O Brasil é uma das principais seleções do mundo no futebol, acumulando diversos títulos. Entre eles, estão conquistas na Copa América, competição em que a Seleção Brasileira coleciona histórias curiosas.
Ao revisitar momentos marcantes na competição, é impossível ignorar como esses feitos influenciam até hoje o cenário das apostas esportivas. Pratique o jogo seguro.
Vamos conferir momentos marcantes do Brasil na Copa América, competição de grande importância para as seleções sul‑americanas!
A primeira conquista
A primeira conquista da Copa América foi um marco inesquecível para os brasileiros. Em 1919, jogando em casa, a Seleção da CBF encarou o Uruguai na final e venceu por 1 a 0.
O curioso é que, após empate sem gols, a prorrogação também terminou sem movimentação no placar. Dessa forma, um novo tempo extra de 30 minutos foi disputado, com o Brasil vencendo os atuais bicampeões com um gol de Friedenreich.
Eliminação no sorteio
A Copa América de 1975 ficou marcada por uma eliminação curiosa dos brasileiros. Após perder para o Peru na semifinal por 3 a 1 na ida e vencer por 2 a 0 na volta, a decisão foi para o sorteio. O regulamento não previa nenhuma forma de desempate — nem prorrogação, pênaltis ou jogo extra — e uma bolinha com a letra “P” determinou que os peruanos avançariam.
Caneta de Romário em Maradona e voleio de Bebeto
No quadrangular final da Copa América de 1989, dois lances foram eternizados em um Brasil x Argentina. O primeiro foi a caneta de Romário em Diego Armando Maradona. O segundo foi um lindo voleio de Bebeto para abrir o placar. O Brasil venceu por 2 a 0 e foi campeão da competição.
O desabafo de Zagallo
Na Copa América de 1997, o lendário Zagallo, ex-jogador e então treinador da Seleção Brasileira, levou o país à sua primeira conquista da competição fora de casa. Eufórico, ele desabafou e soltou a tradicional frase: “Vocês vão ter que me engolir”, direcionada à imprensa.
“Olha o que ele fez, olha o que ele fez, olha o que ele fez!”
A histórica frase de Galvão Bueno para Ronaldinho Gaúcho aconteceu em um jogo da competição da CONMEBOL. O Brasil deu um show e venceu a Venezuela por 7 a 0, contando com jogadores de peso como Ronaldo, Rivaldo e Amoroso.
Porém, o que chamou a atenção foi o jovem Ronaldinho, que entrou em campo e, no primeiro lance, aplicou um chapéu no zagueiro, tirou outro adversário de letra e bateu para o gol, levando o narrador ao delírio.
Empate e título histórico contra a Argentina em 2004
A Copa América de 2004 foi histórica. O Brasil perdia para a Argentina por 2 a 1, com os argentinos já em clima de festa. A transmissão também era de derrota, com Galvão Bueno, Falcão e Casagrande já falando em tom de vice-campeão.
Porém, aos 47 minutos, Luis Fabiano brigou pela posse de bola, e ela sobrou para Adriano Imperador, que mandou uma bomba e empatou o jogo. Nos pênaltis, o Brasil conseguiu o título heroico.
Título emocionante no futebol feminino
A Copa América 2025 foi histórica no futebol feminino. Em um grande jogo, as emoções ficaram principalmente na reta final. O Brasil empatou em 2 a 2 aos 80 minutos, mas a Colômbia fez o terceiro aos 88. Nos acréscimos, Marta brilhou e deixou tudo igual, levando a partida para a prorrogação.
Nela, a Rainha voltou a brilhar e virou o jogo, mas as colombianas empataram em 4 a 4, e a decisão foi para os pênaltis. Foi então que Lorena brilhou e a Seleção Brasileira Feminina ficou com a conquista histórica.