QUARTA-FEIRA, 15/10/2025

Projetos privados mantêm reservas ecológicas na Mata Atlântica

Mais de 45 desses projetos estão no Portal do Ministério do Turismo.

Publicado em 

Por Cristina Indio do Brasil 

Os destinos mais visitados por pessoas interessadas em ecoturismo no Brasil são Foz do Iguaçu, no Paraná; Rio de Janeiro e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro; a cidade de São Paulo; e Florianópolis, em Santa Catarina. Segundo o Ministério do Turismo, entre os turistas estrangeiros, 18,6% chegam ao país motivados pela natureza ou por destinos de aventura. Em constante crescimento no Brasil, esse tipo de turismo foi o motivo de 25,6% das viagens realizadas a lazer em 2021. O percentual representou avanço na comparação com o ano anterior, quando atingiu 20,5%.


Imagem Tânia Rêgo

O ministério informou que mais de 45 projetos relacionados ao ecoturismo e turismo de aventura com investimentos privados estão inseridos no seu Portal de Investimentos. “Portfólio digital de projetos no setor de turismo e um marketplace, que permite aproximar investidores, empreendedores e Poder Público”, disse em resposta à Agência Brasil, acrescentando que no estado do Rio há quatro projetos cadastrados na plataforma.

Regua

No município de Cachoeiras de Macacu, na região metropolitana do Rio, o projeto que mantém a Reserva Ecológica de Guapiaçu (Regua), uma área particular, tem conquistado avanços. Em 20 anos, deixou de ser uma área de pasto. Além de proteger a Mata Atlântica e as nascentes do Rio Guapiaçu, pertencente à bacia hidrográfica que deságua na Baía de Guanabara, investe na restauração florestal, com mais de 430 hectares recuperados.

O presidente da Regua, o inglês Nicholas Locke, disse que é emocionante ver o projeto se desenvolver. “É muita emoção poder assistir o seu trabalho amadurecer e formar a reserva que hoje está aí. É incrível e muito gratificante ver a reação das pessoas que hoje estão preocupadas com o meio ambiente e vêm para Cachoeiras de Macacu ver essa área após 20 anos de trabalho. É muito importante poder mostrar uma árvore de 20 anos e ver como ela cresceu. Isso inspira a geração nova a seguir e continuar com esse trabalho”, afirmou.

A origem da Regua é a fazenda do Carmo, que foi comprada pelo também inglês Hilmar Werner, bisavô de Nicholas Locke, em 1907, e se tornou referência estadual na produção agropecuária inovadora, comercialização de madeiras nobres e produção de cachaça artesanal. A fazenda foi também destino de pessoas que, ao deixarem o regime de escravidão, procuravam sustento por todo o estado. Era lá que conseguiam trabalho e abrigo.

Apoio

Para Nicholas Locke, a receptividade das pessoas ao projeto é fantástica, e a Regua representa um futuro melhor para o estado. “É outra força para lutar, continuar expandindo a reserva. Tudo que estamos fazendo é uma grande área de cinturão verde para o futuro do Rio de Janeiro, que carece dessa área que possa refletir o esplendor, a mágica da Mata Atlântica. Nós achamos a possibilidade de fazer isso. Tivemos receptividade tanto no Instituto Estadual do Ambiente (Inea] quanto dos amigos da Prefeitura de Cachoeiras [de Macacu], das pessoas que nos visitam e dos pesquisadores . A soma dessa força é que energiza a gente para continuar expandindo e consolidando”, afirmou.

Retorno de animais

O trabalho na Regua inclui a restauração de habitats degradados e o patrulhamento de guarda-parques para evitar a caça e exploração predatória de recursos naturais. O resultado já foi notado com a reintrodução de animais na área, como o mutum-do-sudeste, a jacutinga e a anta. Na parte de alagados, podem ser vistas capivaras e jacarés. Tudo isso ocorre com o apoio de instituições de pesquisa e ações de educação ambiental com as comunidades vizinhas.

“Winston Churchill falava que para a gente saber um pouco do nosso futuro, tem que conhecer o nosso passado. Esse projeto, de certa forma, é um resgate do passado, de valorizar o legado ambiental. Isso soma todos os esforços de deixar alguma coisa para a frente, para as futuras gerações, nossos filhos, netos, de preservar uma área grande em escala que possa ser a casa mãe de toda a biodiversidade que aqui existe. É um dos lugares mais ricos do mundo, somente com a vegetação nativa”, disse Nicholas.

O coordenador nacional da Comissão de Governança do Caminho da Mata Atlântica e consultor do Caminho do Recôncavo no Movimento Viva Água, Chicão Schnoor, lembrou que a reserva tem um morro reflorestado que integra o projeto Caminho da Mata Atlântica, de 270 hectares, em diversos pontos da Serra do Mar, e para fortalecer as cadeias produtivas locais compra mudas de viveiros somente do Rio. “A gente fez questão, neste projeto, de mais de 60% [das mudas] serem de espécies  dispersadas por animais, trazendo a fauna de volta ao lugar dela e árvores que não estavam tão presentes na floresta”, afirmou, revelando que mais de 85 espécies foram replantadas no local.

Para manter o projeto, uma das fontes de renda da Regua parte da receita da pousada, instalada dentro do local e que é procurada por visitantes interessados em meio ambiente e observadores de aves do mundo inteiro.

El Nagual

No distrito de Santo Aleixo, em Magé, na região metropolitana do Rio, outro projeto, também criado por estrangeiros, tem o objetivo de preservar as florestas, cachoeiras e rios do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, onde faz limite. A Ecovila El Nagual surgiu do desejo do casal formado pelo alemão Erhard, que passou a ser chamado de Eraldo, e a argentina Mariana. Os dois se conheceram na França e decidiram que queriam morar em um lugar tranquilo no Brasil. Depois de muita procura, encontraram o local onde resolveram iniciar o projeto que, além de preservar a região, ensinasse educação ambiental, elaborasse comida saudável e promovesse trilhas no Parnaso.

“Nossa vida foi sempre aprendendo e fazendo. Sou formado em culinária, fiz hotelaria. O meu sonho agora é preparar o terreno para dar um passo e deixar os mais jovens tomarem conta do meu sonho ou sonhar junto comigo”, disse à Agência Brasil.

Eraldo contou que a primeira vez que veio ao país foi em 1986, quando conheceu um casal de suíços que tinha uma pousada na Bahia. Ali começou a ver que queria uma vida diferente, sem dar valor ao consumismo. “De lá para cá, a cada ano só trabalhei para voltar e conseguir ficar [aqui no Brasil] vivendo o meu sonho”, revelou.

Segundo Eraldo, atualmente, a pousada que faz parte da El Nagual só funciona para receber grupos de visitantes. A decisão foi tomada para valorizar a qualidade do tempo do casal e organizar o trabalho para atender os clientes. “É preciso economizar o tempo, e como? Então, a gente atende só grupos. Aí, dois grupos por mês pagam os custos. A gente não tem grandes ambições financeiras de andar com carro zero, coisas assim. Eu tenho 60 e a Mariana, 55, não temos mais a mesma agilidade que com 30”, disse.

Entre os projetos brasileiros, em Guapimirim funciona o Refúgio Caminho das Montanhas, um hostel que recebe turistas e pessoas interessadas em fazer trilhas no Cânion do Iconha. O dono do hostel, Renato Bellizzi, que orienta as caminhadas, admitiu que a acessibilidade não é das mais fáceis, mas considera que como o trajeto passa por trechos maravilhosos, o visitante pode arranjar um jeito de resolver a situação.

“No percurso é preciso passar por canaletas de captação de água. Não há como contornar [essa passagem]. Em dias de céu mais aberto, a temperatura da água dos rios é mais agradável”, disse.

Renato recomendou um tipo específico de calçado. “O melhor é ir de sapato fechado. São três travessias de rio. Quando chegar do outro lado, na outra margem, vai andar por trechos que podem machucar. Tem pessoas que vão de chinelo. Eu não recomendo porque pode ter espinhos, pedras soltas. Tira o sapato só quando atravessar o rio”, sugeriu.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Estudo aponta que financiamento climático no Brasil é desigual

Estudo aponta que financiamento climático no Brasil é desigual

Oxfam diz que desigualdade nos créditos aprofunda exclusões.
L
Chuva contribui para controle de incêndios na Chapada dos Veadeiros

Chuva contribui para controle de incêndios na Chapada dos Veadeiros

Fogo atingiu 111.720 hectares, diz ICMBio.
L
MPRO apresenta resultados de ação interinstitucional contra queimadas em Rondônia

MPRO apresenta resultados de ação interinstitucional contra queimadas em Rondônia

Em coletiva de imprensa, Ministério Público destacou redução de 87% nos focos de calor e reforçou compromisso com a proteção ambiental.
L
Com início das chuvas, Prefeitura de Porto Velho orienta sobre quedas de árvores

Com início das chuvas, Prefeitura de Porto Velho orienta sobre quedas de árvores

Sema reforça cuidados preventivos e alerta moradores para situações de risco.
L
Governo de RO reforça compromisso com gestão sustentável da água na Amazônia Legal

Governo de RO reforça compromisso com gestão sustentável da água na Amazônia Legal

Participação no evento no Maranhão fortaleceu integração regional e cooperação técnica entre os estados.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: CEACLIN oferece exames em casa com conforto, segurança e agilidade

CEACLIN Laboratório oferece coleta domiciliar para exames, ideal para quem busca comodidade, precisão e atendimento humanizado.
L
Empresas devem divulgar relatório de transparência salarial hoje

Empresas devem divulgar relatório de transparência salarial hoje

Prazo para mais de 54 mil empresas com 100 ou mais funcionários acaba nesta quarta-feira, conforme exigência da Lei nº 14.611/2023, que visa a igualdade salarial entre homens e mulheres.
L

Momento Empresarial: A jornada de Guilherme Levinski

Em 2023, candidatou-se a conselheiro tutelar, obtendo 404 votos e exercendo a função até dezembro de 2024.
L
Dono da Talismã 21 é encontrado morto com tiro na cabeça em chácara

Dono da Talismã 21 é encontrado morto com tiro na cabeça em chácara

O fato aconteceu em uma chácara que ele morava na região do estado de Goiânia (GO). Gilberto era dono da casa de shows Talismã 21 em Porto Velho, e bastante conhecido.
18
Alero celebra 42 anos com programação especial para crianças

Alero celebra 42 anos com programação especial para crianças

Evento neste domingo (19) terá recreação infantil, espaço kids e sorteios de brindes.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Processo seletivo oferece oportunidades para níveis médio e superior, com ajuda de custo diária e possibilidade de prorrogação do Termo de Adesão.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Vagas contemplam diferentes níveis de escolaridade e reforçam apoio ao trabalhador da capital.
L
Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Com 6.571 empresas parceiras, oportunidades são resultado de políticas de fomento ao trabalho.
L

Vaga de emprego para Assistente Administrativo em Home Office, Salário R$ 1.512,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral e trabalho remoto. A função envolve atendimento ao cliente, rotinas administrativas e acompanhamento de processos internos.
L

Vaga de emprego para Operador de Rolo Compactador em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

POLÍTICA

Reforma Administrativa ampla na área pública para corrigir distorções

Reforma Administrativa ampla na área pública para corrigir distorções

A reforma precisa modernizar a administração pública e exigir concurso para todos os assessores parlamentares.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Há os que vivem só do ódio, aplaudindo matanças, e há heróis e heroínas, como Maria Corina Machado.

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Há os que vivem só do ódio, aplaudindo matanças, e há heróis e heroínas, como Maria Corina Machado

Enquanto uns vivem na fúria ideológica, outros como Maria Corina Machado lutam pelo bem de seus povos.
L
Alero transfere para quarta (22) sessão solene e inauguração da Galeria Lilás

Alero transfere para quarta (22) sessão solene e inauguração da Galeria Lilás

Evento no plenário da Casa homenageará 24 ex-deputadas e atuais parlamentares, destacando a contribuição das mulheres à política rondoniense.
L
Deputado Alex Redano solicita operação tapa-buracos entre Ariquemes e Quinto Bec, em Machadinho do Oeste

Deputado Alex Redano solicita operação tapa-buracos entre Ariquemes e Quinto Bec, em Machadinho do Oeste

A solicitação de Alex Redano ao Governo do Estado e ao DER atende reivindicações de moradores e motoristas que enfrentam condições precárias na rodovia.
L

Eyder Brazil faz balanço do primeiro ano de mandato com foco em educação, assistência social e segurança pública

O deputado estadual Eyder Brazil destacou o retorno à Assembleia Legislativa após dois anos como suplente, ressaltando avanços significativos nas áreas de educação, agricultura familiar, esporte, segurança pública e atendimento social à população rondoniense.
L
Publicidade

POLÍCIA

Acidente entre carro e moto deixa motociclista ferido no centro de Porto Velho

Acidente entre carro e moto deixa motociclista ferido no centro de Porto Velho

Testemunhas contaram que o motociclista seguia na Dom Pedro II sentido Jorge Teixeira, quando o carro modelo Onix avançou a preferencial e causou a batida que derrubou o piloto.
12
Homem é preso depois de usar madeira com prego para atacar vigia perto da rodoviária

Homem é preso depois de usar madeira com prego para atacar vigia perto da rodoviária

Testemunhas contaram que os dois indivíduos estavam discutindo, quando entraram em luta corporal e o suspeito, usando um pedaço de madeira com prego atacou a vítima com golpes na cabeça.
16
Trágico acidente deixa casal em estado grave na BR-364, em Candeias do Jamari

Trágico acidente deixa casal em estado grave na BR-364, em Candeias do Jamari

Casal foi socorrido em estado grave após colisão entre carro e carreta durante forte chuva.
14
Corolla avança preferencial e causa grave acidente no bairro Socialista

Corolla avança preferencial e causa grave acidente no bairro Socialista

Colisão entre carro e moto deixou uma mulher ferida, no cruzamento da Mané Garrincha com Alexandre Guimarães, em Porto Velho.
12
Motorista foge após furar sinal vermelho e causar acidente com motociclista

Motorista foge após furar sinal vermelho e causar acidente com motociclista

Após a colisão, o motorista fugiu sem prestar socorro à vítima.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça garante abono de faltas para funcionário do BB que precisa acompanhar esposa em tratamento contra o câncer

Justiça garante abono de faltas para funcionário do BB que precisa acompanhar esposa em tratamento contra o câncer

Justiça do Trabalho determina abono das faltas, restituição de horas descontadas e restabelecimento do adicional de assiduidade.
L
Brasil propõe quadruplicar combustíveis sustentáveis em nova iniciativa

Brasil propõe quadruplicar combustíveis sustentáveis em nova iniciativa

O “Compromisso de Belém pelos Combustíveis Sustentáveis” visa somar esforços para multiplicar por quatro a produção e o uso dessas fontes de energia até 2035.
L

Requerimento da Licença Ambiental: NEXUS SERVIÇOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA (LAS)
L
Mega-Sena acumula e sorteio de R$ 40 milhões será na quinta-feira

Mega-Sena acumula e sorteio de R$ 40 milhões será na quinta-feira

Ninguém acerta as seis dezenas do concurso 2.927 da Mega-Sena, elevando o prêmio principal para um valor estimado de R$ 40 milhões.
L
Evento reúne mais de 3 mil profissionais em homenagem ao Dia do Professor

Evento reúne mais de 3 mil profissionais em homenagem ao Dia do Professor

Secretaria Municipal de Educação promove celebração com atividades recreativas, apresentações artísticas e momentos de valorização profissional.
L
Líderes extrativistas cobram debate central sobre povos da floresta na COP30

Líderes extrativistas cobram debate central sobre povos da floresta na COP30

Presidente do CNS afirma que populações que vivem da agricultura familiar sofrem mais com a crise climática e defende que “justiça territorial” é essencial para a justiça climática.
L
Presidente da COP30 afirma haver pré-consensos para negociações

Presidente da COP30 afirma haver pré-consensos para negociações

André Corrêa do Lago, presidente designado da COP30, avalia que evento preparatório em Brasília permitiu mapear os limites e pontos de entendimento entre os 67 países participantes.
L
Tensão na trégua em Gaza após Hamas atrasar entrega de corpos de reféns

Tensão na trégua em Gaza após Hamas atrasar entrega de corpos de reféns

Israel ameaça reduzir ajuda humanitária após o Hamas violar o cessar-fogo com atraso na devolução de corpos de reféns; Donald Trump ameaça desarmar o grupo militante.
L
Sicredi é novamente a Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil

Sicredi é novamente a Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil

Instituição cooperativa lidera ranking GPTW 2025 na categoria Gigantes, pelo segundo ano consecutivo.
L
Ser professor é profissão, não é sacerdócio e nem missão

Ser professor é profissão, não é sacerdócio e nem missão

Falas equivocadas em evento da SEDUC, na véspera do Dia dos Professores, revelam a persistência de visões romantizadas e desinformadas sobre a docência — e reforçam a necessidade de reconhecer o papel social, cultural e crítico do professor.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.