SEGUNDA-FEIRA, 26/01/2026

Em destaque

Presidente Lula reúne ministros para debater combate a queimadas

Polícia Federal já abriu 52 inquéritos para investigar possíveis crime

Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Presidente Lula reúne ministros para debater combate a queimadas
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasi

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne na manhã desta segunda-feira (16) com ministros de Estado para tratar sobre as emergências climáticas e os incêndios florestais que atingem cerca de 60% do país. Neste domingo (15), Lula e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, sobrevoaram o Parque Nacional de Brasília, atingido por um incêndio de grandes proporções.

Em publicação nas redes sociais, o presidente informou que o governo federal está atuando junto com o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal para ajudar no combate às chamas e anunciou a reunião com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.

“A PF [Polícia Federal] tem hoje 52 inquéritos abertos contra os responsáveis por esses crimes. O Ministério da Saúde tem dado orientações para nos protegermos da fumaça, e amanhã [segunda-feira] irei me reunir com a ministra Marina Silva, e o núcleo de governo para discutirmos mais ações para lidarmos com essa emergência climática”, escreveu Lula.

Regularmente, às segundas-feiras, Lula se reúne com os ministros da articulação política e com os líderes do governo no Parlamento para tratar da agenda no Congresso Nacional. Nesta segunda-feira, a ministra Marina Silva também estará entre os participantes e a pauta das queimadas deve ser tema dominante no encontro.

O vice-presidente, Geraldo Alckmin, os ministros da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, representantes do Ibama e do ICMBio e o secretário-executivo da Saúde, Swedenberger Barbosa, também participarão da reunião.

Ação humana

A Polícia Federal aponta que há indícios de que parte dos incêndios florestais no país pode ter ocorrido por meio de ações coordenadas, com a propagação de incêndios simultâneos. A hipótese de ação humana em parte das queimadas que assolam o país também já foi levantada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, que determinou medidas para o enfrentamento aos incêndios na Amazônia e no Pantanal.

Flávio Dino também autorizou a União a emitir créditos extraordinários fora dos limites fiscais para o combate às chamas. Com a medida, até o fim do ano o governo federal terá à disposição um orçamento de emergência climática para enfrentar os incêndios florestais e poderá enviar ao Congresso Nacional medida provisória apenas com o valor do crédito a ser destinado a este fim.

O uso do fogo para práticas agrícolas no Pantanal e na maior parte da Amazônia está proibido e é crime, com pena de 2 a 4 anos de prisão.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, associados a essa prática e a outras ações criminosas coordenadas, os incêndios florestais no Brasil e em outros países da América do Sul são intensificados pela mudança do clima, que causa estiagens prolongadas em biomas como o Pantanal e Amazônia. Este ano, 58% do território nacional foi afetado pela seca. Em cerca de um terço do país, o cenário é de seca severa.

Em declaração no sábado (14), a ministra Marina Silva afirmou que o Brasil vive um terrorismo climático, com pessoas usando as altas temperaturas e a baixa umidade para atear fogo, prejudicando a saúde das pessoas, a biodiversidade e destruindo as florestas.

Saúde pública

Além das consequências para o meio ambiente, o grande volume de queimadas no país tem pressionado o sistema de saúde e causa preocupação, principalmente quando envolve idosos e crianças com problemas respiratórios. Por causa dos incêndios, cidades em diversas partes do país foram atingidas por nuvens de fumaça, o que prejudica a qualidade do ar.

As orientações à população nessas regiões são evitar, ao máximo, a exposição ao ar livre e a prática de atividades físicas, não ficar próximo dos focos de queimadas e aumentar a ingestão de água. A recomendação é procurar atendimento médico em caso de náuseas, vômitos, febres, falta de ar, tontura, confusão mental ou dores intensas de cabeça, no peito ou abdômen.

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) vai ampliar a atuação nos estados e municípios afetados pelas queimadas.A partir desta segunda-feira, serão realizadas visitas de equipes nos estados do Acre, Amazonas e Rondônia. A mobilização é uma demanda do Ministério da Saúde e tem como objetivo avaliar a situação e apoiar gestores estaduais e municipais.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Plano de Prevenção às Queimadas alcança todas as regiões de Porto Velho

Plano de Prevenção às Queimadas alcança todas as regiões de Porto Velho

Primeira etapa do Plano Multinível mobiliza órgãos estaduais com ações educativas e preventivas em todas as zonas da capital
L
Prefeitura de Porto Velho resgata cães abandonados após denúncia

Prefeitura de Porto Velho resgata cães abandonados após denúncia

Ação da Sema reforça o combate ao abandono e a proteção aos animais; resgate ocorreu no bairro Igarapé após denúncia anônima
L
Resgates de animais crescem em 2026 e acendem alerta sobre abandono em Porto Velho

Resgates de animais crescem em 2026 e acendem alerta sobre abandono em Porto Velho

Janeiro já concentra mais da metade dos atendimentos realizados no semestre anterior; abandono e maus-tratos são crimes com pena de até cinco anos de reclusão
L
Exposição geológica com apoio da Fiocruz é novidade no Parque Natural de Porto Velho

Exposição geológica com apoio da Fiocruz é novidade no Parque Natural de Porto Velho

Museu reúne rochas e amplia opções de lazer e educação ambiental na capital
L
Presença de animais silvestres em Porto Velho indica preservação, mas exige cautela

Presença de animais silvestres em Porto Velho indica preservação, mas exige cautela

Registro de onça-parda no Parque Circuito destaca funcionalidade de corredor ecológico; órgãos ambientais orientam moradores sobre como agir ao avistar espécies na área urbana.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Programa Gás do Povo chega a todas as capitais nesta segunda-feira

Programa Gás do Povo chega a todas as capitais nesta segunda-feira

A segunda fase da iniciativa beneficia 950 mil novas famílias, incluindo moradores de Porto Velho, com vales para recarga gratuita de botijões de 13 kg.
L
Governo revisa financiamento da rede de saúde mental do SUS

Governo revisa financiamento da rede de saúde mental do SUS

O Ministério da Saúde instituiu um grupo de trabalho para atualizar as normas e o custeio da assistência psicossocial pública, buscando adaptar o serviço às novas demandas do pós-pandemia.
L
Vacinação contra covid-19 completa cinco anos com baixa adesão

Vacinação contra covid-19 completa cinco anos com baixa adesão

País registrou mais de 1,7 mil mortes pela doença em 2025 e especialistas alertam para a necessidade de manter a imunização em dia nos grupos prioritários.
L
Mega-Sena acumula e prêmio deve chegar a R$ 92 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio deve chegar a R$ 92 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.964 realizado na noite de sábado, e o valor principal subiu para o próximo sorteio agendado para terça-feira.
L

Momento Agro: Pâmela Carreiro fala sobre Direito Imobiliário no campo

O Momento Agro deste sábado, dia 24, às 11h, recebe a advogada imobiliária Pâmela Carreiro para uma entrevista especial sobre regularização de imóveis, segurança jurídica e os desafios do setor imobiliário ligado ao agro.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

ACORDA BRASIL: Bagattoli se une a Nikolas Ferreira em caminhada pela liberdade e justiça

ACORDA BRASIL: Bagattoli se une a Nikolas Ferreira em caminhada pela liberdade e justiça

Bagattoli encontrou Nikolas, e a multidão que o acompanha, no município de Luziânia (GO) e deve concluir o ato na capital federal. Ao todo, o ato deve acumular 240 quilômetros desde o ponto de partida que foi no município de Paracatu, em Minas Gerais.
L
Espanha nega convite para participar de Conselho da Paz de Donald Trump

Espanha nega convite para participar de Conselho da Paz de Donald Trump

Primeiro-ministro Pedro Sánchez afirma que decisão é coerente com o compromisso do país com o multilateralismo e o sistema das Nações Unidas
L
"Trump quer criar nova ONU", diz Lula sobre Conselho de Paz

“Trump quer criar nova ONU”, diz Lula sobre Conselho de Paz

Presidente critica proposta americana durante encerramento do 14º Encontro Nacional do MST em Salvador; alerta sobre enfraquecimento do multilateralismo
L
Igualdade de Direitos e o Debate sobre Cotas Raciais em Santa Catarina

Igualdade de Direitos e o Debate sobre Cotas Raciais em Santa Catarina

Sem escolas públicas fortes, cotas raciais perpetuam desigualdades em vez de garantir justiça social.
L
Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Indicação busca evitar prejuízos financeiros a servidores civis e militares em ações conjuntas com União e municípios
L
Publicidade

POLÍCIA

Policiais militares do 5º BPM prendem jovem por tráfico de drogas no bairro Mariana

Policiais militares do 5º BPM prendem jovem por tráfico de drogas no bairro Mariana

Um rapaz de 22 anos foi detido em flagrante com dezenas de porções de entorpecentes e câmeras de monitoramento durante patrulhamento ostensivo na zona leste da capital.
14
Criminosos roubam motocicleta e ameaçam grávida na zona sul

Criminosos roubam motocicleta e ameaçam grávida na zona sul

A vítima implorou pela vida após um dos assaltantes sugerir que o comparsa atirasse em suas costas no bairro Aeroclube; veículo ainda não foi localizado pela polícia.
12
Motorista embriagado causa acidente e fere mãe e filho

Motorista embriagado causa acidente e fere mãe e filho

Um homem foi preso na noite deste sábado após colidir com dois veículos e atingir uma motocicleta no bairro Tancredo Neves, resultando no socorro de duas vítimas.
10
Apenado e comparsa são presos por roubos no bairro Socialista

Apenado e comparsa são presos por roubos no bairro Socialista

Um homem de 30 anos que cumpria pena sob monitoramento eletrônico e um cúmplice foram detidos após assaltarem vítimas em sequência usando um simulacro de arma de fogo.
16
Dupla é detida com moto roubada após perseguição em Porto Velho

Dupla é detida com moto roubada após perseguição em Porto Velho

Um homem foi preso e um adolescente apreendido na madrugada deste domingo após fugirem da polícia em uma motocicleta sem placa e trafegarem pela contramão em avenidas movimentadas.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: AC ARQUITETURA E CONSTRUCAO LTDA

Licença Ambiental Simplificada – LAS nº Nº 698 SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental: AUTO POSTO MARIANA COMERCIO DE COMBUSTIVEIS LTDA

Licença Ambiental de operação n° 016.00093.004/2024-SUL
L

Requerimento da Licença Ambiental: WESLEY ARAUJO DA SILVA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADO (LAS)
L

Requerimento da Licença Ambiental: Anderson Mauricio Monteiro

Licença Ambiental PREVIA E INSTALAÇÃO
L
Desempenho insatisfatório de faculdades de medicina gera debate sobre fiscalização

Desempenho insatisfatório de faculdades de medicina gera debate sobre fiscalização

A primeira edição do Enamed revelou que 30% das instituições brasileiras não atingiram o nível mínimo de proficiência, acendendo alerta para a expansão desenfreada de vagas.
L
Inteligência artificial é a maior preocupação das empresas brasileiras

Inteligência artificial é a maior preocupação das empresas brasileiras

Executivos apontam que, apesar do potencial estratégico, a tecnologia traz riscos operacionais e legais que superam a capacidade atual de governança das organizações.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA: Para onde irão quase 5 trilhões de reais que o Brasil pode arrecadar de impostos neste ano?

OPINIÃO DE PRIMEIRA: Para onde irão quase 5 trilhões de reais que o Brasil pode arrecadar de impostos neste ano?

O volume de tributos pagos pelos brasileiros em 2026 pode atingir a marca histórica de 5 trilhões de reais, enquanto serviços básicos como saúde e educação permanecem deficientes.
L
Homem armado tenta invadir casa noturna e acaba contido com cadeira

Homem armado tenta invadir casa noturna e acaba contido com cadeira

O suspeito pretendia entrar à força no estabelecimento para retirar a ex-esposa do local, mas foi desarmado por seguranças e preso pela Polícia Militar no centro da capital.
16
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.