guaporé e Ministro Andreazza resultam em prisões e apreensões; motivação estaria ligada a desentendimento financeiro.
16
PM recupera geladeira e diversos bens furtados poucas horas após crime em RO

PM recupera geladeira e diversos bens furtados poucas horas após crime em RO

Ação da Radiopatrulha do 2º BPM localiza esconderijo no bairro Nova Brasília; vítima reconheceu objetos de furtos recentes e antigos no mesmo endereço.
12
Motociclista de 30 anos morre em colisão no cruzamento da T-17 em RO

Motociclista de 30 anos morre em colisão no cruzamento da T-17 em RO

Acidente fatal na Avenida Brasil envolveu motocicleta e um veículo Prisma; condutora alegou que placa de sinalização estava encoberta no momento do impacto.
18
Mulher é encontrada morta, amarrada e vendada dentro de casa em RO

Mulher é encontrada morta, amarrada e vendada dentro de casa em RO

Poliana Santos Gonçalves, de 31 anos, foi achada amarrada e vendada dentro de casa; Polícia Civil investiga o caso como latrocínio ou homicídio qualificado após sumiço de bens.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

França alerta para falta de saída em curto prazo para guerra no Oriente Médio

França alerta para falta de saída em curto prazo para guerra no Oriente Médio

Em visita a Tel Aviv, chanceler Jean-Noël Barrot é levado a abrigo após disparo de mísseis iranianos; Paris tenta mediar cessar-fogo no Líbano sob resistência de Israel e EUA.
L
Teatro Ruante: espetáculo emociona alunos da UNIR

Teatro Ruante: espetáculo emociona alunos da UNIR

Apresentação aborda vivências femininas e promove reflexão entre acadêmicos, com sessão acessível e gratuita aberta à comunidade em Porto Velho.
L
“Negociamos com os caminhoneiros”, afirma Boulos após categoria suspender greve nacional

“Negociamos com os caminhoneiros”, afirma Boulos após categoria suspender greve nacional

Lideranças adiam paralisação após edição de Medida Provisória sobre piso do frete; Ministro-chefe da Secretaria-Geral acusa distribuidoras de especulação com o preço do diesel.
L
cinema Rondônia, Mostra dos Invisíveis, cultura amazônica, audiovisual, Porto Velho

Mostra de Cinema leva filmes a distritos de Porto Velho

Evento gratuito percorre comunidades ribeirinhas com produções de Rondônia, oficinas e debates para fortalecer o audiovisual amazônico.
L
TRT-14: evento combate violência contra a mulher

TRT-14: evento combate violência contra a mulher

Palestra aberta ao público em Porto Velho aborda prevenção, segurança e empoderamento feminino com participação de delegada da Polícia Civil.
L
Governo de RO: indígenas recebem apoio emergencial

Governo de RO: indígenas recebem apoio emergencial

Famílias do povo Karitiana recebem cestas básicas e água após cheias afetarem aldeias, com ação integrada de órgãos estaduais em Rondônia.
L