QUARTA-FEIRA, 31/12/2025

Em destaque

CÂMARA CONCLUI VOTAÇÃO DE MP QUE AUTORIZA CRIAÇÃO DE FUNDO PARA COMPENSAÇÃO AMBIENTAL

O fundo vai financiar unidades federais de conservação, como parques nacionais, reservas biológicas e áreas de proteção ambiental (APAs).

Publicado em 

O Plenário da Câmara dos Deputados concluiu, na madrugada desta quinta-feira (26), a votação da Medida Provisória 809/17, que autoriza o Instituto Chico Mendes (ICMbio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, a selecionar sem licitação um banco público para criar e gerir um fundo formado pelos recursos arrecadados com a compensação ambiental. A matéria será enviada ao Senado.

O fundo vai financiar unidades federais de conservação, como parques nacionais, reservas biológicas e áreas de proteção ambiental (APAs). Uma das novidades do projeto de lei de conversão do senador Tião Viana (PT-AC) é a permissão para que serviços, áreas ou instalações de unidades de conservação federais sejam concedidas para a exploração de atividades de visitação.

Na execução dos recursos do fundo, o banco escolhido poderá realizar as ações escolhidas pelo órgão de forma direta ou indireta, inclusive por meio de parceria com banco oficial regional.

Ele também ficará responsável pelas desapropriações de imóveis privados que estejam em unidades de conservação beneficiadas pelos recursos do fundo.

O único destaque aprovado pelo Plenário, de autoria do bloco PTB-Pros, retirou do texto o limite de aplicação de um máximo de 60% dos recursos de compensação ambiental na regularização fundiária de unidades de conservação.

Segundo o ICMbio, o fundo permitirá a utilização de cerca de R$ 1,2 bilhão atualmente represados. Desse total, cerca de R$ 800 milhões seriam destinados à regularização fundiária das unidades de conservação. O restante deverá ser investido na implementação das unidades.

De acordo com o governo, a mudança pretende resolver entraves jurídicos apresentados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que entendeu não haver previsão legal para a execução indireta (pagamento em dinheiro) da compensação ambiental.

A MP altera a Lei 11.516/07 e também autoriza os órgãos executores do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) nos estados e municípios a contratarem banco oficial para gerenciar um fundo similar ao federal.

Compensação legal

A compensação ambiental é prevista na lei que criou o SNUC (9.985/00) e é paga pelos responsáveis por empreendimentos com significativo impacto ambiental, como a construção de grandes fábricas ou hidrelétricas.

Equivalente a um percentual do valor do empreendimento, ela é usada para criar ou administrar unidades de conservação de proteção integral. A ideia por trás da compensação é que o empreendimento custeie o abrandamento ou o reparo de impactos ambientais relacionados no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e/ou no Relatório de Impacto Ambiental (Rima).

Em 2008, o Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu medida liminar em Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) da Confederação Nacional da Indústria (CNI), considerando inconstitucional a fixação da compensação ambiental em 0,5% dos custos totais do empreendimento, determinando que ele seja fixado “proporcionalmente ao impacto ambiental, após estudo em que se assegurem o contraditório e a ampla defesa”.

Assim, se o empreendedor obrigado a pagar a compensação depositá-la diretamente no fundo, ele será dispensado de executar medidas em valor equivalente.

Reajuste e depósito direto

O ICMBio afirma que essa medida destravará a aplicação dos recursos da compensação ambiental. Pelas regras atuais, para o cumprimento das exigências do licenciamento ambiental, os empreendedores são obrigados a executar diretamente as atividades de compensação nas unidades de conservação indicadas. Essa execução direta é considerada de difícil aplicação.

A MP 809/17 determina que os valores da compensação ambiental serão atualizados pelo IPCA-E a partir da data da fixação da compensação pelo órgão responsável pelo licenciamento do empreendimento.

O IPCA-E é um índice de inflação apurado mensalmente pelo IBGE e utilizado, por exemplo, para atualização monetária de dívidas com a Fazenda Pública e reajustes do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU).

Uso em unidade sustentável

Ainda sobre a compensação ambiental, o senador Tião Viana inclui a possibilidade de uso desses recursos em unidades de conservação públicas do grupo de uso sustentável se for “de interesse público”.

Atualmente, a Lei 9.985/00, que regula o assunto, permite o uso dos recursos apenas em unidades do grupo de proteção integral, composto por áreas com restrição ou proibição de visitação pública para preservar o ecossistema.

O grupo integral abrange estações ecológicas, reservas biológicas, parques nacionais, monumentos naturais e refúgios da vida selvagem, cujo grau de proteção varia de maior a menor nessa ordem.

Em razão dessa abertura para uso dos recursos em outras unidades, poderão ser beneficiadas as florestas nacionais, as reservas extrativistas, as reservas de fauna, as reservas de desenvolvimento sustentável, as áreas de relevante interesse ecológico e as áreas de proteção permanente. A prioridade será para aquelas localizadas na Amazônia Legal.

Turismo e recreação

Com a possibilidade de concessão de áreas e instalações de unidades de conservação à iniciativa privada, elas poderão ser exploradas para atividades voltadas à educação ambiental, à preservação e conservação do meio ambiente, ao turismo ecológico, à interpretação ambiental e à recreação.

Viana prevê ainda dispensa de chamamento público para a celebração de parcerias com associações representativas das populações tradicionais beneficiárias de unidades de conservação com o objetivo de explorar atividades relacionadas ao uso público. O instrumento de parceria deverá definir a repartição dos recursos obtidos com essa exploração.

Gratuidade

Além de o edital de concessão da área para visitação pública poder prever o custeio, pelo concessionário, de ações e serviços de apoio à conservação, à proteção e à gestão da unidade, o ICMbio poderá exigir um número de acessos gratuitos e encargos acessórios.

Os custos desses encargos deverão ser considerados nos estudos elaborados para constatar se é viável economicamente o modelo de uso público pretendido.

Já as gratuidades deverão ser utilizadas com o objetivo de promover a universalização do acesso às unidades de conservação, incentivar a educação ambiental e integrar as populações locais a essas áreas.

Contratação temporária

A Medida Provisória 809/17 modifica também a Lei 7.957/89 para autorizar o ICMbio e o Ibama a contratarem pessoal por tempo determinado pelo período de dois anos, prorrogável por um ano. Antes da MP, o prazo máximo de contratação era de seis meses. Uma das finalidades é o combate a incêndios, que não estará mais restrito a unidades de conservação.

Já os funcionários contratados temporariamente para atuar na preservação poderão agir em caráter auxiliar em ações de conservação, manejo e pesquisa de espécies ameaçadas; no apoio auxiliar em projetos de preservação, uso sustentável, proteção e apoio operacional à gestão das unidades de conservação; no apoio à identificação, à demarcação e à consolidação territorial de unidades de conservação; e no apoio a ações de uso sustentável, monitoramento, manejo e pesquisa de espécies nativas de interesse econômico.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Coluna Espaço Aberto - Máquinas e Metas: a Contradição do Discurso Ambiental com a Prática Orçamentária na Amazônia

Coluna Espaço Aberto – Máquinas e Metas: a Contradição do Discurso Ambiental com a Prática Orçamentária na Amazônia

Rondônia recebe parte majoritária de maquinário pesado; discurso de proteção ambiental contrasta com prática orçamentária.
L
SEMA apresenta balanço de 2025 com avanços na proteção animal e redução de queimadas

SEMA apresenta balanço de 2025 com avanços na proteção animal e redução de queimadas

Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) destaca redução histórica de 85% nos focos de incêndio e a inauguração da clínica veterinária pública em Porto Velho.
L
Brasil retoma protagonismo ambiental e lidera debates globais

Brasil retoma protagonismo ambiental e lidera debates globais

Triênio 2023-2025 marcou redução do desmatamento, proteção a povos indígenas e avanço da bioeconomia.
L
Rio Acre sobe lentamente e pode atingir 15,40 m em Rio Branco

Rio Acre sobe lentamente e pode atingir 15,40 m em Rio Branco

Monitoramento do SGB alerta sobre risco de inundação e fornece boletins em tempo real.
L
Ação integrada reaproveita 100% da poda de árvores e gera economia ao município

Ação integrada reaproveita 100% da poda de árvores e gera economia ao município

Ação integrada entre secretarias municipais utiliza a poda de árvores para produzir adubo orgânico destinado à agricultura familiar e moradores da capital.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

News Rondônia 15 anos, Ezielmo Rodrigues celebra trajetória e destaca orgulho de fazer parte

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, Ezielmo Rodrigues manifesta gratidão, destaca a importância do portal em sua trajetória e reforça o compromisso de seguir levando conteúdo de qualidade ao público em 2026.
L
Horóscopo de Quarta-Feira, 31/12/2025: encerramentos, gratidão e preparação para o novo ano

Horóscopo de Quarta-Feira, 31/12/2025: encerramentos, gratidão e preparação para o novo ano

O horóscopo de 31 de dezembro de 2025 marca o fechamento de ciclos, com reflexões profundas, escolhas conscientes e expectativas voltadas para a chegada de 2026.
L

Coluna do Simpi – Feliz 2026! Mas prepare-se, pois senão irá quebrar

Em meio a um ano difícil para os microempreendedores, o Simpi alerta que 2026 exigirá ainda mais organização, atenção às novas regras e preparo para evitar prejuízos e riscos à continuidade dos negócios.
L

News Rondônia 15 anos, Carlos Caldeira celebra história e legado do portal

Ao celebrar 15 anos, o News Rondônia recebe homenagem do jornalista Carlos Caldeira, que destaca trajetória, legado e agradecimentos.
L

News Rondônia 15 anos, André Henrico destaca ousadia, inovação e força em rede na trajetória

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, o apresentador André Henrico ressalta a importância da ousadia, do trabalho em rede, das parcerias estratégicas e do compromisso em entregar valor, resultados e desenvolvimento empresarial.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cássio Gois destaca ano de trabalho, resultados e compromisso com Rondônia

Deputado estadual faz balanço das ações realizadas e reforça que 2025 foi marcado por investimentos em saúde, educação, infraestrutura, esporte, assistência social e agricultura, garantindo melhorias diretas à população em várias regiões do estado.
L
A corrupção política nas prefeituras maranhenses

A corrupção política nas prefeituras maranhenses

Corrupção política afeta prefeituras maranhenses e compromete serviços essenciais.
L
Bolsonaro segue em observação após nova cirurgia

Bolsonaro segue em observação após nova cirurgia

Bolsonaro pode ter alta na quinta-feira após procedimento médico.
L
Mandato de Cláudia de Jesus fecha 2025 com resultados em políticas públicas

Mandato de Cláudia de Jesus fecha 2025 com resultados em políticas públicas

Balanço anual da deputada Cláudia de Jesus destaca aprovação de leis para servidores, apoio à agricultura familiar e recorde de recursos para municípios.
L
Dra. Taíssa Sousa ouve produtores rurais em distrito de Machadinho do Oeste

Dra. Taíssa Sousa ouve produtores rurais em distrito de Machadinho do Oeste

O distrito de Brinati para receber demandas sobre implementos agrícolas e infraestrutura para a agricultura familiar.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Vídeo flagra acidente que fere mãe e filha em Porto Velho

Vídeo flagra acidente que fere mãe e filha em Porto Velho

Mãe e filha ficam feridas após colisão causada por avanço de preferencial.
16
Traficante é preso após roubar usuário e ter boca de fumo descoberta

Traficante é preso após roubar usuário e ter boca de fumo descoberta

Traficante de 24 anos é detido após roubo e flagrante de drogas.
16
Adolescente é apreendido com arma após perseguição em córrego

Adolescente é apreendido com arma após perseguição em córrego

Adolescente é flagrado com arma durante fuga em condomínio.
14
Apenado é encontrado morto com arma em residência no Cristal da Calama

Apenado é encontrado morto com arma em residência no Cristal da Calama

Vagner B. C. é encontrado morto em residência com arma no bairro Cristal da Calama.
18
Acidente deixa mãe e filha feridas com motorista preso por embriaguez

Acidente deixa mãe e filha feridas com motorista preso por embriaguez

Embriaguez do motorista causa acidente e deixa mãe e filha feridas em Porto Velho.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Retrospectiva: João Fonseca vira sensação no circuito ATP

Retrospectiva: João Fonseca vira sensação no circuito ATP

João Fonseca. Jovem brasileiro encerra temporada como 24º do mundo.
L

Carta de Convocação AGE: X-MAR S/A

Data 05 de janeiro de 2026
L
Consumidor brasileiro vê futuro elétrico, mas adoção ainda é limitada

Consumidor brasileiro vê futuro elétrico, mas adoção ainda é limitada

Levantamento da YouGov mostra avanço da percepção positiva e desafios de adoção
L
Crescimento no uso de patinetes impulsiona plano especial da Whoosh

Crescimento no uso de patinetes impulsiona plano especial da Whoosh

Empresa estrutura operação especial para acompanhar aumento no uso de patinetes elétricas durante o Réveillon
L
Resultado final do concurso da Conab é divulgado nesta terça-feira

Resultado final do concurso da Conab é divulgado nesta terça-feira

Resultado final do concurso Conab confirma 403 vagas e mobiliza candidatos em todo o país.
L
Nota de pesar: Valdecir Martins da Silva

Nota de pesar: Valdecir Martins da Silva

Falecimento de Valdecir Martins da Silva comove família e amigos em Porto Velho.
L
Policial e amigo são presos com moto furtada em Porto Velho

Policial e amigo são presos com moto furtada em Porto Velho

Prisão de policial e amigo envolve receptação de moto furtada no centro.
16
Nota de pesar: Maria Sônia Teles de Negreiros

Nota de pesar: Maria Sônia Teles de Negreiros

Falecimento de Maria Sônia Teles de Negreiros marca despedida de Porto Velho.
L
Stranger Things encerra saga; episódio final estreia às 22h

Stranger Things encerra saga; episódio final estreia às 22h

Último capítulo de Stranger Things estreia às 22h na Netflix.
L
Barraca é interditada após agressão a turistas em Porto de Galinhas

Barraca é interditada após agressão a turistas em Porto de Galinhas

Porto de Galinhas tem medidas emergenciais após ataque a casal.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.