SEXTA-FEIRA, 21/11/2025

Em destaque

REPRODUÇÃO – Fiscalização é intensificada durante período de eclosão de tartarugas e tracajás nas praias do rio Guaporé

O pedido assinado pelo secretário estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Marcílio Leite Lopes, será encaminhado por ofício ao comandante do BPA, major Glauber Souto.

Publicado em 

Até o final da próxima semana a Coordenadoria de Proteção Ambiental (Copam) espera a designação de quatro policiais do Batalhão de Proteção Ambiental da PM (BPA) para tornar rigorosa a fiscalização à eclosão de filhotes de tartarugas e tracajás nas praias do rio Guaporé.

O pedido assinado pelo secretário estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Marcílio Leite Lopes, será encaminhado por ofício ao comandante do BPA, major Glauber Souto.

Na quinta-feira (8), a Operação Hileia, voltada à inibição e ao combate da pesca predatória, incursionou novamente no trecho de praias do rio Guaporé, na fronteira brasileira com a Bolívia.

No final de outubro começa na região a reprodução dos tracajás, e ela estará menos sujeita a ações predatórias se for aumentado o efetivo dos vigilantes em Costa Marques e São Francisco do Guaporé.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovavéis (Ibama) e a Associação Comunitária Quilombola e Ecológica do Vale do Guaporé (Ecovale) seguem parceiros nessa difícil missão contra predadores de sempre. A Ecovale dispõe de apenas dois monitores para fazer praticamente tudo.

Mesmo alcançando todas as bacias hidrográficas de Rondônia, a Hileia implica cada vez mais a necessidade da melhoria da vigilância sobre as áreas protegidas. A equipe é pequena para dar conta e conter a fúria de traficantes de quelônios e pescadores irregulares que percorrem alternadamente áreas de praias onde ocorrem as desovas e os cardumes são ricos em espécies de peixes, uma delas o tucunaré.

“O reforço do Batalhão Policial Ambiental ao nosso trabalho tende a melhorá-lo ainda mais”, diz o coordenador da Copam, Marcos de Souza Trindade.

Quinta-feira, 16h10, a lancha voadeira transportando oito integrantes da Copam inicia a viagem de fiscalização. Não há mais tartarugas nas praias e nenhum ovo à vista. A desova ocorrida nas derradeiras 48 horas já faz parte do relatório de trabalho da chefe do escritório regional da Sedam, engenheira ambiental Jéssica Torezani.

Também não se veem mais sinais da camuflagem, entretanto, urubus e gaivotas sobrevoam e pousam nas praias. Às 16h20, na Praia da Ilha, a redução da marcha da lancha com a equipe permite avistar a placa com advertência sobre a área limite de pesca.

O desafio da reprodução uma vez mais acontece, passados 43 anos do período em que o então secretário de agricultura do extinto Território Federal de Rondônia, Edgar Cordeiro, inspirado pelo ambientalista Camilo Pena, do Pará, construía os primeiros tanques para tartarugas e tracajás em Costa Marques.

Pena dirigia a Sociedade para Proteção dos Recursos Naturais e Culturais da Amazônia (Sopren), cujo incentivo às atividades ambientais em estados amazônicos é reconhecida pelas autoridades.

Às 16h50 a lancha se aproxima da base da Ecovale. João Rodrigues, um dos monitores da entidade, relata ao coordenador Marcos Trindade e à engenheira Jéssica que algumas placas de advertência foram arrancadas no lado boliviano da Praia Suja.

A perda das placas preocupa a Sedam e a Ecovale, cujos dois únicos monitores, 20 anos depois do início do trabalho dessa entidade, ainda usam lanternas para o serviço noturno. Trindade e Jéssica estranham o desaparecimento das placas e lembram a existência de um acordo preservacionista entre o Brasil e a Bolívia. Para ter mais eficácia à noite e de madrugada, a iluminação deveria ser feita com holofotes, acreditam os fiscais.

Durante a permanência na base, Trindade explica que o desestímulo a pescadores ilegais começa a partir da apreensão de seus equipamentos: “A malhadeira, por exemplo, custa acima de R$ 3 mil, e quando fizemos operação no Baixo Madeira, praticamente zeramos o uso criminoso”, ele conta.

A fiscalização dá resultados assim, conforme explica o coordenador. “Quando eles (pescadores que predam cardumes) sentem a perda de um ou outro percebem que também poderão ser punidos”.

Às 17h30 os fiscais observam nuvens de fumaça originadas em território boliviano. Fauna e flora sofrem com queimadas nos lados boliviano e brasileiro. Na quinta-feira, a queima de mata, algumas vezes criminosa, ocorria com maior intensidade em áreas do (Departamento) Beni, no país vizinho.

A lancha aborda o pescador Joaquim Vidal, que estocava tucunarés numa grande caixa de isopor. Ele viaja no pequeno barco acompanhado pela família, apresenta documentos e explica ser fornecedor para um restaurante na cidade há 15 anos.

Trindade lê a guia e a carteira profissional de Joaquim, os demais fiscais revistam a embarcação e, ao final, Joaquim, filiado à Colônia de Pescadores Z4, ganha o elogio do coordenador: “É esse o tipo de pescador que queremos, o senhor valoriza o meio ambiente”.

Traduzindo: se por ventura os recursos ictiológicos se esgotarem, pequenos pescadores seriam os primeiros a sentir o impacto econômico

Pouco antes de a equipe seguir a inspeção, Joaquim lamenta: “O que tem de pescador clandestino nesse rio…isso acaba com nós”.

Os fiscais voltam à lancha e no retorno ao porto de onde partiu a operação observam ninhos de aves no barranco e jacarés nadando bem próximos. Segundo o monitor da Ecovale, João Rodrigues, alguns deles se aproximam diariamente da barranca, na base, para ganhar comida, geralmente, peixes. Medem mais de quatro metros de comprimento.

No fim da tarde, por volta de 18h, a equipe para novamente na Praia Suja, onde encontram uma tartaruga morta, carregada de ovos na barriga. João Rodrigues avalia seu peso em aproximadamente 90 quilos e a engenheira ambiental Jéssica Torezani constata uma certeza: o quelônio não morreu “de velho”, como ocorreria naturalmente, mas possivelmente, judiado por algum predador que não conseguiu arrastá-lo dali.

O mesmo Sol que nasceu para todos, proporcionando o maravilhoso espetáculo do fim de tarde em todo o mundo, dá lugar à chegada da noite. Nesse momento, os fiscais se reúnem entristecidos ao lado da tartaruga que não conseguiu desovar. Eles se despedem do lugar e retornam à base fluvial, no município de São Francisco do Guapore

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

MPRO apresenta ações de proteção climática na COP30

MPRO apresenta ações de proteção climática na COP30

O Ministério Público de Rondônia destacou na COP30 iniciativas de adaptação e mitigação que reforçam a defesa da Amazônia e ampliam a resposta a eventos extremos.
L
Regularização Ambiental em Rondônia avança com mutirões e parcerias, destaca governo na COP30

Regularização Ambiental em Rondônia avança com mutirões e parcerias, destaca governo na COP30

Governo de Rondônia reforça que a regularização ambiental tem acelerado com mutirões, ações integradas e fortalecimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR)
L
Txai Suruí cobra protagonismo indígena e pressiona negociadores no oitavo dia da COP30

Txai Suruí cobra protagonismo indígena e pressiona negociadores no oitavo dia da COP30

Ativista reforça que decisão climática só é legítima com participação direta dos povos indígenas.
L
AXIA Energia divulga estudos sobre sismicidade e clima no Rio Madeira

AXIA Energia divulga estudos sobre sismicidade e clima no Rio Madeira

A AXIA Energia apresentou dados de 15 anos de monitoramento na área da Usina Santo Antônio, que indicam padrões sazonais de fenômenos naturais e garantem a segurança da região ao não registrar sismicidade induzida.
L
Marina Silva defende adaptação no centro da resposta climática global

Marina Silva defende adaptação no centro da resposta climática global

Em discurso no segmento de alto nível da COP30 em Belém, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, cobrou a aprovação de indicadores globais de adaptação e reforçou a necessidade de superação dos combustíveis fósseis.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Novos benefícios sociais exigirão RG Nacional a partir de maio de 2026

Novos benefícios sociais exigirão RG Nacional a partir de maio de 2026

Novos beneficiários de programas sociais sem biometria cadastrada precisarão emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) a partir de 1º de maio de 2026, conforme cronograma de modernização e combate a fraudes divulgado pelo Ministério da Gestão.
L
Intoxicação por metanol provoca 16 óbitos no Brasil

Intoxicação por metanol provoca 16 óbitos no Brasil

O novo boletim do Ministério da Saúde confirma o aumento para 16 do número de vítimas fatais por intoxicação por metanol e registra 62 casos confirmados no país.
L
Porto Velho Luz inicia programação de Natal neste sábado no Parque da Cidade

Porto Velho Luz inicia programação de Natal neste sábado no Parque da Cidade

Abertura oficial do Porto Velho Luz acontece às 19h, com presença do prefeito Léo Moraes, e reúne música, atrações infantis e atividades culturais organizadas pela Funcultural.
L

IFRO projeta R$ 82 milhões em investimentos para o próximo ano e abre 3.704 vagas: Confira entrevista exclusiva com o Reitor no Giro News

Em entrevista ao Giro News, o reitor Moisés José Rosa Sousa apresenta obras concluídas, novos campi, 3.704 vagas para 2026 e projetos que aproximam o IFRO da população de todo o estado.
L

COP30, 19/11: Brasil pressiona por acordo antecipado; coalizão de 80+ países cobra roteiro para fim dos fósseis

Lula e Guterres intensificam negociações em Belém; Brasil apresenta protagonismo em temas-chave e busca convergência global.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula assina 28 decretos para regularização de territórios quilombolas

Lula assina 28 decretos para regularização de territórios quilombolas

A medida abrange 31 comunidades em 14 estados, beneficiando 5,2 mil famílias, e foi anunciada no Palácio da Alvorada para marcar o Dia da Consciência Negra.
L
Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Veículo adquirido por emenda parlamentar reforça a rede municipal de saúde e garante mais acessibilidade, conforto e segurança aos pacientes.
L
Deputado Renato Freitas alega racismo como motivo de briga em Curitiba

Deputado Renato Freitas alega racismo como motivo de briga em Curitiba

O parlamentar do PT foi filmado trocando agressões com um homem na rua e, em vídeo, disse que reagiu após ser xingado e ter o carro jogado contra ele e uma amiga.
L
PSOL pede prisão de Alexandre Ramagem após flagrante em Miami

PSOL pede prisão de Alexandre Ramagem após flagrante em Miami

Deputados federais do PSOL-RJ protocolaram o pedido no STF alegando que o parlamentar, condenado por trama golpista, fugiu do país e desrespeitou a proibição de deixar o território nacional.
L
Câmara não foi informada sobre viagem de Ramagem aos EUA

Câmara não foi informada sobre viagem de Ramagem aos EUA

O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), condenado por trama golpista, foi filmado em Miami e não comunicou sua saída do país à Presidência da Casa.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PF intercepta venda clandestina de diamantes e prende quatro pessoas em flagrante em Rondônia

PF intercepta venda clandestina de diamantes e prende quatro pessoas em flagrante em Rondônia

Grupo foi surpreendido durante negociação ilegal de pedras preciosas na zona rural de Espigão D’Oeste/RO
10
Jovem morre afogado em tanque no bairro Green Park em Ronônia

Jovem morre afogado em tanque no bairro Green Park em Rondônia

Adolescente desapareceu após entrar na água com amigos que fugiram sem pedir ajuda.
18
Motorista escapa da morte ao se abaixar quando carreta boiadeira é atingida por tiros na BR-364, próximo de Vilhena

Motorista escapa da morte ao se abaixar quando carreta boiadeira é atingida por tiros na BR-364, próximo de Vilhena

Ataque a bala aconteceu próximo à Colônia dos Mineiros, em Comodoro.
14
Força Tática do 7° BPM prende motociclista que usava caixa de entrega para transportar drogas

Força Tática do 7° BPM prende motociclista que usava caixa de entrega para transportar drogas

A equipe da Força Tática flagrou Alexsander com invólucros de maconha escondidos na caixa de entrega durante patrulhamento na cidade.
16
Força Tática do 7° BPM prende casal por tráfico de drogas em Ariquemes

Força Tática do 7° BPM prende casal por tráfico de drogas em Ariquemes

A ação da Força Tática do 7° BPM prendeu Joice Souza Santos e André Luiz em uma boca de fumo no Setor 11, onde foram apreendidas porções de maconha.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Zelensky recebe plano dos EUA para o fim da guerra na Ucrânia

Zelensky recebe plano dos EUA para o fim da guerra na Ucrânia

O presidente ucraniano recebeu o esboço de um acordo que incluiria concessões territoriais e restrições militares, e espera discutir a iniciativa com Donald Trump nos próximos dias.
L
China zera importação de soja dos EUA; Brasil registra alta de 29%

China zera importação de soja dos EUA; Brasil registra alta de 29%

Em meio às tensões comerciais, a China não importou soja norte-americana pelo segundo mês seguido em outubro, e as compras do Brasil representaram 75% do total, atingindo 7,12 milhões de toneladas.
L
COP 30: Conab e MDS doam 18 toneladas de alimentos a cozinhas solidárias do Pará

COP 30: Conab e MDS doam 18 toneladas de alimentos a cozinhas solidárias do Pará

Ação de doação de alimentos na COP 30 beneficia cozinhas e cooperativas do Pará, que também receberam equipamentos utilizados em atividades gastronômicas durante a conferência.
L

Mariana Belandi destaca empreendedorismo e apresenta o podcast Bora Alí no Giro News

No Giro News, a empresária Mariana Belandi compartilhou sua trajetória, falou sobre sua atuação no empreendedorismo e detalhou o propósito do novo podcast Bora Alí, voltado a valorizar Rondônia e quem constrói o estado.
L

Conexão RH recebeu Elton Vieira, esporte e saúde em foco

No Conexão RH, Elton Vieira compartilhou experiências, aprendizados e alertas sobre saúde, prevenção e esporte em uma conversa leve e inspiradora.
L
Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Iniciativa vai beneficiar 50 alunos com atividades culturais no bairro Cristo Rei.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.