SEXTA-FEIRA, 08/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

A ÁGUA NO BRASIL: DA ABUNDÂNCIA À ESCASSEZ

Garantir o acesso à água de qualidade a todos os brasileiros é um dos principais desafios para os próximos gestores do país.

Publicado em 

A ÁGUA NO BRASIL: DA ABUNDÂNCIA À ESCASSEZ - News Rondônia

Garantir o acesso à água de qualidade a todos os brasileiros é um dos principais desafios para os próximos gestores do país. Culturalmente tratado como um bem infinito, a água é um dos recursos naturais que mais tem dado sinais de que não subsistirá por muito tempo às intervenções humanas no meio ambiente e às mudanças do clima.

Em várias regiões do país, já são sentidos diferentes impactos, como escassez, desaparecimento de nascentes e rios, aumento da poluição da água. Os especialistas alertam que os problemas podem se agravar se não forem tomadas medidas urgentes e se a sociedade não mudar sua percepção e comportamento em relação aos recursos naturais.

A ÁGUA NO BRASIL: DA ABUNDÂNCIA À ESCASSEZ - News Rondônia

O Brasil tem 12 regiões hidrográficas que passam por diferentes desafios para manter sua disponibilidade e qualidade hídrica. Mapeamento do Ministério do Meio Ambiente mostra que, nas bacias que abrangem a Região Norte, o impacto vem principalmente da expansão da geração de energia hidrelétrica. Na Região Centro-Oeste, é a expansão da fronteira agrícola que mais desafia a conservação dos recursos hídricos. As regiões Sul e Nordeste enfrentam déficit hídrico e a Região Sudeste apresenta também o problema da poluição hídrica.

Em nível global, o desafio é conter o aumento da temperatura do clima, fator que gera ondas de calor e extremos de seca que afetam a disponibilidade de água. O relatório especial do Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas, das Nações Unidas, divulgado recentemente, mostra que, se a temperatura global subir acima de 1,5°C, em todo o mundo mais de 350 milhões de pessoas ficarão expostas até 2050 a períodos severos de seca.

Brasil: o mito da abundância

“As gerações mais antigas foram criadas com o mito do país riquíssimo em água, que água seria um problema crônico, histórico, só no Nordeste, no semiárido. Obviamente, desde 2013, na primeira crise que a gente teve, o apagão, que na verdade foi um “secão”, porque não foi resultado só de uma questão elétrica, ficou claro que o Sudeste e o Centro-Oeste têm problemas concretos, intensificados nos últimos dois anos, de disponibilidade de água”, destacou Ricardo Novaes, especialista em Recursos Hídricos do WWF-Brasil.

O pesquisador explica que a crise resulta também da falta de adequada gestão do uso da água, sobretudo em períodos de estiagem –  tendência que deve se manter tendo em vista o baixo índice de precipitação registrado no início desta primavera.

“Temos indicativos de que há um risco de, no próximo verão, ou talvez no outro ano, termos novamente um quadro muito complicado em São Paulo, talvez em todo o Sudeste. Os reservatórios estão com níveis abaixo do que estavam há dois anos, antes da crise de 2014 e 15”, afirmou.

Depois da grave crise hídrica de 2015 que afetou a população de São Paulo, os moradores do Distrito Federal (DF) também passaram pelo primeiro racionamento nos últimos 30 anos devido à falta de água nas principais bacias que abastecem a região. Por mais de um ano, os moradores da capital do país tiveram que se adaptar a um rodízio de dias sem água devido ao esgotamento dos reservatórios das principais bacias que abastecem a cidade.

Na área rural, o governo do DF decretou estado de emergência agrícola. Na época, foi estimado um prejuízo de R$ 116 milhões com a redução de 70% na produção de milho, segundo estudo da Secretaria do Meio Ambiente do DF.

Berço de águas escassas

Os especialistas apontam que uma das principais causas para a crise hídrica é o uso inadequado do solo. No Centro-Oeste, por exemplo, estão concentradas as nascentes de rios importantes do país, devido a sua localização no Planalto Central. Conhecida como berço das águas, a região tem vegetação de Cerrado, bioma que ocupa mais de 20% do território e atualmente é um dos principais pontos de expansão da agropecuária, atividade que usa cerca de 70% da água consumida no país.

Como consequência do avanço da fronteira agrícola, o Cerrado já tem praticamente metade de sua área totalmente devastada. Os efeitos da ausência da vegetação nativa para proteger o solo já são percebidos principalmente na diminuição da vazão dos rios e na escassez de água para abastecimento urbano.

Os especialistas apontam que uma das principais causas para a crise hídrica é o uso inadequado do solo – Arquivo/Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Segundo a coordenadora do programa Cerrado e Caatinga do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), Isabel Figueiredo, que integra a Rede Cerrado, o desmatamento acelerado está impactando tanto a frequência de chuvas, que vem diminuindo nos últimos cinco anos na região, quanto na capacidade do solo de absorver e armazenar a água no subsolo e devolvê-la para os rios.

“A mudança do uso da terra tem alterado demais o ciclo da água e faz com que a gente tenha menos água nos rios, os rios muito assoreados e menor disponibilidade de chuva. Então, o ciclo da água está num pequeno colapso”, afirmou Isabel.

Projeções do Painel Brasileiro de Mudança Climática (PBMC) apontam que nas próximas três décadas o bioma do Cerrado poderá ter aumento de 1°C na temperatura superficial com diminuição percentual entre 10% a 20% da chuva.

“A contribuição do Cerrado para as bacias hidrográficas importantes do Brasil, como São Francisco, Tocantins, por exemplo, vai diminuir muito, se esse processo de desmatamento continuar nesse nível”, completou.

A especialista lembra ainda que o desmatamento do Cerrado não afeta somente as comunidades locais, que já relatam dificuldades para plantar, mas também outras regiões. “Os biomas e ecossistemas brasileiros estão todos interligados. O desmatamento do Cerrado afeta a chuva que cai em São Paulo, o desmatamento na Amazônia afeta a chuva que cai aqui no Cerrado”, explica.

A ÁGUA NO BRASIL: DA ABUNDÂNCIA À ESCASSEZ - News Rondônia

Outros desafios

O desafio de garantir o funcionamento do ciclo hidrológico natural também tem impacto na manutenção dos aquíferos subterrâneos. Os pesquisadores lamentam que o assunto não tenha destaque no debate público e na agenda eleitoral e alertam que, para evitar a próxima crise, é necessário criar um modelo de gestão das águas subterrâneas.

Outro problema que leva à escassez de água é a estrutura precária de saneamento. Considerando as metas estabelecidas pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Nações Unidas, do qual o Brasil é signatário, uma das principais preocupações com relação à água é garantir a universalização do saneamento.

Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), mais de 35 milhões de pessoas ainda não têm acesso à água tratada no Brasil e o sistema de abastecimento de água potável gera 37% de perdas, em média. A falta de tratamento do esgoto compromete mais de 110 mil quilômetros dos rios brasileiros que recebem os dejetos.

A agência estima que, para regularizar a situação, seriam necessários pelo menos R$ 150 bilhões de investimentos em coleta e tratamento de esgotos até 2035.

“Um objetivo absolutamente fundamental, mas que vai exigir um nível de investimento, comprometimento de agentes públicos e desenvolvimento de tecnologias – e não estamos vendo energia sendo colocada para atingir isso. E não adianta você investir em saneamento e ter de buscar água cada vez mais longe, por causa do desmatamento”, criticou Novaes.

Um problema de percepção

Doutor em ecologia e autor de vários livros sobre educação ambiental, Genebaldo Freire destaca que todos estes problemas só serão resolvidos quando os governos e sociedade mudarem sua percepção sobre a importância dos recursos naturais para a sobrevivência humana.

“Nós estamos vivendo uma falha de percepção e temos algumas evidências objetivas que comprovam isso: nós dependemos de água para tudo e qual é o nosso comportamento? Desperdício, consumismo, poluição e desmatamento, e isso tudo numa pressa danada, com uma população que cresce em 75 milhões de pessoas a cada ano no mundo”, constata.

Segundo o professor, não há lugar seguro no planeta e, além da falta de percepção, há uma absoluta falta de governança na gestão da água. O escritor também critica a indiferença e incapacidade da classe política em lidar com o tema da educação ambiental.

“A história dos problemas ambientais passa por essa falha de percepção por várias razões: conveniência, ignorância ou apatia. Todo o processo de educação ambiental hoje tem de estar obrigatoriamente centrado na ampliação da percepção, senão não vai mudar coisa alguma”, avalia Freire.

O professor ressalta que vários colapsos já estão ocorrendo devido à grande pressão da população mundial de sete bilhões de pessoas sobre os sistemas naturais, que estão assumindo “configurações diferentes das que nós estamos acostumados para neutralizar nossas ações”.

Para evitar o agravamento da situação, é necessária uma evolução do ponto de visto ético e moral e não somente científico e tecnológico. “A mudança do clima é a maior falha de mercado da espécie humana, porque é algo em que a inteligência estratégica de sobrevivência do ser humano não funcionou e continua errando de forma insistente. E qual a consequência disso? E você ter o crescimento de conflitos que já estão estabelecidos, como disputa por água, energia e espaço, aumento de refugiados”, comenta.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Aquecimento global 1,5°C foi a meta do Acordo de Paris

Aquecimento global 1,5°C foi a meta do Acordo de Paris

A meta foi estabelecida para evitar impactos extremos do clima, mas estudos recentes indicam que esse limite já pode ter sido atingido, trazendo riscos para o planeta.
L
Desmatamento na Amazônia sobe, enquanto no Cerrado cai

Desmatamento na Amazônia sobe, enquanto no Cerrado cai

Dados do Deter mostram resultados contrastantes no desmatamento entre os biomas, com queda expressiva no Cerrado e Pantanal no último ano.
L
Governo de RO reforça compromisso ambiental na Conferência de Áreas Contaminadas, em SP

Governo de RO reforça compromisso ambiental na Conferência de Áreas Contaminadas, em SP

Representado pela Sedam, Rondônia apresentou soluções técnicas e sustentáveis para áreas contaminadas, como o uso de geofísica e extratos vegetais.
L
Coleta de resíduos eletroeletrônicos marca participação da Sedam no Arraial Flor do Maracujá

Coleta de resíduos eletroeletrônicos marca participação da Sedam no Arraial Flor do Maracujá

Sedam promove ações ambientais no Arraial Flor do Maracujá, com coleta de resíduos eletroeletrônicos, doação de mudas e educação ambiental em Porto Velho.
L
Prefeitura de Porto Velho intensifica ações contra queimadas e faz aceiros em espaços públicos

Prefeitura de Porto Velho intensifica ações contra queimadas e faz aceiros em espaços públicos

Sema realiza aceiramentos em áreas como Parque das Águas e Espaço Alternativo para prevenir incêndios durante a estiagem.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Povoado Nerd | Entrevista com Monique (Codinome Nick)

O Povoado Nerd desta sexta-feira, 08 de agosto, às 17h, traz uma entrevista especial com Monique, conhecida pelo codinome Nick.
L
Presidente Lula pede a senadores para não assinarem pedido de impeachment de Moraes

Presidente Lula pede a senadores para não assinarem pedido de impeachment de Moraes

Em um evento no Acre, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o motim de parlamentares da oposição e defendeu a atuação do ministro do STF, Alexandre de Moraes.
L
Próxima Etapa do Programa Habitacional Meu Sonho abre caminho para a casa própria em Porto Velho e Ji-Paraná

Próxima Etapa do Programa Habitacional Meu Sonho abre caminho para a casa própria em Porto Velho e Ji-Paraná

Propostas aprovadas receberão até R$ 2 milhões para desenvolver projetos voltados à promoção de direitos e qualidade de vida
L
Influenciador Felca acusa youtuber de sexualizar crianças e produzir conteúdo para pedófilos

Influenciador Felca acusa youtuber de sexualizar crianças e produzir conteúdo para pedófilos

Em vídeo com denúncias graves, o influenciador digital Felca criticou o youtuber H. S. e o acusou de sexualizar jovens para aumentar o engajamento e atrair um público perigoso.
L
Fotos: Governo de Rondônia

Governo de Rondônia destaca avanços em saúde, segurança pública e economia de 4 a 8 de agosto

Estado zera fila de catarata, recebe prêmio nacional, registra alta na abertura de empresas e amplia acesso a serviços públicos em Porto Velho
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Evento no Ginásio Cláudio Coutinho, em 11 de agosto, reunirá mais de 150 empresas e oferecerá oportunidades para todos os níveis de escolaridade, incluindo PcDs.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PARA VILHENA/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA JOVEM APRENDIZ PARA VILHENA/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA VILHENA/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PARA SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

POLÍTICA

Moraes nega visita de deputado a Bolsonaro por suposta conexão em investigações

Moraes nega visita de deputado a Bolsonaro por suposta conexão em investigações

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, negou o pedido do deputado Gustavo Gayer (PL-GO) para visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro, alegando que Gayer é investigado em um processo sigiloso.
L
Deputado Pedro Fernandes comemora licitação da ponte sobre o Rio Cujubim

Deputado Pedro Fernandes comemora licitação da ponte sobre o Rio Cujubim

A licitação para a ponte na RO-205 foi publicada após articulação de Pedro Fernandes, garantindo mais dignidade e desenvolvimento para a região do Vale do Jamari.
L
Deputado Pedro Fernandes propõe Cadastro de Condenados por Violência Contra a Mulher em Rondônia

Deputado Pedro Fernandes propõe Cadastro de Condenados por Violência Contra a Mulher em Rondônia

A iniciativa, que está pronta para votação, busca criar um banco de dados com informações de condenados por crimes como feminicídio e estupro para fortalecer a proteção às vítimas.
L
Lula já está no Acre e, a partir das 15h, estará em Rondônia para anunciar um pacote de obras importantes para a economia

Lula já está no Acre e, a partir das 15h, estará em Rondônia para anunciar um pacote de obras importantes para a economia

Entre as obras anunciadas por Lula, estará a construção da megaponte binacional Guajará-Guayaramerín sobre o rio Mamoré, que unirá por terra Brasil e Bolívia, cumprindo o acordo histórico que possibilitou a anexação do Acre ao país pelo Tratado de Petrópolis em 1903.
L
Eyder Brasil capacita 220 jovens em curso de formação de vigilantes em Porto Velho

Eyder Brasil capacita 220 jovens em curso de formação de vigilantes em Porto Velho

O deputado estadual Eyder Brasil destinou uma emenda de R$ 230 mil ao Instituto INDESP para capacitar jovens na capital, gerando emprego e qualificação profissional.
L
Publicidade

POLÍCIA

Briga em escola termina com estudante ferida a tesouradas na zona leste de SP

Briga em escola termina com estudante ferida a tesouradas na zona leste de SP

Uma briga por causa de uma cadeira na Escola Estadual José Chediak, no Parque São Lucas, deixou uma estudante de 17 anos com ferimentos graves.
14
Idoso com camisa do Brasil é agredido por militantes durante recepção de Lula em Porto Velho

Idoso com camisa do Brasil é agredido por militantes durante recepção de Lula em Porto Velho

Presidente Lula chegou à capital rondoniense nesta sexta-feira; vítima sofreu ferimentos na cabeça e no tórax após ser atacada por militantes.
16
Polícia apreende 200 kg de drogas em carreta na BR-319

Polícia apreende 200 kg de drogas em carreta na BR-319

A ação foi realizada em conjunto pela DENARC (Divisão de Narcóticos) e pela Receita Federal.
12
PF e PRF prendem homem por trafico interestadual de drogas em Rondônia

PF e PRF prendem homem por trafico interestadual de drogas em Rondônia

O condutor, o veículo e a carga foram encaminhados à unidade da Polícia Federal
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Inscrições para seletiva de xadrez do JIR 2025 em Porto Velho seguem até 12 de agosto

Inscrições para seletiva de xadrez do JIR 2025 em Porto Velho seguem até 12 de agosto

Prefeitura de Porto Velho selecionará dez enxadristas para representar a capital nos Jogos Intermunicipais de Rondônia, em Ji-Paraná.
L
Prefeitura mantém limpeza diária no Parque dos Tanques durante o Arraial Flor do Maracujá

Prefeitura mantém limpeza diária no Parque dos Tanques durante o Arraial Flor do Maracujá

Mutirão da Prefeitura garante limpeza e acolhimento no Parque dos Tanques, em Porto Velho, durante todas as noites do Arraial Flor do Maracujá.
L
Vara do Trabalho de Cacoal é premiada por solução de mérito

Vara do Trabalho de Cacoal é premiada por solução de mérito

A Vara do Trabalho de Cacoal, em Rondônia, foi reconhecida em Brasília como Vara Destaque Regional em Solução de Mérito no Prêmio TRT em Destaque.
L
Professores de Jaru participam de formação continuada em educação infantil

Professores de Jaru participam de formação continuada em educação infantil

A Prefeitura de Jaru e a Semed promoveram a formação continuada “Primeiros Passos” para 40 professores, visando aprimorar o ensino e o processo de alfabetização.
L
Lucro da Petrobras e dividendo abaixo do esperado derrubam ações na bolsa

Lucro da Petrobras e dividendo abaixo do esperado derrubam ações na bolsa

A Petrobras registrou lucro líquido de R$ 26,7 bilhões no segundo trimestre de 2025, mas a queda de 24,3% em relação ao trimestre anterior e a distribuição de R$ 8,66 bilhões em dividendos causaram insatisfação no mercado.
L
Recurso para atendimento especializado na PND tem prazo final em 12 de agosto

Recurso para atendimento especializado na PND tem prazo final em 12 de agosto

Participantes da Prova Nacional Docente (PND) com pedidos recusados devem recorrer até terça-feira para garantir atendimento especializado.
L
Felca processa mais de 200 perfis por acusações falsas de pedofilia

Felca processa mais de 200 perfis por acusações falsas de pedofilia

O influenciador digital Felca entrou com uma ação judicial contra 233 perfis na plataforma X (antigo Twitter) e oferece um acordo em troca de uma doação para instituições de proteção à infância.
L
Nota de pesar - Arlindo Cruz

Nota de pesar – Arlindo Cruz

O cantor, compositor e músico Arlindo Cruz faleceu em 8 de agosto de 2025, deixando um legado de 847 composições e mais de 1.800 gravações.
L
Sebrae em Rondônia marca presença na 8ª Ficop 2025

Sebrae em Rondônia marca presença na 8ª Ficop 2025

O Sebrae em Rondônia participa da 8ª Feira da Indústria e Comércio de Pimenta Bueno (Ficop).
L
Setor pecuário de Rondônia busca redução de ICMS para aumentar competitividade

Setor pecuário de Rondônia busca redução de ICMS para aumentar competitividade

A Associação dos Pecuaristas de Rondônia (APRON) está liderando um movimento para reduzir o ICMS sobre o gado em pé, visando beneficiar a economia local e os pequenos produtores.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.