TERÇA-FEIRA, 17/02/2026

Em destaque

Seca extrema derruba produtividade de cana e usinas antecipam colheita

Levantamentos indicam queda de produtividade e impacto de perdas

Por GUILHERME JERONYMO - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Seca extrema derruba produtividade de cana e usinas antecipam colheita
ARQUIVO/ELZA FIÚZA/ABR

Levantamento da empresa Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) indicou queda de produtividade por hectare na cana-de-açúcar colhida na região centro-sul do país, com média de 69,7 toneladas por hectare (t/ha) em setembro de 2024, em relação ao mesmo mês de 2023, quando houve média de 83,4 t/ha. Nesta semana, a entidade patronal União da Indústria de Cana-de-açúcar e Biotecnologia (UNICA) apontou adiantamento da colheita no estado, com 12 unidades finalizando a moagem até a segunda quinzena de outubro. No mesmo período da safra anterior, quatro usinas haviam concluído a moagem.

A empresa, que faz monitoramento para o desenvolvimento de tecnologias no setor, observou ganho discreto na qualidade da matéria-prima por meio da medição de Açúcar Total Recuperável (ATR) na safra, ligeiramente acima em 2024, com 136,71 kg por tonelada de cana colhida. A UNICA observou melhoria mais acelerada entre seus associados, com 160,30 kg de ATR por tonelada de cana-de-açúcar este ano contra 149,84 kg por tonelada na safra 2023/2024 – variação positiva de 6,98%. No acumulado da safra, o indicador foi de 142,23 kg de ATR por tonelada, alta de 1,03% em relação ao mesmo período no ano passado.

A UNICA informou que operaram na primeira quinzena de outubro 255 unidades produtoras na região centro-sul, sendo 236 unidades com processamento de cana, nove empresas que fabricam etanol a partir do milho e dez usinas flex. No mesmo período, na safra 23/24, operaram 259 unidades produtoras. A associação mostrou ainda que, na primeira quinzena de outubro, as unidades produtoras da região centro-sul processaram 33,83 milhões de toneladas, enquanto na safra anterior haviam processado 32,93 milhões. O aumento foi de 2,75%. No acumulado da safra 2024/2025 até 16 de outubro, a moagem atingiu 538,85 milhões de toneladas, 2,36% a mais do que os 526,43 milhões de toneladas registrados no mesmo período do ciclo anterior. Especialistas consultados pela Agência Brasil atribuíram o aumento a um adiantamento na colheita, medida usada para evitar perdas maiores na produtividade.

Diminuição esperada

Segundo Maximiliano Salles Scarpari, pesquisador do Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o monitoramento realizado pelo projeto PrevClimaCana, do qual participa, indicava resultado abaixo de 2023 já no primeiro trimestre. Ele destacou que o déficit já era anormal desde dezembro de 2023 e se acentuou no período entre março e outubro de 2024, sendo o mais longo medido pelo IAC desde 1934, quando começou a série do instituto. Como o ano de 2023 teve boa oferta hídrica e uma relação alta de tonelada de cana por hectare, a quebra de safra ficou mais evidente ainda com a seca extrema deste ano.

Maximiliano explicou que o aumento da moagem é uma estratégia comum do setor, que adequa a colheita para aproveitar o momento mais favorável, alterando o planejamento dentro da safra. “As usinas vão antecipando áreas, e o rendimento da colheita dentro da safra foi bom. Para o futuro, a tendência é que terão mais tempo para se preparar para a próxima safra, com manutenção de equipamentos de colheita e moagem”, afirmou o pesquisador, destacando que a manutenção de um cenário de seca deve levar a uma segunda safra afetada, pois a brotação, que já começa agora, teve impacto. A extensão desse dano, porém, só será mensurável a partir de meados de dezembro próximo e, de forma mais clara, no final do primeiro trimestre de 2025.

“A cana este ano foi praticamente colhida, por ter sido um ano de déficit hídrico alto. Poucas áreas ainda não foram colhidas, e a tendência é de fechamento com t/ha baixo, o que, a depender do estoque, pode impactar os preço de açúcar e álcool. Isso não tem como reverter, mas pode ser amenizado com técnicas de irrigação”, completou Scarpari. Tal estratégia, porém, dependerá de concessão de novas outorgas de uso de água que, ao menos em São Paulo, têm sido autorizadas de maneira criteriosa e dando preferência ao uso no abastecimento das cidades. Para os produtores, acrescenta, uma alternativa que tem sido discutida e mesmo aconselhada é o uso de seguros paramétricos pelos produtores, baseados em critérios de produtividade, seja na quantidade (para t/ha) ou qualidade (para ATR). Essa medida amenizou o impacto, principalmente frente às queimadas, às quais o setor atribuiu impacto da ordem de R$ 1 bilhão em prejuízos neste ano.

Preparação da cana

As variedades de cana brasileiras são selecionadas para tolerar cenário de seca, segundo o pesquisador Vinicius Bufon, da Empresa brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Meio Ambiente). Como mais da metade da produção da matéria-prima ocorrem em áreas de cerrado ou de transição para cerrado, com chuvas e estiagens concentradas e oscilando em período de cinco a sete meses, a planta é bastante rústica e sobrevive à intempérie, mas “sempre haverá redução do potencial produtivo como consequência. Isso agrava à medida que a produção de cana migra para o cerrado mais interior, mas também nas regiões produtoras tradicionais, à medida que as mudanças climáticas trazem eventos de seca mais frequentes e mais intensos”, alerta Bufon.

Ele lembrou que uma seca como a deste ano pode gerar perdas ainda maiores, o que ocorreu em algumas usinas acompanhadas, onde se perdeu mais de 15 t/ha entre 2023 e 2024. Há tecnologias, com aplicação recomendada para as lavouras, que podem amenizar o cenário, em especial a adoção de irrigação em parte da produção. “O sistema irrigado de produção pode ser adotado, principalmente, em duas modalidades. A primeira é a irrigação de salvamento, que entrega uma única aplicação de água, imediatamente após a colheita, de cerca de 30 a 60 milímetros (mm). Isso corresponde a aproximadamente 4% da demanda hídrica da cultura durante uma safra, mas tem grande efeito em garantir a brotação. A segunda alternativa, chamada de irrigação deficitária, ou irrigação por déficit controlado, entrega de 20% a 25% da demanda hídrica da cultura durante a safra”, defende.

A diferença, segundo o pesquisador, é que o método de irrigação de salvamento pode ser adotado em 30% a 50% da lavoura, especialmente nos canaviais colhidos de maio a setembro, período mais seco, enquanto a técnica de irrigação deficitária poderia ser adotada em 5% a 15% da lavoura, sobretudo nos canaviais com solo mais limitante, mais arenoso, no período de 15 de julho a 15 de setembro, historicamente o mais crítico em regiões de cerrado. “O restante do canavial, de 40% a 70%, poderia ficar estritamente dependentes da chuva, mas colhido nas pontas mais úmidas da safra, de março a maio e de setembro a novembro”, completa.

A Embrapa não recomenda o uso de irrigação plena em nenhuma hipótese e sempre após análise dos órgãos de controle, o que tem favorecido o reconhecimento das técnicas de produção irrigada como ferramenta sustentável mundialmente. “A pressão inflacionária vivida em cada um desses eventos de seca tende a acelerar o processo. E essa expectativa não é só brasileira. O mundo espera muito do Brasil para suprir a crescente demanda mundial por segurança alimentar e biocombustíveis, por exemplo. Felizmente, temos tecnologia sustentável para ofertar, temos agricultores inovadores e competentes, e esperamos que o arcabouço de políticas públicas e linhas de financiamento possam criar estímulos e segurança jurídica necessários para o produtor tomar o risco do investimento que, apensar de muito viável, demanda muito investimento”, recomendou Bufon.

As outorgas de exploração foram suspensas em alguns períodos críticos, principalmente em São Paulo, e a recuperação do nível dos poços nos principais aquíferos não tem ocorrido todos os anos, como destacou a reportagem da Agência Brasil.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Carnaval vira floresta com plantio comunitário

Carnaval vira floresta com plantio comunitário

Campanha une folia e restauração ambiental em Porto Velho, transforma compensação ecológica em ação comunitária e reforça conservação com base científica.
L
Expresso Porto: audiência pública debate licenciamento ambiental do projeto em Porto Velho

Expresso Porto: audiência pública debate licenciamento ambiental do projeto em Porto Velho

Projeto avança em Porto Velho com foco no agronegócio e mobilidade urbana, prometendo retirar mais de mil caminhões das vias centrais da capital.
L
Alertas de desmatamento registram queda na Amazônia e no Cerrado

Alertas de desmatamento registram queda na Amazônia e no Cerrado

Dados do Inpe apontam recuo de 35% na floresta amazônica e de 6% no Cerrado entre agosto e janeiro; ministra Marina Silva projeta menor taxa histórica para 2026.
L
Amazônia registra queda de 35% no desmatamento

Amazônia registra queda de 35% no desmatamento

Dados do Inpe mostram redução expressiva entre agosto de 2025 e janeiro de 2026; Cerrado também recua, enquanto governo reforça meta de zerar o desmate até 2030.
L
Rondônia entra em alerta: tempestades intensas avançam ainda hoje, mas sexta elas devem ser ainda mais fortes

Rondônia entra em alerta: tempestades intensas avançam ainda hoje, mas sexta elas devem ser ainda mais fortes

Sistema convectivo formado no sul do Amazonas avança sobre Rondônia com risco de chuva intensa, rajadas de até 100 km/h, raios frequentes e possibilidade de alagamentos e queda de energia nas próximas horas.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Baliza deixa de ser obrigatória na CNH em Rondônia

Baliza deixa de ser obrigatória na CNH em Rondônia

Mudança no exame prático da categoria B passa a valer no estado e altera critérios de avaliação para novos condutores.
L

RondônCAP 289: confira os ganhadores do sorteio deste domingo

289ª edição do RondônCAP foi realizada neste domingo, 15 de fevereiro, com prêmios de R$ 2 mil, R$ 3 mil, R$ 5 mil e R$ 110 mil, além dos Giros da Sorte, premiando moradores de várias cidades de Rondônia.
L
Prefeitura reconhece papel dos comunicadores na transparência pública

Prefeitura reconhece papel dos comunicadores na transparência pública

Gestão destaca atuação da equipe da comunicação institucional e homenageia profissionais no Dia do Repórter.
L
Limpeza pós-blocos começa às 6h na capital

Limpeza pós-blocos começa às 6h na capital

Força-tarefa garante varrição, lavagem e desodorização das vias após as festividades.
L
Pé-de-Meia Licenciaturas: cadastro começa nesta terça

Pé-de-Meia Licenciaturas: cadastro começa nesta terça

Programa oferece até 12 mil bolsas para estudantes de licenciatura e prevê poupança vinculada à atuação futura na rede pública.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula celebra desfile no Rio após críticas: “Foi lindo”

Lula celebra desfile no Rio após críticas: “Foi lindo”

Presidente elogia noite na Sapucaí enquanto oposição promete ações judiciais; Planalto afirma que apoio cultural ao Carnaval não configura irregularidade.
L
Gislaine Lebrinha garante R$ 500 mil para saúde

Gislaine Lebrinha garante R$ 500 mil para saúde

Recurso já disponível fortalece atendimentos e amplia estrutura da rede municipal em Guajará-Mirim, assegurando melhorias diretas à população.
L
Pedro Fernandes cobra manutenção urgente na BR-421

Pedro Fernandes cobra manutenção urgente na BR-421

Deputado alerta para risco de acidentes e pede intervenção imediata em trecho estratégico para a mobilidade e economia do Vale do Jamari.
L
Cássio Gois garante ambulância e reforça saúde no distrito 14 de Abril

Cássio Gois garante ambulância e reforça saúde no distrito 14 de Abril

Investimento fortalece o atendimento de urgência e amplia a resposta à população rural de Espigão do Oeste.
L
Emenda garante reforma do SAMU de Cujubim

Emenda garante reforma do SAMU de Cujubim

Investimento de R$ 530 mil fortalece a estrutura de urgência, melhora condições de trabalho e amplia a capacidade de atendimento à população.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é agredido e socorrido pelos bombeiros na zona norte

Homem é agredido e socorrido pelos bombeiros na zona norte

Vítima de 25 anos foi encontrada ferida no bairro São Sebastião e encaminhada para atendimento médico na tarde desta segunda-feira.
12
Marido é preso após tentar fazer sexo a força com a esposa no centro

Marido é preso após tentar fazer sexo a força com a esposa no centro

Suspeito de 30 anos foi preso em flagrante no bairro Arigolândia
14
Apenado e comparsa são presos com munições no Orgulho do Madeira

Apenado e comparsa são presos com munições no Orgulho do Madeira

Dupla foi flagrada com munições, celulares e gandolas do Exército na zona Leste
10
Ex-dono é suspeito de furtar carro vendido em Porto Velho

Ex-dono é suspeito de furtar carro vendido em Porto Velho

Homem levou veículo estacionado após atraso no pagamento e caso é investigado pela Polícia Civil como possível furto ou exercício arbitrário.
10
Suspeito de tiroteio que feriu criança é preso em RO

Suspeito de tiroteio que feriu criança é preso em RO

Homem foi detido em Mirante da Serra por suposta participação no ataque em Ji-Paraná que atingiu menina de três anos dentro de um carro.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento e Renovação de Licença Ambiental: KISPETÃO ESPETARIA LTDA

Recebimento e Renovação de Licença Ambiental.
L
Robert Duvall, astro de “O Poderoso Chefão”, morre aos 95 anos

Robert Duvall, astro de “O Poderoso Chefão”, morre aos 95 anos

Vencedor do Oscar e dono de uma das carreiras mais respeitadas de Hollywood, ator deixa legado de mais de sete décadas no teatro, na TV e no cinema.
L
X cai e usuários relatam falhas na rede

X cai e usuários relatam falhas na rede

Instabilidade impediu acesso à linha do tempo e envio de mensagens, segundo relatos registrados ao longo da manhã desta segunda-feira.
L
A história de GTA San Andreas: a jornada de CJ

A história de GTA San Andreas: a jornada de CJ

Relembre a trajetória de CJ em San Andreas e entenda por que a narrativa segue marcante antes da chegada de GTA 6.
L
Crea-RO apresenta projeto sustentável a prefeito

Crea-RO apresenta projeto sustentável a prefeito

Iniciativa de coleta seletiva em grandes eventos une engenharia, educação ambiental e impacto social, destinando recicláveis a entidade de saúde em Porto Velho.
L
Carnalimpeza destaca fim do mau cheiro nas ruas durante o Carnaval

Carnalimpeza destaca fim do mau cheiro nas ruas durante o Carnaval

Lavagem, varrição e essências com perfume melhoram ruas da cidade
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: DROGARIA MENOR PRECO LTDA

LICENÇA  AMBIENTAL POR DECLARAÇÃO Nº 151 SOL/DLA
L

Requerimento da Licença e Outorga: ANTÔNIO JOSÉ DOS SANTOS

Licença Simplificada e Obtenção do Termo de Outorga
L

Recebimento da Licença Ambiental: CALTECH ENGENHARIA E SISTEMAS EIRELI

LAPP – Licença Ambiental de Pequeno Porte
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.