Por Emerson Barbosa
Relatório publicado pelo Observatório do Clima (OC), trouxe novos conhecimentos acerca do 2º estudo feito pelo Sistema de Estimativas de Emissões de Gases (SEEG). Nesta edição, a pesquisa aponta os municípios que mais emitiram gases de efeito estufa. Os 10 maiores poluidores jogaram no espaço, a quantidade de 198 milhões de toneladas.
São gases poluentes, dióxido do carbono, alerta a pesquisa que compara a quantidade como um número superior a emitida por países como Holanda e o vizinho Peru. O estudo é uma soma apenas do ano de 2019, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), assumidamente contrário as políticas ambientais, gerenciavam o país.
Na comparação com os 5.570 municípios, a pesquisa mostra um cenário chocante ao indicar que dos 10 maiores poluidores, oito são municípios localizados na Região Norte do Brasil, em plena Amazônia. O município de Altamira, no Pará, lançou sozinho na atmosfera o montante de 35,2 milhões de toneladas de CO2. Só para ter uma ideia da gravidade, Altamira ocupa a posição de 108º entre os países poluentes.
Na sequência chega São Félix do Xingu, (PA). E ocupando a feia e triste posição de 3º lugar, vem ela, a capital de Rondônia, Porto Velho. Apesar de menor em termos populacionais, o Norte, segundo o Observatório do Clima, emitiu 60% do dióxido de carbono do Brasil.
O resultado aponta como principais causadores, os setores energéticos, industriais, agropecuário e tratamento de resíduos sólidos. Tem também o manejo pelo uso indiscriminado da terra, os desmatamentos e as queimadas.