DOMINGO, 16/11/2025

Em destaque

Área desmatada no Brasil em 2023 cai 11,6%, indica MapBiomas

Quase toda supressão de vegetação (97%) foi para expansão agropecuária

Por Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Área desmatada no Brasil em 2023 cai 11,6%, indica MapBiomas
Adriano Gambarini/WWF Brasil/Divulgação

Mais da metade de toda a área desmatada no Brasil em 2023 ocorreu no Cerrado, apontou o Relatório Anual do Desmatamento (RAD) no Brasil do MapBiomas, divulgado nesta terça-feira (28). Pela primeira vez desde o início da série histórica, em 2019, o Cerrado ultrapassou a Amazônia em termos de área desmatada. Quase todo o desmatamento do país (97%), nos últimos cinco anos, teve a expansão agropecuária como vetor, destacou o relatório.

O levantamento mostrou que, nos últimos cinco anos, o Brasil perdeu 8.558.237 hectares de vegetação nativa, o equivalente a duas vezes o estado do Rio de Janeiro. No entanto, em 2023, houve uma queda de 11,6% na área desmatada: ao todo, 1.829.597 hectares de vegetação nativa foram suprimidos em 2023. Em 2022, esse total foi de 2.069.695 hectares. Essa redução se deu apesar de um aumento de 8,7% no número de alertas, na mesma comparação.

O MapBiomas ressalta que os dados apontam a primeira queda do desmatamento no Brasil desde 2019, quando se iniciou a publicação do RAD. Por outro lado, a avaliação é de que a cara do desmatamento está mudando, se concentrando nos biomas onde predominam formações savânicas e campestres e diminuindo nas formações florestais.

Cerrado

Em 2023, 61% da área desmatada em todo o país estava no Cerrado e 25% na Amazônia. Foram 1.110.326 hectares desmatados no Cerrado, no ano passado, um crescimento de 68% em relação a 2022. Na Amazônia, a área desmatada em 2023 foi de 454,3 mil hectares – uma queda de 62,2% em relação a 2022.

Com exceção do Piauí, São Paulo e Paraná, todos os outros estados que concentram o Cerrado registraram aumento do desmatamento em 2023 na comparação com 2022. No caso do Maranhão, Tocantins, Goiás, Pará e Distrito Federal, a área desmatada mais do que dobrou.

Coordenadora do MapBiomas Cerrado, Ane Alencar lembra que o Cerrado – que já perdeu mais da metade de sua vegetação nativa –, passou a ser o protagonista do desmatamento no país, o que desperta preocupação:

“O Cerrado é um bioma estratégico no que diz respeito à questão hidrológica e o desmatamento do bioma tem um impacto grande na questão hídrica. Várias bacias que nascem no Cerrado banham outros biomas, então, nesse sentido, o desmatamento e a perda do Cerrado representa um impacto para os outros biomas.”

Em 2023, a área média desmatada por dia no país foi de 5.013 hectares ou 228 hectares por hora. Mais da metade foi no Cerrado, onde foram suprimidos 3.042 hectares de vegetação nativa por dia. O resultado é mais que o dobro da área desmatada na Amazônia, 1.245 hectares por dia, que, ainda assim, equivale a cerca de 8 árvores por segundo.

O dia com maior área desmatada em todo o país, no ano passado, foi 15 de fevereiro, quando a estimativa é que uma área equivalente a quase seis mil campos de futebol foi desmatada em apenas 24 horas.

Matopiba

Os dois maiores biomas do Brasil – Amazônia e Cerrado – somaram mais de 85% da área total desmatada no país. Apenas quatro estados com Cerrado, que formam a região conhecida como Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), ultrapassaram a área desmatada nos estados da Amazônia e responderam por quase metade (47%) de toda a perda de vegetação nativa no país no ano passado. Dos quatro estados do Matopiba, apenas no Piauí teve redução da área desmatada, enquanto nos demais houve crescimento.

Em 2023, o Matopiba perdeu 858.952 hectares de vegetação nativa, o que significa um aumento de 59% em relação ao ano de 2022, o qual já havia registrado aumento (36%) em relação a 2021. Segundo o relatório, três em cada quatro hectares desmatados no Cerrado em 2023 (74%) foram no Matopiba.

Dois terços (33) dos 50 municípios que mais desmataram no Brasil em 2023 ficam no Cerrado, sendo que os 10 municípios com maior área desmatada no Cerrado em 2023 estão todos localizados no Matopiba, apontou o levantamento.

“O combate ao desmatamento no Cerrado exige uma abordagem multifacetada. Primeiro, é essencial distinguir claramente o que é legal e ilegal, para que as ações de fiscalização possam efetivamente inibir o desmatamento ilegal. Ao mesmo tempo, devemos oferecer incentivos para o melhor aproveitamento das áreas já desmatadas, reduzindo assim a pressão sobre novas áreas e reduzindo portanto o desmatamento legal.”

Ela avalia que o aumento do desmatamento no Cerrado parece ser o resultado de uma percepção de que tudo pode ser legalizável no bioma. “Temos que entender que não é porque a reserva legal é menor no Cerrado que todo o desmatamento vai ser legal. Na realidade, precisamos sim ter claramente o número da ilegalidade para que as ações de comando e controle possam ser efetivas, assim como as ações de desestímulo à abertura de novas áreas também”.

Ranking dos estados

Pela primeira vez, o estado do Maranhão saiu da quinta para a primeira posição em área total suprimida, com 331.225 hectares desmatados – aumento de 95,1% em relação ao ano passado. A Bahia ficou em segundo lugar, com 290.606 hectares suprimidos e crescimento de 27,5%. O terceiro estado no ranking foi o Tocantins, com 230.253 hectares desmatados e aumento percentual de 177,9%, em relação a 2022.

O ranking dos cinco estados com maior área desmatada no Brasil inclui ainda dois líderes históricos: Pará e Mato Grosso. No entanto, ambos registraram queda em 2023 – de 60,3% e de 32,1%, respectivamente. A supressão de vegetação nativa em território paraense foi de 184.763 hectares; no Mato Grosso, 161.381 hectares.

“Essa mudança se refletiu também no tipo de vegetação suprimida. Em 2023, pela primeira vez, houve o predomínio de desmatamento em formações savânicas (54,8%) seguido de formações florestais (38,5%) que predominaram nos quatro primeiros anos do levantamento”, destacou a entidade.

O MapBiomas ressalta que a liderança do Cerrado em área de desmatamento no ano passado se reflete em outros indicadores. O maior alerta de desmatamento do Brasil aconteceu no Cerrado, com área de 6.691 hectares, no município do Alto Parnaíba (MA). No bioma, foi detectado ainda o alerta de maior velocidade média diária de desmatamento, sendo 944 hectares em 8 dias, no município de Baixa Grande do Ribeiro (PI).

São Desidério (BA), cujo principal bioma também é o Cerrado, lidera o ranking dos municípios que mais desmataram no país em 2023, com 40.052 hectares. No ano passado, 70% dos municípios do Cerrado registraram pelo menos um evento de desmatamento.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Raoni encerra Cúpula dos Povos com apelo por continuidade da luta 

Raoni encerra Cúpula dos Povos com apelo por continuidade da luta 

Líder indígena pede união contra destruição ambiental e conflitos 
L
Povos indígenas reforçam união continental durante ato na COP30 em Belém 

Povos indígenas reforçam união continental durante ato na COP30 em Belém 

Lideranças denunciam elitismo nas negociações oficiais e cobram demarcação de territórios 
L
Pesquisadores encontram primeiras evidências de dinossauros na Amazônia 

Pesquisadores encontram primeiras evidências de dinossauros na Amazônia 

Pegadas de mais de 103 milhões de anos foram identificadas na Bacia do Tacutu 
L
Txai Suruí cobra voz indígena nos espaços de decisão da COP30 

Txai Suruí cobra voz indígena nos espaços de decisão da COP30 

Ativista pede demarcação de territórios e rejeição ao petróleo 
L
Pará amplia ações ambientais com projeto de R$ 81,2 milhões financiado pelo Fundo Amazônia 

Pará amplia ações ambientais com projeto de R$ 81,2 milhões financiado pelo Fundo Amazônia 

Iniciativa vai beneficiar 27 municípios e fortalecer ações de regularização ambiental e sociobioeconomia 
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Samyya Tubarão entra no Rondônia Reality Show 2025 decidida a causar e disputar o prêmio com coragem

Aos 33 anos, a participante de Porto Velho promete jogo limpo, autenticidade e avisa que, embora seja tranquila, vira uma leoa quando pisam no seu calo.
L

Tamara Show leva a força da cultura de Guajará-Mirim para o Rondônia Reality Show 2025

A carismática representante do Boi Bumbá e da dança folclórica entra no reality com emoção, orgulho da sua história e apoio da cultura do Elo da Fronteira.
L

Carlos Daniel, o Daniel Moraes, entra no Rondônia Reality Show 2025 para conquistar o público com autenticidade e jogo limpo

Influenciador de Porto Velho promete entretenimento, entrega total e busca reconhecimento dentro e fora da casa, reforçando que não será planta no reality.
L

João Vitor, influenciador de Pimenta Bueno entra no Rondônia Reality Show 2025 para mostrar seu jeito autêntico

João Vitor busca crescer na internet, promete não ser planta e manter o equilíbrio no jogo, mas avisa que o público também pode conhecer seu lado mais firme dentro da casa.
L

Fique ligado! A partir deste domingo, o News Rondônia traz a você cobertura 24 horas do reality show “Casa de Vidro”, versão Porto Velho

O programa do influenciador Fabio Schinayder conquistou o público em Candeias do Jamary e já gera expectativa para superar a primeira versão de um reality show de confinamento da capital rondoniense.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
L

Vaga de emprego para Assistente de Licitação, Salário R$ 3.000,00

Oportunidade na Shekinah Construções e Serviços LTDA em Porto Velho RO, com atuação em horário comercial no bairro Lagoinha
L

Vaga de emprego para Auxiliar de Escritório, Salário R$ 1.900,00

Oportunidade para PcD na Motriz Construções em Porto Velho RO, com jornada integral, benefícios e atuação no bairro Areal da Floresta
L
Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Aprovados têm até o dia 19 de novembro para comparecer à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
L
CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a lista dos aprovados na primeira etapa, cuja convocação para a segunda fase será publicada no Diário Oficial da União ainda esta semana.
L

POLÍTICA

Lula afirma que mobilização da Cúpula dos Povos tornou COP30 possível 

Lula afirma que mobilização da Cúpula dos Povos tornou COP30 possível 

Presidente destaca papel dos movimentos sociais na construção da agenda climática 
L
STF mantém condenação de Bolsonaro e rejeita recursos no caso da trama golpista 

STF mantém condenação de Bolsonaro e rejeita recursos no caso da trama golpista 

Primeira Turma confirma pena de 27 anos e abre caminho para execução definitiva 
L
Brasil e Moçambique celebram 50 anos de parceria e Lula prepara nova visita 

Brasil e Moçambique celebram 50 anos de parceria e Lula prepara nova visita 

Relação bilateral inclui cooperação histórica e comércio de US$ 40,5 milhões 
L
Marcha pelo Clima reúne 70 mil pessoas e transforma Belém em palco da força amazônica 

Marcha pelo Clima reúne 70 mil pessoas e transforma Belém em palco da força amazônica 

Ato paralelo à COP30 pede decisões efetivas contra a crise climática 
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Governo negocia compra da Uniron por R$ 67 milhões e cenário político de Rondônia vive semana de tensões

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Governo negocia compra da Uniron por R$ 67 milhões e cenário político de Rondônia vive semana de tensões

Negociação do novo Heuro movimenta a palavra-chave “Governo de Rondônia” e marca início de uma semana decisiva no Estado.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Foragido é preso ao pilotar moto roubada durante patrulhamento do BPTAR

Foragido é preso ao pilotar moto roubada durante patrulhamento do BPTAR

Suspeito foi detido na Rua Ponta Negra; veículo tinha registro de roubo
14
Suspeito de ataque ao Rondoniaaovivo é preso após tentativa de homicídio na zona Leste

Suspeito de ataque ao Rondoniaaovivo é preso após tentativa de homicídio na zona Leste

Evandro B. C. foi detido com pistola 9mm; vítima, de 45 anos, também tinha mandado em aberto.
16
Funcionária da Caixa é suspeita de fraudes em contas de clientes

Funcionária da Caixa é suspeita de fraudes em contas de clientes

PF investiga prejuízo de R$ 500 mil causado por alterações irregulares em cadastros
12
Briga entre homens por causa de amiga termina com ferido e dupla detida em Porto Velho 

Briga entre homens por causa de amiga termina com ferido e dupla detida em Porto Velho 

Confusão ocorreu em bar no bairro Socialista; um dos envolvidos precisou de atendimento médico 
12
Suspeito não aceita fim do relacionamento e é preso após agredir ex-mulher em Porto Velho 

Suspeito não aceita fim do relacionamento e é preso após agredir ex-mulher em Porto Velho 

Jovem de 25 anos foi detido após violência doméstica e ameaças de morte 
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Skem Kika na Latinha promete dança, entretenimento e jogo limpo no Rondônia Reality Show 2025

Carismática e explosiva, a participante garante que não será planta, promete causar e lembra que já venceu até programa da Eliana.
L

Djheness entra no Rondônia Reality Show 2025 para jogar firme e realizar o sonho de expandir seu delivery de açaí

Aos 22 anos, o microempreendedor busca visibilidade, promete não ser planta e conta com a torcida do público para transformar seu negócio em um ponto físico.
L

Fernanda Mota entra no Rondônia Reality Show 2025 trazendo intensidade, garra e vontade de vencer

Aos 22 anos, a nail designer promete entrega total, diversão e um jogo marcado pela intensidade que considera sua maior marca.
L

Nathiane Santos, a caminhoneira de Campo Novo do Parecis, chega ao Rondônia Reality Show 2025 com garra e autenticidade

Aos 45 anos, Nathiane promete alegria, entrega total e a chance de mostrar sua verdadeira personalidade enquanto busca o prêmio máximo do reality.
L

Abnner Assunção entra no Rondônia Reality Show 2025 com foco total na vitória e sangue nos olhos

Empreendedor, coreógrafo e dançarino promete competitividade máxima na casa de vidro, determinado a conquistar o prêmio do reality.
L

Michele Gustavo entra no Rondônia Reality Show 2025 para mostrar sua verdadeira essência e conquistar o público

Cantora e estudante de enfermagem promete jogo limpo, entrega total e conexão com o público enquanto busca o prêmio dentro da casa.
L

Lylian Silva entra no Rondônia Reality Show 2025 decidida a causar e mostrar quem realmente é

A influenciadora promete jogar firme, evitar o papel de planta e revelar sua verdadeira personalidade dentro da casa, sem medo de confrontos.
L
Rayssa Leal vence etapa do Rio do STU Pro Tour pela quinta vez 

Rayssa Leal vence etapa do Rio do STU Pro Tour pela quinta vez 

Skatista brasileira confirma favoritismo na Barra da Tijuca 
L
Pix chega aos cinco anos movimentando quase R$ 30 trilhões e domina pagamentos no país 

Pix chega aos cinco anos movimentando quase R$ 30 trilhões e domina pagamentos no país 

Meio criado pelo Banco Central se consolida como ferramenta essencial para brasileiros e empresas 
L
Preconceito afasta pessoas trans do rastreio do câncer e atrasa diagnósticos 

Preconceito afasta pessoas trans do rastreio do câncer e atrasa diagnósticos 

Falta de acolhimento nos serviços de saúde aumenta riscos e dificulta tratamentos 
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.