TERÇA-FEIRA, 24/06/2025

Marina Silva aposta em diálogo para reverter perdas do meio ambiente

Congresso quer impor a Lula modelo de gestão anterior, diz ministra.

Publicado em 

Marina Silva aposta em diálogo para reverter perdas do meio ambiente - News Rondônia

Por Daniella Almeida

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, disse, nesta quinta-feira (25), em Brasília, que o governo federal vai continuar a dialogar para impedir a retirada de atribuições da pasta, votadas no Congresso Nacional nessa quarta-feira (24).

Marina Silva aposta em diálogo para reverter perdas do meio ambiente - News Rondônia
Imagem Fábio Rodrigues Pozzebom

"No caso do marco temporal (das terras indígenas) e das mudanças que o relator está propondo na matéria, ainda não foi feita a votação final no plenário da Casa. Então, vamos continuar dialogando até o momento da decisão final que é do plenário. Ainda temos até terça-feira (30) para dar continuidade aos diálogos e, obviamente, que o diálogo interno do governo está acontecendo", explicou.

Na noite de quarta-feira (24), os parlamentares da Comissão Mista aprovaram o relatório do deputado Isnaldo Bulhões Jr (MDB-AL) sobre a medida provisória que definia a estrutura do novo governo do presidente Lula. O relatório retira diversas atribuições do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. A Agência Nacional de Águas (ANA), por exemplo, será vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Já o Cadastro Ambiental Rural (CAR), um cadastro eletrônico obrigatório a todas as propriedades e posses rurais, estará vinculado ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

O relatório ainda retira da competência do ministério o Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (Sinisa), o Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir) e o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh). Os três sistemas serão de responsabilidade do Ministério das Cidades.

A ministra classificou o momento como difícil para o governo. "Uma parte do Congresso, que é a maioria, quer impor ao governo eleito do presidente Lula o modelo de gestão do governo Bolsonaro", acentuou.

Marina Silva disse respeitar a autonomia dos poderes da República, mas que a medida provisória enviada no início do ano é direito do atual governo federal.

Soberania

"O Congresso é soberano. Nós respeitamos a autonomia dos poderes, mas o governo federal tem o direito legal e constitucional de se organizar [dentro da] forma que o Executivo entende que é a melhor forma de fazer a sua gestão", acentuou.

Ela lamentou as alterações no texto original. "Há um conjunto de ações sendo subtraído da forma original, como o presidente Lula fez a medida provisória, recuperando as competências perdidas e preservando as competências dos ministérios recentemente criados, como é o caso do Ministério dos Povos indígenas", observou.

O relatório votado na noite de quarta-feira (24) retirou do Ministério dos Povos Indígenas (MPI) sua principal atribuição, a de demarcar terras de povos originários, devolvendo-o à pasta da Justiça e Segurança Pública.

Em nota nesta quinta-feira, o MPI afirmou que os povos indígenas e todos que zelam pela proteção ambiental do Brasil "sofreram mais um duro golpe" com o "desmonte" de atribuições do Ministério dos Povos Indígenas e do Ministério do Meio Ambiente a partir da aprovação da medida provisória. O ministério liderado por Sonia Guajajara considera o 24 de maio de 2023 o dia da institucionalização do "genocídio indígena e do ecocídio brasileiro": "este será o caminho da política indígena e ambiental do país após a aprovação do relatório da MP 1154/23 que reestrutura os ministérios, do requerimento de urgência do PL 490/07 que libera a exploração de territórios indígenas e da MP 1150/2022 que permite a aumento a devastação da Mata Atlântica".

Conservação da biodiversidade

As declarações da Marina Silva foram dadas durante a posse do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires, servidor de carreira do órgão, nesta quinta-feira.

Pires foi escolhido por meio de um comitê de busca, recriado em fevereiro pelo atual governo federal e composto por cinco especialistas em conservação ambiental para escolha de um nome técnico para liderar o órgão. A ministra escolheu o nome de Mauro Pires em uma lista tríplice.

O novo presidente do instituto, Mauro Pires, afirmou que os órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente vão continuar os trabalhos de maneira mais forte. "Não é uma dificuldade como essa que vai nos impedir de trabalhar para consolidar as áreas protegidas. As unidades de conservação são patrimônio do povo brasileiro. Então, temos que trabalhar para que a conservação da biodiversidade continue com o mesmo empenho", especificou.

No discurso de posse no ICMBio, Mauro Pires destacou que a presença de Marina Silva à frente do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima mudou a governança ambiental e climática do Brasil e que o tempo do negacionismo da ciência acabou.

A posse ocorreu na unidade de conservação do Parque Nacional de Brasília. Presenciaram a solenidade a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, e representes da delegação adjunta da Comissão Europeia, França, Alemanha, Noruega, Itália e representantes da sociedade civil e acadêmicos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

FIERO reúne lideranças empresariais e políticas para diálogo

O setor madeireiro rondoniense argumenta que a atual IN é inviável, pois atualmente no estado, menos de 10% dos CARs foram validados desde a implementação do Código Florestal em 2012.
L
Queimadas em 2024 atingem 30 milhões de hectares e marcam segunda maior extensão em 40 anos, revela MapBiomas

Queimadas em 2024 atingem 30 milhões de hectares e marcam segunda maior extensão em 40 anos, revela MapBiomas

Mais da metade das áreas queimadas foram na Amazônia, diz Mapbiomas
L
Cientistas criam bactéria capaz de transformar plástico PET em paracetamol, com alta eficiência e baixo impacto ambiental

Cientistas criam bactéria capaz de transformar plástico PET em paracetamol, com alta eficiência e baixo impacto ambiental

Estudo britânico mostra que lixo plástico pode se tornar medicamento essencial por meio de biotecnologia avançada, abrindo caminho para soluções sustentáveis na indústria farmacêutica.
L

Soluções sustentáveis com protagonismo da Ater Pública são destacas pelo governo de RO

O projeto CarbCafé vai mapear o estoque de carbono na cafeicultura de 15 municípios da região Matas de Rondônia
L

Governo de RO encerra atividades da Semana do Meio Ambiente com exposição interativa em Porto Velho

A exposição ocorre nos dias 27, 28 e 29 de junho, das 14h às 21h, em Porto Velho
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Morre brasileira que caiu num despenhadeiro na Indonésia

A morte da Juliana Marins no Monte Rinjani, na Indonésia, não foi apenas um acidente. Foi abandono.
L

Jovem News | Entrevista Natália Aguiar

Nesta terça-feira, dia 24, às 16h, o Jovem News apresenta uma edição especial com Natália Aguiar, estudante de Direito da UNIR, assessora parlamentar, conselheira estadual de Defesa dos Direitos da Mulher e presidente da Atlética Perversa. Em uma conversa inspiradora, Natália compartilha sua trajetória desde o início na administração pública aos 18 anos até se tornar uma das vozes mais jovens e atuantes da política rondoniense.
L

Real Forte Príncipe da Beira: a sentinela do tempo – por Lourimar Barroso

Uma fortaleza entre tratados e territórios: o Real Forte Príncipe da Beira como símbolo da presença portuguesa e das disputas geopolíticas na fronteira amazônica do Brasil colonial.
L

Marcos Rocha exalta que Rondônia virou potência nacional na produção de cacau

A expectativa é de que o setor ganhe ainda mais visibilidade em 2025, quando Cacoal será a sede do Concurso Nacional de Qualidade do Cacau. Para Marcos Rocha, a conquista é motivo de orgulho.
L

Porto Velho sedia workshop sobre regularização ambiental na pecuária da Amazônia

A proposta é orientar os participantes sobre como atender às exigências legais e ainda aumentar a produtividade, sem abrir mão da responsabilidade ambiental.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA RECEPCIONISTA PCD

Envie seu currículo para o email: [email protected]
L
SERVENTE DE LIMPEZA

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA SERVENTE DE LIMPEZA PCD

Envie seu currículo para o email: [email protected]
L

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Alan Queiroz solicita a realização de obras de encascalhamento e patrolamento na RO-006, em Porto Velho

Além do encascalhamento e patrolamento, a adequação de saídas de água complementa a realização dos serviços na localidade.
L

Deputado Edevaldo Neves garante R$ 380 mil para atletas da Polícia Penal em competição nos EUA

Os recursos garantidos pelo parlamentar serão utilizados para hospedagem, alimentação, transporte e aquisição de materiais esportivos
L

Sílvia Cristina faz a entrega de R$ 100 mil para a Apae de Alta Floresta do Oeste

Recurso será aplicado na manutenção e custeio da instituição.
L

Pensando no futuro de Rondônia, Ismael Crispin conduz última audiência sobre atualização do zoneamento em Machadinho D’Oeste

O encontro será realizado nesta quarta-feira, 25, no estande da Alero, durante a 6ª edição do AgroShow.
L

Márcio Pacele leva reivindicações de alunos da Ponta do Abunã à SEDUC e solicita aplicação do ENEM nos distritos

O vereador garantiu que seguirá acompanhando de perto o andamento da demanda.
L
Publicidade

POLÍCIA

HARENA: PF deflagra operação para combater a extração ilegal de recursos minerais em Rondônia

HARENA: PF deflagra operação para combater a extração ilegal de recursos minerais em Rondônia

As investigações tiveram início a partir de fiscalização realizada pela Agência Nacional de Mineração (ANM)
10
Panela de pressão explode e atinge funcionária de escola na capital

Panela de pressão explode e atinge funcionária de escola na capital

De acordo com as primeiras informações, a servidora foi atingida no rosto quando uma panela de pressão explodiu, no entanto, estava consciente com queimaduras.
14
Homem morto a tiros é encontrado em carro furtado

Homem morto a tiros é encontrado em carro furtado

Testemunhas informaram que William estava na região desde a madrugada em um veículo com um pneu furado.
18
Homem morre em confronto com PATAMO durante cumprimento de mandado de prisão

Homem morre em confronto com PATAMO durante cumprimento de mandado de prisão

Segundo as informações preliminares, Lucas Luan teria sacado uma arma de fogo ao se deparar com os policiais, que imediatamente o neutralizaram.
18
Homem é esfaqueado por ex-enteado dentro de bar; agressor foi preso em flagrante

Homem é esfaqueado após tentar pegar bebida de outro morador de rua

A vítima relatou aos policiais que se envolveu em uma briga com outro morador de rua após tentar tomar sua garrafa de cachaça.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morte de brasileira em vulcão na Indonésia acende alerta para segurança no turismo de aventura

Morte de brasileira em vulcão na Indonésia acende alerta para segurança no turismo de aventura

Acidentes recentes acendem alerta sobre prevenção e planejamento
L
Copa do Mundo de Clubes: Times europeus decepcionam e sul-americanos se destacam na fase de grupos

Copa do Mundo de Clubes: Times europeus decepcionam e sul-americanos se destacam na fase de grupos

Em 7 jogos contra times sul-americanos, eles só venceram 2 vezes
L
Inscrições abertas para o Encceja PPL 2025 para pessoas privadas de liberdade

Inscrições abertas para o Encceja PPL 2025 para pessoas privadas de liberdade

Responsável pedagógico da unidade prisional deve inscrever interessado
L
Abertura da 5ª Edição reúne palestras emocionantes e roda de conversa

Semana da Diversidade: Abertura da 5ª Edição reúne palestras emocionantes e roda de conversa

Inclusão no mercado de trabalho é discutida sob a ótica da população LGBTI+.
L

O papel dos jovens na proteção ambiental foi tema de aula do MPRO

A atividade integra o projeto “MP em Debate Acadêmico”, que leva temas jurídicos e sociais a escolas de todo o estado.
L
O Ministério Público do Estado de Rondônia lança o novo Portal da Transparência

O Ministério Público do Estado de Rondônia lança o novo Portal da Transparência

Colocando a informação pública ao alcance de todos, a ação reafirma o compromisso da instituição com a transparência e a inovação.
L
MPRO dá continuidade nas estratégias de prevenção e repressão a incêndios florestais em reunião com diversos órgãos e instituições

MPRO dá continuidade nas estratégias de prevenção e repressão a incêndios florestais em reunião com diversos órgãos e instituições

Planejamento busca enfrentar o avanço do fogo com ações integradas de monitoramento, repressão e educação ambiental
L

Pé-de-Meia beneficia mais de 34 mil estudantes e reforça combate à evasão escolar em Rondônia

O Pé-de-Meia concede um incentivo financeiro mensal a alunos que cumprem requisitos como frequência escolar mínima de 80%
L
Experiências de montanhistas destacam desafios e riscos em trilha de vulcão na Indonésia após morte de brasileira

Experiências de montanhistas destacam desafios e riscos em trilha de vulcão na Indonésia após morte de brasileira

É preciso esforço e técnica, diz maratonista que fez o roteiro em 2015
L
Mais de 62 mil idosos foram internados por quedas no Brasil nos primeiros quatro meses de 2025

Mais de 62 mil idosos foram internados por quedas no Brasil nos primeiros quatro meses de 2025

Maioria dos acidentes ocorre no quarto ou no banheiro
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.