SEGUNDA-FEIRA, 14/04/2025

BRASIL DEVE REDUZIR EMISSÃO DE GASES ANTES DO PREVISTO, DIZ MINISTRO

As políticas públicas brasileiras resultaram na redução de 2,6 milhões de toneladas de emissões de gases de efeito estufa nos últimos dois anos, informou hoje (22) o ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte

Publicado em 

BRASIL DEVE REDUZIR EMISSÃO DE GASES ANTES DO PREVISTO, DIZ MINISTRO - News Rondônia

As políticas públicas brasileiras resultaram na redução de 2,6 milhões de toneladas de emissões de gases de efeito estufa nos últimos dois anos, informou hoje (22) o ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, que participa em Montevidéu, da Semana do Clima da América Latina e Caribe. Segundo ele, o Brasil não apenas cumprirá as metas estabelecidas no Acordo de Paris, como deve conseguir alcançá-las "antes do previsto".

BRASIL DEVE REDUZIR EMISSÃO DE GASES ANTES DO PREVISTO, DIZ MINISTRO - News Rondônia

O ministro apresentou um painel sobre o assunto na manhã de hoje. "A região [América Latina e Caribe] tem metas importantes a cumprir, e vem cumprindo, especialmente pela contribuição brasileira. A queda no desmatamento, sobretudo na Amazônia e no Cerrado, trouxe grandes resultados para o cumprimento das metas estabelecidas para o Brasil. Os resultados alcançados na Amazônia – queda de 12% no ano passado – foram significativos. Nos últimos dois anos, no setor florestal, a redução foi de mais de 2 bilhões de toneladas, o que contribuiu para o cumprimento do acordo", afirmou em entrevista à Agência Brasil.

"A criação de novas unidades de conservação e a soma entre o que está deixando de ser emitido e o que está sendo capturado por nossas florestas fazem com que o Brasil tenha resultados bastante otimismas na redução de prazos para o cumprimento dos compromissos brasileiros. Estamos indicando ao mundo que o Brasil vai cumprir as metas e que é possível alimentar a possibilidade de estabelecer outras, além daquelas já estabelecidas".

Paris

No âmbito do Acordo de Paris, o Brasil propôs redução de  37% nas emissões até 2025, tendo como ponto de partida as emissões de 2005 e a possível redução delas em 43% até 2030. "Nos dois últimos anos, o Brasil alinhou sua produtividade, resgatando o país da crise econômica, se desenvolvendo, criando empregos, o que é um sinal claro para o mundo de que desenvolvimento econômico e meio ambiente podem e devem andar juntos", disse o ministro.

Em relação aos maiores desafios da América Latina e do Caribe, Edson Duarte enumerou a conservação do solo, a qualidade dos alimentos, a redução da dependência dos agroquímicos, o cuidado com as águas, o combate ao tráfico de animais e às atividades ambientais ilegais.

Segundo o ministro, o Brasil mantém o protagonismo no contexto mundial, onde pairam uma série de dúvidas quanto ao cumprimento das metas estabelecidas no Acordo de Paris. "Estamos colocando à disposição dos outros países não só as nossas plataformas, mas os nosso técnicos. De tal forma que não estamos só exportando produtos, mas também soluções ambientais. O Brasil é um exemplo para a região e para o mundo."

A Semana do Clima da América Latina e Caribe termina amanhã (23). O objetivo do evento é alavancar as ações climáticas da região e apoiar a implementação das contribuições nacionais (NDC) dos países para o Acordo de Paris e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Meio Ambiente divulga balanço das ações realizadas nos três primeiros meses da gestão atual

Um dos destaques foi o zeramento da lista de espera de licenças ambientais pendentes
L
Plataforma de inteligência artificial Ciera será lançada para otimizar a restauração de vegetação nativa no Brasil

Plataforma de inteligência artificial Ciera será lançada para otimizar a restauração de vegetação nativa no Brasil

Ferramenta inova na interpretação automática de dados e informações
L

Nível do Rio Madeira supera em mais de 1,5 metro a média esperada para o ano

Neste sábado (12) o Madeira registrou a marca de 16,75 metros
L
Governo de RO assina termo de doação e contrato para análise do CAR pelo projeto Regulariza Rural

Governo de RO assina termo de doação e contrato para análise do CAR pelo projeto Regulariza Rural

O Secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, enfatiza que, a união de esforços é essencial em um momento como este.
L

Nova regulamentação de licenciamento marca progresso na preservação ambiental em Porto Velho

Iniciativa histórica da Sema marca novo capítulo na gestão pública ambiental
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo de RO comemora o Dia Mundial do Café com avanços e ações de valorização para o produtor

Governo de RO comemora o Dia Mundial do Café com avanços e ações de valorização para o produtor

A ação marcou o avanço no fortalecimento da cafeicultura no estado, que tem se destacado no cenário nacional.
L

Léo Moraes: prefeito comemora iniciativa da Páscoa no Parque

Evento atraiu cerca de vinte e cinco mil pessoas ao Parque da Cidade e encantou crianças com distribuição de chocolates e presença do “Coelhão Léo”
L

Semana começa com chuvas de níveis 1 e 2

Previsão indica pancadas e tempestades localizadas em várias regiões de Rondônia, incluindo a capital
L

Exército Brasileiro celebra 377 anos com exposição aberta ao público na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Evento atraiu famílias e emocionou com a apresentação da Banda de Música da 17ª Brigada de Infantaria de Selva
L
Abertura do Páscoa no Parque surpreende e enche o Parque da Cidade

Abertura do Páscoa no Parque surpreende e enche o Parque da Cidade

Mais de 25 mil pessoas marcaram presença no primeiro dia do evento.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Encontro de lideranças do Jiu-Jitsu reúne mestres e atletas em evento no CT Tubarão

Realizado na sexta-feira (04), evento celebrou união das academias, debateu temas importantes e apresentou programa inédito de patrocínio a atletas da Região Norte
L
Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

Concurso para servidores: Comissão comunica sobre etapas presenciais de heteroidentificação para candidatos negros e indígenas; Confira datas e locais

Candidatos devem chegar com 30 minutos de antecedência ao horário indicado. A ausência ou atraso implicará eliminação nesta fase. A entrevista será individual e poderá ser gravada para fins de registro institucional.
L
Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Entrevistados citam melhoria na qualidade de vida e na produtividade
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Edevaldo Neves apoia a 10ª Copa Colorado em Machadinho do Oeste e destaca o incentivo ao esporte regional

Edevaldo, que foi patrocinador oficial do evento, reafirmou seu compromisso com o fortalecimento do esporte no interior do estado.
L

Deputada Lebrinha realiza encontro com parlamentares bolivianos para discutir interesses comuns entre Brasil e Bolívia

Iniciativa faz parte da atuação da deputada na presidência da Frente Parlamentar Binacional Brasil/Bolívia.
L

Início do patrolamento da Linha 101 em União Bandeirantes ocorre após indicação da deputada Dra. Taissa Sousa

Máquinas já atuam na Linha 101, com serviços de nivelamento e encascalhamento, trazendo melhorias para motoristas e moradores da região
L

Associação de Tarilândia recebe equipamentos com emenda parlamentar de R$ 50 mil, apoiada pela deputada Cláudia de Jesus

O recurso foi destinado à entidade a partir de solicitação da presidente da associação, Sebastiana do MDA.
L

Deputado Eyder Brasil propõe lei para assegurar educação inclusiva nas escolas de Rondônia.

A proposta estabelece diretrizes para assegurar acesso e permanência de alunos com deficiência e outras condições específicas na rede pública e privada de ensino
L
Publicidade

POLÍCIA

Falso CAC pega arma do patrão e acaba preso depois de atirar em conveniência

Falso CAC pega arma do patrão e acaba preso depois de atirar em conveniência

Uma denúncia dizia que o suspeito estava armado e fez um disparo para o alto em frente ao estabelecimento comercial.
10
Homem é preso em flagrante por furto de celular no bairro Orleans

Homem é preso em flagrante por furto de celular no bairro Orleans

A vítima, diarista na casa, percebeu o desaparecimento do aparelho e apresentou imagens de segurança à PM, que identificou o suspeito — já conhecido por outras ocorrências.
12
Motorista foge após causar acidente que deixa motociclista em estado grave

Motorista foge após causar acidente que deixa motociclista em estado grave

O condutor de um Celta, que acessava a via em alta velocidade, colidiu com a moto, arremessando a vítima contra a calçada.
16
Criança de 7 anos morre atropelada por moto enquanto andava de bicicleta

Criança de 7 anos morre atropelada por moto enquanto andava de bicicleta

Segundo o jornal, o menino andava de bicicleta quando atravessou a via e foi atingido por uma motocicleta em alta velocidade, sendo arrastado por cerca de 20 metros.
18
Polícia Civil de Rondônia prende suspeito de tentativa de homicídio contra policial e roubo

Três jovens desaparecem após churrasco; dois têm antecedentes por tráfico

Um carro ligado ao grupo foi encontrado abandonado na terça (8), sem sinais de violência.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vacinação nas escolas começa nesta segunda-feira

Vacinação nas escolas começa nesta segunda-feira

Meta é imunizar 90% dos alunos menores de 15 anos
L

“Semed em Ação” realiza busca ativa nos bairros Ulisses Guimarães, Ronaldo Aragão e regiões vizinhas

Com o cadastro a Prefeitura vai planejar a criação de futuras creches na região
L

Aula Show da Flakes encanta público com chocolate no Parque da Cidade

Além da diversão e empreendedorismo, as famílias se deliciaram com o ovo de pistache
L
Feira de empreendedorismo impulsiona a economia local em Ouro Preto do Oeste

Feira de empreendedorismo impulsiona a economia local em Ouro Preto do Oeste

O vice-governador e titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Sérgio Gonçalves, destacou a importância do evento.
L
Governo de RO executa manutenção na RO-383, sentido Alta Floresta d’Oeste

Governo de RO executa manutenção na RO-383, sentido Alta Floresta d’Oeste

Morador da região, o agricultor José Valdir elogiou a qualidade dos trabalhos.
L

Semed interrompe atividades escolares no Baixo Madeira por 15 dias

A suspensão poderá ser prorrogada por igual período, se necessário
L

Estradas vicinais de Vista Alegre do Abunã recebem melhorias da Prefeitura de Porto Velho

Serviço facilita o escoamento da produção agrícola e o transporte da população
L

Apresentação de Jesus de Nazaré comove o público no Parque da Cidade

O grupo teatral Nova Canaã vai realizar mais três apresentações nos dias 18, 19 e 20 de abril
L

Mais de 25 mil pessoas participaram do primeiro dia de evento no Parque da Cidade

População compareceu em peso e aprovou a iniciativa da Prefeitura de Porto Velho
L

Ação Cidade Limpa é realizada no distrito de União Bandeirantes

Os próximos distritos a receberem o serviço serão Abunã e Vista Alegre do Abunã
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.