Três estudantes de Rondônia se destacaram na modalidade arremesso de peso, na categoria atletismo adaptado, durante os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025, realizados em Uberlândia (MG) no sábado, 18 de outubro.
Na série Bronze, Rian Gustavo, de Ariquemes, e Ana Paula, de Cabixi, conquistaram medalha de prata. Já na série Prata, a aluna Micaelly Lorayne Azevedo, de São Francisco do Guaporé, também garantiu a medalha de prata.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou que o esporte escolar é capaz de desenvolver o potencial dos estudantes, independentemente de suas dificuldades. “Esses resultados mostram o quanto o esporte escolar é capaz de desenvolver o potencial dos estudantes, independente de suas dificuldades”, afirmou.
As conquistas refletem o trabalho conjunto da professora e técnica Nara Holanda Rocha, de Cabixi, e do técnico Rafael Marques, do Distrito de Nazaré, no Baixo Madeira. Rafael ressaltou que os resultados inspiram outros estudantes e reforçam a importância do esporte inclusivo. “Essas conquistas incentivam os estudantes a se esforçarem para estar no nacional no próximo ano. Isso mostra que a deficiência não os impede de praticar esportes ou de conhecer outras culturas”, disse.
A titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Albaniza Oliveira, destacou o valor das modalidades adaptadas: “Cada medalha representa o esforço dos alunos, técnicos e professores que acreditam na educação inclusiva e no poder transformador do esporte.”
Jogos Escolares de Rondônia (Joer)
Os Joer são a porta de entrada para os JEBs, principal evento nacional do desporto escolar para estudantes de 12 a 14 anos. Nesta edição, os jogos incluem futsal, ginástica rítmica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol, atletismo, atletismo adaptado, badminton, ciclismo, ciclismo virtual, judô, taekwondo, basquete, handebol, ginástica artística, karatê, wrestling e xadrez, e seguem até 28 de outubro.