DOMINGO, 10/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Prospecção contribui para aumento de trilhas na Mata Atlântica

Caminhos abertos para o turismo afastam usos ilegais.

Publicado em 

Prospecção contribui para aumento de trilhas na Mata Atlântica - News Rondônia

Por Cristina Indio do Brasil 

A prospecção para definir novas trilhas em regiões onde as cidades desenvolvem projetos de turismo ecológico vem contribuindo para a recuperação da vegetação da Mata Atlântica, que também traz de volta animais aos seus ambientes naturais. A descoberta de novas trilhas tem mais uma consequência positiva: consegue afastar caçadores na medida em que os visitantes acabam se apropriando dos locais que antes eram explorados indevidamente.

Prospecção contribui para aumento de trilhas na Mata Atlântica - News Rondônia
Imagem Tomaz Silva

Todo esse trabalho tem recebido cada vez mais apoio e, além de organizações não governamentais (ONGs) como o Caminho da Mata Atlântica, as populações locais se envolvem. Elas participam de reuniões que definem a região a ser visitada para verificar se ali pode surgir mais uma trilha.

O coordenador nacional da comissão de governança do Caminho da Mata Atlântica e consultor do Caminho do Recôncavo junto ao Movimento Viva Água, Chicão Schnoor, disse que já é um dado histórico comprovado, que quando uma trilha é aberta para turismo afasta outros usos ilegais. “Quanto mais fomentarmos um turismo consciente, responsivo e regenerativo no território, mais se consegue que ele seja melhor preservado e gere renda para as populações locais”, disse à Agência Brasil.

Chicão afirmou que neste momento estão sendo implementadas duas trilhas de longo curso, na Baixada Verde, nome dado atualmente pelos ambientalistas à Baixada Fluminense ao redor da Baía de Guanabara. Eles são o Caminho do Recôncavo da Guanabara e o Caminho da Mata Atlântica.

“Para isso, estamos conversando com as populações locais, validando com eles os roteiros, os locais de parada e, a partir daí, procurando o poder municipal para ter esse apoio, que já está vindo também. Falta ainda uma divulgação desse roteiro para que as pessoas saibam que existe e comecem a usufruir dele, para fortalecer o turismo local. Falta uma estruturação dos parques locais que não têm portaria, poucas equipes e pouca capacidade de fiscalização”, disse o coordenador.

“Quanto mais puder apoiar e fortalecer o Refúgio da Serra da Estrela, o Parque Estadual dos Três Picos, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a Área de Proteção Ambiental (APA) de Petrópolis, a APA de Suruí, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS] da Serra de Estrela e tantos outros, a gente consegue, a partir da divulgação e da reestruturação deles, cada vez mais trabalhar para que esse turismo seja responsivo e regenerativo no espaço”.

Schnoor propôs a divulgação de campanhas para incentivar o conhecimento das áreas de preservação. “É interessante pensar em campanhas que aproximem a população das unidades de conservação, mostrando como elas são benéficas no território e como a gente precisa desses serviços ambientais” disse, destacando que o projeto Movimento Viva Água, desenvolvido pela Fundação Boticário, no entorno da Baía de Guanabara, que chama atenção para as bacias e montanhas da região, tem serviços ambientais fortíssimos como a regulação de temperatura, da água e da erosão.

Parnaso

Conforme o coordenador, Magé é o único município dos que compõem a área do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) que não conta com uma sede de entrada e postos de fiscalização como já tem Petrópolis, Teresópolis e Guapimirim. De acordo com ele, a expansão da área do Parnaso avançou para Magé em grande parte, o que por um lado pode ser bom, mas ao mesmo tempo se transformou em área intangível que não pode receber visitação e tornou-se restritiva, enquanto há um potencial muito grande ter renda por meio do turismo responsável, criando um zoneamento do parque com a estruturação dos atrativos de Magé.

“Junto com a prefeitura de Magé, estamos debatendo com responsáveis pelo parque a melhor maneira de abrir uma portaria e mudar o zoneamento, para que a população de Magé e turistas possam vir para esse município e aproveitar o Parque Nacional da Serra dos Órgãos”, observou.

Chicão revelou que chegou a fazer a prospecção de uma trilha, após avisar aos responsáveis pelo parque, mas como atingia a área intangível não pôde consolidá-la. “Esse trecho tinha cachoeiras, grutas, mirantes, dois jequitibás centenários. É uma trilha fechada e quem faz ela são os caçadores. Encontrei um acampamento de caçadores ilegal. Quando o turista não vem, o caçador vai. Isso já foi provado, quando o Parnaso foi fechado na parte alta que estava cheia de caçadores. Tem histórico do próprio parque. Em vez de fechar e deixar o caçador vir, vamos abrir e chamar os turistas para conhecerem e chamar as escolas para fazer educação ambiental. Esse é o papel de um parque nacional e é isso que o Parnaso tem que fazer em Magé”, defendeu.

Planejado em 2012 como roteiro macro de trilhas, o Caminho da Mata Atlântica já aumentou o planejamento em mais de mil quilômetros. Segundo o coordenador, os novos rumos de caminhadas são definidos após conversas com populações locais, procurando desvios mais interessantes para atrair turista, Por isso, toda definição de nova trilha começa com uma reunião com a comunidade local, mostrando o traçado planejado em 2012. É assim que o Caminho da Mata Atlântica vai ganhando extensões, como a parte que atualmente passa pela Guia de Pacobaíba, em Magé.

 “A partir de reuniões com a comunidade local, o Caminho começou a passar aqui. Esse trabalho é demorado. Tem lugar que a gente chega e está simples, mas tem lugar que a gente chega e está complexo. Há lugares que avançam, outros não. A gente vai pouco a pouco. O Caminho da Mata Atlântica é uma trilha muito grande, são 4.300 quilômetros (km). A gente já tem 800 km sinalizados, hotéis e guias cadastrados como parceiros oficiais para apoio do Caminho, mas como é um quebra-cabeças de várias trilhas já existentes, pode ser feito completo se alguém quiser”, afirmou.

Já o Caminho do Recôncavo da Guanabara, seguindo Schnoor, é baseado em iniciativa com a possibilidade de um traçado que ainda não foi mapeado. Nesse caso, é preciso fazer primeiro uma prospecção de campo, antes de se ter uma prospecção de pessoas. A próxima é verificar a rota que pode ser realizada entre a Reserva Ecológica de Guapiaçu (Regua), em Cachoeiras de Macacu, e a Ecovila El Nagual, em Santo Aleixo, em Magé.

Acessibilidade

A definição das trilhas passa ainda pelo grau de dificuldade que ela representa. Enquanto uma pode ser de fácil acesso aos visitantes, outra pode apresentar desafios, principalmente a quem não está acostumado a fazer as caminhadas. São obstáculos que se apresentam na trajetória como atravessar rios, desviar de troncos caídos ou andar em mata fechada e em áreas encharcadas. Podem incluir tombos e escorregões. Em alguns lugares, a colocação de cordas ou passarelas sobre os rios poderia facilitar muito a caminhada.

Para Thiago Valente, gerente de projetos da Fundação Boticário e líder do Movimento Viva Água Baía de Guanabara, o princípio para garantir a acessibilidade nas trilhas é deixar claro o nível de dificuldade. Na visão do biólogo, muitos lugares ainda são explorados de forma artesanal, com um guia que conhece o local, o cânion ou a cachoeira, mas mesmo em áreas formalmente protegidas, como os parques nacionais e estaduais, destinadas ao uso público, há carência grande de investimentos que consigam dar condição mínima aos visitantes de forma segura.

 “Isso preocupa não só a gente, mas as pessoas que trabalham com o turismo. É diferente de países como os Estados Unidos, que entendem a oportunidade e operam hoje uma indústria bilionária, que representa, por exemplo ,uma fatia do Produto Interno Bruto (PIB) norte americano. No Brasil, esse potencial está ainda adormecido”, disse Valente, em entrevista à Agência Brasil.

A acessibilidade dentro de unidades dos governos federal e estaduais depende de investimentos públicos, mas segundo o biólogo, vem crescendo o interesse em projetos privados, que, acredita, podem também ser desenvolvidos por meio de parcerias público-privadas. Nesse caso, os investimentos caberiam aos empreendedores.

“Para esse impulso inicial, pode ser um caminho interessante aproximar o setor privado, investidores que estão olhando para projetos com potencial de gerar esse impacto social ou ambiental positivo. O gargalo da infraestrutura geralmente é o mais simples de se resolver do ponto de vista dos investimentos. Fazer estudos de acessibilidade, construir infraestruturas que facilitem a chegada dos turistas para que eles possam ter uma experiência completa e sem riscos. Realmente, há casos em que as pessoas vão e se deparam com uma estrutura bastante precária. Nesse território da Baía de Guanabara, nós estamos buscando fortalecer as alianças e criando diálogo com o poder público. Mesmo que seja uma atribuição, acho que podemos tratar isso como um desafio coletivo”, comentou.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Aquecimento global 1,5°C foi a meta do Acordo de Paris

Aquecimento global 1,5°C foi a meta do Acordo de Paris

A meta foi estabelecida para evitar impactos extremos do clima, mas estudos recentes indicam que esse limite já pode ter sido atingido, trazendo riscos para o planeta.
L
Desmatamento na Amazônia sobe, enquanto no Cerrado cai

Desmatamento na Amazônia sobe, enquanto no Cerrado cai

Dados do Deter mostram resultados contrastantes no desmatamento entre os biomas, com queda expressiva no Cerrado e Pantanal no último ano.
L
Governo de RO reforça compromisso ambiental na Conferência de Áreas Contaminadas, em SP

Governo de RO reforça compromisso ambiental na Conferência de Áreas Contaminadas, em SP

Representado pela Sedam, Rondônia apresentou soluções técnicas e sustentáveis para áreas contaminadas, como o uso de geofísica e extratos vegetais.
L
Coleta de resíduos eletroeletrônicos marca participação da Sedam no Arraial Flor do Maracujá

Coleta de resíduos eletroeletrônicos marca participação da Sedam no Arraial Flor do Maracujá

Sedam promove ações ambientais no Arraial Flor do Maracujá, com coleta de resíduos eletroeletrônicos, doação de mudas e educação ambiental em Porto Velho.
L
Prefeitura de Porto Velho intensifica ações contra queimadas e faz aceiros em espaços públicos

Prefeitura de Porto Velho intensifica ações contra queimadas e faz aceiros em espaços públicos

Sema realiza aceiramentos em áreas como Parque das Águas e Espaço Alternativo para prevenir incêndios durante a estiagem.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Vereador Osvaldo Ferreira, de Humaitá, visita Jornal News Rondônia para fortalecer laços e discutir esporte e turismo

Visita ao Jornal News Rondônia abre diálogo para criação de espaço dedicado ao município na programação
L

Homem é ferido com gargalo de garrafa em frente a boate na Avenida Calama em Porto Velho

Vítima de 26 anos sofreu golpes no peito e no braço durante briga na madrugada deste domingo (10)
14

Imunização preventiva protege pets de doenças fatais

Especialistas alertam para o impacto da negligência vacinal na mortalidade de cães e gatos
L

Grupo criminoso usa até armamento de guerra para enfrentar a PM; um dos bandidos é morto

Polícia Militar reage a invasão armada da LCP em Machadinho do Oeste e encontra arsenal de uso restrito das Forças Armadas após confronto
L

Dia dos Pais 2025: celebração neste domingo (10) destaca tradição, comércio aquecido e novas formas de presentear

No Brasil, o Dia dos Pais é no segundo domingo de agosto — em 2025, dia 10 — e combina origem publicitária com simbolismo religioso; varejo projeta resultado recorde na década
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho altera cronograma do Processo Seletivo da Saúde

Ajustes no calendário visam garantir a análise criteriosa e transparente das etapas; confira as novas datas
L

Feirão de Empregos da Prefeitura de Porto Velho terá organização por grupos para garantir segurança e eficiência

Todos os inscritos receberão notificação oficial informando cor da pulseira e horário para comparecimento
L

Feirão do Emprego ultrapassa 10 mil inscritos em Porto Velho e foca nas vagas mais procuradas

1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo, promovido pela Prefeitura, conecta candidatos e empresas e oferece capacitação para diversas áreas.
L
Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Evento no Ginásio Cláudio Coutinho, em 11 de agosto, reunirá mais de 150 empresas e oferecerá oportunidades para todos os níveis de escolaridade, incluindo PcDs.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PARA VILHENA/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

POLÍTICA

Juristas avaliam motim da oposição como quebra de decoro e indicam prevaricação parlamentar

Juristas avaliam motim da oposição como quebra de decoro e indicam prevaricação parlamentar

Especialistas apontam que ocupação das mesas da Câmara e Senado excedeu prerrogativas e pode configurar crime de prevaricação.
L
TCU recomenda que Câmara investigue gastos de Eduardo Bolsonaro em viagem aos EUA

TCU recomenda que Câmara investigue gastos de Eduardo Bolsonaro em viagem aos EUA

Tribunal de Contas da União vê indícios de irregularidades e pede apuração sobre uso de recursos públicos por Eduardo Bolsonaro
L
Lula afirma que Bolsonaro tem direito de defesa e critica pedido de anistia

Lula afirma que Bolsonaro tem direito de defesa e critica pedido de anistia

Em Porto Velho, presidente disse que ex-chefe do Executivo está em prisão domiciliar e com presunção de inocência, diferente de sua prisão em 2018.
L
Moraes libera visita de oito familiares a Bolsonaro no Dia dos Pais

Moraes libera visita de oito familiares a Bolsonaro no Dia dos Pais

Ministro do STF autoriza sogros, nora, neta e outros parentes a visitarem o ex-presidente, que cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto.
L
Eyder Brasil realiza pit stop em alusão ao Agosto Lilás em Porto Velho

Eyder Brasil realiza pit stop em alusão ao Agosto Lilás em Porto Velho

Ação aconteceu na esquina das avenidas Rio Madeira e Calama para conscientizar sobre o combate à violência contra a mulher.
L
Publicidade

POLÍCIA

Carro é destruído por incêndio no Espaço Alternativo em Porto Velho

Vazamento de combustível teria provocado as chamas na madrugada deste domingo (10)
10
Adolescente é apreendido com moto roubada na zona leste de Porto Velho

Adolescente é apreendido com moto roubada na zona leste de Porto Velho

Jovem de 16 anos foi flagrado pela PM pilotando veículo com restrição de roubo no bairro Parque Amazônia; ele já possui outras passagens por roubo.
10
Mulher é presa ao tentar entrar com drogas no presídio Urso Branco

Mulher é presa ao tentar entrar com drogas no presídio Urso Branco

Suspeita de 30 anos foi flagrada durante revista por raio-x ao visitar o irmão; ela levava maconha e cocaína escondidas nas partes íntimas.
10
Foragido do Acre é preso após perseguição em Porto Velho

Foragido do Acre é preso após perseguição em Porto Velho

Homem com mandado de prisão por roubo e corrupções é capturado pelo 5º Batalhão da PM após ser flagrado na contramão na Avenida Amazonas.
12
Polícia faz operação contra poluição sonora em Porto Velho

Polícia faz operação contra poluição sonora em Porto Velho

Ação conjunta do BPTA, BPA e BPTRAN ocorre na Avenida Calama para fiscalizar estabelecimentos e combater a poluição sonora.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

operacao-do-5-bpm-fecha-boca-de-fumo-e-prende-traficante-da-rodinha-na-zona-leste-de-porto-velho

Operação do 5° BPM fecha boca de fumo e prende “traficante da rodinha” na zona Leste de Porto Velho

Polícia Militar apreende drogas, objetos suspeitos e prende cadeirante de 58 anos monitorado por medidas judiciais
10

Sala do Futuro Professor transforma rotina docente em São Paulo e pode inspirar todo o Brasil

Plataforma digital integra frequência, avaliações e diário de classe em sistema único
L

Vira-latas ganham protagonismo no debate sobre adoção e responsabilidade

Data nacional busca conscientizar população sobre a importância da guarda responsável de cães e gatos
L

Exposição fotográfica sobre a Festa do Divino será realizada em Vilhena

A exposição reúne 35 imagens que retratam a fé, a cultura e as cores da tradicional Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz.
L

Debate sobre compliance, KYC e inclusão ganham força no setor de cassinos

Bárbara Teles destaca no podcast Road to Lisbon como a adaptação do KYC às realidades locais pode tornar o iGaming mais seguro, eficaz e inclusivo.
L

Fiat reforça presença entre sedãs compactos com a linha Cronos 2026

Fiat reforça presença entre sedãs compactos com a linha Cronos 2026
L

City Sedan 2025 segue eficiente e tem amplos recursos de segurança

Sedã compacto da Honda revela desempenho consistente em diferentes cenários
L
news-rondonia-e-cine-araujo-anunciam-o-sortudo-da-semana-na-promocao-de-ingressos

News Rondônia e Cine Araújo anunciam o sortudo da semana na promoção de ingressos!

Sorteios do News Rondônia e Cine Araújo levam ganhadores para sessões imperdíveis com acompanhante
L

Nota de Falecimento – Rebeca Freire Medeiros

Com imenso pesar, comunicamos o falecimento de Rebeca Freire Medeiros, ocorrido no dia 09 de agosto de 2025, aos 13 anos de idade.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.