A Conmebol anunciou nesta terça-feira, dia 4 de novembro, que a final da Copa Libertadores entre Flamengo e Palmeiras será disputada no sábado, 29 de novembro, às 18h (horário de Brasília). O palco da decisão 100% brasileira será o Estádio Monumental de Lima, no Peru. Esta é a sétima vez na história do torneio que a final reúne apenas equipes do Brasil.
Tanto o Flamengo quanto o Palmeiras, que são os times finalistas, buscarão o tetracampeonato continental. O Monumental de Lima, com capacidade para 80 mil torcedores, sediará a final única da Libertadores pela segunda vez. Em 2019, o Flamengo conquistou o bicampeonato no mesmo estádio, após vencer o River Plate da Argentina.
Retrospecto de finais brasileiras na Libertadores
O histórico recente da Libertadores inclui outras finais disputadas exclusivamente por clubes brasileiros. Em 2022, o Flamengo conquistou o tricampeonato ao derrotar o Athletico-PR. Em 2021, o Rubro-Negro Carioca foi superado pelo Palmeiras, que levantou a taça pela terceira vez na história do clube.
O Palmeiras já havia sido campeão em 2020, ao vencer o Santos na final. O primeiro duelo decisivo entre times brasileiros ocorreu em 2005, quando o São Paulo sagrou-se campeão sobre o Santos. No ano passado, o Botafogo faturou um título inédito ao derrotar o Atlético-MG.









































