A fase final dos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR) 2025 será realizada de 9 a 22 de outubro, em Ji-Paraná. O evento, promovido pelo governo do estado, vai reunir atletas de 32 municípios em uma celebração de integração social, valorização cultural e desenvolvimento do esporte. Entre as modalidades mais aguardadas está o basquete, que contará com a força e o talento dos atletas da escolinha da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes).
A equipe de Ji-Paraná é formada por dez jovens selecionados entre os mais de 150 atendidos pelo projeto da Semes. Os treinos acontecem de três a quatro vezes por semana, com preparação intensificada devido à proximidade dos jogos.
Para o governador Marcos Rocha, o JIR é uma vitrine do talento esportivo rondoniense. “O basquete e todas as outras modalidades reforçam o espírito de união, disciplina e superação que queremos incentivar em nossa juventude”, destacou.
O técnico Jairo Pereira, que acompanha a equipe, ressaltou o empenho coletivo. “O regulamento permite apenas 10 atletas, mas todos se dedicaram ao máximo. Durante os jogos, estarei atuando na coordenação da arbitragem junto à Federação, acompanhando outras modalidades em parceria com a Semes”, explicou.
Um dos destaques do time, Matheus Trece, reforçou a expectativa da equipe. “Será minha quinta participação no JIR. Acredito que este ano será um dos mais equilibrados. Ariquemes, Cacoal e Porto Velho estão fortes, mas jogar em casa aumenta nossa motivação”, afirmou.
O secretário municipal de Esportes, Alessandro Barroso, frisou o impacto do evento para a cidade. “O JIR fortalece não só o esporte, mas também a economia local, movimentando hotéis, restaurantes e o comércio. É uma oportunidade de mostrar Ji-Paraná como sede de grandes eventos”, ressaltou.
O secretário de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Paulo Higo Ferreira, destacou a importância da competição para a valorização da juventude. “O basquete de Ji-Paraná no JIR é fruto de um trabalho contínuo. O evento promove integração social, desenvolvimento cultural e reconhecimento aos atletas que representam seus municípios”, concluiu.