TERÇA-FEIRA, 20/01/2026

Em destaque

Presidente Lula reúne ministros para debater combate a queimadas

Polícia Federal já abriu 52 inquéritos para investigar possíveis crime

Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Presidente Lula reúne ministros para debater combate a queimadas
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasi

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne na manhã desta segunda-feira (16) com ministros de Estado para tratar sobre as emergências climáticas e os incêndios florestais que atingem cerca de 60% do país. Neste domingo (15), Lula e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, sobrevoaram o Parque Nacional de Brasília, atingido por um incêndio de grandes proporções.

Em publicação nas redes sociais, o presidente informou que o governo federal está atuando junto com o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal para ajudar no combate às chamas e anunciou a reunião com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.

“A PF [Polícia Federal] tem hoje 52 inquéritos abertos contra os responsáveis por esses crimes. O Ministério da Saúde tem dado orientações para nos protegermos da fumaça, e amanhã [segunda-feira] irei me reunir com a ministra Marina Silva, e o núcleo de governo para discutirmos mais ações para lidarmos com essa emergência climática”, escreveu Lula.

Regularmente, às segundas-feiras, Lula se reúne com os ministros da articulação política e com os líderes do governo no Parlamento para tratar da agenda no Congresso Nacional. Nesta segunda-feira, a ministra Marina Silva também estará entre os participantes e a pauta das queimadas deve ser tema dominante no encontro.

O vice-presidente, Geraldo Alckmin, os ministros da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, representantes do Ibama e do ICMBio e o secretário-executivo da Saúde, Swedenberger Barbosa, também participarão da reunião.

Ação humana

A Polícia Federal aponta que há indícios de que parte dos incêndios florestais no país pode ter ocorrido por meio de ações coordenadas, com a propagação de incêndios simultâneos. A hipótese de ação humana em parte das queimadas que assolam o país também já foi levantada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, que determinou medidas para o enfrentamento aos incêndios na Amazônia e no Pantanal.

Flávio Dino também autorizou a União a emitir créditos extraordinários fora dos limites fiscais para o combate às chamas. Com a medida, até o fim do ano o governo federal terá à disposição um orçamento de emergência climática para enfrentar os incêndios florestais e poderá enviar ao Congresso Nacional medida provisória apenas com o valor do crédito a ser destinado a este fim.

O uso do fogo para práticas agrícolas no Pantanal e na maior parte da Amazônia está proibido e é crime, com pena de 2 a 4 anos de prisão.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, associados a essa prática e a outras ações criminosas coordenadas, os incêndios florestais no Brasil e em outros países da América do Sul são intensificados pela mudança do clima, que causa estiagens prolongadas em biomas como o Pantanal e Amazônia. Este ano, 58% do território nacional foi afetado pela seca. Em cerca de um terço do país, o cenário é de seca severa.

Em declaração no sábado (14), a ministra Marina Silva afirmou que o Brasil vive um terrorismo climático, com pessoas usando as altas temperaturas e a baixa umidade para atear fogo, prejudicando a saúde das pessoas, a biodiversidade e destruindo as florestas.

Saúde pública

Além das consequências para o meio ambiente, o grande volume de queimadas no país tem pressionado o sistema de saúde e causa preocupação, principalmente quando envolve idosos e crianças com problemas respiratórios. Por causa dos incêndios, cidades em diversas partes do país foram atingidas por nuvens de fumaça, o que prejudica a qualidade do ar.

As orientações à população nessas regiões são evitar, ao máximo, a exposição ao ar livre e a prática de atividades físicas, não ficar próximo dos focos de queimadas e aumentar a ingestão de água. A recomendação é procurar atendimento médico em caso de náuseas, vômitos, febres, falta de ar, tontura, confusão mental ou dores intensas de cabeça, no peito ou abdômen.

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) vai ampliar a atuação nos estados e municípios afetados pelas queimadas.A partir desta segunda-feira, serão realizadas visitas de equipes nos estados do Acre, Amazonas e Rondônia. A mobilização é uma demanda do Ministério da Saúde e tem como objetivo avaliar a situação e apoiar gestores estaduais e municipais.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rio Acre inicia processo de descida mas permanece acima da cota de inundação

Rio Acre inicia processo de descida mas permanece acima da cota de inundação

Boletim do Serviço Geológico do Brasil indica que o nível do rio em Rio Branco atingiu 14,41 metros, superando o limite de transbordo estabelecido em 13,50 metros.
L
Prefeitura amplia arborização no Ecoparque Jacques DeMolay, em Porto Velho

Prefeitura amplia arborização no Ecoparque Jacques DeMolay, em Porto Velho

Projeto busca recuperar áreas que ficaram décadas sem cobertura florestal, com plantio de mudas amazônicas e melhorias estruturais para deixar o espaço mais seguro e acolhedor.
L
BNDES recebe 16 propostas para restauração florestal na Amazônia

BNDES recebe 16 propostas para restauração florestal na Amazônia

A iniciativa ProFloresta+, lançada em parceria com a Petrobras, visa recuperar 50 mil hectares de bioma amazônico e movimentar mais de R$ 1,5 bilhão em investimentos.
L
Preservação das abelhas: Prefeitura remove enxame na Av. Jorge Teixeira

Preservação das abelhas: Prefeitura remove enxame na Av. Jorge Teixeira

Ação da Semagric retira enxame na Jorge Teixeira com Imigrantes, evita riscos a pedestres e motoristas e garante a preservação das abelhas com apoio de apicultores.
L
Povo Karitiana: apoio à castanha fortalece produção sustentável

Povo Karitiana: apoio à castanha fortalece produção sustentável

Ações da Prefeitura de Porto Velho no território Karitiana reforçam a produção sustentável de castanha, com foco em renda, preservação ambiental e valorização dos povos indígenas.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

PS UNIR 2026: inscrições com nota do Enem terminam nesta quarta (21)

PS UNIR 2026: inscrições com nota do Enem terminam nesta quarta (21)

Universidade Federal de Rondônia oferece 3.185 vagas em 72 cursos gratuitos; seleção permite uso de notas do Enem de 2016 a 2025 e inclui oito novos cursos.
L
Governo federal prepara estreia de plataforma gratuita de filmes nacionais

Governo federal prepara estreia de plataforma gratuita de filmes nacionais

O serviço de streaming Tela Brasil está em fase final de ajustes e deve ser liberado para o público ainda no primeiro trimestre deste ano, segundo o Ministério da Cultura.
L
Horóscopo de terça-feira (20/1): clareza orienta decisões

Horóscopo de terça-feira (20/1): clareza orienta decisões

Previsões para terça-feira, 20 de janeiro de 2026, indicam um dia favorável para decisões conscientes, alinhamento de metas e avanços graduais
L
Decreto do governo de RO define feriados estaduais de 2026

Decreto do governo de RO define feriados estaduais de 2026

A iniciativa busca garantir organização administrativa, previsibilidade no funcionamento dos órgãos públicos e transparência para servidores e cidadãos.
L

Nota de pesar: Ivan Ferreira de Oliveira (Ferreirinha)

Ivan Ferreira de Oliveira, conhecido como Ferreirinha, morreu aos 82 anos. Velório ocorre nesta segunda (19) e sepultamento na terça (20), em Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
L
Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Dra. Taissa pede recuperação urgente da RO-370 em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taissa pede recuperação urgente da RO-370 em Guajará-Mirim

O pedido tem foco nos trechos que dão acesso às principais linhas rurais do município, áreas que concentram comunidades dependentes da via para deslocamento diário e acesso à área urbana.
L
Pastor Ivanildo Santos é citado como pré-candidato para 2026

Pastor Ivanildo Santos é citado como pré-candidato para 2026

Liderança evangélica de Porto Velho começa a articular apoio para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Rondônia no próximo pleito eleitoral.
L
Ministério lança módulo para monitorar saúde de crianças indígenas

Ministério lança módulo para monitorar saúde de crianças indígenas

Nova ferramenta da Secretaria Especial de Saúde Indígena permitirá o registro detalhado do desenvolvimento neuropsicomotor e rastreio precoce de doenças em territórios.
L
Justiça converte para domiciliar prisão de suspeito de fraude no INSS

Justiça converte para domiciliar prisão de suspeito de fraude no INSS

Ministro André Mendonça autoriza que Silvio Feitoza cumpra pena em casa devido a quadro de isquemia miocárdica grave diagnosticado após cirurgia.
L
MPRO: Justiça obriga municípios a ampliar acolhimento de crianças

MPRO: Justiça obriga municípios a ampliar acolhimento de crianças

Decisões determinam implantação e qualificação do acolhimento institucional e em família acolhedora em Pimenta Bueno, Primavera de Rondônia e São Felipe do Oeste, com base no ECA e na Assistência Social.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia identifica corpo encontrado enrolado em lona na capital

Polícia identifica corpo encontrado enrolado em lona na capital

Vítima foi encontrado morto no bairro Nova Porto Velho, três suspeitos já foram presos pelo DHPP.
18
Colisão entre moto e bike deixa três feridos na zona leste

Colisão entre moto e bike deixa três feridos na zona leste

Acidente deixou duas mulheres e um jovem feridos no bairro Lagoa.
12
Batida frontal entre motos deixa dois feridos

Batida frontal entre motos deixa dois feridos

Vítimas foram levadas ao hospital João Paulo II.
14
Polícia Rodoviária Federal detém cinco motoristas embriagados em Rondônia

Polícia Rodoviária Federal detém cinco motoristas embriagados em Rondônia

Fiscalizações realizadas pela PRF durante o último fim de semana em Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena resultaram em prisões por crimes de trânsito.
10
Polícia Civil alerta para golpes contra idosos em Porto Velho

Polícia Civil alerta para golpes contra idosos em Porto Velho

Criminosos se passam por servidores municipais para obter dados e contratar empréstimos indevidos; prefeitura esclarece que não solicita fotos em visitas.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental (LP-LI-LO): CLAUDINEIA ALVES RAMOS

LICENÇA PRÉVIA (LP), LICENÇA DE INSTALAÇÃO (LI) E LICENÇA DE OPERAÇÃO (LO)
L
Governo americano ameaça aliados com tarifas para forçar compra da Groenlândia

Governo americano ameaça aliados com tarifas para forçar compra da Groenlândia

Donald Trump anunciou uma sobretaxa de 10% sobre produtos de oito nações europeias, condicionando o fim da medida à entrega do território ártico aos Estados Unidos.
L
Sanções econômicas dos Estados Unidos agravam crise social no Irã

Sanções econômicas dos Estados Unidos agravam crise social no Irã

O cerco financeiro prolongado e a desvalorização da moeda local provocam inflação alta e dificultam o acesso da população a medicamentos essenciais.
L
Países europeus reafirmam união pela soberania da Groenlândia

Países europeus reafirmam união pela soberania da Groenlândia

Oito nações divulgaram nota conjunta em resposta às ameaças de sanções comerciais dos Estados Unidos, que buscam forçar a venda do território ártico.
L
Aparelhos de climatização podem poupar até 40% de energia com ajustes simples

Aparelhos de climatização podem poupar até 40% de energia com ajustes simples

Especialistas recomendam o uso da tecnologia inverter e a manutenção de temperaturas entre 23 e 25 graus para reduzir o impacto na conta de luz.
L
Países europeus reafirmam apoio à soberania dinamarquesa sobre a Groenlândia

Países europeus reafirmam apoio à soberania dinamarquesa sobre a Groenlândia

Representantes da ilha agradeceram a postura de nações que mantêm suporte contra as pressões e ameaças de tarifas comerciais impostas pelo governo dos Estados Unidos.
L
Eleições presidenciais em Portugal seguem para segundo turno

Eleições presidenciais em Portugal seguem para segundo turno

O candidato socialista António José Seguro liderou a votação e enfrentará André Ventura, do partido Chega, na disputa final marcada para o mês de fevereiro.
L
Juros altos dificultam acesso ao crédito para 80% das indústrias

Juros altos dificultam acesso ao crédito para 80% das indústrias

Pesquisa da CNI revela que a atual política monetária restritiva encarece o financiamento e desestimula investimentos em expansão e inovação no setor produtivo.
L

Fique ligado na programação do Cine Araújo em Porto Velho: estreias, sucessos e opções para toda a família

O Cine Araújo de Porto Velho apresenta uma programação diversificada, com grandes estreias, filmes premiados e animações, oferecendo opções para todos os públicos e horários ao longo da semana.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.