A partir de 2026, a Copa do Brasil distribuirá duas vagas para a Copa Libertadores da América. A novidade foi anunciada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aos clubes durante o Conselho Técnico da Série A, realizado nesta quinta-feira (11) no Rio de Janeiro.
Atualmente, o torneio nacional classifica apenas o campeão para a fase de grupos da Libertadores. Com a mudança, o vice-campeão também será beneficiado com uma vaga no principal torneio de clubes da América do Sul.
Definições da CBF
A CBF ainda definirá se a segunda vaga, destinada ao vice-campeão, será para a fase de grupos da Libertadores ou para a etapa classificatória, conhecida como Pré-Libertadores.
A entidade que regula o futebol brasileiro também está analisando qual será o procedimento a ser adotado caso os dois primeiros colocados na Copa do Brasil já tenham assegurado sua classificação à Libertadores por meio da campanha no Campeonato Brasileiro.
O Brasileirão, por sua vez, distribui atualmente quatro vagas diretas para o torneio continental e outras duas para a Pré-Libertadores. Com o aumento de vagas pela Copa do Brasil, há expectativa sobre como a CBF ajustará o total de classificações para o torneio continental.












































