SEXTA-FEIRA, 11/07/2025
Publicidade

Futuro mais verde e próspero é pauta principal do Fórum de Mudanças Climáticas do Governo de Rondônia

Fórum discute a construção coletiva do caminho para aplicar propostas de mitigação das mudanças climáticas em Rondônia

Por Vanessa Moura/Secom/Gov-RO - 010

Publicado em 

Futuro mais verde e próspero é pauta principal do Fórum de Mudanças Climáticas do Governo de Rondônia - News Rondônia
Foto: Daiane Mendonça

Com o objetivo de avançar em soluções para mitigar as mudanças climáticas e fortalecer a sustentabilidade, a 3ª edição do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas foi realizada na quinta-feira (5), pelo Governo de Rondônia, no auditório Jerônimo Santana, no Palácio Rio Madeira – PRM, em Porto Velho.

Durante o fórum, a preocupação com as ondas de calor mais fortes em Rondônia e a seca do Rio Madeira foram pontuadas como questões que devem receber uma atenção especial, mas também foram destacadas conquistas como o alcance da redução de 60% do desmatamento, no primeiro semestre de 2023, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe, e a queda de 72,6% nas ocorrências de incêndios florestais, de janeiro a agosto de 2022 e 2023, conforme relatório estatístico do Corpo de Bombeiros do Estado – CBMRO.

GOVERNANÇA

O secretário executivo da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, Hueriqui Charles Lopes, presidente do Fórum destacou que, o evento promove o diálogo para que os atores sociais possam contribuir para melhorar a qualidade de vida da população com o uso sustentável dos recursos naturais. “No Fórum, há a oportunidade de traçarmos juntos o caminho para que as propostas e projetos apresentados sejam aplicados no nosso Estado “, afirmou o secretário.

A diretora de Governança Climática da Sedam, Letícia Andrade ressaltou que, o Fórum também serve para avançar nos encaminhamentos das três Câmaras Temáticas – CT: Salvaguarda socioambientais, Povos Indígenas e comunidades tradicionais; e Pagamento de Serviços Ambientais, o que ajuda a entender as necessidades e prioridades em cada eixo.

‘‘Esse é o terceiro Fórum e já tivemos bons avanços como a criação das Câmaras Temáticas, esperamos a implementação do Conselho Gestor e estamos construindo o Plano de Prevenção, Controle e Promoção de Alternativas Sustentáveis ao desmatamento e queimadas de Rondônia – PPCASDQ 2023-2027, todas essas iniciativas ajudam o Estado a avançar na sustentabilidade’’, ressaltou Letícia Andrade.

PARTICIPAÇÃO ATIVA

Organizado pela Sedam, o fórum reuniu representantes de diversas secretarias do Governo, dos municípios, povos indígenas; comunidades tradicionais, agricultores familiares; de órgãos ambientais como Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBIO, do Tribunal de Justiça de Rondônia –  TJ/RO, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia – OAB/RO, além de Organizações Não Governamentais – ONGs e a sociedade civil.

A presidente da Associação dos Moradores da Resex Rio Preto Jacundá, Denise Viana Borges agradeceu pela oportunidade de contribuir com uma jornada mais sustentável para Rondônia. ‘‘Falamos das nossas preocupações e anseios em relação às mudanças climáticas, e estamos sendo ouvidos ao relatar a realidade vivenciada dentro da Unidade de Conservação’’, conta Denise.

Na Resex, com apoio da Sedam, há projeto de Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+), onde a preservação é remunerada.

A representante do Corredor Tupi Mondé, Shirlei Arara, também agradeceu o espaço para que os povos indígenas possam contribuir com soluções para mitigação dos impactos climáticos e ambientais. ‘‘É uma honra fazer parte deste Fórum e da Câmara Temática não como ouvinte, mas com uma participação colaborativa, onde os indígenas são reconhecidos como defensores do meio ambiente’’, considerou.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.