QUARTA-FEIRA, 23/04/2025

Manejo com fogo, contrafogo e queimada – entenda a diferença

Técnicas de controle exigem conhecimento técnico e qualificação

Por GUILHERME JERONYMO - 20

Publicado em 

Manejo com fogo, contrafogo e queimada - entenda a diferença
MAYANGDI INZAULGARAT/IBAMA

O uso controlado de fogo como instrumento na agricultura e na prevenção de queimadas é instrumento importante para o combate aos incêndios descontrolados e queimadas, porém demanda conhecimento técnico e qualificação dos profissionais que irão aplicá-lo. Seu uso foi regulado no final de julho, por meio da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, e é avaliado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) como estratégia integrada e relacionada aos aspectos sociais, saberes tradicionais e técnicas, com fins de conservação dos ecossistemas naturais, diminuição de conflitos sociais relacionados a seu uso e de incêndios, principalmente em áreas remotas.

Para entender um pouco mais sobre o manejo com fogo, a Agência Brasil consultou especialistas. Vladimir Arraes, coordenador da Operação São Paulo sem Fogo, que organiza os esforços do governo paulista na prevenção de queimadas e incêndios criminosos ou acidentais nos meses de seca, explicou que uma das principais ferramentas é a Queima Prescrita, que consiste em uma técnica planejada e controlada de uso do fogo, empregada por especialistas (geralmente brigadistas ou engenheiros florestais) para reduzir a quantidade de material combustível (como folhas secas, galhos e vegetação densa) em área específica. Seu uso, comum em unidades de conservação como as geridas pela Fundação Florestal, na qual Arraes atua, ajuda a prevenir incêndios descontrolados e a manter a saúde de ecossistemas que dependem do fogo. “É executada em condições meticulosamente monitoradas, como clima adequado, umidade e ventos moderados, para garantir que o fogo fique confinado à área planejada. Seus efeitos são benéficos para o manejo ambiental, prevenindo incêndios maiores e promovendo a biodiversidade”, completa o gestor.

Outra técnica importante é o uso de fogo como instrumento para controlar incêndios, o chamado contrafogo. Se trata do “fogo ateado de encontro a um incêndio florestal ou campestre para impedir-lhe a propagação, técnica que exige conhecimento especifico de manejo”, completa Arraes. Ambas as técnicas são de uso de brigadistas, bombeiros técnicos e engenheiros florestais.

A queimada controlada, por sua vez, é o uso do fogo para fins agrícolas, e pode ter diferentes finalidades, como explicou o professor Edson Vidal, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), para quem “o uso do fogo foi e sempre será uma alternativa viável em alguns contextos e biomas como o cerrado, desde que siga orientações técnicas e científicas. O fogo é ferramenta de manejo importante por contribuir para promover resultados ecológicos. O manejo da queimada deve levar em consideração a frequência, intensidade e época da queima e se o período não é atípico como agora, em que a seca extrema aliada à umidade baixa deixa os recursos florestais bem suscetíveis ao fogo”. Ela pode ter diversas finalidades e deve ser autorizada pelos órgãos de controle estaduais.

Entre as funções que pode desempenhar estão o controle, com estímulo ou diminuição de nutrientes disponíveis no solo, da produção de folhas e frutos ou mesmo de algumas espécies de animais ou plantas em uma região, ou ainda para ralear ou adensar a vegetação. “Dessa forma, o uso do fogo pode ser instrumento de manejo e contribuir para a manutenção de pastagens naturais protegendo ecossistemas do Cerrado de forma adequada e com poucos recursos financeiros investidos”, complementa o professor. Embora haja alternativas em estudo, sua popularização depende de recursos técnicos mais complexos, como é o caso de alternativas com uso de maquinário para trituração de vegetação, que pode ser usada como adubo verde no lugar do fogo, explicou Vidal.

Tanto a queimada quanto o incêndio descontrolados e sem finalidade são crimes, com reclusão que pode variar de seis meses a quatro anos, dependendo da intenção e dos meios usados. Seus impactos são intensos e foram experimentados nos últimos meses, quando o país viu a quebra de marcas históricas de incêndios em diversos biomas.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Povo Rikbaktsa volta a extrair látex sem patrões e respeitando a mata

Povo Rikbaktsa retoma extração de látex com autonomia e respeito à floresta

Terra indígena vai fornecer matéria-prima à empresa francesa Michelin
L
Amazônia

Pesquisadores estudam riscos ambientais para botos e tucuxis na Amazônia

A expedição percorreu mais de 1.000 km de rios, lagos e igarapés da região do Médio Solimões; Sea Shepherd Brasil reforça missão para proteger mamíferos aquáticos
L
Governo de RO promove ações para conter queimadas e focos de incêndio

Governo de RO promove ações para conter queimadas e focos de incêndio

O gerente de Desenvolvimento das Políticas Públicas em Educação Ambiental, Leandro de Oliveira Almeida, enfatiza a relevância de sensibilizar a sociedade sobre questões ambientais.
L

Semagric abre cadastro de agricultores para programa de pagamento por serviços ambientais

Iniciativa busca reconhecer e incentivar a conservação das florestas por meio da remuneração de quem preserva
L

Amazônia: queimadas têm queda de 72%

País responde por 70% da redução no número de focos nos primeiros três meses de 2025
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Empreendedorismo feminino em foco: Queila Costa destaca caminhos para o crescimento empresarial no Agenda News

Na conversa com Renata Camurça, a diretora franqueada da Febracis falou sobre desenvolvimento profissional, desafios das mulheres empreendedoras e oportunidades de capacitação, incluindo o evento Jornada Empresarial de Mulheres, que acontece no próximo dia 26 de abril.
L
Receita Federal libera consulta a lote de restituição para 279,5 mil contribuintes da malha fina nesta quarta (23)

Receita Federal libera consulta a lote de restituição para 279,5 mil contribuintes da malha fina nesta quarta (23)

Cerca de 279,5 mil contribuintes receberão R$ 339,63 milhões
L

Game “Ouro Branco” transforma história da borracha no Acre em experiência interativa e educativa

Inspirado na história dos soldados da borracha, jogo acreano “Ouro Branco” leva cultura, educação e acessibilidade para o universo dos games.
L

Justiça e agro juntos? Seminário inédito em Rondônia vai debater sustentabilidade no campo

O evento é voltado a profissionais da Embrapa, Emater, Sebrae, Sescoop, Sedam, Semagric, além de advogados, acadêmicos e o público em geral.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Semed publica resultado preliminar do Edital 02 para seleção de voluntários

Candidato tem até terça-feira (22) para entrar com recurso
L

Sine de Porto Velho oferece oportunidades em diversos setores com quase 100 vagas

As vagas são para diversos níveis de escolaridade
L
Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Ministério publicará portaria única autorizando órgãos a convocarem
L
Fiocruz abre 152 vagas para estágio

Fiocruz oferece 152 oportunidades de estágio em todo o país

A maioria para o Rio de Janeiro, mas tem vagas para outros Estados
L

Encontro de lideranças do Jiu-Jitsu reúne mestres e atletas em evento no CT Tubarão

Realizado na sexta-feira (04), evento celebrou união das academias, debateu temas importantes e apresentou programa inédito de patrocínio a atletas da Região Norte
L
Publicidade

POLÍTICA

Construindo Caminhos para Proteger Mulheres em Rondônia

Deputada Cláudia de Jesus lidera reunião para avançar no plano estadual de combate à violência contra a mulher.
L
Cristiane Lopes Cobra Duplicação Urgente da BR-364 Após Tragédia Com 7 mortes em Rondônia

Cristiane Lopes Cobra Duplicação Urgente da BR-364 Após Tragédia Com 7 mortes em Rondônia

Deputada federal alerta para a precariedade da rodovia e cobra a empresa vencedora do leilão soluções imediatas e celeridade nas obras.
L
Silvia Cristina assume como 2ª vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Silvia Cristina assume como 2ª vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Deputada ressaltou a importância de se discutir políticas públicas de inclusão e a ampliação de direitos.
L
Presidente do STF nega ter dito vencemos o bolsonarismo, mas há milhões de vídeos mostrando a declaração

Presidente do STF nega ter dito “vencemos o bolsonarismo”, mas há milhões de vídeos mostrando a declaração

Barroso reafirma discurso polêmico sobre ditadura e bolsonarismo, enquanto nega acusações da mídia internacional e defende atuação do STF.
L

Comunidade da Ponta do Abunã recebe van adquirida por emenda do vereador Márcio Pacele

O momento contou com a presença de representantes da Semusa, moradores e lideranças locais, que agradeceram ao vereador e destacaram a importância do veículo para a região.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF em Rondônia apreende cerca de três quilos de cocaína em Jaru

PRF em Rondônia apreende cerca de três quilos de cocaína em Jaru

Um homem e uma mulher foram presos em flagrante
10
Adolescente é apreendido com entorpecente em praça

Adolescente é apreendido com entorpecente em praça

Conforme relato da guarnição, os indivíduos demonstraram nervosismo e comportamentos atípicos, o que motivou a abordagem.
10
Motociclista fica ferido após colisão com carro em cruzamento

Motociclista fica ferido após colisão com carro em cruzamento

Relatos apontam que a condutora do carro não respeitou a preferência no cruzamento, provocando a batida frontal.
14
Homem desmaia em quintal e é socorrido por bombeiros

Homem desmaia em quintal e é socorrido por bombeiros

A atuação rápida dos bombeiros foi essencial para garantir o atendimento e o transporte adequado da vítima.
12
Mulher é assassinada em área de garimpo; marido é suspeito

Mulher é assassinada em área de garimpo; marido é suspeito

Segundo a Polícia Civil, o corpo apresentava ferimentos provocados por tiros nas costas e facadas, incluindo um corte profundo no tórax.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vai fazer um evento? Confira as dicas de segurança da Energisa

Antes de tudo: planejamento!
L
Justiça acata pedido do MPRO e determina suspensão de termo de fomento em Colorado do Oeste

Justiça acata pedido do MPRO e determina suspensão de termo de fomento em Colorado do Oeste

A atuação ministerial visa garantir o uso correto dos recursos públicos.
L

AO VIVO: Acompanhe o velório do Papa Francisco direto do Vaticano

Cerimônia solene reúne líderes mundiais e fiéis de todo o mundo
L
MPRO inicia campanha de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes

MPRO inicia campanha de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes

O foco da ação é fazer com que as vítimas se reconheçam como tal e saibam como buscar ajuda, já que mais de 85% dos casos ocorre no ambiente familiar
L
Mulher é agredida com soco no rosto por desconhecido na zona sul

Mulher é agredida pelo companheiro após acessar celular dele

Conforme relato da vítima, ao acessar o aparelho, o suspeito reagiu com violência, desferindo socos e chutes.
16

Recebimento da Licença Ambiental: COMERCIO DE DERIVADOS PETROLEO EMBAUBA LTDA

Licença de Operação de N° 96/SOL/DLA
L

Não leia o código QR diretamente da câmera do telefone – aqui está o porquê

Quer saber por quê? Então continue lendo esta postagem do blog até o final. 
L
Expansão da mineração para transição energética agrava crise climática em quatro estados, aponta estudo

Expansão da mineração para transição energética agrava crise climática em quatro estados, aponta estudo

Conclusão está em estudo divulgado pelo Observatório da Mineração
L

#momentoempresarial | Entrevista Deep Rover, empresário

No Momento Empresarial desta quarta-feira, 23 de abril, o convidado é o empresário Deep Rover. Durante a entrevista, ele contará um pouco de sua trajetória no mundo dos negócios, os desafios enfrentados ao longo da carreira e sua visão sobre o empreendedorismo no cenário atual.
L
Mais de 200 veículos de comunicação franceses processam a Meta por práticas ilegais na publicidade online

Mais de 200 veículos de comunicação franceses processam a Meta por práticas ilegais na publicidade online

Ação reúne 200 empresas de mídia de rádio, televisão e escrita
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.