SÁBADO, 07/06/2025
Publicidade

SEDAM MONITORA FOCOS DE CALOR EM RONDÔNIA E REPASSA INFORMAÇÕES PARA OS ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÃO

Sedam emite relatórios diários de queimadas em Rondônia

Publicado em 

SEDAM MONITORA FOCOS DE CALOR EM RONDÔNIA E REPASSA INFORMAÇÕES PARA OS ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÃO - News Rondônia

A Sala de Situação da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) tem emitido relatórios diários com foco de calor (queimadas) registrados em todo o estado de Rondônia. O meteorologista Fábio Adriano Monteiro e equipe monitoram em tempo real todas as ocorrências, definindo e registrando a especialização dos focos, com informações detalhadas das coordenadas, município e horários da queimada.

Segundo Fábio Monteiro, os dados são cruzados com o banco de dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e repassados por meio de relatórios para os órgãos fiscalizadores que podem ir até o local da queimada ou, simplesmente, fazer uma ligação telefônica para o proprietário da área onde ocorre o fato e comunicá-lo que está cometendo um crime ambiental e será penalizado.

SEDAM MONITORA FOCOS DE CALOR EM RONDÔNIA E REPASSA INFORMAÇÕES PARA OS ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÃO - News Rondônia

O meteorologista explica que julho é um mês de umidade baixa e que os riscos de incêndios são maiores. Em junho do 2017 foram registrados 152 focos de calor, contra 148 no mesmo período deste ano. Nos três primeiros dias de julho desse ano foram registrados 15 focos de calor. No ano passado,  foram registrados 1008 focos durante todo mês de julho.

O trabalho de monitoramento, fiscalização e de educação ambiental tem feito com que as queimadas em Rondônia diminua. Os dados comprovam, em 2007 a Sala de Situação registrou o maior número de queimadas, 11.932. O segundo maior registro foi em 2010, com 7.576. Em 2017 foram 4.568 focos de calor. Os dados são registrados por satélite de referência.

Manoel Jonas, do setor de Educação Ambiental da Sedam, alerta que queimadas são proibidas em Rondônia, mas quando o produtor achar que necessita queimar por algum motivo, deve apresentar um requerimento junto à Sedam que irá realizar vistoria na propriedade e analisar se autoriza ou não o processo. Quem realiza queimadas irregulares é multado conforme o Decreto Federal nº 6515, Artigo nº 66, que estabelece, de modo geral, R$ 5 mil por hectare, no caso de reserva legal. Se for área protegida, o valor aumenta para R$ 6 mil por hectare e mais agravante conforme estabelece a legislação perante casos específicos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de RO destaca atuação do Controle Interno frente às mudanças climáticas em reunião nacional

O encontro, voltado aos controladores brasileiros, especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil também realizou abordagens sobre a Inteligência Artificial e os impactos na sociedade.
L

Parque Natural Municipal celebra o Dia do Meio Ambiente com visitação de alunos

Estudantes foram divididos em dois grupos – Bagre e Arara Azul
L
Atuação do Controle Interno frente às mudanças climáticas é tema de destaque na participação do governo de RO em encontro nacional

Atuação do Controle Interno frente às mudanças climáticas é tema de destaque na participação do governo de RO em encontro nacional

Outros temas como Inteligência Artificial e Auditoria, engajamento da sociedade na fiscalização dos recursos públicos, impacto da lei de licitações nas relações público-privado, controle interno na consensualidade, também foram debatidos.
L

Dia Mundial do Meio Ambiente: Marina Silva diz que o governo não vai tolerar que se passe por cima das leis ambientais

“E que seja desferido um golpe mortal em nossa legislação, justamente quando o desequilíbrio ecológico está acelerando as mudanças climáticas.”
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Momento Agro | Entrevista Andrio Bertol – Empresa Pescados Rei do Pirarucu

Neste sábado, dia 07, às 11h, o Momento Agro entrevista Elisandrio Bertol — mais conhecido como Andrio — fundador da agroindústria familiar Pescados Rei do Pirarucu.
L
MEC prorroga inscrições do Enem 2025 até 13 de junho; pagamento da taxa vai até 18 de junho

MEC prorroga inscrições do Enem 2025 até 13 de junho; pagamento da taxa vai até 18 de junho

Anúncio foi feito pelo Ministério da Educação neste sábado (7)
L
Anvisa proíbe venda de três marcas de azeite por irregularidades e risco à saúde

Anvisa proíbe venda de três marcas de azeite por irregularidades e risco à saúde

Produtos devem ser apreendidos e retirados de comercialização
L

Pirelli otimiza produção e logística com novo armazém em São Paulo

Unidade integra reduz custos e fortalece a competitividade da marca na América Latina
L

Sorteio News Rondônia e Cine Araújo premia internauta com ingressos para o cinema

Internauta sortuda conquista par de ingressos para aproveitar um super filme no melhor cinema de Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho Anuncia Nova Alteração no Cronograma do Processo Seletivo Emergencial

Alteração foi necessária para garantir transparência e análise criteriosa
L
FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

Nova edição será realizada no segundo semestre e ofertará 3.652 vagas
L

Governo de RO abre processo seletivo com 100 vagas temporárias para engenheiros, arquitetos e desenhistas na Seduc

O objetivo da seleção é atender às demandas de fiscalização de obras, elaboração de projetos, orçamentos e combate a incêndio nas escolas da Rede Estadual de Ensino.
L

Rondônia avança na geração de trabalho e renda com integração entre os programas Rondônia Tem Tudo e Geração Serviço

A proposta oferece uma experiência digital única, conectando gratuitamente consumidores a produtos e serviços oferecidos por autônomos, pequenos negócios e empreendedores locais.
L
MGI autoriza e detalha 2.021 vagas na segunda edição do CNU 2025

MGI autoriza e detalha 2.021 vagas na segunda edição do CNU 2025

Três portarias incluem cargos no INSS, Enap e outros órgãos públicos
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula promete ligar pessoalmente para convidar Trump à COP30

Presidente destacou importância da participação dos EUA na conferência
L

Coronel Chrisóstomo realiza reunião com agricultores, pescadores e produtores e comunidade em Costa Marques

Em agenda oficial no município, o deputado visitou unidades públicas e reforçou o vínculo com lideranças e moradores de Costa Marques.
L

Hildon monta no agro e “cavalga rumo a 2026” com discurso afinado e vídeos estratégicos

Com foco nas eleições de 2026, Hildon Chaves investe na imagem de aliado do agronegócio e tenta conquistar a confiança do campo com vídeos, discursos estratégicos e presença digital.
L

Governo de Rondônia acolhe proposta de Cláudia de Jesus sobre servidores da Caerd

Medida visa preservar empregos e conhecimento técnico em meio à possível privatização.
L

Em Costa Marques, Coronel Chrisóstomo revisita suas origens às margens da BR-429

Deputado federal retorna ao município onde cresceu, reencontra a casa da infância, a escola onde foi alfabetizado e o Forte que marcou sua relação com o Exército Brasileiro.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é atropelado ao se lançar na frente de caminhão e é socorrido pelos Bombeiros

Homem é atropelado ao se lançar na frente de caminhão e é socorrido pelos Bombeiros

O motorista, que não conseguiu evitar o impacto, permaneceu no local e prestou socorro até a chegada do Corpo de Bombeiros.
14
Comerciante de Vilhena tem restaurante destruído após colisão entre carretas na BR-174

Comerciante de Vilhena tem restaurante destruído após colisão entre carretas na BR-174

O acidente aconteceu na BR-174, quando uma das carretas, conduzida por um motorista gaúcho, foi atingida por outro veículo pertencente a uma transportadora com filial em Vilhena.
10
Polícia Civil de Rondônia cumpre mandados contra suspeito de tentativa de homicídio em Rondônia

Polícia Civil de Rondônia cumpre mandados contra suspeito de tentativa de homicídio em Rondônia

De acordo com as investigações, o suspeito teria atraído a vítima até um local isolado, onde efetuou diversos disparos de arma de fogo.
12
Motociclista bate em traseira de carro de aplicativo na Amazonas

Motociclista bate em traseira de carro de aplicativo na Amazonas

Segundo testemunhas, a motociclista seguia ao lado de outra moto sentido Rua Goianésia, quando acabou batendo forte na traseira de um carro de aplicativo que ia na mesma direção.
16
Apenado é preso com moto roubada após assalto e deixar comparsa em casa na capital

Apenado é preso com moto roubada após assalto e deixar comparsa em casa na capital

O criminoso também é apontado como um dos autores do assalto que aconteceu na Rua Caparai, bairro Lagoa, zona leste da capital.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Número de adeptos de religiões afro-brasileiras mais que triplica em 10 anos, aponta Censo 2022

Número de adeptos de religiões afro-brasileiras mais que triplica em 10 anos, aponta Censo 2022

Religiões de matriz africana chegaram a 1% da população no Brasil
L
Lula critica genocídio em Gaza e cobra ação internacional durante coletiva em Paris

Lula critica genocídio em Gaza e cobra ação internacional durante coletiva em Paris

Para o presidente, mundo tem perdido a humanidade diante do assunto
L
Mostra CineMarias abre inscrições para curtas dirigidos por mulheres e pessoas não-binárias de todo o Brasil

Mostra CineMarias abre inscrições para curtas dirigidos por mulheres e pessoas não-binárias de todo o Brasil

Filmes poderão ser vistos em Vitória nos dias 22 e 23 de agosto
L
Refúgio em Cambuci protege papagaio-chauá e outras espécies da Mata Atlântica

Refúgio em Cambuci protege papagaio-chauá e outras espécies da Mata Atlântica

Mapeamento apresenta 416 parques municipais no estado
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental (LAO): PRADO RETIFICA DE MOTORES LTDA

RENOVAÇÃO DA LICENÇA DE OPERAÇÃO
L
Alinhamento da Lua com Spica e Antares facilita observação de estrelas no céu brasileiro em junho

Alinhamento da Lua com Spica e Antares facilita observação de estrelas no céu brasileiro em junho

Fenômeno poderá ser percebido mesmo em cidades com poluição luminosa
L

Brasileirão Feminino: TV Brasil transmite dois jogos neste sábado

Bragantino enfrenta São Paulo e Real Brasília recebe Palmeiras.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.