SEXTA-FEIRA, 27/02/2026

Em destaque

Presidente Lula reúne ministros para debater combate a queimadas

Polícia Federal já abriu 52 inquéritos para investigar possíveis crime

Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Presidente Lula reúne ministros para debater combate a queimadas
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasi

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne na manhã desta segunda-feira (16) com ministros de Estado para tratar sobre as emergências climáticas e os incêndios florestais que atingem cerca de 60% do país. Neste domingo (15), Lula e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, sobrevoaram o Parque Nacional de Brasília, atingido por um incêndio de grandes proporções.

Em publicação nas redes sociais, o presidente informou que o governo federal está atuando junto com o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal para ajudar no combate às chamas e anunciou a reunião com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.

“A PF [Polícia Federal] tem hoje 52 inquéritos abertos contra os responsáveis por esses crimes. O Ministério da Saúde tem dado orientações para nos protegermos da fumaça, e amanhã [segunda-feira] irei me reunir com a ministra Marina Silva, e o núcleo de governo para discutirmos mais ações para lidarmos com essa emergência climática”, escreveu Lula.

Regularmente, às segundas-feiras, Lula se reúne com os ministros da articulação política e com os líderes do governo no Parlamento para tratar da agenda no Congresso Nacional. Nesta segunda-feira, a ministra Marina Silva também estará entre os participantes e a pauta das queimadas deve ser tema dominante no encontro.

O vice-presidente, Geraldo Alckmin, os ministros da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, representantes do Ibama e do ICMBio e o secretário-executivo da Saúde, Swedenberger Barbosa, também participarão da reunião.

Ação humana

A Polícia Federal aponta que há indícios de que parte dos incêndios florestais no país pode ter ocorrido por meio de ações coordenadas, com a propagação de incêndios simultâneos. A hipótese de ação humana em parte das queimadas que assolam o país também já foi levantada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, que determinou medidas para o enfrentamento aos incêndios na Amazônia e no Pantanal.

Flávio Dino também autorizou a União a emitir créditos extraordinários fora dos limites fiscais para o combate às chamas. Com a medida, até o fim do ano o governo federal terá à disposição um orçamento de emergência climática para enfrentar os incêndios florestais e poderá enviar ao Congresso Nacional medida provisória apenas com o valor do crédito a ser destinado a este fim.

O uso do fogo para práticas agrícolas no Pantanal e na maior parte da Amazônia está proibido e é crime, com pena de 2 a 4 anos de prisão.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, associados a essa prática e a outras ações criminosas coordenadas, os incêndios florestais no Brasil e em outros países da América do Sul são intensificados pela mudança do clima, que causa estiagens prolongadas em biomas como o Pantanal e Amazônia. Este ano, 58% do território nacional foi afetado pela seca. Em cerca de um terço do país, o cenário é de seca severa.

Em declaração no sábado (14), a ministra Marina Silva afirmou que o Brasil vive um terrorismo climático, com pessoas usando as altas temperaturas e a baixa umidade para atear fogo, prejudicando a saúde das pessoas, a biodiversidade e destruindo as florestas.

Saúde pública

Além das consequências para o meio ambiente, o grande volume de queimadas no país tem pressionado o sistema de saúde e causa preocupação, principalmente quando envolve idosos e crianças com problemas respiratórios. Por causa dos incêndios, cidades em diversas partes do país foram atingidas por nuvens de fumaça, o que prejudica a qualidade do ar.

As orientações à população nessas regiões são evitar, ao máximo, a exposição ao ar livre e a prática de atividades físicas, não ficar próximo dos focos de queimadas e aumentar a ingestão de água. A recomendação é procurar atendimento médico em caso de náuseas, vômitos, febres, falta de ar, tontura, confusão mental ou dores intensas de cabeça, no peito ou abdômen.

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) vai ampliar a atuação nos estados e municípios afetados pelas queimadas.A partir desta segunda-feira, serão realizadas visitas de equipes nos estados do Acre, Amazonas e Rondônia. A mobilização é uma demanda do Ministério da Saúde e tem como objetivo avaliar a situação e apoiar gestores estaduais e municipais.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Seminário apresenta técnica de restauração com muvuca de sementes em Alvorada d’Oeste

Seminário apresenta técnica de restauração com muvuca de sementes em Alvorada d’Oeste

Evento do projeto Vitrines da Restauração mostrará solução de baixo custo para recuperar áreas degradadas e apoiar a regularização ambiental de propriedades rurais.
L
Rondônia: recuperação de nascentes avança

Rondônia: recuperação de nascentes avança

Força-tarefa do Governo de Rondônia acelera a recuperação de nascentes e APPs na microbacia do Rio Araras, em Cerejeiras, reforçando segurança hídrica e sustentabilidade.
L
Monitoramento de áreas em recuperação ambiental é intensificado em Rondônia

Monitoramento de áreas em recuperação ambiental é intensificado em Rondônia

O governo de Rondônia intensifica o monitoramento de 230 hectares em APPs e Reservas Legais, integrando o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e fortalecendo a recuperação ambiental no estado.
L
Gaema participa de reunião sobre prevenção a incêndios florestais em Rondônia

Gaema participa de reunião sobre prevenção a incêndios florestais em Rondônia

A iniciativa visa fortalecer a governança ambiental, ampliar a conscientização sobre os riscos das queimadas e fomentar programas de educação ambiental durante a estiagem.
L
Rio Madeira: nível é monitorado em Porto Velho

Rio Madeira: nível é monitorado em Porto Velho

Monitoramento do rio Madeira em Porto Velho orienta ações preventivas da Defesa Civil para evitar isolamento de ribeirinhos e garantir apoio imediato.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Povoado Nerd: Cledson Júnior Souza Pimentel e a dança que abriu caminhos

Povoado Nerd: Cledson Júnior Souza Pimentel e a dança que abriu caminhos

Nesta sexta-feira, dia 27, às 17h, o Povoado Nerd entrevista Cledson Júnior Souza Pimentel para falar sobre sua trajetória na dança, passagens pela TV, publicidade e os novos rumos da carreira.
L
Governo recua e anula aumento de imposto para smartphones e eletrônicos

Governo recua e anula aumento de imposto para smartphones e eletrônicos

Camex restabelece alíquota de 16% para eletrônicos e zera impostos de 105 itens sem similar nacional após pressão política no Congresso.
L
MEC inicia pagamento dos incentivos de conclusão e Enem do programa Pé-de-Meia

MEC inicia pagamento dos incentivos de conclusão e Enem do programa Pé-de-Meia

Nesta sexta-feira recebem estudantes nascidos em março e abril; valores premiam aprovação no ano letivo e participação no exame nacional.
L
Moradores denunciam que Estrada 28 de Novembro segue em situação crítica mesmo após novo serviço

Moradores denunciam que Estrada 28 de Novembro segue em situação crítica mesmo após novo serviço

Segundo moradores, o problema se arrasta há meses e, apesar de máquinas terem atuado recentemente no local, a situação piorou.
L
Bora Ali: Saulo Giordane revela bastidores da Amazônia Adventure e novo empreendimento

Bora Ali: Saulo Giordane revela bastidores da Amazônia Adventure e novo empreendimento

Programa Bora Ali recebe Saulo Giordane, fundador da Amazônia Adventure, para falar sobre 23 anos de atuação e novo projeto em Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

Atualização das listas de classificação foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial; prazo para manifestação começa neste sábado e termina em 2 de março.
L
Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

Candidatos a agente e supervisor podem consultar endereço no site da FGV; exames ocorrem neste domingo em dois turnos diferentes.
L
Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Candidatos aprovados na segunda edição do “Enem dos Concursos” devem realizar o procedimento até às 23h59; manifestação é obrigatória para garantir a posse.
L
Publicidade

POLÍTICA

André Mendonça autoriza PF a transportar dono do Banco Master para depoimento

André Mendonça autoriza PF a transportar dono do Banco Master para depoimento

Daniel Vorcaro deverá comparecer à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado na próxima terça-feira; ministro proibiu uso de jatinho particular.
L

STF suspende desintrusão na TI Uru-Eu-Wau-Wau e gera alívio a famílias, diz Bagattoli

Decisão do STF suspende retirada de famílias em áreas de Monte Negro, Jaru e Alvorada do Oeste; senador Jaime Bagattoli afirma que medida evita expulsões imediatas.
L
Ribeiro do Sinpol amplia investimentos para Ji-Paraná

Ribeiro do Sinpol amplia investimentos para Ji-Paraná

Parceria com o prefeito Affonso Cândido garante recursos para saúde, agricultura e estradas vicinais, fortalecendo o desenvolvimento do município.
L
Lula recebe campeão olímpico Lucas Pinheiro e torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Lula recebe campeão olímpico Lucas Pinheiro e torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Atleta conquistou o primeiro ouro da história do Brasil em Jogos de Inverno na modalidade esqui alpino; governo assina decreto que retira necessidade de renovação periódica da LIE.
L
Gilmar Mendes anula quebra de sigilo de empresa ligada à família de Toffoli

Gilmar Mendes anula quebra de sigilo de empresa ligada à família de Toffoli

Ministro do STF aponta desvio de finalidade em decisão da CPI do Crime Organizado; André Mendonça já havia desobrigado irmãos do magistrado de depor.
L
Publicidade

POLÍCIA

Carro de autoescola se envolve em acidente no bairro Nova Porto Velho

Carro de autoescola se envolve em acidente no bairro Nova Porto Velho

Colisão transversal ocorreu no cruzamento das ruas Jaci-Paraná e Uruguai após invasão de preferencial; danos materiais foram significativos.
14
PRF em Rondônia apreende ouro ilegal na BR-364

PRF em Rondônia apreende ouro ilegal na BR-364

Minério sem comprovação de procedência foi localizado com o passageiro de um veículo de passeio durante fiscalização em Vilhena.
10
PM prende trio após roubo e apreende drogas na zona Leste

PM prende trio após roubo e apreende drogas na zona Leste

Suspeitos foram detidos no condomínio Orgulho do Madeira
10
PF prende homem com 261 kg de skunk na BR-364

PF prende homem com 261 kg de skunk na BR-364

Droga saiu de Rio Branco/AC e seria entregue na capital.
10
Grave acidente entre motos deixa três feridos na Avenida Amazonas

Grave acidente entre motos deixa três feridos na Avenida Amazonas

Colisão ocorreu no bairro Escola de Polícia
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TCE-RO lança Manual de orientação das prestações de contas anuais 2025

TCE-RO lança Manual de orientação das prestações de contas anuais 2025

Mais segurança, padronização e transparência aos gestores públicos no cumprimento de suas obrigações.
L
Chuvas acionam plano de ação da Prefeitura em PVH

Chuvas acionam plano de ação da Prefeitura em PVH

Reunião no Censipam aponta possibilidade de chuvas intensas e elevação do Rio Madeira
L
Prefeitura apresenta contas do 3º quadrimestre de 2025

Prefeitura apresenta contas do 3º quadrimestre de 2025

Audiência pública na Câmara confirmou resultado primário positivo e cumprimento das metas fiscais do município.
L
Prefeitura amplia drenagem e reduz alagamentos em Porto Velho

Prefeitura amplia drenagem e reduz alagamentos em Porto Velho

Ação realizada na quinta (26) substituiu manilhas de 60 cm por tubulações de 1 metro em pontos críticos para melhorar o escoamento da água
L
Defesa Civil apoia famílias após 70 mm de chuva

Defesa Civil apoia famílias após 70 mm de chuva

Cerca de 12 famílias receberam suporte direto nas primeiras horas do dia.
L
BNDES amplia em R$ 70 bilhões os recursos para o programa Nova Indústria Brasil

BNDES amplia em R$ 70 bilhões os recursos para o programa Nova Indústria Brasil

Anúncio foi feito em São Paulo por Aloizio Mercadante e Geraldo Alckmin; total destinado à política industrial chegará a R$ 370 bilhões até o fim de 2026.
L
CBV recorre ao STF contra lei de Londrina que barra atletas trans no vôlei

CBV recorre ao STF contra lei de Londrina que barra atletas trans no vôlei

Confederação tenta garantir participação de Tifanny Abreu na semifinal da Copa Brasil nesta sexta-feira; Justiça Estadual já concedeu liminar favorável.
L
Mercado de trabalho terá oficinas gratuitas para jovens

Mercado de trabalho terá oficinas gratuitas para jovens

Prefeitura e CIEE planejam capacitação nos Cras para preparar adolescentes e jovens para o primeiro emprego e o mercado de trabalho.
L
Voluntários cruzam estados para apoiar vítimas das chuvas em Juiz de Fora

Voluntários cruzam estados para apoiar vítimas das chuvas em Juiz de Fora

Grupo que atuou nas enchentes do Rio Grande do Sul em 2024 viaja 500 km para auxiliar no resgate e limpeza em MG; estudantes locais também se mobilizam
L
Estudo propõe destravar R$ 27 bilhões para obras de prevenção climática

Estudo propõe destravar R$ 27 bilhões para obras de prevenção climática

Associação Brasileira de Desenvolvimento apresenta soluções para entraves fiscais que limitam o crédito a municípios; foco é infraestrutura contra enchentes.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.