SEGUNDA-FEIRA, 29/12/2025

Em destaque

Seca extrema derruba produtividade de cana e usinas antecipam colheita

Levantamentos indicam queda de produtividade e impacto de perdas

Por GUILHERME JERONYMO - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Seca extrema derruba produtividade de cana e usinas antecipam colheita
ARQUIVO/ELZA FIÚZA/ABR

Levantamento da empresa Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) indicou queda de produtividade por hectare na cana-de-açúcar colhida na região centro-sul do país, com média de 69,7 toneladas por hectare (t/ha) em setembro de 2024, em relação ao mesmo mês de 2023, quando houve média de 83,4 t/ha. Nesta semana, a entidade patronal União da Indústria de Cana-de-açúcar e Biotecnologia (UNICA) apontou adiantamento da colheita no estado, com 12 unidades finalizando a moagem até a segunda quinzena de outubro. No mesmo período da safra anterior, quatro usinas haviam concluído a moagem.

A empresa, que faz monitoramento para o desenvolvimento de tecnologias no setor, observou ganho discreto na qualidade da matéria-prima por meio da medição de Açúcar Total Recuperável (ATR) na safra, ligeiramente acima em 2024, com 136,71 kg por tonelada de cana colhida. A UNICA observou melhoria mais acelerada entre seus associados, com 160,30 kg de ATR por tonelada de cana-de-açúcar este ano contra 149,84 kg por tonelada na safra 2023/2024 – variação positiva de 6,98%. No acumulado da safra, o indicador foi de 142,23 kg de ATR por tonelada, alta de 1,03% em relação ao mesmo período no ano passado.

A UNICA informou que operaram na primeira quinzena de outubro 255 unidades produtoras na região centro-sul, sendo 236 unidades com processamento de cana, nove empresas que fabricam etanol a partir do milho e dez usinas flex. No mesmo período, na safra 23/24, operaram 259 unidades produtoras. A associação mostrou ainda que, na primeira quinzena de outubro, as unidades produtoras da região centro-sul processaram 33,83 milhões de toneladas, enquanto na safra anterior haviam processado 32,93 milhões. O aumento foi de 2,75%. No acumulado da safra 2024/2025 até 16 de outubro, a moagem atingiu 538,85 milhões de toneladas, 2,36% a mais do que os 526,43 milhões de toneladas registrados no mesmo período do ciclo anterior. Especialistas consultados pela Agência Brasil atribuíram o aumento a um adiantamento na colheita, medida usada para evitar perdas maiores na produtividade.

Diminuição esperada

Segundo Maximiliano Salles Scarpari, pesquisador do Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o monitoramento realizado pelo projeto PrevClimaCana, do qual participa, indicava resultado abaixo de 2023 já no primeiro trimestre. Ele destacou que o déficit já era anormal desde dezembro de 2023 e se acentuou no período entre março e outubro de 2024, sendo o mais longo medido pelo IAC desde 1934, quando começou a série do instituto. Como o ano de 2023 teve boa oferta hídrica e uma relação alta de tonelada de cana por hectare, a quebra de safra ficou mais evidente ainda com a seca extrema deste ano.

Maximiliano explicou que o aumento da moagem é uma estratégia comum do setor, que adequa a colheita para aproveitar o momento mais favorável, alterando o planejamento dentro da safra. “As usinas vão antecipando áreas, e o rendimento da colheita dentro da safra foi bom. Para o futuro, a tendência é que terão mais tempo para se preparar para a próxima safra, com manutenção de equipamentos de colheita e moagem”, afirmou o pesquisador, destacando que a manutenção de um cenário de seca deve levar a uma segunda safra afetada, pois a brotação, que já começa agora, teve impacto. A extensão desse dano, porém, só será mensurável a partir de meados de dezembro próximo e, de forma mais clara, no final do primeiro trimestre de 2025.

“A cana este ano foi praticamente colhida, por ter sido um ano de déficit hídrico alto. Poucas áreas ainda não foram colhidas, e a tendência é de fechamento com t/ha baixo, o que, a depender do estoque, pode impactar os preço de açúcar e álcool. Isso não tem como reverter, mas pode ser amenizado com técnicas de irrigação”, completou Scarpari. Tal estratégia, porém, dependerá de concessão de novas outorgas de uso de água que, ao menos em São Paulo, têm sido autorizadas de maneira criteriosa e dando preferência ao uso no abastecimento das cidades. Para os produtores, acrescenta, uma alternativa que tem sido discutida e mesmo aconselhada é o uso de seguros paramétricos pelos produtores, baseados em critérios de produtividade, seja na quantidade (para t/ha) ou qualidade (para ATR). Essa medida amenizou o impacto, principalmente frente às queimadas, às quais o setor atribuiu impacto da ordem de R$ 1 bilhão em prejuízos neste ano.

Preparação da cana

As variedades de cana brasileiras são selecionadas para tolerar cenário de seca, segundo o pesquisador Vinicius Bufon, da Empresa brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Meio Ambiente). Como mais da metade da produção da matéria-prima ocorrem em áreas de cerrado ou de transição para cerrado, com chuvas e estiagens concentradas e oscilando em período de cinco a sete meses, a planta é bastante rústica e sobrevive à intempérie, mas “sempre haverá redução do potencial produtivo como consequência. Isso agrava à medida que a produção de cana migra para o cerrado mais interior, mas também nas regiões produtoras tradicionais, à medida que as mudanças climáticas trazem eventos de seca mais frequentes e mais intensos”, alerta Bufon.

Ele lembrou que uma seca como a deste ano pode gerar perdas ainda maiores, o que ocorreu em algumas usinas acompanhadas, onde se perdeu mais de 15 t/ha entre 2023 e 2024. Há tecnologias, com aplicação recomendada para as lavouras, que podem amenizar o cenário, em especial a adoção de irrigação em parte da produção. “O sistema irrigado de produção pode ser adotado, principalmente, em duas modalidades. A primeira é a irrigação de salvamento, que entrega uma única aplicação de água, imediatamente após a colheita, de cerca de 30 a 60 milímetros (mm). Isso corresponde a aproximadamente 4% da demanda hídrica da cultura durante uma safra, mas tem grande efeito em garantir a brotação. A segunda alternativa, chamada de irrigação deficitária, ou irrigação por déficit controlado, entrega de 20% a 25% da demanda hídrica da cultura durante a safra”, defende.

A diferença, segundo o pesquisador, é que o método de irrigação de salvamento pode ser adotado em 30% a 50% da lavoura, especialmente nos canaviais colhidos de maio a setembro, período mais seco, enquanto a técnica de irrigação deficitária poderia ser adotada em 5% a 15% da lavoura, sobretudo nos canaviais com solo mais limitante, mais arenoso, no período de 15 de julho a 15 de setembro, historicamente o mais crítico em regiões de cerrado. “O restante do canavial, de 40% a 70%, poderia ficar estritamente dependentes da chuva, mas colhido nas pontas mais úmidas da safra, de março a maio e de setembro a novembro”, completa.

A Embrapa não recomenda o uso de irrigação plena em nenhuma hipótese e sempre após análise dos órgãos de controle, o que tem favorecido o reconhecimento das técnicas de produção irrigada como ferramenta sustentável mundialmente. “A pressão inflacionária vivida em cada um desses eventos de seca tende a acelerar o processo. E essa expectativa não é só brasileira. O mundo espera muito do Brasil para suprir a crescente demanda mundial por segurança alimentar e biocombustíveis, por exemplo. Felizmente, temos tecnologia sustentável para ofertar, temos agricultores inovadores e competentes, e esperamos que o arcabouço de políticas públicas e linhas de financiamento possam criar estímulos e segurança jurídica necessários para o produtor tomar o risco do investimento que, apensar de muito viável, demanda muito investimento”, recomendou Bufon.

As outorgas de exploração foram suspensas em alguns períodos críticos, principalmente em São Paulo, e a recuperação do nível dos poços nos principais aquíferos não tem ocorrido todos os anos, como destacou a reportagem da Agência Brasil.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ação integrada reaproveita 100% da poda de árvores e gera economia ao município

Ação integrada reaproveita 100% da poda de árvores e gera economia ao município

Ação integrada entre secretarias municipais utiliza a poda de árvores para produzir adubo orgânico destinado à agricultura familiar e moradores da capital.
L
Pesquisadoras da Uerj integram grupo do IPCC da ONU

Pesquisadoras da Uerj integram grupo do IPCC da ONU

IPCC seleciona brasileiras para relatório climático global.
L
Brasil terá Natal com ondas de calor e chuvas em várias regiões

Brasil terá Natal com ondas de calor e chuvas em várias regiões

Temperatura elevada deve predominar em Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
L
Energisa doa mudas nativas para ações ambientais da Sedam

Energisa doa mudas nativas para ações ambientais da Sedam

Preservação ambiental é reforçada com espécies amazônicas.
L
Plantio ambiental inspira Carnaval de carbono neutro em Porto Velho

Plantio ambiental inspira Carnaval de carbono neutro em Porto Velho

Ação une educação, folia e preservação ambiental.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Con(CS)erto de ferro e flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

Exibição gratuita e acessível promove reflexão e debate sobre violência de gênero na cidade
L

Alerta para descargas elétricas na região de Porto Velho devido a chuvas intensas

Projeções do CPTEC confirmam a ocorrência de numerosos pontos de raios em áreas dentro do município de Porto Velho e, em particular, na capital.
L
Cirurgia de Bolsonaro é realizada para tratar soluço persistente

Cirurgia de Bolsonaro é realizada para tratar soluço persistente

Cirurgia de Bolsonaro busca aliviar sintomas após meses de crises.
L
Audiência de custódia é marcada para presos por trama golpista

Audiência de custódia é marcada para presos por trama golpista

Audiência de custódia será realizada por videoconferência neste sábado.
L
Moraes ordena prisão domiciliar de réus por trama golpista

Moraes ordena prisão domiciliar de réus por trama golpista

Trama golpista leva STF a restringir liberdade de militares e ex-assessor.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Trama golpista prisões são mantidas após custódia

Trama golpista prisões são mantidas após custódia

Trama golpista tem prisões domiciliares confirmadas após audiências.
L
Toffoli mantém diretor do BC em acareação do Master

Toffoli mantém diretor do BC em acareação do Master

Toffoli nega recurso do BC e reforça relevância de participação.
L
Instituto Voto Legal tem presidente considerado foragido pela PF

Instituto Voto Legal tem presidente considerado foragido pela PF

Instituto Voto Legal entra no foco após mandado não ser cumprido.
L
Chrisóstomo lamenta morte do pai e exalta legado

Chrisóstomo lamenta morte do pai e exalta legado

Coronel Chrisóstomo destaca fé e valores do ex-militar aos 91 anos.
L
Bolsonaro passa por cirurgia após crise de soluço

Bolsonaro passa por cirurgia após crise de soluço

Bolsonaro deve fazer novo procedimento na segunda-feira.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Cadáver em decomposição é achado em casa no Três Marias

Cadáver em decomposição é achado em casa no Três Marias

Vizinhos encontraram corpo em decomposição após três dias sem contato.
18
SEMA resgata cães e prende tutor por maus-tratos em Porto Velho

SEMA resgata cães e prende tutor por maus-tratos em Porto Velho

Denúncias levaram à prisão por maus-tratos a animais na zona norte.
12
Polícia fecha ponto de drogas e prende casal em Porto Velho

Polícia fecha ponto de drogas e prende casal em Porto Velho

Ação do 5º BPM captura suspeitos de tráfico de drogas no Socialista.
14
Casal é preso com drogas durante ação no bairro Socialista

Casal é preso com drogas durante ação no bairro Socialista

Tráfico de drogas é alvo de operação do 5º Batalhão neste domingo.
12
Violência doméstica em Porto Velho termina com prisões e resistência

Violência doméstica em Porto Velho termina com prisões e resistência

Violência doméstica relatada em ocorrência policial envolve agressões e tentativa de impedir ação da PM.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entidades defendem BC em críticas ao caso Master

Entidades defendem BC em críticas ao caso Master

Setor financeiro apoia Banco Central em decisões do caso Master.
L
Universidades engajam favelas em estudo climático

Universidades engajam favelas em estudo climático

Pesquisa sobre crise climática envolve moradores de favelas até 2027.
L
Esporte olímpico brasileiro fecha 2025 em alta

Esporte olímpico brasileiro fecha 2025 em alta

Retrospectiva esportiva destaca desempenho internacional do Brasil em 2025.
L
Evite infecções e intoxicação nas férias na praia

Evite infecções e intoxicação nas férias na praia

Praia exige cuidados com alimentos e higiene no calor.
L
Dormir bem alivia sintomas, mas não resolve tudo

Dormir bem alivia sintomas, mas não resolve tudo

Sono como pilar da saúde integral.
L
Araguaína vence Tocantinópolis na final do Tocantinense

Araguaína vence Tocantinópolis na final do Tocantinense

Tocantinense tem primeiro jogo da decisão com vitória do Araguaína.
L
Corpo de piloto é encontrado após queda de ultraleve em Copacabana

Corpo de piloto é encontrado após queda de ultraleve em Copacabana

Piloto de ultraleve é a única vítima confirmada do acidente.
L
Ultraleve cai no mar de Copacabana no RJ

Ultraleve cai no mar de Copacabana no RJ

Ultraleve desaparece na água e equipes fazem buscas no litoral.
L
Brigitte Bardot, estrela mundial do cinema, morre aos 91 anos

Brigitte Bardot se despede do mundo, mas permanece eterna na memória do cinema e da causa animal

Ícone francês que marcou gerações com coragem, beleza e irreverência, a atriz deixou as telas para defender os animais e encerrou sua vida cercada de admiração, polêmicas e um legado impossível de apagar.
L
DOU publica empréstimo de R$ 12 bi para os Correios

DOU publica empréstimo de R$ 12 bi para os Correios

Correios receberão aporte bilionário para reestruturação financeira.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.