QUARTA-FEIRA, 13/08/2025
Publicidade
SICRED

Cadeias produtivas da bioeconomia carecem de assistência técnica

Estudo aponta gargalos para promover manejo sustentável.

Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil

Publicado em 

Cadeias produtivas da bioeconomia carecem de assistência técnica
Marcelo Camargo/Agência Brasil
A consolidação de cadeias produtivas voltadas para a promoção da conservação da floresta, a regeneração dos ecossistemas, a inclusão social e o combate à pobreza em áreas rurais da Amazônia esbarra na ausência de oferta de assistência técnica qualificada e direcionada às demandas do produtor. É o que aponta o estudo Assistência técnica para a bioeconomia na Amazônia: dos desafios à solução, divulgado nesta quinta-feira (15) pelo Instituto Escolhas, organização não governamental que trabalha com estudos e análises sobre o desenvolvimento sustentável e desafios socioambientais.Cadeias produtivas da bioeconomia carecem de assistência técnica - News RondôniaCadeias produtivas da bioeconomia carecem de assistência técnica - News Rondônia

O documento aborda a necessidade de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) na bioeconomia, abrangendo atividades econômicas que englobam todas as cadeias de valor da biodiversidade, orientadas pelos conhecimentos tradicionais, pela ciência e pela busca de inovações no uso de recursos biológicos e renováveis, a exemplo do manejo sustentável da floresta para extrair produtos como castanhas, frutos, borracha, óleos, madeira, pescados, fibras e plantas medicinais; a indústria que processa esses produtos (alimentos, bebidas, cosméticos, fármacos, moda, construção); a agricultura, a piscicultura e o turismo sustentáveis.

A pesquisa foi realizada em oito territórios amazônicos: Baixo Amazonas (PA), Baixo Tocantins (PA), Estuário Amazônico Amapaense (AP), Marajó (PA), Médio Juruá (AM), Médio Solimões (AM); Terra do Meio (PA) e na Transamazônica e Xingu (PA). No total, 141 pessoas participaram do estudo, tanto como demandantes (produtores individuais ou em empreendimentos) ou ofertantes de Ater.

O levantamento, elaborado a partir de dados primários e de dados secundários disponíveis, se concentrou na oferta de Ater para produtores de açaí, andiroba, cacau, castanha-do-brasil e pirarucu e identificou, ao todo, 131 demandas por assistência técnica nos territórios analisados, com potencial para “gerar atividade econômica circular, regenerativa, sustentável, inclusiva, com benefícios coletivos e locais”.

A quantidade e a disponibilidade dos técnicos é um dos principais pontos críticos apontados pelas organizações que ofertam Ater. Atualmente, o setor privado, seja ele com instituições privadas ou sem fim de lucro, terceiro setor, é o maior responsável pela assistência técnica ofertada para a bioeconomia, correspondendo a 52% do total de organizações que participaram do estudo.

“A maior parte das organizações afirmou não conseguir dar conta das demandas dos produtores. Soma-se a isso, a complexidade logística de atendimento desses territórios, com grandes distâncias dos centros urbanos e o uso de diferentes modais de transporte, bem como a dificuldade de manter uma infraestrutura mínima necessária para lidar com tal complexidade. No caso das instituições públicas de Ater, destacou-se a necessidade de ampliação de suas equipes para que possam ampliar sua capacidade de atendimento”, diz o documento.

Outro ponto crítico apontado por 75% das organizações participantes da pesquisa é a escassez de recursos financeiros para a oferta de serviços desse tipo de assistência. As organizações do terceiro setor e cooperativas de produtores relataram sofrer com a contratação temporária e intermitente dos seus serviços de Ater, realizada por meio de editais e chamadas públicas estatais.

A oferta de doações de curto prazo e intermitentes vindas da filantropia e do investimento social privado também foi apontado como um gargalo. O estudo alerta que essa intermitência de recursos acaba comprometendo a eficácia do serviço.

O levantamento aponta ainda que a ausência de uma assistência e um acompanhamento mais efetivo têm impacto direto em atividades como o controle de entradas e saídas dos recursos financeiros, pagamento de impostos, digitalização dos registros, pagamento dos cooperados, entre outros pontos.

Como desdobramento, acabam sendo afetados a precificação dos produtos, negociação de compra e venda, mapeamento e estudo de mercados, acesso a mercados institucionais (compras públicas), fortalecimento da marca e desenvolvimento de planos de negócios.

Um exemplo destacado pelo estudo é o da cadeia da castanha-do-brasil. O levantamento abarcou as regiões do Baixo Amazonas (PA) e Terra do Meio (PA), com destaque para os municípios de Altamira, São Félix do Xingu, Alenquer, Oriximiná e Óbidos, onde vivem aproximadamente 900 produtores extrativistas, entre ribeirinhos, quilombolas e indígenas.

Um dos principais desafios na coleta da semente é a logística, uma vez que a retirada dos ouriços das árvores, realizada manualmente, e a quebra dele para a separação das sementes, ocorre de maneira pulverizada em todo o território amazônico. Com isso, um grande volume de castanha é necessário para cobrir os custos elevados da atividade extrativista no campo, bem como dos deslocamentos de longa distância.

Entre as necessidades relatadas estão a de assistência técnica para a adoção de boas práticas de coleta (manuseio e seleção das castanhas, uso de equipamentos limpos) e armazenamento (controle da umidade) para evitar contaminações e para o aprimoramento da logística para ampliar a relação de custo-benefício no escoamento da produção.

A necessidade de melhoria na logística também foi destacada na cadeia do pirarucu, cujo manejo é realizado por populações ribeirinhas que vivem próximo aos lagos temporários onde o peixe se reproduz. A atividade é regulada por legislação específica para garantir a manutenção e sustentabilidade da espécie.

A pesquisa se concentrou nas regiões do Médio Juruá e Médio Solimões (AM), com destaques para os municípios de Jutaí, Fonte Boa, Carauari e Tefé, e apontou a demanda para o desenvolvimento de logística adequada para o transporte do pirarucu (manipulação e acondicionamento refrigerado), de modo a garantir a qualidade do produto e o menor custo.

Houve também a demanda para a implementação de estruturas físicas adequadas às exigências sanitárias para o abate, evisceração, sangria e limpeza do peixe; de processos de tratamento e aproveitamento dos resíduos descartados durante o processamento (ossada, carcaça, pele e escamas), além de maior agilidade na elaboração dos relatórios base para pedido de autorização de pesca ao órgão ambiental competente.

Na cadeia do açaí, o território selecionado pelo estudo diz que ao menos 4 mil pessoas estão envolvidas em associações e cooperativas de produtores e extrativistas que atuam na coleta e manejo do fruto.

Entre as necessidades relatadas estão a de assistência técnica para o manejo adequado dos açaizeiros e de outras espécies vegetais de interesse econômico e ecológico para o aumento da biodiversidade, da produtividade e rentabilidade da área; adequação do descarte do caroço de açaí; a adequação de práticas e processos de manejo do fruto, considerando a maturação, o armazenamento e o transporte; e a produção consorciada do açaí com outros produtos da bioeconomia, como andiroba e murumuru, com o intuito de gerar renda durante a entressafra.

Política

A política executa pelo governo federal para área, a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater), já inclui a cooperação entre agentes públicos e privados e atua por meio do credenciamento e contratação, via editais, de entidades públicas e privadas que ofertam serviços de Ater e do posterior acompanhamento e avaliação dos resultados.

Entretanto, o estudo chama a atenção para que, apesar da descentralização e participação social serem princípios da Pnater, há a necessidade de uma efetiva coordenação e integração entre os agentes de Ater públicos e privados e com o território onde o serviço é executado.

O estudo aponta que a política nacional para a assistência técnica e extensão rural deve se inspirar no modelo do Sistema Único de Saúde (SUS), que atua de forma regionalizada e hierarquizada.

“A regionalização do serviço poderia ser uma diretriz a ser adotada pela política de Ater, como forma de promover o acesso equânime e integrado ao serviço, de acordo com as necessidades dos produtores em cada localidade. A divisão por unidades geográficas facilitaria a organização da oferta do serviço, a partir do planejamento regional com participação da população local”, diz o estudo.

“Nesse formato, o governo federal continuaria responsável por formular no nível nacional as diretrizes para a execução da política de Ater e repassar os recursos para estados e municípios. Os estados e municípios, por sua vez, por meio de seus órgãos responsáveis pela Ater, garantiriam a coordenação e execução do serviço, a participação social, em articulação com os conselhos de desenvolvimento rural sustentável, e a atuação complementar das demais organizações que ofertam serviços de Ater, por meio de contratos, convênios e parcerias, para ampliar a capacidade de oferta do serviço”, recomenda o estudo.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Perda de áreas naturais no Brasil em 40 anos atinge 111,7 milhões de hectares

Perda de áreas naturais no Brasil em 40 anos atinge 111,7 milhões de hectares

O levantamento do MapBioma revela a perda de áreas naturais no Brasil equivalente a mais de 13% do território nacional desde 1985.
L
Fundo Amazônia anuncia novos investimentos após 17 anos

Fundo Amazônia anuncia novos investimentos após 17 anos

Anúncio em Manaus destina R$ 210 milhões a programas de combate ao desmatamento e apoio a comunidades tradicionais.
L
Aquecimento global 1,5°C foi a meta do Acordo de Paris

Aquecimento global 1,5°C foi a meta do Acordo de Paris

A meta foi estabelecida para evitar impactos extremos do clima, mas estudos recentes indicam que esse limite já pode ter sido atingido, trazendo riscos para o planeta.
L
Desmatamento na Amazônia sobe, enquanto no Cerrado cai

Desmatamento na Amazônia sobe, enquanto no Cerrado cai

Dados do Deter mostram resultados contrastantes no desmatamento entre os biomas, com queda expressiva no Cerrado e Pantanal no último ano.
L
Governo de RO reforça compromisso ambiental na Conferência de Áreas Contaminadas, em SP

Governo de RO reforça compromisso ambiental na Conferência de Áreas Contaminadas, em SP

Representado pela Sedam, Rondônia apresentou soluções técnicas e sustentáveis para áreas contaminadas, como o uso de geofísica e extratos vegetais.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Giro News | Entrevista com Maurício Fávaro, piloto do SAER da Polícia Civil

Nesta quarta-feira (13), às 16h, o Giro News recebe Maurício Fávaro, piloto de aeronaves do Serviço Aeropolicial (SAER) da Polícia Civil. Na entrevista, ele contará sua trajetória profissional e fará um balanço histórico das atividades do SAER, criado para atender demandas estratégicas de segurança, transporte e resgate no estado.
L

Nota de Falecimento – Maria das Dores Oliveira

Familiares e amigos se despedem de Maria das Dores Oliveira, aos 80 anos, em cerimônia na Funerária Dom Bosco, em Porto Velho, nesta quarta-feira.
L
Lula assina MP contra tarifaço dos EUA e pressiona o Congresso por votação

Lula assina MP contra tarifaço dos EUA e pressiona o Congresso por votação

O presidente Lula assinou a medida provisória que cria uma linha de crédito de R$ 30 bilhões para socorrer o setor produtivo e pediu celeridade aos parlamentares.
L
STF elege Edson Fachin para a presidência e Moraes para a vice

STF elege Edson Fachin para a presidência e Moraes para a vice

Os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes foram escolhidos para assumir a liderança da Corte, com a posse agendada para 29 de setembro de 2025.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Feirão do Emprego em Porto Velho oferece vagas e valoriza experiência de trabalhadores acima de 50 anos

Feirão do Emprego em Porto Velho oferece vagas e valoriza experiência de trabalhadores acima de 50 anos

Evento reuniu mais de 10 mil inscritos, 150 empresas e 1.000 oportunidades de trabalho, incluindo vagas para idosos, PcDs e jovens.
L
Concurso da CPRM oferece vagas em Rondônia com salários de até R$ 10,5 mil

Concurso da CPRM oferece vagas em Rondônia com salários de até R$ 10,5 mil

A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) abriu concurso público com vagas para Rondônia e outras regiões do país.
L
Inclusão no trabalho melhora nível de leitura de jovens

Inclusão no trabalho melhora nível de leitura de jovens

Estudo do INAF revela que inserção no mercado de trabalho aprimora habilidades de leitura e escrita entre a juventude brasileira.
L
Feirão do Emprego é sucesso e reúne mais de 10 mil pessoas em Porto Velho

Feirão do Emprego é sucesso e reúne mais de 10 mil pessoas em Porto Velho

Evento promovido pela Prefeitura oferta mais de 1.000 vagas e mobiliza jovens, mulheres, PcD e trabalhadores acima de 50 anos.
L

Super Nova Era oferece 30 vagas durante o Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho

Evento reunirá mais de mil oportunidades de trabalho e 150 empresas participantes na próxima segunda-feira (11)
L

POLÍTICA

Segurança à Mulher: Dra. Taíssa apresenta projeto que garante transferência a servidoras vítimas de violência doméstica

Segurança à Mulher: Dra. Taíssa apresenta projeto que garante transferência a servidoras vítimas de violência doméstica

Proposta assegura mudança rápida e sigilosa para outro município, protegendo servidoras públicas estaduais com medidas protetivas.
L
Sílvia Cristina defende aprovação da PEC 169, que permite acumular cargo de professor com outra função

Sílvia Cristina defende aprovação da PEC 169, que permite acumular cargo de professor com outra função

Deputada fez pronunciamento no plenário e pediu apoio dos demais parlamentares para aprovar.
L
Deputada Dra. Taíssa solicita ônibus do Hemocentro para atender Jacinópolis e comunidades da região

Deputada Dra. Taíssa solicita ônibus do Hemocentro para atender Jacinópolis e comunidades da região

Pedido busca levar serviços de coleta de sangue e incentivo à doação para áreas afastadas, ampliando o acesso da população de Jacinópolis e entorno.
L
Plano Brasil Soberano prevê R$ 39,5 bilhões em apoio a empresas afetadas

Plano Brasil Soberano prevê R$ 39,5 bilhões em apoio a empresas afetadas

O governo federal anunciou a Medida Provisória Plano Brasil Soberano para socorrer empresas, com eixos de atuação que incluem crédito, incentivos fiscais e proteção ao trabalhador.
L
Deputado Alex Redano solicita substituição urgente de ponte na RO-133, em Ji-Paraná, para garantir segurança de moradores e produtores

Deputado Alex Redano solicita substituição urgente de ponte na RO-133, em Ji-Paraná, para garantir segurança de moradores e produtores

Ponte de madeira no km 07 apresenta desgaste e risco; obra atenderá mais de 300 famílias, transporte escolar e escoamento agrícola.
L
Publicidade

POLÍCIA

Influenciadora digital é presa por furto de energia elétrica em Porto Velho

Influenciadora digital é presa por furto de energia elétrica em Porto Velho

Polícia Militar deteve a suspeita após perícia confirmar irregularidade no padrão de energia de sua residência
10
Mãe e filho ficam feridos em acidente envolvendo caminhão e moto em Porto Velho

Mãe e filho ficam feridos em acidente envolvendo caminhão e moto em Porto Velho

A mãe e o filho seguiam em uma motocicleta Honda Bis pela rua Itatialia, no sentido da rua Petrolina, quando teriam avançado a preferencial, provocando a colisão com o caminhão.
16
Cadáver é encontrado atrás de condomínio na BR-364 em Porto Velho

Cadáver é encontrado atrás de condomínio na BR-364 em Porto Velho

O cadáver que está em avançado estado de decomposição está com pano no rosto e diversas perfurações pelo corpo.
18
Mulher quebra o braço após batida entre motos na zona leste

Mulher quebra o braço após batida entre motos na zona leste

De acordo com testemunhas, a mulher pilotava a moto Honda Pop pela Jaqueline Ferry, quando houve a colisão com a Honda Biz conduzida pelo homem que invadiu a preferencial.
16
PF deflagra operação contra abuso sexual infantojuvenil em Ariquemes

PF deflagra operação contra abuso sexual infantojuvenil em Ariquemes

Ação cumpriu mandados de busca e apreensão no município de Ariquemes
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

AO VIVO: Humaitá e Lábrea se enfrentam na Copa da Floresta 2025

Mudanças no time titular e apoio da torcida marcam a preparação para a partida.
L
Prefeitura de Jaru divulga resultado da prova para eleição suplementar do Conselho Tutelar

Prefeitura de Jaru divulga resultado da prova para eleição suplementar do Conselho Tutelar

Candidatos podem conferir gabarito, notas e lista de habilitados e não habilitados no Diário Oficial.
L
Motorista impede homem de se jogar de ponte em Ponte Nova (MG); ato de coragem é registrado em vídeo

Motorista impede homem de se jogar de ponte em Ponte Nova (MG); ato de coragem é registrado em vídeo

Imagens mostram intervenção rápida e heroica, com apoio de outras pessoas, salvando a vida de um homem.
L
Abrafrutas apoia plano do governo, mas pede atenção a pequenos produtores

Abrafrutas apoia plano do governo, mas pede atenção a pequenos produtores

A Abrafrutas classificou o pacote de R$ 30 bilhões como um “avanço”, mas ressaltou o risco de desamparo para a base da cadeia produtiva.
L
Prova Nacional Docente tem mais de 1,1 milhão de inscritos em sua estreia

Prova Nacional Docente tem mais de 1,1 milhão de inscritos em sua estreia

O ministro Camilo Santana confirmou o número de inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente, que será aplicada em outubro.
L
WhatsApp Web enfrenta instabilidade e usuários relatam falhas na versão web

WhatsApp enfrenta instabilidade e usuários relatam falhas na versão web

O WhatsApp apresentou problemas nesta quarta-feira (13), com a maioria das reclamações concentradas na versão para navegadores.
L
Hyundai e GM anunciam desenvolvimento conjunto de cinco veículos

Hyundai e GM anunciam desenvolvimento conjunto de cinco veículos

Modelos serão lançados a partir de 2028, com foco em América Latina e Estados Unidos.
L
Prêmio Sebrae Amazônia de Música 2025 celebra talentos de Rondônia e movimenta cena musical regional

Prêmio Sebrae Amazônia de Música 2025 celebra talentos de Rondônia e movimenta cena musical regional

Três artistas rondonienses estão entre os indicados na premiação que valoriza a música amazônica e promove novas oportunidades
L
Professor Cléber Maurício de Lima realiza missão oficial na Bolívia e fortalece laços acadêmicos com o Instituto Bellas Artes

Professor Cléber Maurício de Lima realiza missão oficial na Bolívia e fortalece laços acadêmicos com o Instituto Bellas Artes

Encontro entre UNIR e Instituto Bellas Artes de Guayaramerín abre caminho para projetos culturais, intercâmbios e internacionalização.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): LIZ FARMACIA DE MANIPULACAO LTDA

 LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.