O Vôlei Renata, de Campinas (SP), será o único representante do Brasil nas semifinais do Mundial de Clubes de vôlei masculino 2025, disputado em Belém (PA). A equipe paulista enfrenta o Perugia, da Itália, neste sábado (20), às 18h30, no Ginásio Guilherme Paraense, o Mangueirinho, com transmissão ao vivo pela VBTV, plataforma da Federação Internacional de Voleibol (FIVB).
A outra semifinal do Mundial de Clubes será entre Zawiercie, da Polônia, e Osaka Bluteon, do Japão, a partir das 15h. Os vencedores avançam para a decisão do título, marcada para o domingo (21), às 18h30. Antes, às 15h, haverá a disputa pelo terceiro lugar.
Já classificado à semifinal, o Campinas foi derrotado pelo Al-Rayyan, do Catar, nesta quinta-feira (19), na última rodada da fase de grupos. O revés por 3 sets a 0, com parciais de 25/18, 31/29 e 25/20, não impediu a classificação da equipe, que terminou a primeira fase em segundo lugar do Grupo A.
O time campineiro encerrou a fase inicial com duas derrotas — para Zawiercie, por 3 sets a 2, e para o Al-Rayyan — e uma vitória, sobre o Praia Clube, por 3 sets a 1. A equipe é comandada pelo levantador Bernardinho, um dos nomes mais experientes do elenco.
Já o Perugia, campeão europeu, avançou à semifinal do Mundial de Clubes como líder do Grupo B, com 100% de aproveitamento. Os italianos venceram o Swehly Sports Club, do Líbano, e o Cruzeiro por 3 sets a 0, além de superarem o Osaka Bluteon por 3 sets a 2.
Pentacampeão do Mundial de Clubes (2013, 2015, 2016, 2021 e 2024), o Cruzeiro foi eliminado ainda na fase inicial, com duas derrotas por 3 sets a 0 e apenas uma vitória. O Praia Clube também se despediu precocemente da competição, com um triunfo e duas derrotas.










































