SEXTA-FEIRA, 09/01/2026
Publicidade

Em destaque

Rondônia realiza o primeiro curso de multiplicadores sobre PRA da Amazônia

Técnicos do Acre, Amazonas e Pará também participaram da capacitação realizada em parceria entre Rioterra, GIZ e Sedam

Publicado em 

Malu Calixto

Rondônia é o primeiro estado da região Norte do país a implementar um Plano de Capacitação para Técnicos em Extensão Rural sobre a elaboração de PRADAs – Projetos de Recuperação de Áreas Degradadas e Alteradas. E o Centro de Estudos Rioterra é parceiro da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e da Cooperação Técnica Brasil-Alemanha (GIZ) nesta iniciativa.

A primeira capacitação foi realizada entre os dias 5 e 9 de dezembro para 45 técnicos de Secretarias Estaduais e escritórios da EMATER dos estados de Rondônia, Acre, Pará e Amazonas, em Porto Velho.

Vinculado ao Programa de Regularização Ambiental, criado a partir das diretrizes do Novo Código Florestal brasileiro, em atendimento as metas pactuadas pelo Brasil em acordos internacionais de combate ao desmatamento e recuperação de áreas de floresta desmatadas, o PRADA é o documento que orienta o agricultor na restauração de passivos ambientais de sua propriedade, o que possibilita a regularização ambiental do imóvel, abrindo caminhos para acesso a benefícios como financiamentos e crédito rural.

Dividida em três módulos aplicados em cinco dias, a capacitação inclui todos os conhecimentos necessários para que os técnicos estejam capacitados para atuarem na elaboração dos projetos e como multiplicadores do conhecimento em seus estados.

Responsável pelo Módulo III – O Sistema, a equipe do Setor de Análise e Monitoramento da Paisagem do Centro de Estudos Rioterra levou os participantes para uma vivência em campo para compreenderem, na prática, os aspectos que envolvem a elaboração de um PRADA que atenda todas as especificações técnicas da legislação ambiental a partir da realidade e das necessidades de cada produtor rural.

Para isso, todos foram até Itapuã do Oeste, conhecer a produção de mudas no Viveiro Rioterra, e visitar três das mais de 1.600 propriedades da agricultura familiar beneficiadas em projetos da Rioterra com a elaboração e implementação gratuita de PRADAs para a recuperação de passivos ambientais.

“O técnico responsável pela elaboração do PRADA precisa compreender sobre temas muito diversificados, como geoprocessamento, técnicas de restauração e de gestão da propriedade. Então, o curso abarcou desde questões legais, passando por ecologia até como usar o sistema”, explicou Fabiana Barbosa Gomes, coordenadora do laboratório de Geoprocessamento e do Setor de Análise e Monitoramento da Paisagem do Centro de Estudos Rioterra.

No terceiro dia de aplicação do Módulo III, os participantes receberam modelos de propriedades reais para simular a elaboração de projetos no sistema e de forma analógica, que também é aceito pela SEDAM.

“Um aspecto muito importante é que desde o início da construção dessa política em Rondônia, tivemos um olhar para que a implementação do PRA possibilitasse benefícios para além da regularização ambiental do imóvel rural e da recuperação da biodiversidade da região, incluindo soluções que promovam também a geração de renda para essas famílias de agricultores. Assim, o produtor ganha com a restauração, ganha com a regularização ambiental da propriedade e pode ter ganhos sociais e econômicos”, concluiu Fabiana Barbosa Gomes.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura realiza revitalização de praça e canal no bairro Santo Antônio

Prefeitura realiza revitalização de praça e canal no bairro Santo Antônio

Ação da Prefeitura promove reparos, limpeza e revitalização da praça e do canal do conjunto Santo Antônio, na região central da capital
L
Organizações manifestam preocupação com vazamento de fluido na Foz do Amazonas

Organizações manifestam preocupação com vazamento de fluido na Foz do Amazonas

Entidades indígenas e ambientalistas alertam para riscos da exploração de petróleo na região e questionam licença concedida à Petrobras.
L
Governo de RO intensifica fiscalização ambiental e apreende mais de 18 mil metros de malhadeiras no defeso

Governo de RO intensifica fiscalização ambiental e apreende mais de 18 mil metros de malhadeiras no defeso

Operação Iara, coordenada pela Sedam com apoio da PMRO, já apreendeu 222 malhadeiras em rios estratégicos de Rondônia desde o início do período de defeso.
L
Governança climática e avanços estruturais colocam Rondônia em destaque na agenda ambiental entre 2019 e 2025

Governança climática e avanços estruturais colocam Rondônia em destaque na agenda ambiental entre 2019 e 2025

Período foi marcado por modernização tecnológica, fortalecimento da governança climática e ampliação das ações de fiscalização ambiental no estado.
L
Prefeitura inicia obra de revitalização do Parque Circuito

Prefeitura inicia obra de revitalização do Parque Circuito

Reforma do Parque Circuito começa em 2026, será executada pela Emdur e manterá o espaço aberto ao público durante os serviços.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Horóscopo de sexta-feira (9/1): encerramentos e ajustes finais

Horóscopo de sexta-feira (9/1): encerramentos e ajustes finais

Previsões para sexta-feira, 9 de janeiro de 2026, indicam um dia favorável para concluir pendências, reorganizar prioridades e revisar decisões.
L

Nota de pesar: José Romão Grande

Falecimento ocorreu em Porto Velho nesta quarta-feira (8). Velório será em residência e sepultamento no Cemitério Recanto da Paz.
L

Nota de pesar: Francisca Gavina da Silva

Falecimento ocorreu nesta quarta-feira (8), em Porto Velho. Velório acontece em residência no bairro Areal e sepultamento será no Cemitério Santo Antônio.
L

Léo Moraes lidera ranking nacional e coloca Porto Velho no topo das capitais

Pesquisa do Instituto Veritá aponta Léo Moraes como o prefeito mais bem avaliado do Brasil, com destaque para transporte e mobilidade em Porto Velho
L

Porto Velho ocupa a 15ª posição no ranking de rebanhos de suínos da Região Norte

Capital de Rondônia ocupa a 15ª posição no ranking regional da suinocultura, segundo dados do IBGE, e reforça potencial do agronegócio local
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

A relação nominal dos candidatos inscritos encontra-se disponível conforme disposto no edital
L
AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Publicidade

POLÍTICA

Bolsonaro pede autorização para reduzir pena lendo livros

Bolsonaro pede autorização para reduzir pena lendo livros

Ex-presidente, condenado a 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe, solicita ao STF participação no programa de remição de pena pela leitura, com possibilidade de reduzir até 48 dias por ano.
L
Coronel Chrisóstomo pede ao STF remoção de Bolsonaro da PF por motivos humanitários

Coronel Chrisóstomo pede ao STF remoção de Bolsonaro da PF por motivos humanitários

Deputado federal solicita transferência do ex-presidente para residência ou assistência médica integral, citando queda recente e riscos à saúde de idosos.
L
Lewandowski entrega carta de demissão do Ministério da Justiça

Lewandowski entrega carta de demissão do Ministério da Justiça

Ministro alegou motivos pessoais e familiares e deixa cargo após quase dois anos de gestão; secretário-executivo Manoel Almeida assume interinamente.
L
OAB Rondônia acompanha posse da nova presidência do TRE-RO

OAB Rondônia acompanha posse da nova presidência do TRE-RO

Solenidade marca início do biênio 2026–2027 e reforça diálogo entre advocacia e Justiça Eleitoral para eleições seguras e transparentes.
L
OAB Rondônia acompanha posse da nova cúpula do TJRO

OAB Rondônia acompanha posse da nova cúpula do TJRO

Cerimônia no Tribunal de Justiça de Rondônia marca novo ciclo institucional com transmissão simbólica da presidência e reforço à cooperação entre Judiciário e advocacia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem tenta matar o próprio irmão a golpes de enxada

Homem é preso após tentar matar o irmão com enxada na zona Leste

Tentativa de homicídio entre irmãos foi registrada no bairro Esperança da Comunidade
14
Equipe do sgt Machado flagra adolescente e comparsas com drogas em boca de fumo

Equipe do sgt Machado flagra adolescente e comparsas com drogas em boca de fumo

Ação do 5º BPM flagra trio com crack, cocaína, dinheiro e balança de precisão em ponto de venda de drogas
10
Foragido do Acre condenado por lesão corporal é preso em Porto Velho

Foragido do Acre condenado por lesão corporal é preso em Porto Velho

Policiais do 1º BPM capturaram foragido durante abordagem no bairro Flodoaldo Pontes Pinto
12
Grávida de nove meses é presa com adolescente de 15 anos por tráfico no Cai N’água

Grávida de nove meses é presa com adolescente de 15 anos por tráfico no Cai N’água

Polícia Militar apreende drogas, balança de precisão e dinheiro durante abordagem na Avenida Farquar
10
BPTAR fecha o cerco e prende trio com cocaína na zona sul

BPTAR fecha o cerco e prende trio com cocaína na zona sul

Ação desmonta ponto de tráfico conhecido como “boca da janela” no bairro Castanheiras
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ranking revela melhores hospitais públicos do Brasil: São Paulo lidera

Ranking revela melhores hospitais públicos do Brasil: São Paulo lidera

Levantamento nacional identifica os 100 melhores hospitais públicos do país; São Paulo concentra 30 unidades de destaque, refletindo estrutura do SUS e critérios técnicos.
L
Governo de Rondônia abre seleção de formadores para política estadual de alfabetização

Governo de Rondônia abre seleção de formadores para política estadual de alfabetização

Edital do Proalfa oferece bolsas para formadores estaduais, regionais e municipais; inscrições seguem abertas até 25 de janeiro de 2026
L

Confira quem ganhou o almoço no Peixinn Restaurante

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou uma apaixonada pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L

Visão de Futuro: o alicerce que inspira, dá sentido e conduz organizações, segundo Ernesto Heinzelmann

Empresário alerta que, sem um norte estratégico claro, companhias tendem a operar de forma reativa, perder competitividade e desperdiçar recursos, um erro ainda comum no ambiente corporativo brasileiro.
L

Como identificar se a velocidade contratada atende sua rotina

Entender o uso da internet em casa, testar a conexão e avaliar os equipamentos ajuda a evitar lentidão, travamentos e gastos desnecessários
L

Atividade Delegada tem dado resposta na segurança da capital, combatendo especialmente o uso de entorpecentes em locais públicos

Ação da Prefeitura de Porto Velho flagra uso de drogas no Espaço Alternativo e reforça policiamento ostensivo com apoio da Polícia Militar
L

Fábio Schinayder apresenta o novo Rondônia Reality Show, ambientado em uma fazenda

O influenciador busca inscritos com personalidade forte e habilidade para entreter a internet.
L
Governo lança programa com R$ 10 bilhões para renovação de frota de caminhões

Governo lança programa com R$ 10 bilhões para renovação de frota de caminhões

Linha de crédito exclusiva para caminhoneiros autônomos e cooperativas estimula sustentabilidade, segurança e indústria nacional.
L
PM de Vilhena apreende pistola .765 durante tentativa de venda

PM de Vilhena apreende pistola .765 durante tentativa de venda

Homem de 35 anos foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo e comércio ilegal de armamento no bairro Nova Esperança.
14
PM de Vilhena apreende drogas e materiais hospitalares; enfermeiro é conduzido

PM de Vilhena apreende drogas e materiais hospitalares; enfermeiro é conduzido

Durante abordagem, polícia localizou entorpecentes, medicamentos irregulares e um consultório improvisado; menores foram resguardados pelo Conselho Tutelar.
16
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.