QUINTA-FEIRA, 26/06/2025
Publicidade

Seca extrema derruba produtividade de cana e usinas antecipam colheita

Levantamentos indicam queda de produtividade e impacto de perdas

Por GUILHERME JERONYMO - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Seca extrema derruba produtividade de cana e usinas antecipam colheita
ARQUIVO/ELZA FIÚZA/ABR

Levantamento da empresa Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) indicou queda de produtividade por hectare na cana-de-açúcar colhida na região centro-sul do país, com média de 69,7 toneladas por hectare (t/ha) em setembro de 2024, em relação ao mesmo mês de 2023, quando houve média de 83,4 t/ha. Nesta semana, a entidade patronal União da Indústria de Cana-de-açúcar e Biotecnologia (UNICA) apontou adiantamento da colheita no estado, com 12 unidades finalizando a moagem até a segunda quinzena de outubro. No mesmo período da safra anterior, quatro usinas haviam concluído a moagem.

A empresa, que faz monitoramento para o desenvolvimento de tecnologias no setor, observou ganho discreto na qualidade da matéria-prima por meio da medição de Açúcar Total Recuperável (ATR) na safra, ligeiramente acima em 2024, com 136,71 kg por tonelada de cana colhida. A UNICA observou melhoria mais acelerada entre seus associados, com 160,30 kg de ATR por tonelada de cana-de-açúcar este ano contra 149,84 kg por tonelada na safra 2023/2024 – variação positiva de 6,98%. No acumulado da safra, o indicador foi de 142,23 kg de ATR por tonelada, alta de 1,03% em relação ao mesmo período no ano passado.

A UNICA informou que operaram na primeira quinzena de outubro 255 unidades produtoras na região centro-sul, sendo 236 unidades com processamento de cana, nove empresas que fabricam etanol a partir do milho e dez usinas flex. No mesmo período, na safra 23/24, operaram 259 unidades produtoras. A associação mostrou ainda que, na primeira quinzena de outubro, as unidades produtoras da região centro-sul processaram 33,83 milhões de toneladas, enquanto na safra anterior haviam processado 32,93 milhões. O aumento foi de 2,75%. No acumulado da safra 2024/2025 até 16 de outubro, a moagem atingiu 538,85 milhões de toneladas, 2,36% a mais do que os 526,43 milhões de toneladas registrados no mesmo período do ciclo anterior. Especialistas consultados pela Agência Brasil atribuíram o aumento a um adiantamento na colheita, medida usada para evitar perdas maiores na produtividade.

Diminuição esperada

Segundo Maximiliano Salles Scarpari, pesquisador do Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o monitoramento realizado pelo projeto PrevClimaCana, do qual participa, indicava resultado abaixo de 2023 já no primeiro trimestre. Ele destacou que o déficit já era anormal desde dezembro de 2023 e se acentuou no período entre março e outubro de 2024, sendo o mais longo medido pelo IAC desde 1934, quando começou a série do instituto. Como o ano de 2023 teve boa oferta hídrica e uma relação alta de tonelada de cana por hectare, a quebra de safra ficou mais evidente ainda com a seca extrema deste ano.

Maximiliano explicou que o aumento da moagem é uma estratégia comum do setor, que adequa a colheita para aproveitar o momento mais favorável, alterando o planejamento dentro da safra. “As usinas vão antecipando áreas, e o rendimento da colheita dentro da safra foi bom. Para o futuro, a tendência é que terão mais tempo para se preparar para a próxima safra, com manutenção de equipamentos de colheita e moagem”, afirmou o pesquisador, destacando que a manutenção de um cenário de seca deve levar a uma segunda safra afetada, pois a brotação, que já começa agora, teve impacto. A extensão desse dano, porém, só será mensurável a partir de meados de dezembro próximo e, de forma mais clara, no final do primeiro trimestre de 2025.

“A cana este ano foi praticamente colhida, por ter sido um ano de déficit hídrico alto. Poucas áreas ainda não foram colhidas, e a tendência é de fechamento com t/ha baixo, o que, a depender do estoque, pode impactar os preço de açúcar e álcool. Isso não tem como reverter, mas pode ser amenizado com técnicas de irrigação”, completou Scarpari. Tal estratégia, porém, dependerá de concessão de novas outorgas de uso de água que, ao menos em São Paulo, têm sido autorizadas de maneira criteriosa e dando preferência ao uso no abastecimento das cidades. Para os produtores, acrescenta, uma alternativa que tem sido discutida e mesmo aconselhada é o uso de seguros paramétricos pelos produtores, baseados em critérios de produtividade, seja na quantidade (para t/ha) ou qualidade (para ATR). Essa medida amenizou o impacto, principalmente frente às queimadas, às quais o setor atribuiu impacto da ordem de R$ 1 bilhão em prejuízos neste ano.

Preparação da cana

As variedades de cana brasileiras são selecionadas para tolerar cenário de seca, segundo o pesquisador Vinicius Bufon, da Empresa brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Meio Ambiente). Como mais da metade da produção da matéria-prima ocorrem em áreas de cerrado ou de transição para cerrado, com chuvas e estiagens concentradas e oscilando em período de cinco a sete meses, a planta é bastante rústica e sobrevive à intempérie, mas “sempre haverá redução do potencial produtivo como consequência. Isso agrava à medida que a produção de cana migra para o cerrado mais interior, mas também nas regiões produtoras tradicionais, à medida que as mudanças climáticas trazem eventos de seca mais frequentes e mais intensos”, alerta Bufon.

Ele lembrou que uma seca como a deste ano pode gerar perdas ainda maiores, o que ocorreu em algumas usinas acompanhadas, onde se perdeu mais de 15 t/ha entre 2023 e 2024. Há tecnologias, com aplicação recomendada para as lavouras, que podem amenizar o cenário, em especial a adoção de irrigação em parte da produção. “O sistema irrigado de produção pode ser adotado, principalmente, em duas modalidades. A primeira é a irrigação de salvamento, que entrega uma única aplicação de água, imediatamente após a colheita, de cerca de 30 a 60 milímetros (mm). Isso corresponde a aproximadamente 4% da demanda hídrica da cultura durante uma safra, mas tem grande efeito em garantir a brotação. A segunda alternativa, chamada de irrigação deficitária, ou irrigação por déficit controlado, entrega de 20% a 25% da demanda hídrica da cultura durante a safra”, defende.

A diferença, segundo o pesquisador, é que o método de irrigação de salvamento pode ser adotado em 30% a 50% da lavoura, especialmente nos canaviais colhidos de maio a setembro, período mais seco, enquanto a técnica de irrigação deficitária poderia ser adotada em 5% a 15% da lavoura, sobretudo nos canaviais com solo mais limitante, mais arenoso, no período de 15 de julho a 15 de setembro, historicamente o mais crítico em regiões de cerrado. “O restante do canavial, de 40% a 70%, poderia ficar estritamente dependentes da chuva, mas colhido nas pontas mais úmidas da safra, de março a maio e de setembro a novembro”, completa.

A Embrapa não recomenda o uso de irrigação plena em nenhuma hipótese e sempre após análise dos órgãos de controle, o que tem favorecido o reconhecimento das técnicas de produção irrigada como ferramenta sustentável mundialmente. “A pressão inflacionária vivida em cada um desses eventos de seca tende a acelerar o processo. E essa expectativa não é só brasileira. O mundo espera muito do Brasil para suprir a crescente demanda mundial por segurança alimentar e biocombustíveis, por exemplo. Felizmente, temos tecnologia sustentável para ofertar, temos agricultores inovadores e competentes, e esperamos que o arcabouço de políticas públicas e linhas de financiamento possam criar estímulos e segurança jurídica necessários para o produtor tomar o risco do investimento que, apensar de muito viável, demanda muito investimento”, recomendou Bufon.

As outorgas de exploração foram suspensas em alguns períodos críticos, principalmente em São Paulo, e a recuperação do nível dos poços nos principais aquíferos não tem ocorrido todos os anos, como destacou a reportagem da Agência Brasil.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

I Encontro “Rondônia Contra os Incêndios” destaca ações de prevenção e combate a incêndios florestais

I Encontro “Rondônia Contra os Incêndios” destaca ações de prevenção e combate a incêndios florestais

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar projetos, ações e programas voltados à prevenção e combate às queimadas, promovendo a troca de experiências e boas práticas.
L

FIERO reúne lideranças empresariais e políticas para diálogo

O setor madeireiro rondoniense argumenta que a atual IN é inviável, pois atualmente no estado, menos de 10% dos CARs foram validados desde a implementação do Código Florestal em 2012.
L
Queimadas em 2024 atingem 30 milhões de hectares e marcam segunda maior extensão em 40 anos, revela MapBiomas

Queimadas em 2024 atingem 30 milhões de hectares e marcam segunda maior extensão em 40 anos, revela MapBiomas

Mais da metade das áreas queimadas foram na Amazônia, diz Mapbiomas
L
Cientistas criam bactéria capaz de transformar plástico PET em paracetamol, com alta eficiência e baixo impacto ambiental

Cientistas criam bactéria capaz de transformar plástico PET em paracetamol, com alta eficiência e baixo impacto ambiental

Estudo britânico mostra que lixo plástico pode se tornar medicamento essencial por meio de biotecnologia avançada, abrindo caminho para soluções sustentáveis na indústria farmacêutica.
L

Soluções sustentáveis com protagonismo da Ater Pública são destacas pelo governo de RO

O projeto CarbCafé vai mapear o estoque de carbono na cafeicultura de 15 municípios da região Matas de Rondônia
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Coluna social Marisa Linhares: Chá Colonial – Amigos

Encontro de elegância e amizade no Chá Colonial do Lions Clube Cacoal Centro reúne personalidades em tarde inesquecível no Catuaí Hotel
L

Paraíso Natural: Praia do Madeiro, um refúgio encantador em Pipa (RN)

Beleza natural, golfinhos e charme rústico fazem da Praia do Madeiro um refúgio imperdível no litoral do Rio Grande do Norte
L

Senado aprova aumento do número de deputados federais de 513 para 531

Projeto de lei complementar segue para a Câmara e redistribui vagas com base no Censo de 2022, sem retirada de assentos de nenhum estado
L

Lengua-Maskóy: autor promove a obra numa noite de autógrafos

O encontro acontecerá na Temática Editora e Cursos, Rua José de Alencar, 2868, Centro, Porto Velho (RO).
L
Governo anuncia aumento do etanol na gasolina para 30%

Governo anuncia aumento do etanol na gasolina para 30%

Foi autorizada elevação de 14% para 15% do biodiesel no diesel
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Indústria Brasileira cria 910,9 mil vagas de emprego entre 2019 e 2023, aponta IBGE

Indústria Brasileira cria 910,9 mil vagas de emprego entre 2019 e 2023, aponta IBGE

Setor alimentício é o ramo industrial que mais contratou
L

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA RECEPCIONISTA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
SERVENTE DE LIMPEZA

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA SERVENTE DE LIMPEZA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Publicidade

POLÍTICA

Com apoio do deputado Cássio Gois, Alta Floresta sedia 3ª Etapa do Regional Sul de Motocross

Parceria entre poder público e esporte fortalece motocross em Rondônia
L

Presidente da Alero se reúne no Palácio do Governo e ressalta conquistas para moradores do Soldado da Borracha

Procuradoria-Geral do Estado ficou encarregada de apresentar uma solução jurídica, por ordem direta do chefe do Executivo.
L

Projeto Saúde Cidadã entrega equipamentos ortopédicos e promove inclusão em Guajará-Mirim

Atividade será realizada nos dias 28 e 29 de junho, com atendimentos gratuitos em parceria com o Hospital Santa Marcelina.
L

Coronel Chrisóstomo é relator de projeto que pode derrubar aumento do IOF

Parlamentar de Rondônia contesta aumento do imposto editado por decreto e propõe anulação da medida que pode impactar o crédito, alimentos e combustíveis.
L
Projeto Casa da Comunidade, parceria da deputada federal com o Ifro Ji-Paraná, faz a entrega de certificados

Projeto Casa da Comunidade, parceria da deputada federal com o Ifro Ji-Paraná, faz a entrega de certificados

Curso de bonecas de pano é mais um dentre os oferecidos pelo Casa da Comunidade.
L
Publicidade

POLÍCIA

VÍDEO: Grave acidente deixa piloto de MT-07 ferido na Calama

A Polícia Militar foi acionada para registrar a ocorrência.
12
Grave acidente deixa piloto de MT07 ferido na Calama

Grave acidente deixa piloto de MT07 ferido na Calama

De acordo com testemunhas, o motociclista seguia na Calama sentido Presidente Dutra, quando o carro conduzido por uma mulher invadiu a preferencial e causou a batida.
14
Polícia Civil de Rondônia realiza incineração de drogas em Nova Mamoré

Polícia Civil de Rondônia realiza incineração de drogas em Nova Mamoré

A ação foi executada em conformidade com as determinações legais, mediante autorização judicial, com a devida ciência do Ministério Público e o acompanhamento da Vigilância Sanitária, garantindo segurança, legalidade e transparência em todo o processo.
10

Grave acidente deixa piloto de MT-07 ferido na Calama

Uma equipe do Suporte Avançado do Samu prestou atendimento e socorreu a vítima para o hospital.
12
Homem invade Igreja, danifica patrimônio e agride policiais

Homem invade Igreja, danifica patrimônio e agride policiais

A Polícia Militar foi acionada pelo responsável pelo templo, que informou que o suspeito havia pulado o muro e estava quebrando portas internas.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vacina da dengue do Butantan está sob análise da Anvisa com previsão de disponibilidade em 2026

Vacina da dengue do Butantan está sob análise da Anvisa com previsão de disponibilidade em 2026

Medicamento está sendo avaliado pela Anvisa
L
Caixa lança campanha "Tudo em Dia" com descontos de até 90% para quitação de dívidas

Caixa lança campanha “Tudo em Dia” com descontos de até 90% para quitação de dívidas

Saiba os canais de atendimento para quitação dos débitos em atraso
L
Inmet emite alerta laranja de onda de frio e chuvas intensas para o Sul do Brasil

Inmet emite alerta laranja de onda de frio e chuvas intensas para o Sul do Brasil

RS pode ter temperaturas 5ºC abaixo da média até sexta-feira
L
Embaixada dos EUA no Brasil exigirá perfis públicos em redes sociais para vistos de estudante e intercâmbio

Embaixada dos EUA no Brasil exigirá perfis públicos em redes sociais para vistos de estudante e intercâmbio

Quem quiser estudar no país precisará manter perfis abertos
L

Ceaclin Mostra sua Força! Auditoria para ISO 9001 Reafirma Liderança no Estado

Auditoria conduzida por especialista avalia conformidade do Ceaclin com a norma ISO 9001:2015, reforçando o compromisso com a excelência nos serviços laboratoriais.
L

Semed divulga retificação das convocações do cadastro reserva dos editais 01/2025 e 02/2025 para programas de voluntariado

Candidatos aprovados devem comparecer até o dia 4 de julho na Semed
L
Inscrições para a Copa Jaru de Futsal vão até 02 de julho

Inscrições para a Copa Jaru de Futsal vão até 02 de julho

Premiação ultrapassa R$ 28 mil em 2025.
L

Conheça o sorvete vegano de farinha de mandioca criado por jovem quilombola: sabor ancestral

O sorvete vegano feito à base de farinha de mandioca é da cultura ancestral quilombola. O Joélho, um jovem empreendedor, resolveu levar essa delícia para o mundo a partir do Ceará.
L

Alcoólicos Anônimos completa 90 anos; ajuda gratuita a dependentes, sem julgamentos

Acolhimento e transformação! Neste mês de junho, a irmandade Alcoólicos Anônimos (A.A.) completa 90 anos de existência, celebrando quase um século de ajuda gratuita a pessoas que enfrentam a dependência do álcool.
L

Menina de 4 anos salva professora que teve convulsão e desmaiou na creche

Kyndal, a menina de apenas 4 anos, age rápido e salva a professora, que teve uma convulsão e desmaiou na creche, nos Estados Unidos.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.