SEXTA-FEIRA, 02/01/2026
Publicidade

Em destaque

Entrevista com Txaí Suruí e Almir Suruí de Rondônia no Roda Viva marca um levante indígena em quase 500 anos do descobrimento

'A Terra está falando. Ela nos diz que não temos mais tempo. Não é 2030, ou 2050. É agora'.

Publicado em 

Perguntas elaboradas aos entrevistados Txai Suruí e Almir Suruí ambos pai e filha e ativistas de Rondônia marcaram a exibição do programa Roda Viva da TV Cultura, na noite de segunda-feira (29). Mas antes o programa começou mostrando um trecho do discurso entusiasta de Txai, única brasileira a falar na COP-26 a líderes de mais de 200 país. “A Terra está falando. Ela nos diz que não temos mais tempo. Não é 2030, ou 2050. É agora”.

A resposta de Almir Suruí, do povo Paiter Suruí de Cacoal em Rondônia foi dada para a pergunta do jornalista rondoniense Iuri Lima, colaborador da Revista Cenarium que questionou o fato do indígena ter sofrido perseguição pelo governo, inclusive sofrendo investigação por parte da PF por declarações contra a Funai. Para Almir, o órgão foi usado como instituição do governo para declarar oposição contra os povos indígenas.

“Nós estamos a frente desse desafio de defender o nosso direito. O Brasil tem de entender que aquele que defende o meio ambiente não é inimigo da população. Aqueles que defendem o meio ambiente sustentável, esses de fato estão lutando pelo futuro do Brasil”, disse.

Txai como sempre usou da segurança ao falar de temas importantes relacionados ao meio ambiente desnudando paradigmas que rodeiam e ao mesmo tempo flagelam os povos indígenas. Destacou o pré-conceito que ela sentiu ao discursar na COP-26 e os efeitos após o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que lhe acusou de mentir sobre crimes ambientais na floresta amazônica.

“Após o meu discurso e principalmente do posicionamento do presidente, eu recebi muitos ataques racistas, misóginos, de ódio, de que eu não poderia estar ali, de que eu não poderia está falando inglês, que eu não poderia usar o meu celular. Mas a verdade é que os povos indígenas são essenciais para o equilíbrio climático do planeta. É como eu disse no meu discurso, nós temos a solução para reverter essa crise”, declarou Txai. 

Sobre as ameaças sofridas, Txai foi enfática e disse que mesmo diante do perigo não vai desistir. “Eu não tenho medo. Até porque o que a gente passa dentro do nosso território quem é indígena sabe, é muito pior do que mensagem de ódio na internet. As ameaças contra a nossa vida vão continuar independente do que a gente faça”, declara.

O cenário atual com populações indígenas sendo dizimadas pelo Brasil numa outra guerra 500 anos ao descobrimento, para Txai Suruí é um problema gravíssimo de omissão por parte do governo federal. A fome e morte de indígenas do povo Yanomami foi um exemplo.

“Aquilo ali é um ataque aos direitos humanos, são crianças desnutridas que tem toda uma população sendo envenenada”, denuncia.

 Txai que também destacou seu povo em Rondônia com a perda de parentes para a Covid-19. “O que estamos vendo não é apenas uma omissão por parte do governo, mas também um incentivo a invasões e um ataque aos nossos direitos, principalmente por parte do Legislativo com o Marco Temporal e a PL-490 que são projetos de lei que querem acabar com as terras indígenas”, explica.

Questionada do peso que foi representar as mais de 305 etnias indígenas e sendo a única representante brasileira com voz na COP-26, Txai lembrou que mesmo um evento que tem como objetivo alertar aos dirigentes do planeta para causas que afetam toda uma comunidade como a COP ainda é algo de segregação.

“Levamos a maior delegação indígena dos povos na história das COP, com mais de 40 líderes presentes. Como ainda o movimento negro com a coalização direito. Estamos lá para dizer exatamente isso, que esses espaços já não podem mais acontecer sem a nossa presença”, lembra.

Sobre o projeto Carbono florestal em que o povo Suruí foi vanguardista em Rondônia e no mundo, há mais de 15 anos, Almir esclarece que por enquanto está parado, o interesse de não indígenas estaria atrelado em não deixa avançar o programa. “Simplesmente o desmatamento em Rondônia acabou com o projeto”.

A tecnologia em favor da liberdade e das denúncias. “Os povos indígenas podem estar onde eles quiserem, pois nós ainda somos muito invisíveis. Grettar (Trunberg) é uma menina branca europeia falando de assuntos no norte global e nós não temos a mesma visibilidade”, esclarece.

O resultado da entrevista pode ser avaliado como mais um carimbo comprobatório das mazelas que hoje tem passado a Amazônia brasileira.

“Assistimos estarrecidos ao avanço de ameaças como o desmatamento, queimadas, garimpo ilegal, invasões de terra indígenas e grilagem na Amazônia e em outros biomas brasileiros. Esses retrocessos civilizatórios que são humanos e ambientais já nos cobram um preço alto diante do resto do mundo. Ouvir as vozes daqueles que vivem na pele ao longo de séculos essa violência contra o seu povo e a sua casa é uma chance que temos de juntos com eles brigar para estancar essa sangria que ameaça não só a existência deles, da floresta e das espécies que lá habitam, mas de toda a humanidade”, finalizou a mediadora do programa Vera Magalhães. 

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício no Réveillon

Prefeitura orienta população sobre proibição de artefatos com estampido para proteger autistas, idosos e animais
L
Coluna Espaço Aberto - Máquinas e Metas: a Contradição do Discurso Ambiental com a Prática Orçamentária na Amazônia

Coluna Espaço Aberto – Máquinas e Metas: a Contradição do Discurso Ambiental com a Prática Orçamentária na Amazônia

Rondônia recebe parte majoritária de maquinário pesado; discurso de proteção ambiental contrasta com prática orçamentária.
L
SEMA apresenta balanço de 2025 com avanços na proteção animal e redução de queimadas

SEMA apresenta balanço de 2025 com avanços na proteção animal e redução de queimadas

Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) destaca redução histórica de 85% nos focos de incêndio e a inauguração da clínica veterinária pública em Porto Velho.
L
Brasil retoma protagonismo ambiental e lidera debates globais

Brasil retoma protagonismo ambiental e lidera debates globais

Triênio 2023-2025 marcou redução do desmatamento, proteção a povos indígenas e avanço da bioeconomia.
L
Rio Acre sobe lentamente e pode atingir 15,40 m em Rio Branco

Rio Acre sobe lentamente e pode atingir 15,40 m em Rio Branco

Monitoramento do SGB alerta sobre risco de inundação e fornece boletins em tempo real.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Professora Úrsula Depeiza Maloney morre em Porto Velho e deixa legado histórico para a educação em Rondônia

Filha de barbadiano que trabalhou na Estrada de Ferro Madeira Mamoré, educadora pioneira morre aos 89 anos e é lembrada por formar gerações, preservar a memória da cidade e inspirar novas docentes
L

Nota de pesar: Professora Úrsula Depeiza Maloney

Professora Úrsula Depeiza Maloney, referência histórica da educação em Rondônia, deixa legado de conhecimento, valores humanos e preservação cultural em Porto Velho
L

Viradão do Béra reúne grande público e consolida novo modelo de eventos em Porto Velho

Viradão do Béra reúne mais de 50 mil pessoas, destaca organização, acessibilidade, fogos de menor impacto sonoro e consolida novo modelo de eventos em Porto Velho
L

News Rondônia 15 anos, Marcus Rivoiro celebra parceria com a ciência e deseja novas conquistas em 2026

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, Marcus Rivoiro agradece a parceria do portal, valoriza o espaço dedicado à ciência e ao conhecimento e reforça o compromisso de seguir contribuindo com informação e inovação em 2026.
L

CLÍNICA DR. MARCELO ALMEIDA: mensagem de esperança, renovação e confiança marca a chegada de 2026

Encerramento de 2025 inspira reflexão e abre caminho para um novo ciclo, com foco em autoestima, cuidado pessoal e avanços da cirurgia plástica para quem deseja transformar sonhos em realidade
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Um 2026 sem perspectivas

Um 2026 sem perspectivas

Ano novo começa sob pessimismo político e social no Brasil.
L
Elias Resende, Júnior Gonçalves e o desafio de unir chapa em 2026

Elias Resende, Júnior Gonçalves e o desafio de unir chapa em 2026

Confira as notícias do dia, por Cícero Moura.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Crise política em Rondônia afasta acordo e redesenha 2026

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Crise política em Rondônia afasta acordo e redesenha 2026

Ruptura entre governador e vice impacta planos eleitorais.
L
Bolsonaro deve ter alta nesta quinta e retornar à cela na PF

Bolsonaro deve ter alta nesta quinta e retornar à cela na PF

Ex-presidente está internado há uma semana após cirurgias e médicos avaliam retorno à custódia em Brasília.
L
Ieda Chaves garante pacote de leis para a saúde, a causa animal e a defesa das mulheres

Ieda Chaves garante pacote de leis para a saúde, a causa animal e a defesa das mulheres

A Assembleia Legislativa aprovou Projetos de Lei Ordinária que seguem para sanção do governo.
L
Publicidade

POLÍCIA

Tentativa de homicídio em Porto Velho após briga por bicicleta

Tentativa de homicídio em Porto Velho após briga por bicicleta

Tentativa de homicídio em Porto Velho ocorreu entre moradoras de rua no bairro Embratel.
16
Veículo furtado é recuperado e suspeito preso em Rolim de Moura

Veículo furtado é recuperado e suspeito preso em Rolim de Moura

Veículo furtado em São Miguel do Guaporé foi localizado pela PM em Rolim de Moura.
14
Acidente em Rolim de Moura deixa mãe e filha feridas

Acidente em Rolim de Moura deixa mãe e filha feridas

Acidente em Rolim de Moura ocorreu após colisão no Centro da cidade.
16
Acidente na RO 010 mata motociclista em Rolim de Moura

Acidente na RO 010 mata motociclista em Rolim de Moura

Acidente na RO 010 ocorreu na zona rural e vitimou homem de 33 anos.
18
Esfaqueamento em Rolim de Moura marca réveillon

Esfaqueamento em Rolim de Moura marca réveillon

Esfaqueamento em Rolim de Moura ocorreu durante festa no Centro da cidade.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carta de Convocação AGE: X-MAR S/A

Data 05 de janeiro de 2026
L
Tráfico em Nova Estrela leva casal à prisão com drogas

Tráfico em Nova Estrela leva casal à prisão com drogas

Tráfico em Nova Estrela resultou na apreensão de mais de 10 kg de maconha.
14
Duplo homicídio em Riozinho mobiliza forças policiais

Duplo homicídio em Riozinho mobiliza forças policiais

Duplo homicídio em Riozinho deixou duas vítimas e tem suspeito foragido.
18
Morte em Vilhena envolve jovem com histórico psiquiátrico

Morte em Vilhena envolve jovem com histórico psiquiátrico

Morte em Vilhena ocorreu após fuga da UPA e salto de caixa d’água.
16
Violência doméstica em Vilhena termina com prisão

Violência doméstica em Vilhena termina com prisão

Violência doméstica em Vilhena quase resultou em morte, evitada pela filha da vítima.
12
Morte em presídio de Vilhena foi homicídio, diz polícia

Morte em presídio de Vilhena foi homicídio, diz polícia

Morte em presídio de Vilhena foi causada por colega de cela que confessou o crime.
16
Confusão em Cerejeiras marca início de 2026 nas ruas

Confusão em Cerejeiras marca início de 2026 nas ruas

Confusão em Cerejeiras envolveu brigas, vídeos e ação da PM no primeiro dia do ano.
14
Acidente em Vilhena termina com confissão de motorista

Acidente em Vilhena termina com confissão de motorista

Acidente em Vilhena foi provocado após relato de infidelidade conjugal.
12
Roubo em Vilhena termina com celular levado por vizinho

Roubo em Vilhena termina com celular levado por vizinho

Roubo em Vilhena ocorreu dentro da casa da vítima no bairro Novo Tempo.
14
Homem é preso após ameaçar esposa com pistola fake em Vilhena

Homem é preso após ameaçar esposa com pistola fake em Vilhena

Violência doméstica mobilizou a Polícia Militar após denúncia feita pela vítima.
14
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.