TERÇA-FEIRA, 24/06/2025

Banco Mundial alerta para dano permanente do desmatamento na Amazônia

Relatório sugere mudança no modelo de gestão para evitar pior cenário.

Publicado em 

Banco Mundial alerta para dano permanente do desmatamento na Amazônia - News Rondônia

Por Luciano Nascimento

O Banco Mundial defendeu que a revisão do modelo de crescimento da Amazônia possibilitará maior proteção da floresta e da biodiversidade. O documento “Equilíbrio Delicado Para a Amazônia Legal Brasileira: Um Memorando Econômico”, divulgado pela instituição nesta terça-feira (9), aponta que o desmatamento na região está atrelado a atividades como a pecuária, a ampliação da fronteira agrícola e a mineração.

Banco Mundial alerta para dano permanente do desmatamento na Amazônia - News Rondônia
Imagem Marcelo Camargo

Segundo a publicação, o incremento do desmatamento poderia levar a floresta a um ponto onde não seria mais possível reverter seus efeitos nocivos.

A instituição aponta que o desmatamento coloca em risco o valor da floresta em pé no Brasil, estimado em mais de 317 bilhões de dólares por ano. Esse valor seria equivalente, segundo o documento, a até sete vezes o valor estimado da exploração privada ligada à agricultura extensiva, à exploração madeireira ou à mineração.

O chamado “valor da floresta em pé” se refere ao dinheiro que circula pela exploração de serviços como o turismo ou a produção de produtos não madeireiros, além do armazenamento de carbono.

“Enquanto bem público, o valor da floresta tropical brasileira inclui seus serviços ecossistêmicos, os quais, somente para a região da América do Sul, são estimados em 20 bilhões de dólares anuais. Esses serviços incluem a chuva necessária para a agricultura da região e a proteção contra a erosão do solo e os incêndios”, diz o estudo.

“Os valores públicos globais associados à floresta em pé são ainda maiores, principalmente devido ao papel da Amazônia Legal como sumidouro de carbono: o valor anual do armazenamento de carbono é estimado em 210 bilhões de dólares, com o valor de opção e existência ligado à biodiversidade e cobertura florestal somando outros 75 bilhões de dólares. Os valores de uso privado sustentável da floresta em pé são estimados em 12 bilhões de dólares anuais. Portanto, o custo da inação é alto, tanto na Floresta Amazônica quanto nos outros biomas da Amazônia Legal”, acrescenta.

Elaborado ao longo de três anos, o material diz ainda que o aumento de renda da população da Amazônia Legal tem relação direta com uma maior proteção da floresta, modos de vida tradicionais e redução do desmatamento. Para tanto, o documento destaca a necessidade de fomentar um maior crescimento da produtividade, tanto no Brasil quanto nos estados amazônicos.

Para o banco, esse aumento da produtividade nas áreas rurais e urbanas exigirá uma transformação estrutural. O estudo defende que a redução da pobreza na região deve estar atrelada a um modelo de desenvolvimento não se apoie apenas na extração de recursos naturais.

“O sucesso de longo prazo no combate ao desmatamento exigirá uma transformação estrutural mais ampla da economia, que reduza o foco na fronteira agrícola, por meio do fortalecimento dos setores de manufatura e serviços”, disse o diretor do Banco Mundial para o Brasil, Johannes Zutt, durante a apresentação do documento.

Créditos rurais

O documento afirma também que as políticas de crédito rural promovem a agricultura de forma ineficiente devido tanto à fragmentação dos programas de crédito quanto às distorções decorrentes de sua vinculação, o que reduziria a produtividade.

O texto defende a adoção de regras para reduzir o impacto direto do crédito rural no desmatamento. Prega também que, para gerar crescimento agrícola com a sustentabilidade ambiental e fiscal, o apoio do governo ao financiamento agrícola deve se concentrar no apoio fiscal a agricultores menores e mais produtivos, além da revisão dos subsídios e incentivos a programas de empréstimos para grandes propriedades agrícolas. Nesses casos, o direcionamento deve se concentrar em atividades como agricultura de baixo carbono e métodos agroflorestais.

“Em relação ao duplo objetivo de atender à demanda global de alimentos e conter o desmatamento, a intensificação agrícola assume um papel importante, pois implica que mais demanda pode ser atendida com a mesma quantidade de terra. Este memorando demonstra que promover ganhos de produtividade agrícola em todo o Brasil aumenta a produção de alimentos e reduz o desmatamento. A principal razão é que a maior parte desse aumento na produção vem das regiões agrícolas mais consolidadas do Brasil, onde o desmatamento é menos preocupante porque restam poucas florestas naturais e os mercados de terras estão relativamente maduros”, diz o Banco Mundial.

Mercado fundiário

O banco diz ser necessário corrigir “distorções” no mercado fundiário, que fomentam o atual modelo de crescimento, muitas delas vinculadas ao processo de colonização do Brasil ou a suas políticas históricas industriais e comerciais.

Entre os pontos elencados estão, por exemplo, a redução da insegurança fundiária, com a titulação definitiva de terras para assentados; a tributação fundiária inadequada; deficiências na aplicação da legislação que prevê a preservação da integridade das áreas protegidas ou territórios indígenas; e a garantia de que pelo menos 80% das propriedades privadas no bioma Amazônia permaneçam preservadas.

A peça que faltava nesse quebra-cabeça seria essa transformação estrutural, ou seja, aquilo que está subjacente ao desenvolvimento, essencialmente essa mudança da produção agrícola para atividades econômicas mais sofisticadas. É por isso que o relatório também mostra o papel das pequenas e grandes cidades no desenvolvimento da Amazônia, disse o economista e coordenador do relatório, Marek Hanusch.

Outro ponto destacado é a necessidade de destinação das terras que aguardam designação, como unidades de conservação, terras indígenas, assentamentos de reforma agrária, terras passíveis de regularização fundiária ou outra categoria de posse. Essas áreas não destinadas apresentam índices mais altos de desmatamento vinculado à grilagem de terras.

“Um modelo de crescimento mais equilibrado e uma política com foco na intensificação agrícola são internamente compatíveis e podem criar um ambiente mais propício para a regularização fundiária que favoreça mais fortemente a conservação das terras naturais em vez da grilagem e da agricultura extensiva. O financiamento para a conservação poderia fornecer mais incentivos”, diz o texto.

Transporte

O banco defende ainda uma redução dos custos de transporte, especialmente com a redução na construção de estradas e ampliação das hidrovias, por serem um meio de transporte de mercadorias eficaz e relativamente econômico, “podendo inclusive ajudar a reduzir os custos ligados à distância da Amazônia Legal a outros mercados no país”.

“Hidrovias são importantes para não precisar construir estradas, que aumentam o desmatamento”, disse Hanusch.

Indígenas

O documento fala também sobre a necessidade de maior atenção aos povos tradicionais, como os quilombolas, e aos indígenas. Esse último grupo soma cerca de 380 mil pessoas, o que equivale a 1,5% da população da Amazônia Legal, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O texto destaca que a preservação de modos de vida tradicionais constitui uma riqueza a mais da região e aponta a necessidade de se elaborar mecanismos de recompensa desses grupos por seu papel na preservação ambiental.

“Diversas comunidades indígenas ainda vivem em completo isolamento em partes remotas da floresta. Outros grupos tradicionais da Amazônia Legal são as comunidades ribeirinhas e quilombolas. Esses grupos tendem a manter fortes laços culturais com as terras naturais da região. Ao mesmo tempo, tendem a ter renda mais baixa e acesso mais precário aos serviços públicos. O desenvolvimento inclusivo na Amazônia Legal deve prestar muita atenção aos povos tradicionais da região, independentemente do fato de eles optarem por adotar a vida urbana, manter seu modo de vida rural tradicional, ou ambos”, diz o documento.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

FIERO reúne lideranças empresariais e políticas para diálogo

O setor madeireiro rondoniense argumenta que a atual IN é inviável, pois atualmente no estado, menos de 10% dos CARs foram validados desde a implementação do Código Florestal em 2012.
L
Queimadas em 2024 atingem 30 milhões de hectares e marcam segunda maior extensão em 40 anos, revela MapBiomas

Queimadas em 2024 atingem 30 milhões de hectares e marcam segunda maior extensão em 40 anos, revela MapBiomas

Mais da metade das áreas queimadas foram na Amazônia, diz Mapbiomas
L
Cientistas criam bactéria capaz de transformar plástico PET em paracetamol, com alta eficiência e baixo impacto ambiental

Cientistas criam bactéria capaz de transformar plástico PET em paracetamol, com alta eficiência e baixo impacto ambiental

Estudo britânico mostra que lixo plástico pode se tornar medicamento essencial por meio de biotecnologia avançada, abrindo caminho para soluções sustentáveis na indústria farmacêutica.
L

Soluções sustentáveis com protagonismo da Ater Pública são destacas pelo governo de RO

O projeto CarbCafé vai mapear o estoque de carbono na cafeicultura de 15 municípios da região Matas de Rondônia
L

Governo de RO encerra atividades da Semana do Meio Ambiente com exposição interativa em Porto Velho

A exposição ocorre nos dias 27, 28 e 29 de junho, das 14h às 21h, em Porto Velho
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

A urgente necessidade de um sistema de iluminação inteligente em semáforos e passadeiras em Porto Velho tornou realidade em Serra ES

A urgente necessidade de um sistema de iluminação inteligente em semáforos e passadeiras em Porto Velho tornou realidade em Serra ES

Em PVH, sobretudo na zona sul, para a maioria dos motoristas é difícil respeitar a sinalização. Há faixas, mas muitos ignoram.
L

Agenda News | Entrevista DJ Leudson

Nesta terça-feira, dia 24, às 17h, o Agenda News recebe DJ Leudson, que vai comandar as pickups da tão aguardada festa ELETROHITS 2000, marcada para sábado, 28 de junho, no Grego Original.
L
Governo Federal lança programa para hospitais privados abaterem dívidas com atendimento ao SUS

Governo Federal lança programa para hospitais privados abaterem dívidas com atendimento ao SUS

Programa concede crédito tributário para reduzir filas na saúde
L

Morre brasileira que caiu num despenhadeiro na Indonésia

A morte da Juliana Marins no Monte Rinjani, na Indonésia, não foi apenas um acidente. Foi abandono.
L

Jovem News | Entrevista Natália Aguiar

Nesta terça-feira, dia 24, às 16h, o Jovem News apresenta uma edição especial com Natália Aguiar, estudante de Direito da UNIR, assessora parlamentar, conselheira estadual de Defesa dos Direitos da Mulher e presidente da Atlética Perversa. Em uma conversa inspiradora, Natália compartilha sua trajetória desde o início na administração pública aos 18 anos até se tornar uma das vozes mais jovens e atuantes da política rondoniense.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA RECEPCIONISTA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
SERVENTE DE LIMPEZA

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA SERVENTE DE LIMPEZA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Cláudia de Jesus apresenta propostas de bem-estar para o Assentamento Flor do Amazonas II

Indicações visam garantir infraestrutura básica para infância e saúde.
L

Dra. Taíssa fiscaliza avanço das obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim

Unidade receberá leitos de UTI, hemodiálise e sala de tomografia; investimento é considerado um marco para a saúde da região.
L

Pedro Fernandes solicita instalação de redutores no trevo mais crítico de Ariquemes

Ponto crítico de acidentes pode finalmente receber medidas de segurança após pedido do parlamentar ao Dnit.
L
STF mantém decisão que resultou na perda de mandato de sete deputados por "sobras eleitorais"

O STF desrespeita princípios constitucionais

Decisão do STF de conceder segurança vitalícia a ex-ministros afronta princípios constitucionais e evidencia privilégios no Judiciário
L

Deputado Pedro Fernandes cobra recapeamento urgente das rodovias estaduais no Vale do Jamari

Região estratégica para a economia rondoniense enfrenta desgaste viário que ameaça a segurança e o escoamento da produção
L
Publicidade

POLÍCIA

Idoso morre em grave acidente na Avenida Imigrantes, em Porto Velho

As demais vítimas foram socorridas e encaminhadas para unidades de saúde.
18
“Menor perigo do PCC” é preso em condomínio após roubo na zona sul

“Menor perigo do PCC” é preso em condomínio após roubo na zona sul

De acordo com informações apuradas inicialmente, o criminoso e um comparsa fizeram um assalto em uma loja de assistência técnica na Rua Geraldo Siqueira, depois fugiram de moto levando seis celulares e um notebook de clientes e funcionários.
12
HARENA: PF deflagra operação para combater a extração ilegal de recursos minerais em Rondônia

HARENA: PF deflagra operação para combater a extração ilegal de recursos minerais em Rondônia

As investigações tiveram início a partir de fiscalização realizada pela Agência Nacional de Mineração (ANM)
10
Panela de pressão explode e atinge funcionária de escola na capital

Panela de pressão explode e atinge funcionária de escola na capital

De acordo com as primeiras informações, a servidora foi atingida no rosto quando uma panela de pressão explodiu, no entanto, estava consciente com queimaduras.
14
Homem morto a tiros é encontrado em carro furtado

Homem morto a tiros é encontrado em carro furtado

Testemunhas informaram que William estava na região desde a madrugada em um veículo com um pneu furado.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Obras de pavimentação da RO-TransRondônia avançam para fase final no Trevo da Pedra

Obras de pavimentação da RO-TransRondônia avançam para fase final no Trevo da Pedra

A rodovia é um importante eixo de mobilidade para o Cone Sul, facilitando o transporte de cargas e de passageiros.
L

Prefeitura de Jaru intensifica ações de combate às queimadas; proprietários de mais de 500 imóveis foram notificados para realizarem aceiros e limpeza de terrenos

A Prefeitura de Jaru, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio e Meio Ambiente – Semeagro, segue colocando em prática as ações definidas no Plano Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas.
L
MEC inicia pagamento da quarta parcela do Pé-de-Meia para estudantes do ensino médio

MEC inicia pagamento da quarta parcela do Pé-de-Meia para estudantes do ensino médio

Para receber, aluno precisa comprovar frequência de 80% nas aulas
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI-LAO): CAMOR COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA

LICENCA AMBIENTAL PREVIA, INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO
L

Sebrae em Rondônia reinaugura Ponto de Atendimento em Guajará-Mirim nesta sexta 27

Parceria com a Associação Comercial local se fortalece e o comércio local será beneficiado
L

Campanha de vacinação contra a Influenza em Jaru segue até 30 de agosto; imunização é principal ferramenta contra doenças respiratórias

A Secretaria Municipal de Saúde de Jaru Semusa continua com a campanha de imunização contra o vírus da Influenza até o dia 30 de agosto
L
Tesouro Direto destinará R$ 4,5 milhões para startups de impacto social em educação e finanças inclusivas

Tesouro Direto destinará R$ 4,5 milhões para startups de impacto social em educação e finanças inclusivas

Terão prioridade negócios voltados para educação e inclusão financeira
L

Boas práticas de Rondônia inspiram outros estados da região Norte

Sebrae em Rondônia apresenta modelo de desenvolvimento de ecossistemas de inovação durante evento no Amazonas
L
Bayern perde para o Benfica e enfrentará o Flamengo nas oitavas da Copa do Mundo de Clubes

Bayern perde para o Benfica e enfrentará o Flamengo nas oitavas da Copa do Mundo de Clubes

O gol da vitória portuguesa foi marcado por Schjelderup ainda no primeiro tempo. Na etapa final, mesmo com a entrada de titulares como Kimmich, Olise e Harry Kane pelo técnico Kompany, o Bayern não conseguiu reverter o placar.
L
Santos e Neymar selam acordo de renovação contratual até o fim de 2025

Santos e Neymar selam acordo de renovação contratual até o fim de 2025

Os termos financeiros do acordo seguem o modelo atual, mantendo a remuneração mensal de mais de R$ 4,5 milhões.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.