SEXTA-FEIRA, 11/04/2025

INVENTÁRIO FLORESTAL AVANÇA NA AMAZÔNIA

Dos nove estados que abrigam o bioma, o levantamento está em andamento em cinco e já foi concluído em Rondônia e parte do Pará e Mato Grosso.

Publicado em 

INVENTÁRIO FLORESTAL AVANÇA NA AMAZÔNIA - News Rondônia

Equipes do Inventário Florestal Nacional (IFN) estão percorrendo a Amazônia com o objetivo de coletar dados sobre as condições das florestas e realizar entrevistas com moradores. Nos estados do Acre, Maranhão, Tocantins e na região de Manaus, no Amazonas, as equipes foram capacitadas em março e deram início ao trabalho de campo, com previsão de quase 700 pontos de coleta de dados.

Além destas regiões, o levantamento também está sendo realizado em Roraima desde setembro de 2017 e a previsão é terminar em julho, com coleta de dados em 201 pontos da floresta. Realizado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, o levantamento já foi concluído em Rondônia, parte do Pará e do Mato Grosso.

INVENTÁRIO FLORESTAL AVANÇA NA AMAZÔNIA - News Rondônia

A expectativa é que a coleta de dados em campo em toda a Amazônia seja concluída até o final de 2020. O levantamento conta com investimento do Fundo Amazônia, num total de mais de R$ 65 milhões.

O objetivo é conhecer não só a quantidade dos recursos florestais como também o estado de conservação, a sua diversidade e a relação da população com as florestas. “Produzir informações sobre as florestas é uma forma de valorizá-las, de potencializar o seu manejo sustentável e de influenciar na formulação de políticas que fortaleçam o uso adequado de seus recursos e a permanência das florestas em pé”, explica Joberto Freitas, diretor de Pesquisa e Informações Florestais do Serviço Florestal.

De acordo com o diretor, os resultados poderão orientar a formulação de políticas de conservação, uso e desenvolvimento florestal. “A biodiversidade da Amazônia e seu estado de conservação ainda são pouco conhecidos. O IFN está fazendo um levantamento detalhado em campo da floresta, o que inclui dados sobre a flora, o solo, estoque de carbono, o uso que a população faz da floresta, entre outros dados”, explica Freitas.

RAIO-X DA FLORESTA

A Amazônia é a maior reserva de biodiversidade do mundo e o maior bioma do Brasil – ocupa 420 milhões de hectares, quase metade do território nacional. O bioma cobre totalmente cinco estados (Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima), quase totalmente Rondônia (98,8%) e parcialmente Mato Grosso (54%), Maranhão (34%) e Tocantins (9%).

As equipes estão indo a campo medir as árvores, analisar sua saúde e vitalidade, coletar amostras do solo e de material botânico, entre outros aspectos. Além disso, são realizadas entrevistas com moradores do entorno das áreas pesquisadas para levantar informações sobre a sua relação com a floresta e o uso dos recursos florestais.

ANDAMENTO DO IFN

Realizada em todo o país, a coleta de dados do Inventário Florestal Nacional já foi concluída em 48% dos estados: Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Sergipe. Em outros 11 estados (40,7%), o levantamento está em andamento.

Quase 51 mil amostras botânicas e mais de 12 mil amostras de solo foram coletadas, entre outros dados, em mais de 6 mil pontos do país. Além disso, quase 17 mil pessoas já foram entrevistadas pelas equipes do IFN nas proximidades das áreas pesquisadas

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Relatório alerta para risco de extinção em massa se aquecimento global atingir 3 °C

Relatório alerta para risco de extinção em massa se aquecimento global atingir 3 °C

Rio de Janeiro sedia evento global sobre clima e saúde
L

Defesa Civil Municipal embarca em uma das maiores ações humanitárias da história

Embarcação Deus é Amor irá percorrer todos os distritos do baixo Madeira
L

Rio Madeira recua e marca 16,68 metros nesta terça-feira (8)

O número de comunidades ribeirinhas afetadas aumentou para 51 localidades
L

Ações de educação ambiental levam orientação a produtores e fortalecem prevenção de queimadas em Rondônia

Produtoras rurais recebem orientações durante busca ativa no entorno do distrito de Jaci Paraná
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Solidariedade que navega: apoio do Exército e Prefeitura leva ajuda às vítimas da cheia do Madeira

Com 12 mil pessoas afetadas e comunidades isoladas, ação conjunta leva mantimentos, saúde e esperança a famílias atingidas no Médio e Baixo Madeira
L

Início da gestão de Léo Moraes em Porto Velho é marcado por conquistas celebradas em evento especial

Evento para celebrar os 100 dias de gestão acontece no sábado, no Parque da Cidade
L

Baile da Astro: News Rondônia revela os ganhadores do sorteio para o maior evento funk do ano

Porto Velho já está se preparando para a festa que promete ser o destaque do calendário local! O Baile da Astro, prestes a acontecer no dia 12 de abril no Oasis Camping Club, contará com um line-up estrelado e uma superestrutura que promete uma noite épica.
L

#FalaêPodCast | Entrevista Felipe Medeiros e Wevi Silva

Nesta quinta-feira, dia 10, às 18h, o Falaê Podcast recebe dois convidados com trajetórias marcadas pela fé: Felipe Medeiros, de 19 anos, que prega desde os 10 anos de idade e vive há 19 anos na presença de Deus, e Wevi Silva, cantor gospel e influenciador digital, com 26 anos de caminhada cristã. Uma conversa inspiradora sobre propósito, ministério e transformação. Não perca!
L

#AgendaNews | Entrevista Magno Felipe, fundador da Xêro Doce Confeitaria

Nesta quinta-feira, às 17h, o programa Agenda News recebe Magno Felipe, fundador da Xêro Doce Confeitaria. Localizada no bairro Flodoaldo Pontes Pinto, a confeitaria é referência em bolos e doces para pronta entrega, com atendimento via delivery ou retirada no local.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

Concurso para servidores: Comissão comunica sobre etapas presenciais de heteroidentificação para candidatos negros e indígenas; Confira datas e locais

Candidatos devem chegar com 30 minutos de antecedência ao horário indicado. A ausência ou atraso implicará eliminação nesta fase. A entrevista será individual e poderá ser gravada para fins de registro institucional.
L
Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Entrevistados citam melhoria na qualidade de vida e na produtividade
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
Publicidade

POLÍTICA

A pedido de moradores, vereador Everaldo Fogaça visita praça no bairro Eletronorte

A proposta do vereador inclui a recuperação da infraestrutura, instalação de novos equipamentos e a criação de um plano de manutenção contínua por parte da Prefeitura.
L

Deputada Dra. Taíssa celebra os 96 anos de Guajará-Mirim e reforça compromisso com a população e investimentos na região

Durante solenidade pelos 96 anos da cidade, Dra. Taíssa destaca união entre poderes e garante apoio contínuo ao desenvolvimento do município.
L

Câmara de Porto Velho aprova Lei de Acolhimento Escolar proposta pelo vereador Pedro Geovar

A formação será organizada pela Secretaria Municipal de Educação, com apoio de instituições especializadas.
L
Lebrinha se reúne com parlamentares da Bolívia para tratar de temas de interesse mútuo

Lebrinha se reúne com parlamentares da Bolívia para tratar de temas de interesse mútuo

Iniciativa faz parte da atuação da deputada na presidência da Frente Parlamentar Binacional Brasil/Bolívia.
L
Centro de Reabilitação Dream da Amazônia completa dois anos de amor e cuidado

Centro de Reabilitação Dream da Amazônia completa dois anos de amor e cuidado

Solenidade na tarde desta sexta-feira (11) marca a comemoração, que terá ainda a inauguração da oficina ortopédica.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher é presa no lugar do marido que vendia arma furtada

Mulher é presa no lugar do marido que vendia arma furtada

Segundo consta em boletim de ocorrência, a guarnição recebeu denúncias que algumas armas haviam sido furtadas de uma residência, e uma delas estava sendo vendida por um indivíduo.
14
PF desarticula esquema de desvio de verbas da saúde em operação com 29 mandados

PF desarticula esquema de desvio de verbas da saúde em operação com 29 mandados

Um dos alvos da Operação Copia e Cola é o prefeito de Sorocaba
10

Briga em ponto de prostituição termina com travesti agredida a pauladas

Uma equipe do Samu prestou socorro à vítima, que foi encaminhada para uma unidade médica.
12
PRF apresenta balanço da Operação Carnaval 2025, em Rondônia

PRF alerta para risco de isolamento em Guajará-Mirim, Nova Mamoré e Porto Velho devido à elevação das águas na BR-425

A estrutura de desvio utilizada na rodovia não suporta o tráfego intenso de veículos, principalmente os de grande porte.
10
Homem é esfaqueado durante assalto e pede socorro em escola

Homem é esfaqueado durante assalto e pede socorro em escola

As primeiras informações dão conta que o rapaz foi vítima de um roubo, em seguida, esfaqueado nas costas pelo suspeito que fugiu.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura dá mais um passo para implantação do primeiro Hospital Municipal Universitário em Porto Velho

Projeto é fruto de articulação da Prefeitura com Unir, Ebserh e Governo Federal, e teve mais um passo importante durante agenda do prefeito Léo Moraes em Brasília
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga: ILDO GUBERT

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÂNEO E LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: C ZAMBIAZI E CIA LTDA

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L

Novo exame de sangue pode prever infarto e derrame com mais precisão

Método simples e acessível detecta danos no coração antes dos primeiros sintomas.
L
PEC contra escala 6x1 é protocolada na Câmara com 234 assinaturas

Movimentos sociais lançam plebiscito popular para debater jornada de trabalho, escala 6×1 e isenção do IR até R$ 5 mil

Proposta será lançada na noite desta quinta-feira em São Paulo
L
STF forma maioria para rejeitar recursos de deputados do PL réus por corrupção e organização criminosa

STF forma maioria para rejeitar recursos de deputados do PL réus por corrupção e organização criminosa

Votação na Primeira Turma será encerrada nesta sexta-feira
L

 “O Agente Secreto”, com Wagner Moura, representará o Brasil na disputa

Segundo Kleber, o projeto nasceu do desejo de retratar o Brasil de 50 anos atrás, especialmente sua cidade natal, Recife.
L

COMUNICAÇÃO PARA RETORNO AO TRABALHO: RONALDO BATISTA DA SILVA

Para prestar esclarecimentos sobre sua ausência
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: CONDOMÍNIO AGUAS DO MADEIRA

Licença Ambiental de Operação – LAO
L

Ordem de serviço para construção do Centro de Hemodiálise será assinada nesta sexta-feira, 11

A cerimônia acontecerá nesta sexta-feira, 11, a partir das 8h, na rua Rio de Janeiro, esquina com Rio Grande do Sul, próximo ao Senai no Setor 03.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.