SEGUNDA-FEIRA, 23/06/2025

Estudo mapeia pesquisas científicas na Amazônia

Açaí, tucumã e buriti são os insumos mais pesquisados

Publicado em 

Estudo mapeia pesquisas científicas na Amazônia - News Rondônia

Autora – Mariana Tokarnia

Açaí, tucumã e buriti são os insumos da Amazônia que mais apareceram em estudos científicos publicados de 2017 a 2021 por instituições de pesquisa brasileiras sobre matérias-primas da região. Os estudos foram mapeados na publicação Bioeconomia amazônica: uma navegação pelas fronteiras científicas e potenciais de inovação, divulgada hoje (8).

O levantamento foi coordenado pela World-Transforming Technologies (WTT), com a participação da Agência Bori, e mapeou 1.070 artigos científicos publicados nos últimos cinco anos na base internacional de periódicos Web of Science. As áreas mais pesquisadas são ciência das plantas, ciências ambientais, ciência e tecnologia de alimentos, ecologia, bioquímica e biologia molecular.

Estudo mapeia pesquisas científicas na Amazônia - News Rondônia

Marcelo Camargo/Agência Brasil

“A gente precisa dar visibilidade à ciência feita na Amazônia e sobre a Amazônia. Há muita pesquisa sobre os ativos da biodiversidade que têm o potencial de resolver problemas importantes da sociedade, como tratamento de câncer, tratamento para prevenção de infecção com mercúrio, biomateriais, bioplástico. Há muita coisa interessante sendo pesquisada que pode, de fato, virar tecnologia, solução para problemas da sociedade”, diz o idealizador do estudo e gerente de operações da WTT, Andre Wongtschowski.

O bioma amazônico é continental, ocupa quase metade do território do país, é compartilhado por países vizinhos como Colômbia e Peru e se destaca como território de megabiodiversidade. Conforme ressalta a publicação, o número total de espécies de animais e plantas ainda não é conhecido, mas estima-se que existam pelo menos de 30 mil a 40 mil espécies apenas de plantas.

Insumos mais citados

A partir do mapeamento dos 1.070 artigos científicos, foram analisados 621 estudos, que seguem critérios de geração de novos conhecimentos e possíveis inovações a partir da sociobiodiversidade amazônica. Entre eles, 11 insumos aparecem em praticamente uma a cada três pesquisas: açaí, tucumã, buriti, piper, aniba, castanha do Brasil, andiroba, cupuaçu, lippia, guaraná e bacaba.

As pesquisas são variadas. Nelas, os insumos são usados, por exemplo, para supressão tumoral de células de câncer de ovário, agente sensibilizador para terapia fotodinâmica de câncer e como agente em combate a doenças infecciosas. As pesquisas trabalham também com a validação científica da utilização de insumos tradicionalmente empregados na medicina popular no tratamento de anemia, diarreia, malária, dores, inflamações, hepatite e doenças renais, dadas as atividades anti-inflamatória e antidiarreica, entre outras.

A aplicação pode ser feita também em diversas atividades industriais, como produtos artesanais, fabricação de tecidos, fios e redes de pesca, materiais cimentícios para construções sustentáveis, filmes biodegradáveis.

“Temos que dar visibilidade a essas pesquisas promissoras, para que elas saiam das prateleiras, saiam do papel e, de fato, se transformem em soluções para problemas importantes”, defende Wongtschowski.

Política nacional de inovação

Segundo o pesquisador, é necessária uma política nacional de inovação que estabeleça grandes objetivos a partir dos desafios do Brasil, que precisam ser resolvidos com a ciência. Nas soluções, é preciso engajar a comunidade científica, empresas, governos, organizações não governamentais e a sociedade em geral. 

“É importante que esses desafios conversem com os desafios da sociedade, essas soluções precisam justamente olhar para os desafios que a gente tem como sociedade, sejam eles sociais ou ambientais”, diz Wongtschowski. “É preciso ter realmente a colaboração entre esses vários setores para que as soluções desenvolvidas fiquem de pé, para que configurem uma cadeia de valor de ponta a ponta, que entregue benefícios à população, que fomente a manutenção da floresta em pé, ou seja, que dê valor para os produtos da biodiversidade”, complementa.

A publicação traz ainda, em destaque, o resumo de sete estudos, selecionados a partir de critérios como potencial inovativo e relevância científica, social e econômica, além de cinco artigos analíticos inéditos escritos por pesquisadores, gestores e empreendedores de renome na área.

Ciência na Amazônia

A publicação destaca também que as especificidades e a complexidade da Amazônia devem ser levadas em consideração quando se trata de inovação. Uma vez que bases da bioeconomia no Amazonas encontram-se diretamente ligadas aos recursos nativos da fauna, flora e microrganismos do bioma amazônico, é preciso, acima de tudo, conservar a floresta e levar em consideração as populações locais.

Os autores propõem quatro princípios: conservação da biodiversidade; ciência e tecnologia voltadas ao uso sustentável da sociobiodiversidade; diminuição das desigualdades sociais e territoriais e expansão das áreas florestadas biodiversas e sustentáveis.

“Cada processo inovador necessita considerar as questões culturais, as salvaguardas socioambientais, os diversos territórios e o impacto a ser gerado para que essas tecnologias possam ser transformadoras do mundo, em um processo que fortaleça as populações locais e mantenha a floresta em pé”, diz a professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) Tatiana Schor, em um dos artigos da publicação.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Parceria entre pesquisadores e comunidades protege mangues na Amazônia

Parceria entre pesquisadores e comunidades protege mangues na Amazônia

Ecossistemas retiram três vezes mais carbono da atmosfera que floresta
L
Fundo Amazônia atinge recorde de R$ 1,189 bilhão em projetos aprovados no primeiro Semestre de 2025

Fundo Amazônia atinge recorde de R$ 1,189 bilhão em projetos aprovados no primeiro Semestre de 2025

Mecanismo financia desenvolvimento sustentável do bioma
L
Presidência brasileira da COP30 apresenta balanço ético global para ampliar participação social em negociações climáticas

Presidência brasileira da COP30 apresenta balanço ético global para ampliar participação social em negociações climáticas

Iniciativa dará oportunidade de participação social dos continentes
L

Região Norte: Pará e Amazonas entre os nove estados com maior incidência de crimes ambientais

Cálculo pode ser ainda maior, uma vez que o levantamento não considera os crimes contra as populações tradicionais, como indígenas, ribeirinhos e quilombolas.
L

Ação conjunta entre Prefeitura e Usina Jirau incentiva preservação e sustentabilidade

Atividade foi viabilizada por meio de um convênio de compensação social
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Abarth Pulse 2026 chega com mudanças no visual e novos equipamentos

Modelo teve o visual renovado e melhorias em desempenho, conforto e conectividade
L

Sorteio do Arraiá de Prêmios RondônCAP já foi realizado; confira todos os detalhes

Mais de 50 ganhadores levaram prêmios em dinheiro para casa neste domingo (22)
L

Duas ondas de frio polar deverão atingir Rondônia já na próxima semana

Previsões indicam que uma massa de ar frio polar, seguida de outra continental, afetará com maior intensidade o sul de Rondônia, com temperaturas entre 14°C e 17°C entre os dias 23 e 25 deste mês.
L

PRF intercepta carregamento de drogas e armas escondido em caminhão em Rondônia

Fiscalização na BR-364 revela fundo falso com quase 263 kg de entorpecentes e três armas de fogo; números mostram atuação eficaz da corporação no estado
10

Meio século de histórias inspira retorno do Golf GTI em edição especial

Volkswagen antecipa comemorações com versão limitada mais potente já produzida
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L
Publicidade

POLÍTICA

Jaime Bagattoli: Esclarece que não votou a favor do aumento na conta de energia

Bagattoli lembrou de medida do governo que repassará impacto bilionário a consumidores
L
Projeto do Ifro apoiado pelo senador Bagattoli leva cursos e maquinários a associações rurais

FORÇA DO CAMPO: Projeto do Ifro apoiado pelo senador Bagattoli leva cursos e maquinários a associações rurais

Iniciativa foca na capacitação do pequeno produtor e agricultura familiar.
L

Jaime Bagattoli: Senador reafirma apoio à emancipação dos distritos de Rondônia

Bagattoli apontou grande disparidade, como o distrito de União Bandeiras, em Porto Velho
L
Deputado Eyder Brasil realiza 2ª edição do Projeto Cidadania nos Bairros

Deputado Eyder Brasil realiza 2ª edição do Projeto Cidadania nos Bairros

Ação acontece neste sábado na E.M.E.F Maria Francisca de Jesus, no Residencial Orgulho do Madeira e levará serviços gratuitos à população
L

Deputada Cristiane Lopes ao lado do povo na investigação de fraudes contra aposentados

CPMI do INSS é oficialmente lida no Congresso Nacional
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista morre em capotamento na RO-010

Motorista morre em capotamento na RO-010

O carro capotou e parou na margem da rodovia. S. R. Lopes não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. Um passageiro que estava no veículo sofreu apenas ferimentos leves.
18
Ciclista morre em colisão com motocicleta na RO-481 em Nova Brasilândia d'Oeste

Ciclista morre em colisão com motocicleta na RO-481 em Nova Brasilândia d’Oeste

Por motivos ainda não esclarecidos, a moto atingiu o ciclista, que foi arremessado ao solo e não resistiu aos ferimentos.
18
Acidente fatal na RO-010: Motorista morre após carro capotar em buraco próximo a Rolim de Moura

Acidente fatal na RO-010: Motorista morre após carro capotar em buraco próximo a Rolim de Moura

O veículo Ford Ka em que ele estava, com um passageiro, capotou após atingir um buraco na pista.
18
Mulher de 48 anos morre em acidente de moto na BR-364

Mulher de 48 anos morre em acidente de moto na BR-364

Segundo informações, S. M. P. estava em uma motocicleta quando, por razões ainda não apuradas, perdeu o controle do veículo e caiu violentamente.
18
Jovem desaparece no Rio Jamari em Ariquemes; buscas retomadas

Jovem desaparece no Rio Jamari em Ariquemes; buscas retomadas

O incidente ocorreu por volta das 17h, quando J., que estava com o namorado e amigos, foi arrastada pela forte correnteza.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atleta rondoniense disputa campeonato nacional de Jiu-Jitsu com apoio do governo estadual

Atleta rondoniense disputa campeonato nacional de Jiu-Jitsu com apoio do governo estadual

O esportista conta com o suporte do governo de Rondônia, com o benefício de passagens aéreas por meio do programa Pró-Atleta.
L
Encerramento da Semana do Meio Ambiente em Porto Velho tem exposição interativa promovida pelo Governo de RO

Encerramento da Semana do Meio Ambiente em Porto Velho tem exposição interativa promovida pelo Governo de RO

A exposição ocorre nos dias 27, 28 e 29 de junho, das 14h às 21h, em Porto Velho.
L
Pit bull solto ataca dois cães; um morre e outro fica ferido

Morador morre atropelado por táxi na BR-364

Testemunhas relataram que a vítima era bastante conhecida na cidade, frequentemente vista caminhando pelas ruas com uma camiseta no ombro.
18
Colisão frontal entre carro e caminhonete deixa cinco feridos na RO-010

Colisão frontal entre carro e caminhonete deixa cinco feridos na RO-010

A colisão frontal envolveu uma caminhonete e um carro de passeio, resultando em cinco pessoas feridas.
10
Apenado monitorado e comparsa são presos com arma e duas motos roubadas após assalto

Casa alvejada por tiros de pistola; suspeitos seriam adolescentes

No local, os policiais encontraram diversas cápsulas deflagradas.
14
Loja no centro é saqueada a poucos metros de base da PM

Loja no centro é saqueada a poucos metros de base da PM

O estabelecimento, que fica a aproximadamente 200 metros da base da Polícia Militar na Praça Nossa Senhora Aparecida, teve sua porta de vidro destruída.
12
Reconstrução total avança na avenida Calama

Reconstrução total avança na avenida Calama

Serviço substitui estrutura antiga por nova pavimentação sobre base reforçada e solo estabilizado.
L
Ladrão furta objetos de carro destrancado no Jardim Eldorado

Ladrão furta objetos de carro destrancado no Jardim Eldorado

Aproveitando a porta destravada, o ladrão entrou no carro e saiu carregando uma sacola cheia de roupas, aparentemente pesada. Apesar do movimento de veículos e pessoas na rua, o criminoso agiu com calma e conseguiu fugir com os itens.
10
Ponte reconstruída melhora a segurança para moradores do bairro São Sebastião II

Ponte reconstruída melhora a segurança para moradores do bairro São Sebastião II

Obra realizada pela Prefeitura de Porto Velho inclui instalação de manilhas para facilitar o escoamento da água durante o inverno amazônico.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.