QUINTA-FEIRA, 26/06/2025
Publicidade

Prefeitura já recebeu mais de 250 denúncias de queimadas este ano em Porto Velho

Apesar dos números, houve redução de 28% nos índices de denúncia em relação a 2022

Por Augusto Soares/SMC/PMPV/010

Publicado em 

Prefeitura já recebeu mais de 250 denúncias de queimadas este ano em Porto Velho - News Rondônia
Leandro Morais/ Felipe Ribeiro/ Ricardo Farias

A Prefeitura de Porto Velho já recebeu, este ano, 260 denúncias de queimadas e aplicou 185 multas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema). As fiscalizações são intensificadas com o intuito de coibir os focos de calor, conscientizar a população e ao mesmo tempo notificar e autuar os infratores.

Até o final de agosto de 2022, a Prefeitura havia registrado 361 denúncias de queimadas e aplicado 256 multas. Isso significa que, no ano passado neste mesmo período, foram recebidas 101 denúncias a mais, constatando-se redução do índice de 28% em relação a este ano. Já com relação às multas aplicadas, foram 71 a mais em 2022.

No comparativo entre os dois anos anteriores, durante todo o mês de agosto de 2022, a Sema recebeu 469 denúncias de queimadas e multou 331 pessoas. Em 2021, foram 228 denúncias e 176 multas aplicadas.

CAMPANHA

Secretário atribui redução à campanha contra queimadas realizada pela SemaSecretário atribui redução à campanha contra queimadas realizada pela Sema

A redução significativa no quantitativo de denúncias e, consequentemente, das multas aplicadas, conforme o secretário Robson Damasceno (Sema), é atribuída ao intenso trabalho realizado pela Prefeitura, através da pasta de meio ambiente, que lançou este ano a campanha intitulada “A Queimada que Você Faz Apaga Vidas”.

O objetivo da campanha é alertar a população sobre as graves consequências das queimadas para o meio ambiente, mas especialmente para a saúde das pessoas que sofrem com problemas respiratórios. Diariamente a Sema conta com quatro equipes de plantão, que realizam ações preventivas em diversos locais, orientações e autuações, quando necessário.

GUARDIÕES

Estudantes de Porto Velho participam do projeto Guardiões do Meio AmbienteEstudantes de Porto Velho participam do projeto Guardiões do Meio Ambiente

Por meio do projeto Guardiões do Meio Ambiente, são realizadas atividades com estudantes nas escolas parceiras sobre compostagens com folhas secas, oficina de sabão ecológico, coleta e reaproveitamento de óleo de cozinha. Os alunos aprendem através das gincanas e outras atividades no ambiente escolar, mas também através de visitações e aulas práticas que acontecem no Parque Natural.

CRIME

A Sema alerta que realizar queimadas urbanas é crime ambiental. Quem pratica tal ato pode ser multado em até 100 mil UPFs. O valor da multa depende dos danos causados ao meio ambiente, conforme avaliação da equipe que estiver realizando a fiscalização.

O valor de cada Unidade Padrão Fiscal (UPF) para o exercício de 2023, conforme informações da Secretaria Municipal de Fazenda do Município (Semfaz), é de R$ 94,90.

DENÚNCIA

O secretário Robson Damasceno (Sema) solicita o apoio da população para denunciar as pessoas que realizam queimadas. Os munícipes podem acionar a equipe de plantão pelo telefone (69) 98423-4092 (disque denúncia), que inclusive pode receber fotos, vídeos e a localização via whatsapp.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

I Encontro “Rondônia Contra os Incêndios” destaca ações de prevenção e combate a incêndios florestais

I Encontro “Rondônia Contra os Incêndios” destaca ações de prevenção e combate a incêndios florestais

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar projetos, ações e programas voltados à prevenção e combate às queimadas, promovendo a troca de experiências e boas práticas.
L

FIERO reúne lideranças empresariais e políticas para diálogo

O setor madeireiro rondoniense argumenta que a atual IN é inviável, pois atualmente no estado, menos de 10% dos CARs foram validados desde a implementação do Código Florestal em 2012.
L
Queimadas em 2024 atingem 30 milhões de hectares e marcam segunda maior extensão em 40 anos, revela MapBiomas

Queimadas em 2024 atingem 30 milhões de hectares e marcam segunda maior extensão em 40 anos, revela MapBiomas

Mais da metade das áreas queimadas foram na Amazônia, diz Mapbiomas
L
Cientistas criam bactéria capaz de transformar plástico PET em paracetamol, com alta eficiência e baixo impacto ambiental

Cientistas criam bactéria capaz de transformar plástico PET em paracetamol, com alta eficiência e baixo impacto ambiental

Estudo britânico mostra que lixo plástico pode se tornar medicamento essencial por meio de biotecnologia avançada, abrindo caminho para soluções sustentáveis na indústria farmacêutica.
L

Soluções sustentáveis com protagonismo da Ater Pública são destacas pelo governo de RO

O projeto CarbCafé vai mapear o estoque de carbono na cafeicultura de 15 municípios da região Matas de Rondônia
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Coluna social Marisa Linhares: Chá Colonial – Amigos

Encontro de elegância e amizade no Chá Colonial do Lions Clube Cacoal Centro reúne personalidades em tarde inesquecível no Catuaí Hotel
L

Paraíso Natural: Praia do Madeiro, um refúgio encantador em Pipa (RN)

Beleza natural, golfinhos e charme rústico fazem da Praia do Madeiro um refúgio imperdível no litoral do Rio Grande do Norte
L

Senado aprova aumento do número de deputados federais de 513 para 531

Projeto de lei complementar segue para a Câmara e redistribui vagas com base no Censo de 2022, sem retirada de assentos de nenhum estado
L

Lengua-Maskóy: autor promove a obra numa noite de autógrafos

O encontro acontecerá na Temática Editora e Cursos, Rua José de Alencar, 2868, Centro, Porto Velho (RO).
L
Governo anuncia aumento do etanol na gasolina para 30%

Governo anuncia aumento do etanol na gasolina para 30%

Foi autorizada elevação de 14% para 15% do biodiesel no diesel
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Indústria Brasileira cria 910,9 mil vagas de emprego entre 2019 e 2023, aponta IBGE

Indústria Brasileira cria 910,9 mil vagas de emprego entre 2019 e 2023, aponta IBGE

Setor alimentício é o ramo industrial que mais contratou
L

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA RECEPCIONISTA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
SERVENTE DE LIMPEZA

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA SERVENTE DE LIMPEZA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Publicidade

POLÍTICA

Com apoio do deputado Cássio Gois, Alta Floresta sedia 3ª Etapa do Regional Sul de Motocross

Parceria entre poder público e esporte fortalece motocross em Rondônia
L

Presidente da Alero se reúne no Palácio do Governo e ressalta conquistas para moradores do Soldado da Borracha

Procuradoria-Geral do Estado ficou encarregada de apresentar uma solução jurídica, por ordem direta do chefe do Executivo.
L

Projeto Saúde Cidadã entrega equipamentos ortopédicos e promove inclusão em Guajará-Mirim

Atividade será realizada nos dias 28 e 29 de junho, com atendimentos gratuitos em parceria com o Hospital Santa Marcelina.
L

Coronel Chrisóstomo é relator de projeto que pode derrubar aumento do IOF

Parlamentar de Rondônia contesta aumento do imposto editado por decreto e propõe anulação da medida que pode impactar o crédito, alimentos e combustíveis.
L
Projeto Casa da Comunidade, parceria da deputada federal com o Ifro Ji-Paraná, faz a entrega de certificados

Projeto Casa da Comunidade, parceria da deputada federal com o Ifro Ji-Paraná, faz a entrega de certificados

Curso de bonecas de pano é mais um dentre os oferecidos pelo Casa da Comunidade.
L
Publicidade

POLÍCIA

VÍDEO: Grave acidente deixa piloto de MT-07 ferido na Calama

A Polícia Militar foi acionada para registrar a ocorrência.
12
Grave acidente deixa piloto de MT07 ferido na Calama

Grave acidente deixa piloto de MT07 ferido na Calama

De acordo com testemunhas, o motociclista seguia na Calama sentido Presidente Dutra, quando o carro conduzido por uma mulher invadiu a preferencial e causou a batida.
14
Polícia Civil de Rondônia realiza incineração de drogas em Nova Mamoré

Polícia Civil de Rondônia realiza incineração de drogas em Nova Mamoré

A ação foi executada em conformidade com as determinações legais, mediante autorização judicial, com a devida ciência do Ministério Público e o acompanhamento da Vigilância Sanitária, garantindo segurança, legalidade e transparência em todo o processo.
10

Grave acidente deixa piloto de MT-07 ferido na Calama

Uma equipe do Suporte Avançado do Samu prestou atendimento e socorreu a vítima para o hospital.
12
Homem invade Igreja, danifica patrimônio e agride policiais

Homem invade Igreja, danifica patrimônio e agride policiais

A Polícia Militar foi acionada pelo responsável pelo templo, que informou que o suspeito havia pulado o muro e estava quebrando portas internas.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Caixa lança campanha "Tudo em Dia" com descontos de até 90% para quitação de dívidas

Caixa lança campanha “Tudo em Dia” com descontos de até 90% para quitação de dívidas

Saiba os canais de atendimento para quitação dos débitos em atraso
L
Inmet emite alerta laranja de onda de frio e chuvas intensas para o Sul do Brasil

Inmet emite alerta laranja de onda de frio e chuvas intensas para o Sul do Brasil

RS pode ter temperaturas 5ºC abaixo da média até sexta-feira
L
Embaixada dos EUA no Brasil exigirá perfis públicos em redes sociais para vistos de estudante e intercâmbio

Embaixada dos EUA no Brasil exigirá perfis públicos em redes sociais para vistos de estudante e intercâmbio

Quem quiser estudar no país precisará manter perfis abertos
L

Ceaclin Mostra sua Força! Auditoria para ISO 9001 Reafirma Liderança no Estado

Auditoria conduzida por especialista avalia conformidade do Ceaclin com a norma ISO 9001:2015, reforçando o compromisso com a excelência nos serviços laboratoriais.
L

Semed divulga retificação das convocações do cadastro reserva dos editais 01/2025 e 02/2025 para programas de voluntariado

Candidatos aprovados devem comparecer até o dia 4 de julho na Semed
L
Inscrições para a Copa Jaru de Futsal vão até 02 de julho

Inscrições para a Copa Jaru de Futsal vão até 02 de julho

Premiação ultrapassa R$ 28 mil em 2025.
L

Conheça o sorvete vegano de farinha de mandioca criado por jovem quilombola: sabor ancestral

O sorvete vegano feito à base de farinha de mandioca é da cultura ancestral quilombola. O Joélho, um jovem empreendedor, resolveu levar essa delícia para o mundo a partir do Ceará.
L

Alcoólicos Anônimos completa 90 anos; ajuda gratuita a dependentes, sem julgamentos

Acolhimento e transformação! Neste mês de junho, a irmandade Alcoólicos Anônimos (A.A.) completa 90 anos de existência, celebrando quase um século de ajuda gratuita a pessoas que enfrentam a dependência do álcool.
L

Menina de 4 anos salva professora que teve convulsão e desmaiou na creche

Kyndal, a menina de apenas 4 anos, age rápido e salva a professora, que teve uma convulsão e desmaiou na creche, nos Estados Unidos.
L
STF suspende julgamento sobre responsabilidade de plataformas por conteúdo ilegal para definir tese final

STF suspende julgamento sobre responsabilidade de plataformas por conteúdo ilegal para definir tese final

A Corte tem placar de 8 a 2 votos a favor da responsabilização
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.