O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a criação de uma universidade dos esportes no Brasil. A declaração foi feita nesta quinta-feira (28), durante um encontro com atletas da ginástica rítmica, no Palácio do Planalto. A ideia, que inicialmente seria uma faculdade de futebol, foi ampliada para contemplar a diversidade do esporte no país.
Lula elogiou a conquista das atletas, que ganharam duas medalhas no Mundial da modalidade, no Rio de Janeiro, e destacou seu interesse crescente por outras modalidades, como o surfe e o skate. O ministro do Esporte, André Fufuca, também estava presente e informou que enviará um projeto de lei de incentivo ao futebol feminino. Em 2027, o Brasil sediará a Copa do Mundo de futebol feminino.
O presidente também defendeu o programa Bolsa Atleta, criado para apoiar financeiramente atletas sem patrocínio. Segundo ele, o projeto garante que talentos possam se desenvolver sem a falta de recursos básicos, como um tênis de corrida.
Lula pede compromisso a diretores de agências reguladoras
Em outro evento, Lula se reuniu com 14 novos diretores de agências reguladoras. Durante o discurso, o presidente enfatizou que os novos gestores devem ter compromisso com o país e com o povo brasileiro. Ele ressaltou que, a partir de agora, a responsabilidade deles é com a população, e não com o presidente da República.