Em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado neste domingo (21), o governo de Rondônia reforçou seu compromisso com a inclusão e a acessibilidade por meio do esporte. A Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) destacou o incentivo às modalidades adaptadas nos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR), símbolo da igualdade de oportunidades e diversidade.
Atleta paralímpico convocado
O jovem rondoniense Guilherme Collares, atleta de tênis de mesa, foi convocado para representar o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, no Chile. Morador do bairro Cristal da Calama, em Porto Velho, ele iniciou a carreira com apoio do programa Pró-Atleta, iniciativa estadual que impulsiona talentos locais.
Em 2024, Guilherme conquistou o vice-campeonato brasileiro paralímpico Classe 7, resultado que lhe abriu as portas para treinar no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. O atleta também passou por experiências internacionais, incluindo uma temporada de treinos na França. Atualmente, reside em São Paulo, onde se dedica integralmente à carreira, com suporte do Bolsa Atleta, que garante auxílio financeiro para alto rendimento.
Reconhecimento coletivo
Segundo Jesse Tagino, presidente da Federação de Tênis de Mesa de Rondônia, os avanços no esporte só foram possíveis pela união entre governo, clubes e federação. “A federação alcançou um patamar de excelência graças à parceria estratégica, essencial para o nosso crescimento e reconhecimento nacional”, afirmou.
Guilherme agradeceu o apoio recebido. “As passagens aéreas são um auxílio essencial que nos permite participar dos eventos nacionais e garantir nossa vaga na seleção brasileira. Sem esse incentivo, não teríamos alcançado esse objetivo”, ressaltou o atleta.
Governo destaca políticas públicas
O governador Marcos Rocha reforçou a importância do esporte como ferramenta de transformação. “Atletas como o Guilherme Collares mostram que, com apoio e dedicação, é possível transformar vidas e inspirar gerações”, disse.
Já o secretário da Sejucel, Paulo Higo Ferreira, afirmou que a convocação do atleta é fruto de um trabalho coletivo. “É resultado do talento dele e também das políticas públicas de incentivo que o governo de Rondônia tem desenvolvido”, destacou.