A relação de Daniil Medvedev com o Aberto dos EUA teve mais um capítulo dramático no domingo (24), com sua eliminação pelo francês Benjamin Bonzi na primeira rodada. A partida foi marcada por um momento de caos quando o russo paralisou o jogo por cerca de seis minutos para discutir com a arbitragem.
A confusão aconteceu com o placar do terceiro set em match point para Bonzi. Medvedev contestou a decisão do árbitro Greg Allensworth de dar ao francês um primeiro saque, após um fotógrafo ter interrompido a jogada.
Em entrevista coletiva, o tenista explicou sua irritação. “Não fiquei chateado com o fotógrafo. Fiquei chateado com a decisão. Toda vez que há um som vindo das arquibancadas entre os saques, nunca há um segundo saque. Mas o árbitro lhe deu um primeiro saque. Foi isso que me deixou irritado.”
Com a vaia do público, o jogo se tornou um espetáculo caótico. Apesar da derrota, Medvedev disse ter achado a cena “divertida de testemunhar” e que a torcida o incentivou a continuar a partida. Ele ainda salvou o match point e levou o jogo para o quinto set.
Benjamin Bonzi, o vencedor da partida, disse que o comportamento de Medvedev “passou dos limites”. “Daniil começou e colocou gasolina no fogo. Ele entrou na euforia da torcida, acompanhando-a. Sinceramente, eu nunca vi isso”, disse o francês a repórteres.
O placar final do jogo foi 6/3, 7/5, 6-7(5), 0/6 e 6/4 para Bonzi. A derrota encerra um ano ruim para Medvedev nos majors, com apenas uma vitória nos quatro Grand Slams. O russo admitiu que “estou jogando mal e, em momentos importantes, ainda pior”.