SEXTA-FEIRA, 27/06/2025
Publicidade

Verão começa com previsão de calor acima da média histórica

El Niño vai afetar temperaturas e chuvas em todo o país

Por Rafael Cardoso - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Verão começa com previsão de calor acima da média histórica
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Já é verão no Brasil. Mais precisamente desde a 0h27 desta sexta-feira (22), quando a estação começou em todo o Hemisfério Sul. Depois de um ano marcado por ondas atípicas de calor, a previsão é de temperaturas acima da média histórica, segundo relatório climático produzido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).Verão começa com previsão de calor acima da média histórica - News RondôniaVerão começa com previsão de calor acima da média histórica - News Rondônia

Normalmente, o verão no país é marcado pela elevação de temperatura, dias mais longos do que as noites, chuvas fortes, descargas elétricas e ventos de intensidade moderada a forte. Devido ao fenômeno El Niño, que alterna a distribuição da temperatura da água no Oceano Pacífico, as alterações no clima devem ser mais intensas. No Brasil, os efeitos do El Niño podem se prolongar por toda a estação, que termina em 20 de março de 2024.

Entre os meses de janeiro e março, a Região Norte do país pode registrar calor com valores de 1ºC acima da média histórica. Em relação às chuvas, os estados do Acre, de Roraima, do Amapá e o sudoeste do Amazonas devem ter volumes próximos ou acima da média no trimestre. Outras regiões devem continuar enfrentando um período de seca. É o caso da maior parte do Amazonas, Pará, de Rondônia e do Tocantins.

A Região Nordeste também tem expectativa de temperatura acima da média, principalmente nos estados do Maranhão, Piauí e no norte da Bahia. Há previsão de chuva próxima ou abaixo da climatologia no centro-norte da região. Já no centro-sul, por causa do padrão de águas mais aquecidas do Atlântico Sul, podem ocorrer chuvas mais volumosas.

No Centro-Oeste, a tendência é de calor forte em todos os estados, com valores acima de 1ºC da média histórica. Também é esperada chuva próxima ou acima da média em praticamente toda a região, exceto no oeste de Mato Grosso, que deve ter volume ligeiramente abaixo da climatologia do trimestre.

Na Região Sudeste, as temperaturas devem ficar elevadas em todos os estados, com previsão de valores acima de 0,5ºC da média. A expectativa é que haja maior volume de chuva, principalmente em Minas Gerais, onde ela pode ser mais frequente e mais intensa.

No Sul, é esperado calor próximo ou ligeiramente acima do normal no Paraná, em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas do último estado, possibilidade de valores na média ou abaixo dela. As chuvas devem ser mais intensas no Rio Grande do Sul, principalmente na parte sul do estado. Nas demais áreas da região, haverá chuvas irregulares, com totais próximos ou pouco abaixo da média.

Impactos na safra

O Inmet chama a atenção para os impactos do El Niño na safra de verão 2023/24. Nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e da Bahia, a chuva ficou abaixo da média em outubro e novembro. Assim, os níveis de água do solo estão muito baixos, o que não favorece as fases iniciais dos cultivos de verão. A previsão é que os níveis continuem baixos nos próximos meses, com déficit hídrico e aumento da evapotranspiração devido às altas temperaturas.

No Brasil Central, houve elevação dos níveis de água no solo em algumas áreas, por causa do retorno da chuva nessa segunda quinzena de dezembro. Com exceção do norte de Minas Gerais, o cenário ficou favorável para a retomada do plantio de desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.

Para a Região Sul, os volumes de chuva previstos devem manter elevados os níveis de água no solo. Mas a probabilidade de excedente hídrico é menor em algumas localidades. Com a diminuição da chuva em relação aos meses anteriores, a expectativa é de retomar a semeadura das culturas de primeira safra em regiões que estão com atraso.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Final de Semana Sustentável tem início nesta sexta-feira com programação voltada a educação ambiental

Serão realizados atendimentos ao público com serviços oferecidos pela Sedam, distribuição gratuita de mudas e materiais informativos
L
I Encontro “Rondônia Contra os Incêndios” destaca ações de prevenção e combate a incêndios florestais

I Encontro “Rondônia Contra os Incêndios” destaca ações de prevenção e combate a incêndios florestais

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar projetos, ações e programas voltados à prevenção e combate às queimadas, promovendo a troca de experiências e boas práticas.
L

FIERO reúne lideranças empresariais e políticas para diálogo

O setor madeireiro rondoniense argumenta que a atual IN é inviável, pois atualmente no estado, menos de 10% dos CARs foram validados desde a implementação do Código Florestal em 2012.
L
Queimadas em 2024 atingem 30 milhões de hectares e marcam segunda maior extensão em 40 anos, revela MapBiomas

Queimadas em 2024 atingem 30 milhões de hectares e marcam segunda maior extensão em 40 anos, revela MapBiomas

Mais da metade das áreas queimadas foram na Amazônia, diz Mapbiomas
L
Cientistas criam bactéria capaz de transformar plástico PET em paracetamol, com alta eficiência e baixo impacto ambiental

Cientistas criam bactéria capaz de transformar plástico PET em paracetamol, com alta eficiência e baixo impacto ambiental

Estudo britânico mostra que lixo plástico pode se tornar medicamento essencial por meio de biotecnologia avançada, abrindo caminho para soluções sustentáveis na indústria farmacêutica.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Caminhoneiro de Rondônia atinge 3 milhões de km com o mesmo Iveco e desafia os limites da estrada

Modelo Iveco EuroTech 2002 segue em operação intensa após mais de duas décadas de uso
L

Em um encontro em Londres, o rei Carlos III elogiou Marina Silva pelos avanços do governo brasileiro no combate ao desmatamento na Amazônia

O Governo convidou Charles III como convidado de honra para a COP30, em Belém.
L

Emoção em cada cena: os lançamentos da semana no Cine Araújo Porto Velho

Prepare a pipoca, reúna os amigos ou leve a família: esta semana o cinema está imperdível!
L

PM intercepta transporte de droga em porto clandestino de Guajará-Mirim

Suspeito foi detido com cerca de 2 kg de substância semelhante à maconha, supostamente adquirida na Bolívia; entorpecente seria entregue na zona urbana da cidade.
10

Falaê PodCat | Entrevista Pastor Bruno Luciano

Nesta quinta-feira (26), às 18h, o Falaê Podcast recebe o vereador de Porto Velho, Pastor Bruno Luciano do Couto Araújo. Em pauta, os desafios da capital, ações do mandato, fé na vida pública e projetos para transformar a realidade da população. Acompanhe essa conversa franca e reveladora sobre política, espiritualidade e compromisso social.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Indústria Brasileira cria 910,9 mil vagas de emprego entre 2019 e 2023, aponta IBGE

Indústria Brasileira cria 910,9 mil vagas de emprego entre 2019 e 2023, aponta IBGE

Setor alimentício é o ramo industrial que mais contratou
L

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA RECEPCIONISTA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
SERVENTE DE LIMPEZA

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA SERVENTE DE LIMPEZA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Cristiane Lopes vota ‘NÃO’ ao aumento de deputados e defende outras prioridades para o Brasil

Deputada reafirma compromisso com o uso responsável dos recursos públicos e rejeita ampliação de gastos em momento de crise.
L
Jaime Bagattoli vota contra o aumento de deputados federais e pela derrubada do IOF

Jaime Bagattoli vota contra o aumento de deputados federais e pela derrubada do IOF

Senador critica desejo do Governo de levar pauta do IOF ao Supremo.
L

Ieda Chaves entrega certificados durante execução de cursos do projeto “ALE Vai às Escolas”

Cursos foram realizados com estudantes da Escola Padre Mário Castagna, em Porto Velho.
L

Eyder Brasil busca em Manaus aliança para fortalecer segurança nas fronteiras

Como presidente da Comissão de Segurança, deputado participou de sessão na Assembleia do Amazonas para debater integração contra o crime organizado na divisa dos estados
L
Projeto de Lei de Pedro Geovar que cria o Endereço Social é aprovado na Câmara de Porto Velho

Projeto de Lei de Pedro Geovar que cria o Endereço Social é aprovado na Câmara de Porto Velho

Projeto cria identificação provisória para moradias em áreas irregulares e garante acesso a serviços essenciais, promovendo dignidade e inclusão social.
L
Publicidade

POLÍCIA

PIRATAS DO MADEIRA: FICCO/RO deflagra operação contra grupo criminoso especializado no furto de grãos em Porto Velho

PIRATAS DO MADEIRA: FICCO/RO deflagra operação contra grupo criminoso especializado no furto de grãos em Porto Velho

Foram cumpridos mandados de prisão temporária, mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens e bloqueio de valores em conta
10
Funcionário de lanchonete é morto a tiros por dupla em moto na zona leste

Funcionário de lanchonete é morto a tiros por dupla em moto na zona leste

De acordo com testemunhas, o jovem seguia de bicicleta pela Rua Aruba sentido a Mané Garrincha, quando dois indivíduos de moto passaram por ele, deram a volta e ao ficar de frente, fizeram vários disparos em direção da vítima, depois atiram de novo com o rapaz já caído e fugiram.
18

Batida entre motos deixa dois feridos na zona Leste

Com o impacto, o piloto que causou o acidente ficou mais ferido e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros para a Policlínica Ana Adelaide.
12

VÍDEO: Câmera registra momento que “Nego Boy” cai morto após ataque a tiros; suspeito foi preso

Testemunhas disseram que escutaram pelo menos seis tiros dentro do imóvel
18

URGENTE: Equipe do sgt Machado fecha o cerco e prende suspeito de matar “Nego Boy”

Após o cerco o suspeito foi encontrado escondido em uma construção abandonada
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental (LAS): PAQ SERVICE LTDA

Licença Ambiental Simplificada LAS Nº 309SOL/DLA
L
Mega-Sena acumula e próximo prêmio é estimado em R$ 45 milhões

Mega-Sena acumula e próximo prêmio é estimado em R$ 45 milhões

Números sorteados foram: 08 – 14 – 15 – 33 – 34 – 54
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental (LAS): PAQ SERVICE LTDA

Licença Ambiental Simplificada LAS Nº 309SOL/DLA,
L
Ministério da Saúde anuncia ampliação de R$ 30 milhões e parceria com Correios para Teste do Pezinho

Ministério da Saúde anuncia ampliação de R$ 30 milhões e parceria com Correios para Teste do Pezinho

Parceria com Correios vai agilizar entrega dos resultados
L
Bolsa Família e Auxílio Gás pagam benefício a NIS final 9 nesta sexta-feira (27)

Bolsa Família e Auxílio Gás pagam benefício a NIS final 9 nesta sexta-feira (27)

Com adicionais, valor médio do benefício está em R$ 666,01
L
STF realiza audiência pública para debater transparência de emendas parlamentares

STF realiza audiência pública para debater transparência de emendas parlamentares

Objetivo é debater a transparência no pagamento dessas emendas
L
Último dia para recursos de atendimento especializado no Enem 2025 é nesta sexta-feira (27)

Último dia para recursos de atendimento especializado no Enem 2025 é nesta sexta-feira (27)

Candidato deve enviar nova documentação que comprove necessidade
L
Prazo final para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2025 é nesta sexta-feira (27)

Prazo final para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2025 é nesta sexta-feira (27)

Boleto de R$ 85 é gerado exclusivamente na Página do Participante
L
Alunos do Pé-de-Meia nascidos em setembro e outubro recebem a quarta parcela nesta sexta-feira (27)

Alunos do Pé-de-Meia nascidos em setembro e outubro recebem a quarta parcela nesta sexta-feira (27)

Valores são depositados em contas abertas automaticamente na Caixa
L

Rondônia fortalece proteção às mulheres com criação de comitê estadual e redes de enfrentamento à violência

O comitê será responsável por formular e acompanhar ações integradas, além de propor estratégias e indicadores para o Plano Estadual de Prevenção ao Feminicídio.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.