A seleção brasileira masculina de futebol sofreu uma derrota inédita para o Japão nesta terça-feira (14), em amistoso realizado no lotado Estádio Ajinomoto, em Tóquio. O jogo, que faz parte da preparação para a Copa do Mundo de 2026, terminou com o placar de 3 a 2 para os donos da casa.
Início promissor e falha defensiva
A Seleção Brasileira demonstrou paciência e controle na primeira etapa. O Brasil abriu o placar aos 25 minutos com o lateral Paulo Henrique, após passe de Bruno Guimarães. Minutos depois, aos 31, Gabriel Martinelli ampliou para 2 a 0, completando um passe de Lucas Paquetá.
No entanto, o sistema defensivo, que vinha sendo elogiado pelo técnico Carlo Ancelotti, cedeu a virada em apenas 20 minutos no segundo tempo. O Japão iniciou a reação aos seis minutos, aproveitando um erro individual de Fabrício Bruno na saída de bola, com gol de Minamino.
O empate asiático veio dez minutos depois, com Nakamura. A virada histórica foi consolidada aos 25 minutos, quando Ueda cabeceou sozinho após cobrança de escanteio.
Impacto na preparação para a Copa do Mundo
Apesar da derrota, a partida serve de alerta para o Brasil, que vinha de uma goleada de 5 a 0 sobre a Coreia do Sul. O revés marcou a primeira vez nos últimos cinco jogos que o sistema defensivo sofreu dois gols ou mais.
Ainda no segundo tempo, Ancelotti realizou substituições, colocando Rodrygo e Joelinton, e mais tarde Estêvão, Caio Henrique e Richarlison, mas não conseguiu reverter o placar.
Os próximos amistosos da Seleção Brasileira na Data Fifa de novembro serão contra Senegal e Tunísia, na Europa.